Precisava de Você - Pedro Guerra



Então está aqui tudo o que eu guardei por algum tempo. A partir de agora eu pretendo escrever, desde o começo, a nossa história (se é que eu posso chamar assim). O nosso (des)romance. Acho que a melhor maneira de se livrar de alguma coisa (neste caso, de alguém) é colocando para fora. Então é isso que eu vou fazer. Eu vou te exorcizar de mim. Que droga. Que droga, Gabriel Vegas. Eu gostava de você pra caramba.


Editora/Ano: Belas-Letras/2015
Categoria: juvenil
Nota: 4/5

* Cedido pela editora Belas-Letras


Olá pessoal, tudo bem?

Hoje temos a resenha de um livro que brilha pela sua apresentação e diagramação impecável, e traz uma história de amor (?) bem diferente. Precisava de você foi um dos últimos lançamentos da Editora Belas-Letras, escrito por Pedro Guerra.


Vamos conhecer a obra?

Precisava de você é o romance juvenil que conta a história de (des)amor de Lola Tavares e Gabriel Vegas. Isso mesmo, você não entendeu errado. O livro não é uma história de amor, mas sim, o relato de como, quando, onde, porquê, em qual estado cósmico e gravitacional, esse romance foi para o buraco! Uma ideia pra lá de diferente, não é?

O livro é um caderno que Lola escreve para seu ex, Gabriel. Assim, toda a obra é um desabafo, uma espécie de diário no qual Lola conta sua história (nada) romântica com o metido e egocêntrico Gabriel, e é para ele que ela escreve, então, a todo momento, é como se ela conversasse com o personagem. O livro narra os acontecimentos desde antes dos protagonistas se conhecerem, passando pelo relacionamento, e término (que é claro desde a primeira página).

Lola é uma universitária de 18 anos que cai de quatro por Gabriel, que tem 17 e ainda está no ensino médio. Sabe aquele tipo de homem para quem olhamos e pensamos "iiih, esse aí não presta! Não quero esse carinha com minha amiga!"? Bom, esse é Gabriel, e Lola teve mais de um amigo e conhecido a alertando sobre o rapaz. O que ela fez? Ignorou a todos, obvio!

Quem não te conhecesse, diria que você era um bad boy mal criado que ia contra o mundo por puro divertimento. Já eu via você como um garoto introspectivo e  misterioso que fazia exatamente aquilo que queria fazer.
Pág. 75

Lola fica completamente cega, surda e (burra) muda, por causa de Gabriel, e em vários momentos me irritou por isso, porque não parecia lógica ou aceitável a forma como ela se comportava. Até para ser ingênua tem que ter limites! Porem, depois parei para refletir e vi que. na verdade, o autor retratou uma garota bem real, porque garotas mais sensíveis, ou carentes como Lola, tentem a se comportar como ela, quando cegas de amor. E  vamos ser sinceros, há muitos Gabrieis e Lolas por aí!

A narração é leve e divertida, e por mais que Lola me irritasse em alguns momentos, achei o relato e o comportamento dela bem real. Do Gabriel eu não gostei hora nenhuma, porque é bem imaturo e egoísta (cretino mesmo). Os personagens secundários são ótimos, com destaque para Sam, o melhor amigo de Lola, e seu namorado Noel. Obviamente rolou algumas piadinhas com Papai Noel, rs.

A diagramação está absolutamente perfeita, e merece nota 1.000! Há várias ilustrações, algumas páginas representam páginas amassadas ou marcadas, e tudo isso tem um motivo, que fica claro ao final. A capa é de um papel semelhante a um Kraft mais grosso, e com o título e ilustrações pintados com tinta alto-relevo. E isso tem tudo a ver com o caderno escrito por Lola. E tudo fica mais que claro e explicado no final. E nossa, o autor me ganhou com aquele final!


E nossa Lola não é apenas uma jovem que desabafa no papel, ela também desabafa em versos, e compôs uma música em uma parte importante da trama. Junto com o livro, nós recebemos um CD que tem essa música na versão português e inglês, confira a baixo:


 


Recomendo o livro para quem gosta de histórias juvenis, leves e divertidas, mas que conseguiu ser diferente ao retratar um (des)romance.

* Esse foi o primeiro livro finalizado da Maratona Literária de Inverno, na categoria: Um livro ilustrado

Beijos


.

27 comentários

  1. Estou muito curiosa quanto a este livro. A premissa dele é bem diferente, afinal, vemos histórias de amor aos montes por aí - e eu adoro elas -, mas de desamor? Isso eu acho que nunca tive a oportunidade de conferir.
    Como gosto de leituras leves após um tempo lendo livros mais densos, Precisava de você já está na minha lista, mesmo que eu me irrite com Lola. Mas bem... Quem nunca ficou cego de amor nem que por um minuto? É receita para desastre e coração partido, mas sempre temos uma fase meio ilusória com esse sentimento. Logo, acho que Lola me irritar por sua paixão sem limites será apenas um ponto a mais para comparar o livro com a realidade.
    As ilustrações parecem lindas e quero muito conferir de perto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Bru

    Nossa fiquei aqui babando na diagramação que coisa mais linda deu toda a realidade né achei muito legal apesar de não gostar muito de livro juvenis fiquei curiosa para saber este final rsr

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, desde que vi o livro fiquei querendo ler. Vejo alguns dos desenhos e já fico totalmente encantada, e parece ser um livro bem divertido. Gosto bastante de livro juvenis e leves e também estou curiosa para saber tudo que aconteceu a Lola e também o final. Bjus.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bruna!!
    Realmente a ideia desse livro é bem diferente, tô com muita vontade de ler por causa disso.
    Essa diagramação tá muito perfeita! *--* E fiquei super curiosa com esse final agora!
    Amei a resenha! Bjos <3

    ResponderExcluir
  5. Oi Bru..
    Todas nós precisamos um dia desabafar como Lola né, mas eu nunca fui muita muda e surda tanto assim rs Acho que isso também ia me irritar.
    Mas leria por ser uma história leve e divertida.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, tenho visto resenhas do livro, como você disse, juvenil, não me encaixo muito no público alvo, mas acredito que deva trazer uma proposta interessante que prenda o leitor ao qual o livro se destina.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha! E que diagramação perfeita, cheio de detalhes lindos, achei super interessantes o livro retratar um desromance, e como foi o namoro e principalmente o término deles, fiquei interessada pelo livro, é diferente de tudo que ando lendo, então pretendo ler.

    ResponderExcluir
  8. Olaaa
    Adorei sua resenha, li o livro recentemente e não funcionou muito pra mim pois me irritei muito com a protagonista, vale para pessoas com no máximo 15 anos, é o que acho.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  9. Que curiosa que fiquei pelo livro. Até pela diagramação.
    Todo cuidado e capricho faz a diferença. Vou procurar por ele com absoluta certeza.
    Quem nunca passou por términos e autópsias de relacionamentos? Acho que será divertida a leitura.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?

    Não tenho nenhum livro ilustrado. Vejo que muita gente quer esse e, até então, eu nem sabia que tinha uma história por detrás das ilustrações. Achava que era parecido com Eu me chamo Antônio, que são somente frases e tal. Não sei se quero realmente lê-lo (digamos que não tenho tanto interesse em livros ilustrados), mas quem sabe um dia.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Bruna.
    Eu gostei desse livro. Apesar de não ser muito o meu estilo de leitura, achei bem interessante como o Pedro trabalhou esse (des)romance.
    E sim, a Lola fica cega, surda, muda e burra. Ri bastante com os trapalhadas dela.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  12. Embora eu tenha passado da fase dos livros juvenis, acho que esse parece ser bem interessante (e a diagramação linda).
    Bjs, Isabella
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Parece ser um livro legal para passar o tempo. Para mim, no momento talvez ele não funcionaria, pois estou fugindo um pouco de romance juvenil. Mas anotei a dica para minhas amigas que não vivem sem romance. E ele parece lindo, amei a diagramação.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Caraca, amei!!! Achei bem diferente da maioria que vemos por aí. E o livro é lindo por dentro hein, quero ler com certeza!!! Esse tipinho do Gabriel é clássico né.. Quem nunca?! Ainda mais sendo jovem rsrs

    ResponderExcluir
  15. Conheci esse livro esses dias, achei bem interessante a proposta do autor. Apesar de ser um gênero que não costumo ler muito. mas é sem duvida é lindíssimo.<3
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Ola Bruna lindona estou terminando a leitura desse livro, estou nas páginas finais, estou adorando a escrita está fluindo muito bem, engraçado que muitas vezes o amor nos deixa cega a muitas coisas, mas acredito ser uma fase para crescermos e aprendermos. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Logo que vi sobre esse livro não me interessei, mas aos poucos e a cada resenha que leio o livros vem me interessando, mas estou com a minha lista de livros que quero ler muito grande então estou no momento apenas comprando os que mais me interessam. Adorei a resenha e a capa é linda

    ResponderExcluir
  18. Oi Bruna!

    Comprei no lançamento que teve aqui na minha cidade, de onde é a Editora, e conheci o autor, muito simpático! A livraria estava lotada!! Comecei a ler o meu, mas ainda não terminei. A diagramação é linda mesmo, bem diferente.

    Bjs!
    CarinaPilar.com | ...e a paixão pelos livros!

    ResponderExcluir
  19. Oi Bruna
    Eu concordo com vc quanto a diagramação pelas suas fotos que amor! Li sobre esse livro essa semana e ele não havia me chamado a atenção e pela sua resenha tenho essa certeza. Não gosto muito de histórias juvenis assim :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. Nossa, nunca imaginei que o livro fosse me chamar atenção a esse ponto, mas foi justamente isso que aconteceu. Nunca li um livro que tratasse sobre um desamor, então o diferencial desse é justamente isso, para mim. Coloquei entre os desejados!

    ResponderExcluir
  21. Oi!!
    Eu já te contei que não gosto de romances, mas desde que eu li a primeira resenha desse livro eu tive vontade de ler hahaha
    Não sei se eu meio q me reconheci na menina ou se eu simplesmente gostei bastante da diagramação...Mas ele foi pra minha wishlist e a cada resenha que leio eu só confirmo isso hehahaha

    blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Nossa, adorei a ideia do livro. E essas ilustrações, que lindas! Mas infelizmente não tenho paciência com esses livros justamente por causa de personagens imaturos ou cegos de amor. Me irrita demais.

    ResponderExcluir
  23. Ai que fofo Bruna, não tinha dado muita atenção par ao livro por causa da capa (não entendia muito bem ela), mas ameeeeiiiiiiiiiiii o enredo, um diário bem divertido. Agora não posso deixar de dar Parabéns para quem editou o vídeo em português, ficou belíssimo e Parabéns pela voz escolhida, uma doce melodia para meus ouvidos. Agora eu o coloco em minha lista.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?

    Já li resenhas positivas e negativas sobre Precisava de Você e quero ler para saber se vou gostar ou não. Quando a diagramação só posso dizer que já amo rs.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Bru, tudo bom?
    Ainda preciso ler esse livro e levo em conta seus comentários. Concordo que a protagonista desse "desamor" represente todas nós que já sofremos pelo carinha errado. A diagramação desse livro está mesmo impecável.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu fiquei bem curiosa quando vi a capa e agora fiquei com vontade de ler porque gosto de livros que tratam de temas beeeeeem normais e juvenis.
    Acho que pode ser ótimo pra mim rs

    ResponderExcluir
  27. Oi, Bruna!
    Primeiro: que diagramação linda! Segundo: e esse enredo?! Adorei! Não lembro de já ter lido um (des)romance -adorei isso, kkkk. Ótima ideia do Pedro Guerra! E olha... Eu sou a amiga que avisa pra amiga que o cara não presta e que é ignorada, então meio que me identifiquei, rs. Achei a história um (des)amor, rs.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...