[Resenha] O quarto cavaleiro - Samuel Cardeal


Leonel sempre foi o filho perfeito; orgulho da mamãe e do papai; sonho de todas as mães da cidade e admirado pelos amigos e conhecidos de seus progenitores. Mas por trás de um rosto de anjo sempre há a carranca de um demônio à espreita.
Ainda criança, Leonel descobriu sua sede por sangue e violência, e usará de todas as artimanhas que sua mente privilegiada puder engendrar para satisfazer uma sede que jamais poderá ser saciada.
Da infância na pequena cidade de Felicidade até a vida adulta, Leonel conta suas memórias e revela os segredos de sua pisque obscura e magistral.
Algumas pessoas conseguem ser piores que o próprio diabo.


Editora/Ano: Independente/2015
Categoria: romance policial, Suspense e Mistério
Nota: 5/5 + Favorito

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje temos a resenha de mais um livrinho que eu betei com prazer: O Quarto Cavalheiro, de Samuel Cardeal!.


Em O quarto cavalheiro conhecemos Leonel, um jovem inteligente, lindo e perspicaz. Seria o homem perfeito, não fosse um pequeno probleminha: ele é um psicopata.

Nesse livro acompanhamos toda a trajetória de Leo, desde a infância, e testemunhamos todos os seus crimes. Ele é muito inteligente, e sabe disso, além de ter um ego nas alturas e ser muito prepotente. Tudo isso, somado ao que ele é, nos fazer ter vontade de mata-lo!

Eu tinha algo de especial que fazia com que todos gostassem de mim, e isso me agradava.
Pág. 20

Bom, tendo um cara assim como protagonistas, precisamos de outro personagem por quem torcer, e esse é Daniel. Daniel é um policial federal que está na cola do misterioso serial killer. Ele é metódico, correto e honesto. Um policial como todos deveriam ser. E Leo acaba desenvolvendo uma certa fixação por Daniel, já que o considera um dos pouco homens com inteligência semelhante a sua. Aí, inicia um perigoso e instigante jogo de gato e rato, que rende algumas das melhores cenas do livro.

A adrenalina do nosso jogo de gato e rato, eu superando-o, instigando-o, aquele homem quase tão genial quanto eu, era algo incrível. Às vezes, nossa relação me dava mais prazer que os assassinatos.
284

O quarto cavalheiro é realmente muito legal, é o meu favorito do Samuel, e olha que li todos, já que sou leitora beta dele. O mais legal da história é justamente o fato do livro ser meio que uma paródia do Brasil atual. Há vários personagens (boa parte deles vítimas de Leonel, rs) que são facilmente relacionáveis a figuras públicas conhecidas, seja do mundo artístico ou político. Isso confere um certo humor negro a trama, e prende ainda mais nossa atenção. Sempre que aparecia algum personagem novo, eu observava todas as suas características, nome e comportamento, para ver de onde veio sua inspiração.

Há também algumas referências a casos reais. Eu e Samuel moramos em Belo Horizonte, e há alguns anos houve uma onda de desaparecimento de mulheres no campus da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, e alguns corpos foram encontrados na mata do campus. Adivinhem onde Leo estudou, e cometeu alguns de seus crimes?

O livro é narrado em primeira pessoal, pelo Leo, mas também há partes em teceria pessoa, contando um pouco da história de Daniel, e mostrando a evolução de suas investigações. Gostei muito dessa divisão, pois foi legal poder acompanhar a investigação do caso, mas foi sensacional mergulhar na mente do Leonel! Gente, o cara é muito louco! E a forma como manipula todos a sua volta, é sensacional, enquanto, em sua mente, vemos o desprezo ou indiferença que sente por todos.

Eu li o livro pela primeira vez a mais de um ano, quando ainda estava em fase de revisão e nem tinha esse título ainda, rs. Mas gostei da mudança do título, porque é uma referência bíblica ao quarto cavalheiro do Apocalipse, que é a Morte. Agora eu tenho o meu exemplar físico, um presente do Samuel, rs.

A diagramação ficou muito bem feita, com a primeira página de cada capítulo, preta, e a anterior com um desenho de bichinho (bom, mais uma ironia do Samuel, pois de fofinho, Leonel e sua história não tem nada :) ).



Recomendo muito a história para quem curte thrillers psicológicos e histórias policiais. E não se preocupem com as cenas de morte, porque não há nada explicito e nem violência gratuita. O que há é descrição da polícia, da cena do crime depois que ele é cometido, e não a descrição no momento em que acontece. Podem ler tranquilos.

Aos interessados, o livro está a venda na versão digital na Amazon, e também na versão física, direto com o autor.

Beijos

.

49 comentários

  1. Eu ainda não li o livro, mas adorei saber que ele contém personagens que tem como relação políticos e artistas! Além disso, o que me agradou também foi o fato de conter mistério, um elemento que eu adoro em livros!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bruna.
    Eu baixei esse e-book gratuitamente, quando o autor disponibilizou na Amazon, mas ainda não tive tempo de ler. Porém, pretendo fazer a leitura ainda este ano. Ainda mais com uma resenha tão positiva por sua parte.
    Sem falar que eu adoro assassinos em série! <3

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bruna.
    Coisa linda essa resenha. Muito obrigado por isso, e por todo apoio e amizade sempre.
    Te adoro.

    ResponderExcluir
  4. AINDA NÃO LI O LIVRO MAS GOSTEI MUITO.
    ADORO ESSE TIPO DE GÊNERO E ME ALEGRA SABER QUE É BRASILEIRO

    ResponderExcluir
  5. Oieeee,
    Bruna ainda não conhecia a obra e nem o autor, não sou muito ligada em livros de suspense e do gênero polcial, preciso ampliar meus horizontes, mas confesso que sua resenha me deixou com uma curiosidade pra saber sobre esses assassinatos de figuras publicas aqui do Brasil, não faz meu gênero, mas tenho certeza q a galera do publico alvo vai se amarrar!! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Menina, que capa diferente!
    Psicopata, interessante. gosto da temática. É a primeira vez que vejo o livro e gostei da maneira como você o apresentou, na medida!
    A diagramação também parece estar perfeita! Gostaria muito de apreciar a leitura...
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Bru!!! Já Li um dos livros do Samuel no book tour que você organizou e gostei muito da sua forma de escrita. Tenho a impressão que, assim como você, vou curtir mais esse. Gosto muito de histórias policiais e, pela sua resenha, parece que o livro é recheado de cenas inteligentes de um protagonista bem estruturado. Achei bem interessante a inspiração em pessoas conhecidas e também ter lugares existentes, como a UFMG, como cenário! Fiquei muito curiosa!! Desejo sucesso ao autor!!

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Meu primeiro contato com o livro e posso dizer que adorei, gosto de histórias assim, de emoções e perseguições e amei o fato de termos alguém para torcer que não é o protagonista, arrasa Daniel, então estou curiosa e irei procurar mais sobre o livro, já me chamou extrema atenção!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. mais um livro para ampliar meus horizontes! achei espetacular a resenha e toda a história, não conhecia a historia, mas ja estou louca pra ler,
    bjus

    ResponderExcluir
  10. Oi! ^^
    Nossa, adorei a descrição. Parece ser realmente muito interessante a história desse livro. Do tipo que eu gosto de ler e escrever. Vou colocar na minha lista de leituras no Skoob!

    Beijussss;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia, mas adorei, parece ser interessante, coloquei na lista, espero pode le-lo em breve.

    ResponderExcluir
  12. Ai Jesus! Eu amo thriller psicólogicos! *0* Adoreei sua resenha e a história já me prendeu sem eu mesmo tê-la lido ao pé da letra. Sem dúvida, eu preciso desse livro! :3

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Bru

    Já li um dos livros do autor mas não gostei muito da história rsrs pelo jeito ele gosta dessas histórias com personagens problemáticos rsrs não sei se leria apesar dos seus elogios. Que bom que a leitura rendeu e vc ganhou uma versão física do livro!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  14. adorei a resenha, o livro pelo jeito e cheio de suspense e misterios coisa que mais me agrada em um livro, gostei bastante e espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  15. Achei o enredo do livro simplesmente fascinante, mas confesso que romance policial não é o meu tipo de livro favorito. Ainda assim, vou deixar o nome do livro anotado para ler algum dia.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ei Bruna,
    Não conhecia o livro e fiquei muito curiosa e morrendo de vontade de ler.
    Adoro livros policiais e pela sua resenha acho que irei gostar desse.

    Bjs
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  17. Comecei a ler, pensei que seria maravilhosa, mas o livro não me instigou o suficiente e acabou se tornand cansativo para mim. Resultado: Desisti..

    ResponderExcluir
  18. Oi Bru...
    Adoro história com psicopatas. Antigamente lia tudo sobre eles, era fissurada..rs por isso tenho certeza que iria gostar desse livro.E ainda porque fique curiosa com aquela deixa que você deu no facebook..rs
    Curiosa para conhecer o Leonel, psicopata tem a mente doidona mesmo..rs
    Resenha maravilhosa.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
  19. Oi Bruna! Que bacana fazer parte de um processo de revisão né! Acho lindo! a resenha ficou linda. Gostei quando você mencionou sobre o livro mostrar em alguns momentos o cenário atual do Brasil. Não costumo ler muito histórias sobre psicopatas, mas esta eu leria sim!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Bruna! Eu COM CERTEZA leria esse livro. Sério mesmo, gostei de tudo nele. Sinopse, capa, título, diagramação... E é óbvio que a sua resenha tem grande responsabilidade pelo meu interesse, porque você conseguiu mostrar direitinho porque eu preciso muito desse livro. Hahahah
    Um beijinho!
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  21. Nossa senhora do céu! Eu leria esse livro correndo, alias, eu to pesquisando sobre ele agora. Adorei o nome, a sinopse, a capa e a história! Estou fazendo psicologia, então esse terror psicológico e esse personagem me deixou cheia de vontade de compreende-lo e desvenda-lo ! UAL! Gostei mais ainda quando disse que faz menção a casos reais! To doida por ele.
    Obrigada viu? ahha
    BEIJOOS
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Bruna, tudo bem?
    Deve ser o máximo ser beta, além de uma responsabilidade enorme!
    Como gosto bastante de policiais acho que irei gostar de O Quarto Cavaleiro!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  23. Oiiiiii,

    esse livro é perfeito para mim. Adoro, suspense, Thriller psicológico. E amei a sinopse. Preciso desse livro urgente. Vou já atrás, haha beijãooo

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Que capa interessante! Então, a premissa é muito boa. Um matador em série narrando seus crimes deve ser muito visceral.
    Gostei mesmo. Desejo sucesso para o autor.
    E se eu tiver oportunidade, com certeza lerei.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Olaa
    O livro com certeza me chamou muuuuita atenção, adoro histórias que envolvem coisas psicológicas mais sérias, sua resenha me deixou com sede da história, sério mesmo, vou correr atras de saber mais.
    Adorei a resenha e a dica.

    Reality of books

    ResponderExcluir
  26. Bruna lindona eu amo livros assim, ainda mais com Psicopatas , a mente deles trabalha de uma maneira tão inexplicável néh. Ainda bem que teremos alguém normal para estra no torcida. Ainda não conheço a escrita do autor mas já li vários elogios. Já quero ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  27. Hey, tudo bem?

    Adoro livros que possuem como personagem principal um psicopata. É muito louco como a mente deles trabalha e como um autor consegue passar isso para nós leitores. Fiquei muito atraída pela história e com vontade de ler o livro.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  28. Parabéns Bruna! Sensacional sua resenha!! Sem spoilers e falando o necessário para eu querer ler tanto o livro que já comprei na amazon! Hahahaha
    Confesso que o fato de se passar, em partes, na UFMG foi um belo gatilho para eu querer lê-lo, afinal sou conterrânea de vocês dois e ainda estou lá dentro! Mal posso esperar para ler! Com certeza vai furar fila aqui! hehehehe

    ResponderExcluir
  29. Oi Bruna... preciso comprar os livros do Samuel... sou apaixonada pela escrita dele... esse livro me instiga muito... desde as primeiras resenhas que li... a capa é da hora... e eu adoro um personagem louco haha... pena que não tem descrição das cenas quando elas acontecem... eu adoro essas partes... acho que sou louca também.... gostei muito de tudo que li... estou com uma curiosidade enorme ainda mais se tratando de nacional né... xero!!

    ResponderExcluir
  30. Eu adoro livros desse gênero. Uma coisa que me agradou bastante foi essa estrutura de narrativa que o Samuel escolheu. Li "Brutal" há alguns dias, e ele tinha essa mesma estrutura: Capítulos em primeira pessoa com a visão do seria killer, e em terceira pessoa contando a investigação. Mas uma coisa que me agradou mesmo foi esse humor negro. Pegar fatos e inserir em uma ficção é bem interessante.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  31. Oi Bruna! Eu gosto de livros neste estilo e acredito que por a história ter essa associação com fatos que nos cercam, fazendo o leitor lembrar até mesmo de figuras bem conhecidas, permita que a leitura flua mais rápido e seja mais crível.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  32. Adorei o fato do livro trata sobre psicopatia e interessante o fato do autor ter misturado assuntos reais com fictícios

    ResponderExcluir
  33. Adoooro romance policial, não conhecia o livro e gostei :D Também adoooooro livros que misturam fatos reais com ficção. Já foi para a lista de querências.

    ^^
    PseudônimoLiterário

    ResponderExcluir
  34. Adoro livros policiais! Um "pequeno probleminha", hein? Esto muito curiosa para ler esse livro depois dessa sua resenha, então ele vai direto para a minha lista de desejados. Acho que vou gostar bastante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Pequeno probleminha? Ah ta haha
    Gosto muito desse gênero e fico muito feliz de saber que é brasileiro!

    ResponderExcluir
  36. Oi Bruna, acabei de ler um com um homem perfeito que também era um psicopata. Adoro livros assim, e este que eu não conhecia já está indo para minha listinha.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  37. Bruna! Olha eu aqui ;)

    Uau! Que interessante essa premissa! :O Amei, preciso ler

    Lindo seu blog!

    Beijos,
    Luiza Liz
    Hello Liz - https://www.youtube.com/c/HelloLiz?sub_confirmation=1

    ResponderExcluir
  38. Oi Bru tudo bem, Samuel tem histórias bem densas mas eu curto bastante, quero ler esse livro em breve!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  39. Oi, Bruna!
    Torci o nariz diante da capa, mas a sinopse me conquistou. Li sua resenha e gostei mais ainda. Amo thrillers psicológicos e sou fã de serial killers (no caso da mente deles, como funciona, e não de suas atitudes). Pretendo ler!
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando: Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  40. Olá
    Vi algumas pessoas comentando desse livro, mas ainda não sabia do que se tratava, sua resenha foi bem detalhada, gostei bastante!
    Espero ler em breve, realmente me conquistou!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  41. Oi, tudo bem?
    Essa é a primeira vez que leio sobre o livro. Mas já chama atenção o tema, psicopata. Se formos analisar não temos tantos livros com esse assunto, que fale da história de um psicopata. Não é meu gênero favorito, mas sua resenha me deixou com vontade de ler o livro. Beijos!

    ResponderExcluir
  42. Gosto muito de romance policial, principalmente quando envolve psicopata! Fiquei super, hiper, mega ansiosa por essa leitura! Espero suprir as minha expectativas! Beijo Bru

    ResponderExcluir
  43. Nossa, esse livro deve ser fantástico! Eu não sei explicar o porquê, mas protagonistas assim, com as mentes perturbadas, se tornam meus preferidos. Daí minha paixão por vilões.
    "Algumas pessoas conseguem ser piores que o próprio diabo" foi o que me deixou de boca aberta e desejando o livro. A frase pode soar aterrorizante pra alguns, mas é música pros meus ouvidos haha Realmente gostei muito! Principalmente dessa ligação com a realidade, os personagens com pessoas reais e públicas. Simplesmente brilhante!

    ResponderExcluir
  44. Socorro amei a indicação de leitura <3
    Se quando li a sinopse fiquei curiosa, depois de ler sua resenha estou me mordendo de tanta curiosidade!
    Sei que é o tipo de livro que vou amar e preciso urgentemente devorar!
    Gostei muito de saber que mesmo no meio de tudo tem um humor (mesmo sendo humor negro).
    Espero muuuuito poder devorá-lo em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  45. Oi Bru, tdo bom?
    Eu gosto de ler thrillers psicológicos e uma das melhores leituras que fiz ano passado foi com um livro desse gênero. A mente dos psicopatas nesse tipo de história é algo que sempre instiga. Nunca li nada do Samuel, mas fiquei curiosa para ler esse livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Eu achei a capa um pouco sinistra e engraçada ao mesmo tempo, não me pergunte porque.
    A sinopse chamou muito a minha atenção, pois o livro aparenta ter bastante ação e mistério. Isso, querendo ou não, prende bastante as pessoas á leitura.
    E... Como você deu nota 5, o livro deve ser realmente muito bom. espero poder lê-lo
    Abs

    ResponderExcluir
  47. A resenha foi bem detalhada. A capa me desperta curiosidade, mas não sei dizer se ela me atrai

    ResponderExcluir
  48. Nossa, fiquei bem curiosa para ler esse livro! Eu gosto bastante de policiais e sempre gostei de histórias que envolvem psicopatas e serial killers. E o fato do livro ser escrito por um brasileiro e acontecer aqui no Brasil é um diferencial!
    Beijos,
    Deia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  49. Oi Bru,

    acho a capa desse liro muito bonita. Legal a ideia de colocar alguns fatos reais na história. Tenso esse assassinatos de mulheres na faculdade, né? Sucesso ao Samuel.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...