[Resenha] Legado de Sangue - Raquel Pagno


Carmem sempre ouvira as tristes histórias de Francesca. Adorava cada frase saída da boca enrugada da avó, mas sentia que a verdade estava escondida nas linhas de seu rosto, presa em um coração saturado de sofrimentos. Foi em uma noite de lua cheia que ela finalmente lhe contara a verdade: seu antepassado era um vampiro, Carmem era a herdeira do Rubi de Sangue e do poderoso sangue das bruxas, o único alimento capaz de saciá-lo completamente, e que ao mesmo tempo era para ele mais letal do que qualquer veneno; e era a única capaz de gerar um filho para salvá-lo da extinção. Apaixonada, Carmem segue o seu caminho rumo ao destino que a aguarda. Miguel deseja o seu sangue, e ela, a imortalidade dele.

Publicação independente
Ano: 2013
Categoria: Sobrenatural, fantasia
Nota: 2,5/5

Olá pessoinhas, tudo bem?

Hoje tem resenha nova no blog, de Legado de Sangue, de Raquel Pagno. Li esse livro como participante de um booktour organizado pela Dani, do blog Livros, a janela da imaginação.

Então vamos lá?


Legado de sangue é um sobrenatural dividido em duas partes. A primeira, é narrada por Francesca, que conta sua história para as netas Carmen e Ana. E a segunda parte é narrada por Carmen.

De uma forma geral, o livro retrata a tentativa de Miguel, o último vampiro do mundo, de evitar o fim da sua espécie. As únicas mulheres capazes de se reproduzirem com um vampiro eram as bruxas, ou descendentes de bruxas, e Miguel passou anos atrás destas mulheres, até que encontra uma dessas jovens na Europa. E isso acabou por marcar a vida de três gerações de suas descendentes.

Francesca é filha da bruxa encontrada por Miguel, anos antes, e não sabe nada de suas origens místicas. Ela vem para o Brasil com a filha pequena, Teresa, e ainda grávida de Marco, fugindo do caos da segunda guerra mundial, e aqui é "resgatada" por Miguel. Este, muito sedutor e misterioso, lhe propõe a salvação de seus filhos, que estavam quase morrendo de subnutrição, e uma vida próspera, em troca de um filho.

E é assim que começa o tormento de Francesca, pois Miguel logo se revela uma pessoa não muito confiável e sincera, e ele mantem a jovem aprisionada por vários anos. A personagem realmente sofreu muito, e tinha hora que eu ficava muito indignada com tudo que acontecia com ela, e a reação (ou a falta dela) de outros personagens a isso.

Após Francesca narrar toda sua vida sofrida e miserável nas mãos de Miguel, voltamos ao presente do livro (por volta da década de 70 ou 80), com a narração de Carmem,. A jovem se mostra cada vez mais fascinada pela mansão abandonada da cidade, mansão essa que ela acredita ser a antiga casa de Miguel, da história de sua avó. E aí temos o início de uma repetição da história, dessa vez com Carmem como figura feminina central.

Miguel é retratado como um ser extremamente sedutor, misterioso e persuasivo, mas logo vemos que ele também é egoísta, violento e mentiroso. Gostei da construção do personagem, que foi o perfeito antagonista da história. Se a intensão da autora era fazer o leitor se encantar, à princípio, e depois odiar o personagem, ela conseguiu. Em vários momentos tive vontade de entrar no livro e estrangular o Miguel!

Porém, as mulheres do livro me irritaram muito. Tudo bem que os vampiros são extremamente atraentes para as mulheres que carregam sangue bruxo, e que essa atração é imediata e intensa, mas a impressão que tive é que todas, TODAS, ficavam cegas, surdas e burras diante de Miguel! Tipo, elas simplesmente ignoravam tudo de ruim que ele fazia, que elas viam ou sabiam, e ainda tentavam justificar os atos dele. E a que mais me irritou foi Carmem, principalmente por uma decisão que a personagem toma, que foi pra lá de egoísta e imprudente.

O livro tem uma premissa interessante, com uma pegada mais sombria e pesada, por tanto, não leiam esperando romance, porque não tem! Eu esperava, :(. Gostei da história assim, porém achei a narrativa muito cansativa e arrastada. Eram páginas e mais páginas de divagações nas mentes das narradoras, sem diálogos ou desenvolvimento da história, e isso comprometeu a fluidez da leitura. E como a segunda parte é basicamente uma repetição de algo que já havia acontecido, essa sensação de lentidão na leitura ficou ainda mais acentuada.

Além disso, outra coisa que me incomodou foi a falta de explicação sobre o que significa ter sangue bruxo, e se isso está vinculado a algum poder. Em vários momentos Miguel comentava que o sangue de Francesca e dos filhos era muito poderoso, mas hora nenhuma vi qualquer poder sobrenatural ou magia vindo deles. 

Recomendo o livro para quem curte um sobrenatural mais dark, não romantizado, porque isso não é algo encontrado em Legado de Sangue.

Beijos

E não deixem de comentar.



.

36 comentários

  1. A capa é muito bonita, já a trama, apesar de ter algumas coisas interessantes (a personagem Miguel, por exemplo), ficou um pouco a desejar. Narrativas com muitas divagações não são meu forte. E essa segunda parte ser muito parecida com a primeira, também não é legal. Enfim, não sei bem se o leria.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que dependo do gosto da pessoa. Eu gosto de sobrenaturais, mas esse não me agradou muito
      beijos

      Excluir
  2. Detesto homens irresistíveis nas histórias, mas você disse as palavras mágicas "não tem romance", e já me interessei só por isso.

    ResponderExcluir
  3. Bruna!
    Livros com vampiros e bruxos são interessante, mesmo que seja uma leitura mais brutalizada que romantizada.
    Fato é que os vampiros conseguem hipnotizar suas preteridas e acredito que por isso sejam tão passivas, mesmo sendo bruxas...
    Gostaria de poder ler o livro.
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna

    Já vi diversas resenha falando sobre a narrativa desse livro e isso me desanimou muito em querer ler o livro, ainda mais sendo livro que tem vampiros o que de certa maneira já me saturou um pouco.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como temos um gosto meio parecido, acho que você também não curtiria muito
      beijos

      Excluir
  5. Bruna amo livros com vampiros e bruxas, mas na sua resenha vc disse que não mostra nenhum tipo de poder e nem magia, fiquei curiosa quanto a isso mas também vc falou que não tem romance, e que no começo nos mostra todo o sofrimento de Francesca, então não curti muito não, mas a sinopse é bem chamativa...

    Abçs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de fantasias romantizadas, tipo eu, não deve curtir muito o livro
      beijos

      Excluir
  6. Oi Bruna.
    Costumo gostar de histórias de vampiros e bruxas mas não sei, a sinopse o a resenha não me convenceram a ler esse livro. Nada de errado com a sua resenha viu, adorei como sempre, mas a história do livro em si não me apeteceu. beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Bru..
    Não tinha muita vontade de ler este livro. Ainda mais agora sabendo que a narrativa é meio arrastada.
    Até gosto de sobrenatural, mas depende do jeito que é trabalhado.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também curto sobrenaturais, mas nem todos nos agradam muito
      beijos

      Excluir
  8. Obrigada pela resenha. Pena que é muito o seu tipo de leitura, né?
    Espero que possa conhecer os demais e que seja mais o seu estilo. ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Bem interessante o livro. Gostei da proposta.
    Misturar bruxas com vampiros ficou legal.
    bjs

    http://www.entrepaginasesonhos.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Bruna.
    Não me interessei por esse livro. Parece que a narrativa é um pouco cansativa, arrastada e repetitiva. Isso sempre me desanima.
    Gosto de sobrenaturais, mas normalmente há um romance, nem que seja de leve. Acho que não iria curtir esse sobrenatural dark.

    ResponderExcluir
  11. Sobrenatural e fantasia duas coisas que adoro !
    Acheii livro simplesmente lindo seja na capa ou mais hsitoria!

    ResponderExcluir
  12. Oie...
    Já vi algumas resenhas do livro e a cada uma fico com mais vontade de ler!!
    Gosto bastante de livros que tenham fatos/personagens sobrenaturais e esse livro parece ter um enredo bem bacana!!
    Sem contar a capa que é linda!

    ResponderExcluir
  13. OI Bru, achei o enredo bem interessante e apesar das suas ressalvas pretendo, se tiver a oportunidade acompanhar com emus próprios olhos o livro! Quero saber se Carmen será ou foi tão cega em relação ao vampiro Miguel ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  14. Eu adorei a premissa do livro, mas eu achei q o MIguel seria chato e depois iria conquistar os leitores.. que ele iria melhorar :/ estou cansada de ler livros e detestar os protagonistas kkkk entao acho q passo a leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas acho que a intenção da autora era essa mesma, fazer um vampiro realmente mal e cretino, rs
      beijo

      Excluir
  15. Olá, Bruna. Eu já li o livro e gostei. Realmente não tem romance e como eu não o esperava, não me decepcionei. A leitura é mais lenta, mas o motivo é o tipo de escrita da autora, bem chegado ao poético, e o período que o livro se passou.
    Quanto as protagonistas, elas são bem cegas mesmo. rs
    Quanto ao sangue de Bruxa, elas são descendentes das antigas bruxas e por isso tem esse sangue especial. Mas isso diz no livro em uma parte, mas foi bem rápido. Talvez você não tenha percebido.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii, eu até vi essa explicação do sangue, mas como o Miguel fala o tempo todo do poder deles, e como a Francesca era filha de dois bruxos, esperei alguma magia
      beijos

      Excluir
  16. Essa capa é linda e eu gostei do enredo. Gosto deste tipo de história então vou dar uma chance ao livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ei Ana, espero que goste, para quem curte um sobrenatural mais dark, é uma ótima dica
      beijos

      Excluir
  17. Sem romance? Não curti.
    Já não sou fá de livros com vampiros e sem romance não desce... hehehehe
    Pena :/

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Essa foi a primeira resenha negativa que vi sobre o livro e se tivesse lido esta antes, provavelmente teria me poupado 6 horas de vida e de decepção. Que livro RUIM, meu Deus. Que desgosto. Não sei se não estou mais na idade de ler esses livros, ou se eu esperava um romance e não tinha nada (como você disse), odiei o sofrimento da Francesca, odiei Miguel (pra mim um relacionamento abusivo e manipulador), vi várias pessoas falando: "tadinho ele sofria muito" e só fiquei com raiva, ok, a Francesca pode ter manipulado a versão dela, mas homem que bate em mulher pra mim não tem vez.
    Detestei essa forma dela demonstrar a história, não sei vocês, mas minha avô nunca me contou de sexos explícitos com o meu avô, achei sem lógica essa narrativa, melhor colocar um diário para as netas lerem. As personagens mulheres me irritaram muito, principalmente a Teresa.
    Odiei também a segunda parte, embora tenha um pequeno romance, mas não dá, fiquei sem entender várias partes, por exemplo, por que depois de tanto sofrimento elas AINDA ficaram morando perto da casa? Não se explica isso, não se fala sobre os poderes dos bruxos (como você disse), cheio de pontas soltas. A única personagem que não odiei foi Carmem porque vi ali a sinopse que eu estava esperando (aos meus olhos muito mal contada). Era esse romance que eu estava esperando, só que (SPOILER), não daria certo pela questão incesto, mas depois isso tudo é ignorado (ok, seu pai não, mas seu tio sim, sua tia pode, argh) Sei lá, não sou religiosa, mas achei de muito mal gosto essa parte. É uma bagunça sem fim. Muita manipulação, muito sofrimento desnecessário para um livro. No final, quando a história está perdendo o gosto (amargo de ruim) colocam um personagem aleatório, para dar um tom de "ação". Achei muito sem nexo.
    Só terminei de ler o livro e não larguei ele no meio porque eu realmente não acreditei que alguém seria capaz de fazer um livro tão ruim. Essa história me pareceu uma mistura de Morro dos Ventos Uivantes (os sentimentos negativos que ele trás) e o mangá Vampire Knight (na questão incesto). Não gostei e quero minhas 6 horas de leitura de volta. Como disse antes, que livro ruim, meu Deus.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...