[Resenha] Alameda dos Pesadelos - Karen Alvares

Vívian era apenas uma mulher solitária, com uma vida normal, presa em sua rotina sem graça, até a noite em que presencia um acidente. A partir daí seu pesadelo começa; ela passa a ter visões de um homem que conheceu no passado e desejava nunca mais encontrar. E o pior: ele quer vingança.

Até que ponto um pesadelo é fruto da imaginação?

Vívian descobre que o limite entre a alucinação e a realidade é tão pequeno que a loucura está a apenas um passo de distância e o pesadelo pode estar escondido na nossa mente, como um monstro à espreita, esperando sua chance de despertar. E para escapar do seu horror particular, Vívian precisará entender quais foram seus erros. E finalmente aceitar a própria culpa.

Editora: Catavento
Gênero: Suspense, Terror, Thriler Psicológico
Ano: 2014
Páginas: 226
Nota: 5/5
Impresso (AUTOGRAFADO!!!♥♥♥♥)

Alameda dos Pesadelos é o primeiro romance da autora Karen Alvares, conhecida por escrever contos aterrorizantes. Conheça mais sobre a autora em entrevista AQUI.



Alameda dos Pesadelos
Medo, aprendizado e superação

Karen Alvares é um nome conhecido no meio independente na literatura brasileira. Diversos de seus escritos estão disponíveis na rede e publicados em diversas antologias, além de livros de contos publicados de forma independente pela Amazon. A qualidade do seu trabalho também é algo ratificado. E, agora, ela acaba de lançar seu primeiro romance, “Alameda dos Pesadelos”, confirmando o que eu, e muitas outras pessoas, já sabiam: Karen Alvares é uma grande escritora.

Alameda dos Pesadelos conta a história de Vivian, narradora do livro, e já se inicia em um ponto onde se encontra no fundo do posso — ou assim ela imagina. 


Em um primeiro momento, acompanhamos a rotina de Vivian e percebemos, por sua própria fala, o quanto ela está afogada em depressão. Ela vive pelo o filho, e somente por ele. A vaidade se foi, a alegria se foi. 

Na medida em que a narrativa avança, entre presente e passado, conhecemos melhor a protagonista e os dois (ou três) acontecimentos que marcaram sua vida e a levaram àquela situação. Eis, então, que o livro ganha um tom mais sombrio. Entra o suspense com o aparecimento do ex-namorado de Vivian, Gabriel. E, aparentemente, ele quer vingança.

A escrita da Karen é fluida e muito agradável. A narração de Vivian é verossímil e consegue conquistar a empatia do leitor. Vivian está longe de ser perfeita, e justamente por isso somos capazes de nos identificarmos. 

Gabriel é um personagem singular, um tipo de badboy possessivo/passional;  charmoso por ser politicamente incorreto, e que consegue tirar Vívian de uma grande depressão. Mas que, no entanto, acaba levando-a a outra grande decepção com a vida.


Quando as investidas vingativas de Gabriel ganham maior intensidade, algo acontece, e carrega a narrativa a um terceiro nível, ainda mais sombrio, e ainda mais misterioso. 

O desfecho é de uma beleza sublime, onírico e revigorante, como consequência de uma jornada tortuosa de redenção e crescimento de Vivian. Apesar de vários trechos ameaçarem meu rosto ser alvejado por lágrimas, eu terminei a leitura sorrindo de orelha a orelha, mesmo estando apertado em um vagão de metrô.

Não convém mais falar sobre o enredo, pois não quero estragar a experiência de quem ainda não teve o privilégio de ler essa belíssima obra. Vale ressaltar, apenas, que a habilidade de escrita da autora é invejável. Os flashbacks são muito bem construídos, e conseguem nos ambientar na época com elementos chaves colocados sabiamente nas descrições, como um walkmen, uma fita k7 da legião gravada diretamente do rádio, e um nintendinho rodando Super Mario Bros. Pura Nostalgia.


O primeiro romance de Karen Alvares é tenso, sensível e inteligente. Não é nada menos que ótimo, e merece – deve!! – ser lido imediatamente.




Posts Relacionados:

[Resenha] Horror em Gotas - Karen Alvares 

MMF ENTREVISTA #10 - Karen Alvares

 

21 comentários

  1. Ah, Samuel, nem sei o que dizer depois dessa resenha incrível! Sério, estou muito emocionada, estupendamente feliz por você ter gostado tanto do livro e aproveitado assim a leitura. Muito, muito obrigada pelos elogios, pelo carinho, pela leitura, por adquirir o livro, pela divulgação, por tudo!
    Feliz demais aqui, acho que meu comentário nem faz muito sentido! hahahahaha xD
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que vc disse faz sentido (mais ou menos), pelo menos pra mim, que também não faço muito sentido.
      No mais, eu é que agradeço por você escrever e me permitir ser um de seus leitores.

      Excluir
  2. Eu passo com toda a certeza do mundo :P odeio coisas que tem relação com terror... sou medrosa d+ não consigo assistir nem um filme de terror imagina lendo um livro que tem terror *-*
    Achei muito boa a resenha pena que não gosto do gênero :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirelle, mesmo não gostando do gênero, acho que deveria dar uma chance, pois, apesar da Karen tratar do medo, o faz de uma forma muito sensível, sem exageros, ainda traz uma mensagem belíssima no final do livro.

      Excluir
  3. Nossa, eu ainda não li nenhum livro que fosse do tipo terror, mas tenho muita vontade mesmo, esse livro parece ser muito bom, eu ainda não conhecia a autora, pode uma coisa dessas, mas amei conhecer e quero muito ler esse livro, amei a sua resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu ainda não li nenhum livro que fosse do tipo terror, mas tenho muita vontade mesmo, esse livro parece ser muito bom, eu ainda não conhecia a autora, pode uma coisa dessas, mas amei conhecer e quero muito ler esse livro, amei a sua resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, vale a pena conhecer a obra da autora. Se quiser pode procurar pelos livros de contos que ela tem na Amazon, pra começar. São ótimos e bem baratinhos.

      Excluir
  5. Me interessei sobre a leitura, e acredito que toda esta suspense dentre a protagonista com o cenário sombrio deixa a leitura mais envolvente ainda, ainda mais com uma escrita boa.

    Gostaria muito de conhecer a obra da autora.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal


    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser incrivelmente bom. Já li uma obra da Karen e gostei bastante. Ela tem muito potencial.
    Espero conseguir conferir essa obra em breve.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  7. Essa capa me causou uma ótima impressão. Adoro livros com essa pegada misteriosa e sombria. O que achei interessante é que a trama vai em uma crescente que todo amante do gênero aprova. Se tiver oportunidade, vou dar uma conferida nele.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Caraca só pontos positivos e que nos chamam a atenção, esse clima de suspense me agrada muito. Valeu pela dica!

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz | Grupo Amantes da Literatura

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Me interessei pelo livro. Pelo jeito, a autora soube escrever o livro com muita sensibilidade.
    Quero ler!
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii..
    Gostei da sinopse. Apesar de não curtir muito livros aterrorizantes eu leria sim.
    Gosto de um bom suspense envolvendo a história também.
    Ótima resenha Samuel...

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. oi gente,
    obrigada pela visita
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Samuel.
    Alameda dos Pesadelos parece ser um ótimo thriler psicológico! Sou um pouco medrosa para esse tipo de leitura e fico um pouco angustiada em tentar saber se o que está acontecendo é real ou não.
    A narrativa parece ser bem fluida e melhorar cada vez mais, tornando mais sombrio.
    Esse livro parece ser uma ótima opção para os fãs do gênero.
    Desejo muito sucesso para a autora.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha e fiquei super interessada pelo livro. Achei a capa meio... Sei lá... Poderia chamar mais a atenção né. Mas macaca velha já devia saber que não se julga um livro pela capa e pelo jeito esse é maravilhosooooo! :D
    Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com
    @GicaTeles

    ResponderExcluir
  14. Oie,
    não conhecia o livro, mas fiquei na dúvida se iria gostar ou não.
    Não faz muito o meu estilo de leitura

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  15. Não gosto de livro de terror,morro de medo kkkkkkkkk
    Muito chique ter um livro autogarafado

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito de livros de terror e suspense, me dá um friozinho na barriga muito bom, espero algum dia obter a oportunidade de ler alguma obra da Karen, depois dessa resenha, só me deu mais vontade! Ela Escreveu ♣

    ResponderExcluir
  17. Adoro livros de suspense/terror. E esse parece ser um daqueles que faz a gente se arrepiar algumas vezes né? E além de tudo, essa viagem no tempo a que ele nos leva, e faz lembrar coisas do passado como as fitas k7 e o nintendo, parecem ser uma delícia né?
    Fiquei bem curiosa para conhecer Vivian e sua história e entender melhor o porque de ela estar assim tão deprimida e no fundo do poço. Além é claro de me divertir com o suspense todo da história.

    Bjok

    ResponderExcluir
  18. Não li nenhum livro de terror, mas tenho curiosidade e vontade de ler algo do gênero. A historia de Vivian me deixou muito curiosa espero descobrir em breve do que trata.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...