[Resenha] A Lista Negra - Jennifer Brown


E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.

Título Original: Hate List
Editora/Ano: Gutenberg/2012
Categoria: romance
Nota: 5/5

* Recebido como cortesia da Gutenberg


Valerie criou a Lista Negra junto com o seu namorado Nick, no começo a lista servia para colocar tudo aquilo que chateava Valerie, mas a medida que o seu relacionamento com Nick vai crescendo eles começam a escrever nela juntos, colocando o nome de todas as pessoas que faziam bullying com eles ou com qualquer outra pessoa na escola. Para Valerie a Lista Negra era só um meio de extravasar, mas para Nick a Lista era mais que isso.


Cansado de tudo aquilo Nick leva uma arma para escola e começa a atirar em todas as pessoas que estavam na lista e também eu inocentes que estavam em seu caminho, Valerie que até então estava perdida sem saber o que fazer tenta proteger Jessica e acaba sendo baleada, depois disso acorda em hospital pensando que tudo aquilo foi um sonho ruim e que ela vai acordar e tudo vai voltar ao normal.

O livro é intercalado entre o massacre e a volta da Valerie para a escola, tudo está diferente as pessoas estão confusas algumas estão a culpando, outras agem como se o bullying nunca tivesse existido ali e todas agindo como se nada tivesse acontecido. Valerie está totalmente perdida, seu namorado além de assassino está morto, seus amigos a ignoram como se ela fosse a única culpada e até mesmo seu pai não acredita nela.

- Muita gente está querendo saber por que você voltou ao Garvin.
- Porque este é o meu colégio... Eu não tinha que sair da escola mais do que qualquer outro. A escola disse que eu poderia voltar.
- Você tem razão. Não atirou em ninguém. 
Pág. 62

Em alguns capítulos são colocados trechos do jornal da cidade onde a repórter faz o massacre parecer ainda pior, fazendo parecer que nada de errado acontecia na escola e que Nick e Valerie agiram sem motivos, como se tudo tivesse sido criado pela imaginação dele, todos querem declarar a verdade, mas nem mesmo Valerie sabe até que ponto ela sabe o que é verdade. Como seu namorado, seu único porto seguro, a única pessoa que realmente a conhecia pode ter feito algo tão horrível e o pior de tudo, como ela não desconfiou que ele faria isso.


Era bom fazer parte de um ‘nós’, com os mesmos pensamentos, os mesmo sentimentos, os mesmos problemas. Mas, agora, a outra metade desse ‘nós’ tinha ido embora e, deitada no meu quarto escuro, percebi que não sabia como me tornar eu mesmo de novo. 
 Pág. 29

Quando eu comecei a ler o livro eu já sabia do que ele se tratava, já tinha visto a resenha da Pam e os inúmeros elogios que ela faz a ele. Mesmo sabendo pelo que esperar a leitura é bem angustiante, os medos e os seus dilemas fazem com que o leitor se prenda ao livro do inicio ao fim. O que realmente aconteceu a gente vai conhecendo no decorrer da história, eu acabei fazendo várias suposições até descobrir toda a verdade.

A capa do livro é maravilhosa o título e alguns desenhos possuem uma textura diferente, as folhas são um pouco mais grossas que o normal, o que fazer parecer que o livro possui mais páginas. Cada inicio de capitulo possui um desenho diferente, alguns se repetem.  A história do livro já é incrível e todo o trabalho que a editora teve com a diagramação torna o livro ainda mais perfeito.

Acredito que todos vão gostar de ler A lista Negra, o livro é bem escrito e nunca vi nenhum outro livro que aborde o tema do jeito que a Jennifer abordou, o livro trás uma grande reflexão no final dele, que só quem leu e acompanhou todo o sofrimento da Valerie vai conseguir entender, se antes da leitura eu achava que o livro era bom, após terminar tenho certeza que o livro merece casa elogio que ele recebeu.

Beijos,

 

41 comentários

  1. Caramba! Desde a sinopse esse livro me chama atenção. Gosto bastante de ler e assistir histórias sobre bullying, mas essa, pelo que você disse, é diferente. Super bem construída e instigante *-*

    Sem dúvida, eu lerei \o/

    Bjs!
    Jhonatan | Leitura Silenciosa

    ResponderExcluir
  2. gostei muito da resenha e ainda mais do livro,bem interessante ja que eu nao costumo ler esse tipo de livro.Eu acho que já assistir um filme bem parecido com esse livro, a garota escrevia no diario que queria que tal pessoa morresse de tal modo e se concretizava.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Elen!
    Também vi a Pam elogiando bastante esse livro, e estou louca pra lê-lo! Achei muito interessante, por ele tratar do bullying e trazer reflexões.
    Louca pra ver essa diagramação, e a capa é mesmo maravilhosa!
    Gostei muito da resenha! Bjos <3

    ResponderExcluir
  4. Woooow são poucos os autores que tem a coragem de abordar um tema tão polêmico, e com certeza me cativou, sem dúvidas esse é um livro que pretendo ler ainda esse ano! Gostei da resenha e a forma com que vc desenvolveu deixando um gostinho de quero mais!
    Parabéns !

    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  5. Woooow são poucos os autores que tem a coragem de abordar um tema tão polêmico, e com certeza me cativou, sem dúvidas esse é um livro que pretendo ler ainda esse ano! Gostei da resenha e a forma com que vc desenvolveu deixando um gostinho de quero mais!
    Parabéns !

    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  6. Ai gente, já estava louco para ler esse livro, lendo a sua resenha fiquei com mais vontade ainda. Bom saber que o livro é tão bom assim..

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    A cada resenha que leio deste livro, mais tenho vontade de lê-lo. E eu adoro finais bons e surpreendentes.
    Ah, eu também o conheci através da Pâm :3
    Beijo.
    Tá rolando sorteio no blog, vem participar --> Choque Literário

    ResponderExcluir
  8. Uau, esse sim parece ser um livro para comprar! Sempre prefiro narrativas com temas complicados, que me façam sentir muitas emoções e aprender muito. A vida não é cheia de finais felizes, afinal.

    Parabéns pela resenha!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oi Elen, tudo bem?
    Tenho vontade de ler esse livro por causa do tema abordado e o extremo a que o personagem chegou.
    É uma leitura que acho que todos deveriam fazer.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  10. Olá, querida!
    Pelo título, esse não é um livro que eu leria, questões ideológicas mesmo.
    Fico feliz que a leitura tenha funcionado com você e como sempre uma resenha perfeita! Espero não ter sido grosseira com minha colocação, pois seu blog não merece, sempre um trabalho exempla... <3

    http://www.poesianaalma.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei bastante desse livro. As cenas do massacre são beem tensas. Me prendeu bastante também. E nossa, como o pai dela me irritou kkk

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu também me interessei por esse livro por causa da Pam, ela fala maravilhas dele e me deixou louca para ler. Eu achei a resenha perfeita, você não esqueceu de nenhum detalhe, e pela sua descrição a edição dele é impecável, quero muito comprar o meu e ler logo!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  13. Oie!!!!
    sou tão afim de ler esse livro, vejo o pessoal falando maravilhas dele, está na minha meta com certeza ;) beijão*...*
    http://notinhasderodape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Elen lindona que premissa de livro instigante hein, a capa está linda , e pelo visto com um tema muito bem desenvolvido pela autora. Já estou indo comprar o livro, imagino a situação dessa protagonista, totalmente perdida sem chão. amei a dica e a resenha. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Olaa
    Eu amooo esse livro, de paixão, a mensagem que ele passa é essencial e é impossível nao gostar da leitura, amei cada pagina.

    Reality of Books
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Fiquei muito interessada em saber mais sobre os eventos de Lista Negra, é uma história tensa, que acredito que o leitor vai refletir sobre muita coisa, quero saber qual será o destino final da personagem principal e compreender mais a atitude do namorado em matar os colegas de classe.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, Elen.
    Eu tenho muita vontade de ler o livro, principalmente por se tratar do bullying , um assunto tão importante e atual. E se ainda gera uma reflexão, melhor ainda. Faz com que o livro seja ainda melhor.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  18. Já vi comentários positivos sobre esse livro, porque além do tema ser muito delicado, ele parece ser tratado de forma a fazer o leitor refletir. A leitura deve ser imperdível, ainda mais se tratando de algo que acontece com muito mais frequência do que imaginamos e nos mais variados lugares. Adorei a resenha. Espero ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. O livro parece ser muito bom mesmo e fiquei com muita vontade de ler. Gosto de ler esses livros com temas mais sérios porque eles sempre trazem uma mensagem que nos fazem refletir.
    A capa é realmente linda, adorei!
    beijinhos :*

    ResponderExcluir
  20. Sou louca por esse livro, todos falam super bem dele, ainda vou me dar a oportunidade de ler, adorei a resenha,
    Bjus

    ResponderExcluir
  21. Oie! Este é bem um gênero que eu gosto. Já conhecia o livro, mas não tive oportunidade de ler, o que é uma pena. Que bom que mesmo sabendo um pouco do enredo, ainda assim se viu presa na trama.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bom?
    Esse livro tem uma premissa instigante e importante. O bullying é um tema cada vez mais recorrente nos livros e merece ser debatido. Eu sempre tive vontade de ler o livro por causa da Pam também e acredito que quando ler, pensarei bastante na narrativa e em tudo que acontece com os personagens.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie , ja tinha ouvido falar do livro , mais nao tinha ficado muito interessada , pois nao sabia muito do que se tratava em si , mais agora ja tenho uma ideia do que se trata e fiquei bastante interessada !, creio que o livro tem uma premissa bem forte e importante , pois vemos muitos casos de Bullyng em escola e etc , creio que é um tema que vale muito a pena ler ! e o tema faz o leitor refletir bastante sobre o assunto ! quero ler concerteza !

    ResponderExcluir
  24. Eita!! Livro tenso! Mas só de ler a sinopse eu gostei viu?!
    Compraria com certeza, me interessei bem!
    E você falando bem e dando nota 5 aí que deu vontade de ler...
    Vou ler mais resenhas sobre ele pra ver se rola de comprar.
    Bjus...

    ResponderExcluir
  25. Achei a capa um tanto adorável para o tema do livro. O livro deve ter um clima bem pesado, o que eu não gostaria muito de ler, mas mesmo assim tô bem curiosa para saber como isso desenrola e as consequências para o futuro de todos. Vou ver se encontro outras resenhas para ter uma opinião mais ampla!

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Faz um bom tempo que eu quero ler esse livro, pois a premissa chamou muito a minha atenção e o tema abordado é muito importante de ser lido e entendido, né? Não sabia que o livro era intercalado e gostei muito disso, acredito que a Valerie deve ser uma personagem muito forte e cativante, daquelas que dá vontade de abraçar, né? Enfim, gostei bastante da resenha e espero ter a oportunidade de ler esse livro em breve o/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Nossa, já ouvi tanta super recomendações desse livro que cada vez que vejo essa capa perfeita a vontade de lê-lo aumenta .. A única parte que não sou muito fã é a intercalação , mas isso não me faz deixar de querer conhecê-lo..

    ResponderExcluir
  28. Oi Bru, tudo bem?

    Morro de curiosidade de ler esse livro. Livro de suspense tem mesmo que ser bem escrito e que bom que Lista Negra é um exemplo disso.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi Bru! Nossa, todo mundo que le este livro recomenda, sei que é um livor tenso e profundo e pretendo ler assim que puder adquiri! Tenho certeza que uma história incrível me aguarda!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  30. Esta é a primeira resenha que li sobre o livro e eu pensava que se tratava de um romance mimimi, sabe desses melosos? (nada contra).

    Ameeeeiiii e com certeza vou querer ler.

    ^^

    ResponderExcluir
  31. Oi Elen
    Eu adoro quando fico formulando suspeitas em um livro e já havia visto diversos elogios dele também. Quero muito ler ainda e adorei a resenha positiva!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Ooi,
    Estou louca para ler esse livro, já vi muitos elogios, que me deixaram mais curiosa ainda em relação á ele.
    Adorei a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Oi Elen!
    Eu fico aqui imaginando o que mais há na história além desse ataque do namorado dela, sei lá, parece que os motivos são meio óbvios lendo a resenha mas eu sei que tem mais nesse meio e to super curiosa pra descobrir. Com certeza esse é um livro que eu gostaria de ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  34. Olá... tudo bem?
    Taí um livro que sou completamente apaixonada pela capa e que venho desejando a cada resenha que leio dele... mas estou evitando comprar livros pq estou lotada aqui em casa e tem chegado bastante livros de parceria... mas eu espero conseguir ler pelo menos a metade deles para comprar outros kkkkk eu gostei muito de sua resenha... fico imaginando o que levou Nick a cometer esse ato tão horripilante... elo fato dele ter se matado fica difícil indagar as possíveis situações que o levou a isso... preciso saber de seus sentimentos e se isso é bem narrado no livro... xero!

    ResponderExcluir
  35. Ta aí um livro que quero muito ler desde a primeira resenha que vi.
    Com o bullying sendo algo muito discutido, é difícil encontrar um autor que consiga por algo novo no modo de abordar o assunto. No caso de A Lista Negra é encarado de um jeito bem mais pesado, mas tenho certeza que é uma ótima opção de leitura.

    ResponderExcluir
  36. Livro muito bom, já estou curiosa para saber o final. Esse vai para minha lista de aquisição. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  37. a temática Bullying é sempre uma ótima pedida, e dá muito pano pra manga, mas o autor tem que saber desenvolvê-lo bem. Pela sua resenha, deu pra perceber que a Jennifer Brown dominou e conduziu muito bem sua trama. Acho que esses trechos com reportagens jornalísticas tendenciosas também devem ter dado outra dinâmica na trama. Enfim, fiquei bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  38. A Lista Negra é um livro que já me chama atenção pela capa e pelo título, que eu acho muito sugestivo. O enredo dele tem muitos elementos que eu gosto, e que juntos tem tudo pra dar uma boa trama. Já ouvi muitas críticas positivas, e estou esperando uma oportunidade para conferir por mim mesma!

    ResponderExcluir
  39. Oi Elen,
    Parabéns pela resenha, me cativou e me chamou muita atenção. O livro já esta na minha lista.
    Beijoo

    ResponderExcluir
  40. Olá
    A Lista Negra me conquistou logo de cara pela capa, depois de ler sobre ele fiquei encantada com a historia.
    Achei muito triste tudo que a personagem sofre sozinha, pois até a família é distante.
    O tema abordado no livro é real infelizmente, e podemos ver as consequencias desses atos, como faz mal à pessoa.
    Este livro está na minha meta de leitura.
    Ansiosa pra ler.
    Ótima resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Oi!
    Ainda não conhecia o livro a capa me chamou atenção gostei bastante e a historia me surpreendeu gostei bastante do tema trabalha no livro e fiquei curiosa sobre o mistério que envolve o livro !!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...