[Resenha] 31 Profissão Solteira - Claudia Aldana


Consuelo Aldunate parece ter tudo o que uma mulher quer: independência financeira, um bom grupo de amigos, um trabalho divertido, um guarda-roupa invejável e um apartamento top. Mas Consuelo quer uma coisa que para muitas mulheres pode soar básico. Um acessório difícil de conseguir, embora pareça estar em toda parte: um homem. Exigente, ela não quer qualquer homem; quer um próprio, privatizado e que possa mostrar a todos. Por isso arregaça as mangas e sai à procura de um namorado por todos os lugares onde possa haver homens interessantes e disponíveis. Nessa busca, entre drinques e encontros insólitos, a anti-heroína vai descobrindo que é difícil deixar de ser solteira. Com humor inteligente, a personagem mostra que por mais que esteja na moda ser single, há momentos em que daria tudo para ter alguém esperando por ela em casa.

Título original:
Editora: Primavera Editorial
Ano: 2008
Categoria: chick lit, crônicas do dia a dia
Nota: 4/5



Olá pessoal, tudo bem?

Hoje apresento a vocês um livro diferente e bem divertido. Claudia Aldana é uma jornalista chilena e foi colunista da revista Revista YA, onde publicou a bem sucedida coluna Trinta y Uno, que contava os encontros e desencontros de Consuelo, uma solteira que estava louca para mudar seu estado civil. A coluna durou uns dois anos, e então Claudia reuniu os textos nesse divertido livro que é 31 Profissão Solteira.

Consuelo Aldunate é uma mulher de trinta e um anos, independente e moderna, mas que está desesperada (ênfase e destaque para o desesperada) para deixar sua solteirice para trás. Ao longo de aproximadamente 300páginas acompanhamos esta chilena empenhada em sua busca. Passeios em bares e casas noturnas, viagens, encontros às cegas. Para ela, vale tudo! E quem se diverte somos nós.

(...) fomos a caça. Isso mesmo: com cedilha. Descobri que ninguém vai bater na minha portar e se apaixonar por mim, a menos que o escolhido seja um entregador delivery.
Pág. 33
 
O comportamento da Consuelo beirava a psicopatia e neurose extrema na busca por seu par perfeito, mas na hora que se via diante de um homem, ela fica muda, lerda e sem coordenação. Até sair correndo de um encontro (literalmente), ela correu.

O problema é que tenho idade mental de quinze anos. Que são conflitantes, é claro, com meus trinta e tantos de verdade - inegáveis, apesar da eficácia dos meus cremes de grife.
Pág. 170

Gostei muito do livro e dei boas risadas. Acho que é fácil nos identificarmos com as situações vividas pela protagonista, claro que após os devidos descontos dos extremos e exageros, afinal, a autora tratou o assunto de forma bem cômica. Mas, é fácil encontrar uma situação que nós ou alguém próximo viveu. Com muito bom humor, a autora fala sobre o contraste que é a vida da "mulher moderna", que apesar de todo o espaço e independência conquistados, ainda sofre com cobranças sociais e pessoais a respeito de seu estado civil.

Outra coisa que adorei foi o dedo podre da Consuelo. O livro retrata um período de aproximadamente dois anos, e nesse tempo ela teve muitos encontros, alguns com caras bem legais. Mas quais foram os que q deixaram de quatro? Os cretinos, é claro! Gente, qual o problema de nós mulheres com os cretinos? Digo isso porque eu mesma já larguei um cara todo fofo por um cretino de marca maior, e obviamente esse relacionamento não durou nada! E algumas amigas já fazerem o mesmo.

O livro é narrado em primeira pessoa, pela Consuelo, e tem poucos diálogos. Mas isso não foi negativo, pois suas divagações são muito divertidas. Os capítulos são divididos em pequenos textos, de uma ou duas páginas, o que torna a leitura mais dinâmica. Chega um ponto que as histórias ficam um pouco repetitivas, mas vamos lembrar que o livro é uma coletânea de textos que foram publicados ao longo de dois anos, então é compreensível que quando compilados em um livro, ficasse um pouco repetitivos, sensação que se perde ao acompanhar uma coluna tão longa.

Gostei muito do trabalho da Primavera Editorial, a revisão está ótima, e com notas de rodapé explicando as referências da autora a lugares e a cultura do Chile. A revisão está muito bem feita, e a capa é fofa.

No final do livro ainda temos um divertido bônus. A autora nos traz vários textos e entrevistas, falando um pouco mais sobre o universo dos solteiros. Confiram os temas abordados na foto do índice:



Bom, apesar do foco evidentemente feminino, recomendo o livros para os homens também. Venham nos conhecer um pouco melhor, ou não, afinal, Consuelo é bem doidinha, :).




.

26 comentários

  1. Nunca tinha visto esse livro, achei bem interessante. Parece ser hilário mesmo, sair correndo de um encontro não é pra qualquer uma rs

    ResponderExcluir
  2. Consuelo ? que nome mais '-' estranho, poxa. Mas enfim, vi que tem muito humor e a busca de alguém, para tirar a vida de solteira. Parece muito engraçado, ainda mais com as quotes, coitada. E existem muitas mulheres que buscam como loucas a alma gêmea ainda :p . Realmente, como somos mulheres, é fácil nos sentir semelhantes com a Consuelo. Nunca tive namorados, então não tenho esse problema de cretino x cara fofo. Espero poder ler e rir bastante, apesar da capa não chamar a atenção, por ser chick-lit já é um ponto.
    Abraços Bruna,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bruna.

    Adorei a resenha e conhecer esse livro. Ano que vem entro na casa dos trinta e também quero arrumar um marido. Me identifiquei muito com a premissa do livro. Pretendo ler e passear pelo Chile e saber em quais confusões Consuelo se meteu.

    Paradise Books BR

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha e embora não conhecesse o livro, achei-o bem interessante. Beijos!

    http://eu-te-prometo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parece ser mesmo um livro super divertido, pelos quotes eu já fiquei bem ansiosa pra conferir.
    A capa é mesmo fofa!
    Amei a resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oi Bru, tudo bem?

    Não conhecia a editora. Mas se é chick lit eu to super dentro da leitura. Adoro. E ainda mais para esse periodo de inicio de ano, acho que super combina.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Este livro parece ser bem legal!
    Mas não vou ler-lo, não gostei da capa, estou sendo sincera.

    ResponderExcluir
  8. Parece realmente muito divertido, Bru. Eu ainda não li, mas vi muitas divulgações e até mesmo já fiz. Quero ler

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Adorei a resenha, o foco parece ser bem feminino mesmo, só pela capa podemos ver e fiquei curiosa pela leitura, acho que já havia ouvido falar no livro e espero ler em breve e gostar assim como você.
    Ótima resenha, parabéns

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/12/resenha-perdao-leonard-peacock-matthew.html

    ResponderExcluir
  10. Olá, adorei conhecer o livro e a editora que até então eram novas pra mim, mas confesso que ultimamente estou longe de chick lits =/ tive alguns experiencias frustrantes ultimamente!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna!
    Ainda não conhecia esse livro!
    Gostei bastante da ideia do livro e deve ser muito engraçado mesmo... Realmente como a Consuelo a maioria das mulheres prefere os cretinos infelizmente rsrs... Mas acho que poderíamos encarar o livro até como uma critica por essas mulheres que buscam homens perfeitos...
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna,
    Não tem como não querer ler esse livro, apesar dos exageros tenho certeza que é um chick lit maravilhoso. Concordo com você, somos meio problemáticas nesse quesito kkkk.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  13. Bruna-flor,
    Que livro diferente, não? Primeiro: adoooorei ser uma coletânea de crônicas! E segundo: achei genial ser de uma autora chilena. Acho que nunca li nada original desse país. Acredito que me divertiria muito com essa personagem engraçada, que só quer deixar para trás sua solteirice.
    Já anotei a dica, flor!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Parece ser um livro bem leve e gostoso de ler, mostra que o amor é todas as idades e nacionalidades, mas nem por isso ele deixa de ser especial e ser o melhor sentimento do mundo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Bru, tudo bom?
    Eu adoro protagonistas como essa...doidinhas e apaixonadas pelos relacionamentos amorosos. Achei a proposta desse livro muito interessante, mesmo que a narrativa não tenha muitos diálogos.
    Quem nunca se interessou pelo carinha errado? Acho que muitas mulheres tem o dedo podre...kkk
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii Bru
    Adoro livros divertidos! Quem sabe eu leia ele mais para frente!
    Gostri da sua descrição sobre a história, também gostei da capa!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. "Um acessório difícil de conseguir, embora pareça estar em toda parte: um homem." ????
    Que horror. Chamar homem de acessório. Não curti. Se fosse ao contrário, as mulheres já diriam que é machismo.
    Acho que todo mundo já passou por fases assim. Logo, acho que o livro pode ser legal.
    Adoro narrativas em primeira pessoa, mas, detesto muitas repetições.
    Enfim, acho que o livro não me agradaria.

    ResponderExcluir
  18. Olá, como vai? Não conhecia este livro mas parece ser muito interessante e engraçado. Gosto bastante de chick-lit e este parece ser bom para se divertir e ficar tranquila num dia de verão rs. Quem sabe não dou uma chance.
    Beijos e adorei a resenha.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. O livro parece ser ótimo, super divertido, curto muito chick-lit, fiquei doida pra ler!

    ResponderExcluir
  20. Oi Bruna. Adorei a resenha e você conseguiu transmitir o ar de descontração e até de humor que o livro tem. Louca para ler as doidices da Consuelo. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Outro livro diferente que ainda não conhecia.
    Em 2014 não li muitos chick lit, já em 2015 pretendo mudar essa situação.
    Adoro o gênero e esse livro parece ser bem gostosinho de ler.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  22. Hey, Bruna!
    IUHIUAHAIUAHIAH Muita mulher tem mesmo o dedo podre pra "escolher" homem! O mais divertido é saber que isso também acontece nos livros. Espero que Consuelo tenha tido um final feliz, mesmo assim.

    abs

    ResponderExcluir
  23. Olá Bruna!
    O livro parece ser bem divertido. Achei a capa bem alegre e a história parece prender o leitor. Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Bruna, eu não conhecia este livro e fiquei em dúvida se gostaria ou não dessa protagonista meio doidinha, mas o livro parece ser bem divertido.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. O jeito como resenhou o livro foi ótimo, descrever as coisas, vou indicar para minha prima, ela adora livros assim. Quem sabe eu não pego emprestado... ;)

    ResponderExcluir
  26. A história parece mesmo bem divertida e eu acho que nunca li nada de autores chilenos,fiquei bem curiosa para conhecer as maluquices de Consuelo,ela parece ser mesmo muit louca....

    Foi para minha lista de desejads....

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...