[Audiolivro] A História do Mundo Para Quem Tem Pressa - Emma Marriott



É um guia conciso e abrangente, ilustrado por mapas, para tudo o que necessitamos saber sobre os acontecimentos mais importantes da história, desde as antigas civilizações (Suméria, Suméria e Babilônia, por exemplo) até o final da Segunda Guerra Mundial. Esteja o leitor interessado no império de Alexandre, o Grande ou no florescimento da república cartaginesa e sua destruição por Roma na ascensão dos califados árabes ou na dinastia Tang, da China, na Guerra Civil norte-americana ou nos povos maia, inca e asteca, encontrará os fatos essenciais nesta obra igualmente essencial.


Título original: The History of the World in Bite-Sized Chunks
Editora/Ano: Valentina/2015
Páginas: 200
Categoria: guia, não ficção

Audiolivro
Narração: Flávio Carpes
Duração: 5:13:28


Mais de 5 mil anos de história resumidos em 200 páginas!

Olá pessoal, tudo bem?

Eu gostei dessa história de ouvir livros enquanto dirijo, e minha segunda experiência com o Ubook (plataforma de audiolivros, leia mais Aqui) foi com o livro A História do Mundo Para Quem Tem Pressa, da historiadora Emma Marriott, publicado no Brasil pela Valentina.

A História do Mundo Para Quem Tem Pressa narra a história mundial em apenas 200 páginas, o que no audiolivro deu um pouco mais de 5h. Obviamente (até pelo título), não há aprofundamento de nenhum acontecimento, sendo o livro um relato breve e conciso dos principais fatos histórico da humanidade. Por esse motivo, ele funciona como um guia de informações gerais, que dá ao leitor as informações necessárias (como datas, nomes e locais) para buscar mais detalhamentos. 

Eu adorei essa obra, porque eu adoro história, ainda mais a antiga (recheada de mitologia), e o livro foi ótimo para relembrar fatos que eu já conhecia, assim como descobrir novos. A obra é dividida em longos capítulos (foto ao lado) que correspondem a períodos históricos, e dentro de cada capítulo há separação por continentes. Isso foi ótimo, pois a autora se preocupou em mostrar fatos geralmente mais ignorados, dos quais um exemplo seria o fato de falar bastante sobre a Oceania (ninguém nunca fala da Oceania antiga, rs) e mostrar outros povos pré-colombianos que não Incas, Astecas e Maias. Para vocês terem noção, a Grécia antiga só aparece lá pela metade do Capítulo 2! Ou seja, falou muitas coisas sobre a Europa na antiguidade, antes do período áureo dos gregos.

A História do Mundo Para Quem Tem Pressa é um livro gostoso de acompanhar, que cumpre com o prometido de trazer 5 mil anos de história em apenas 200 páginas! Se você quer aprofundamento em fatos históricos, esse não é o seu livro. Mas se você deseja se distrair, relembrar alguns acontecimentos, ou ter um guia de retência para então buscar aprofundamento, tem tudo para amar o livro!  Eu levei 3 dias para concluir a audição, e creio que esse seria também o prazo para finalizar a leitura.

Recomento muito, para os amantes e curiosos sobre história. Para mim, foi um 5 estrelas, sem dúvida!

A Autora:
Emma Marriott se formou em história contemporânea na Universidade de Warwick e trabalhou em algumas editoras de Londres. Atualmente é escritora e editora freelance. É autora de vários livros, incluindo I used to know that: History, Bad History: how we got the past wrong e The History of the World in bite-sized chunks, este último publicado no Brasil com o título A história do mundo para quem tem pressa.



.

13 comentários

  1. Gosto de histórias de guerra, mas de livros históricos, assim, eu não consigo ler, acho que o essencial para um livro bom para mim é ser fictício, não me dou muito bem com histórias reais, mesmo parecendo ser um livro bom pela resenha

    ResponderExcluir
  2. oi, tudo bem?
    eu não sei se conseguiria ouvir livros, acho que não tenho paciência. Mas gosto de história, e saber que esse tem um foco grande na antiguidade é ótimo
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Pelo visto essa coisa do ubook está realmente criando frutos com você, tenho que te confessar que não me interessei muito pelo libro ate porque minha matéria favorita era matemática e história pra mim sempre deu muito sono, mas vou indicar para uma amiga que está fazendo faculdade de história e acho que ela pode gostar desse livro.

    ResponderExcluir
  4. História jamais foi minha matéria favorita, mas admito que ela me deixa muito curiosa em certos detalhes e épocas, acho que seria interessante dar uma chance para esse livro e depois buscar informações mais profundas sobre os pontos que chamassem minha atenção.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Queria ter tido esse livro na época que estava estudando história e me perdia em lembrar coisas xD
    Achei interessante. E escutar fica ainda mais diferente. Gostei.
    Também sou uma "louca por história", por assim dizer. Mesmo que esqueça detalhes muito rápido....mas ahh, o livro é um bom guia com esse resumão.

    ResponderExcluir
  6. Olá Bru tudo bem, nunca gostei de história acredita, acho triste e mórbida, mas esse livro traz um titulo bem sugestivo para mim, sobre vc ler tido a experiencia com áudio book foi uma aposta bem interessante, acho que eu não teria paciência. kkk Olha o trocadilho História do mundo para quem tem pressa, e eu sem paciência para ouvir, fica complicado. kkk Bjkas

    ResponderExcluir
  7. Ola Bruna confesso que livros como esses focados somente m história não me chama muito atenção, gosto de histórias mas não a ponto de ler algo como esse livro, fico feliz que apreciou a leitura. Mas dessa vez deixo passar a dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Uau! Sempre tive vontade de fazer isso (ouvir livros enquanto faço outra coisa), mas nunca consegui pegar um aplicativo bom para isso! Já coloquei o Ubook para baixar imediatamente!
    Adoraria saber mais sobre esses fatos históricos que você mencionou, pois sou apaixonada por história também!
    Você não imagina o quanto valeu essa dica do Ubook!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Bruna,
    Que bom que você se adaptou com os audiolivros, ainda não sei se daria certo pra mim, mas vendo que você está gostando anima muito. Sempre gostei de história, era uma das minhas matérias preferidas, e esse livro é muito interessante mesmo, como você citou, para quem gosta de relembrar fatos ou descobrir novos. Realmente, que eu me lembre nunca estudei sobre a Oceania antiga kkkk
    Adorei a dica desse livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi! Assim que vi o titulo do livro ja fiquei rindo, adorei a ideia. Um guia pratico, um ''resumao'' da historia mundial aahah eu adoro história e vou adorar ler esse livro, obrigada por falar aqui sobre ele!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Achei esse livro bem interessante, como um guia ele funciona muito bem pois realmente não teria como colocar toda a historia, mas ainda sim achei legal podemos acompanhar um pouco o que acaba nos deixando curiosos para pesquisar mais !!

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna.

    Adorei a ideia, porém eu já tentei e sinceramente eu tenho que está segurando e cheirando o livro para funcionar kkkkk.
    mas amei a premissa do livro muito interessante na verdade, fiquei bem curiosa.
    Boa Noite..

    ResponderExcluir
  13. Bruna! Esse seu post me veio muito a calhar. Por mais que eu não tenha me interessado muito no livro, eu tenho muitas dúvidas em relação a audiolivros. Quero muito começar a usá-los, mas não sabia por onde começar. :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...