[Resenha] Before - Anna Todd


Antes de Tessa, Hardin era um jovem rude e, às vezes, cruel. O que será que fez com que ele se tornasse esse bad boy tão revoltado? E o que se passava em sua cabeça naqueles primeiros momentos com Tessa, a menina irritantemente certinha de quem ele não conseguia ficar longe? Contado sob o ponto de vista de Hardin e de outros personagens da série, Before acompanha de perto esse complexo e cativante personagem, desde seus problemas de infância até sua turbulenta juventude. O livro traz também passagens inéditas do romance de Tessa e Hardin e revela, ao fim, o futuro desse casal intenso que conquistou o coração de leitores no mundo inteiro!

Título original: Before
Subtítulo: A História de Hardin Antes de Tessa
Série: After # 6
Editora/Ano: Paralela/2016
Categoria: new adult, romance
+ 18

* Livro cedido pela Editora Paralela


Olá pessoal, tudo bem?

Before, de Anna Todd, é o sexto livro da série After, porém, atua mais como um bônus e conteúdo extra, já que não acrescenta novidades à série, que finalizou em seu quinto livro, After: Depois da Promessa. E esse é um livro especial para mim, pois o MMF foi citado no livro, com uma frase da nossa resenha do quinto livro da série! Até hoje não acredito e agradeço demais a Paralela por nos escolher!




Como sempre, podem ler a resenha tranquilamente, pois não há spoiler.

Para quem não sabe, ou não se lembra, a série After é um narra a polêmica história de Hardin e Tessa, dois jovens universitários que iniciaram um romance cheio de problemas e confusões, em um relacionamento pra lá de disfuncional e complicado. Então acompanhamos a evolução é amadurecimento dos dois como pessoa e como casal, ao longo de cinco incríveis livros!

O primeiro livro é integralmente narrado por Tessa, enquanto, a partir do segundo, temos narração dupla de Tessa e Hardin. Com a premissa de trazer a história de Hardin antes de Tessa, Before é, na verdade, composto pela narração de vários personagens, divididos em três partes: Antes, durante e Depois. A "Parte 1: Antes" conta um pouco do passado de Hardin, além de trazer capítulos sobre o passado de Natalie, Molly, Steph e Melissa. A "Parte 2: Durante" resume os principais fatos do primeiro livro da série, sob o ponto de vista de Hardin. Enquanto a "Parte 3: Depois" fala um pouco dos acontecimentos decorrentes da relação de Hardin e Tessa, se passando após o último capítulo do último livro (mas, cronologicamente, antes dos acontecimentos do epílogo), e tem capítulos de Hardin e Tessa, além de personagens como Christian, Smith, Landon e Zed.

Eu fico muito feliz de ter demorado um pouco a ler Before, e não devorado o livro imediatamente a seu lançamento. Isso porque eu tinha uma visão diferente, pois pensava que o livro seria integralmente focado no passado de Hardin, em especial sua juventude na Inglaterra, ou que seria então, uma espécie de reflexão do Hardin do futuro, sobre seu passado. Portanto, me deparar com esse livro com tantos foco em personagens diferentes, além do resumão do primeiro, poderia ter sido frustrante. Após ver os comentários dos leitores sobre o conteúdo do livro, iniciei a leitura com expectativas diversas das iniciais, e acabei apreciando e gostando de Before muito mais do que teria caso me surpreende-se com esse foco tão diferente do que eu esperava.

Começou a aceitar que sempre ficaria sozinho. Ele era bom em magoar pessoas, em arrumar encrenca. Magoou outra garota, como a anterior, e sentiu a mesma tempestade percorrer seu corpo, tentando destruir sua vida com uma energia poderosa. Começou a beber como seu pai, passou a ser um hipócrita do pior tipo.

O livro é muito bom, porém, não tanto quanto os anteriores da série. Acho que pelo fato de não trazer novidades e reviravoltas, que eram o ponto alto da série. Eu achei interessante ver o passado de outros personagens, na Parte 1, porém esses capítulos foram muito fragmentados e vagos. Entendo que a ideia da autora era nos dar apenas uma ideia do tipo de vida e histórico familiar dos outros personagens, como explicação ou justificativa de seus comportamentos na série, mas essa estrutura em fragmentos não ficou tão legal assim.

Já das Partes 2 e 3 eu gostei muito. Gostei de ver como Hardin se envolveu por Tessa tão cedo, logo que se conhecem, mesmo que ele não aceitasse ou conseguisse admitir tal fato. Como o primeiro livro é todo narrado por ela, ficava difícil perceber quando os sentimentos dele começaram a mudar de verdade, e agora vemos que eles não mudaram, pois estavam lá desde o início! E também foi legal perceber que ele realmente não tinha noção do babaca que ele era, já que, na visão torta dele, ele até tratava Tessa bem (traduzindo: não era tão mau com ela, quanto era com os outros). A Parte 3 me conquistou ao mostrar o rumo da vida de outros personagens, pois, ao termos acompanhado-os como secundários ao longo de 5 livros, sempre ficava aquela pulguinha atrás da orelha sobre o destino deles.

Ele estava se apaixonando por ela - no início, foi tão rápido que não tinha certeza se estava mesmo sentindo aquilo ou só imaginando. (...) Começou a depender dela para respirar, para pensar. 

Mais uma vez, a escrita de Anna é o ponto alto do livro, pois ela consegue nos cativar e prender a cada página. Essa mulher realmente sabe como escrever! O início dos capítulos são marcados por pequenos trechos escritos em terceira pessoa, que falam sobre os sentimentos de Hardin, ou a relação dele com o narrador do capítulo, nos capítulos destinados aos outros personagens. Achei esses trechos a melhor parte do livro, pois eles fazem os contrapontos de presente/futuro com o passado, relacionando o fato que será narrado com suas consequências.

Era para ela ter sido um alvo fácil. Uma garota bonita com sorriso inocente e olhos de uma cor incomum que não deveriam ter profundidade nem significar nada para ele. Não era para ele se apaixonar, e não era para ela querer fazer com que ele se tornasse uma pessoa melhor.

Before é um bom livro, com diagramação e revisão perfeitas! Mais uma vez, a Paralela foi impecável no trabalho com a série. Eu encaro o livro como um bônus, um acréscimo a série After, e fecha algumas pontas soltas. Não é uma leitura obrigatória para o entendimento da saga, mas vale a pena ser lido, para que matar a saudades e também conhecer melhor vários personagens que foram tão importantes na saga.

Beijos


Resenhas da série:



.

14 comentários

  1. Não li a série After e não possuo interesse sobre esse romance caótico de Hardin e Tessa, mas é bom que tenha mudado suas expectativas em relação a esse extra, já que vejo que muitos passaram por uma experiência um tanto frustrada por esperarem algo completamente diferente. Acho que poderia ficar um pouco desapontada com essa mistura de pontos de vista fragmentados, muitas vezes acho que isso pode mais trabalhar que ajudar um livro, mas como não tenho interesse em ler não posso tirar a prova.
    Eu imagino a emoção que sentiu ao ver que uma frase de uma de suas resenhas havia sido colocada neste livro, isso prova o bom trabalho que faz com elas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Confesso que acho essa série meio confusa, mas mesmo assim quero ler, parece ser bem fofa e o casal passar por vários momentos ruins, mesmo sendo meio clichê, tendo um badboy e uma garota inocente, mas acho que durante os livros podemos perceber o amadurecimento dos personagem, gostei da autora ter mostrado o ''antes'' da história e assim nos fazer compreender melhor o que se passou

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna,
    Faz tempo que tenho interesse em ler essa série, o primeiro volume está na minha meta de leitura desse ano, espero gostar e me envolver com a história. No geral, gosto desses livros extras, assim conhecermos um pouco melhor os personagens e também outros pontos da história. Nossa, que emoção fazer parte de um pedacinho do livro, parabéns pela frase da resenha do MMF que foi citada no livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Algumas pessoas já me falaram que essa serie é muito boa, mas eu tenho tanta coisa pra ler que fui deixando passar e agora ja ta no 6? Não to acreditando, preciso correr logo e ler essa série.

    ResponderExcluir
  5. Eu já li o primeiro livro da série e ainda não tive aquela força de vontade de procurar ler o resto da série e nem sei se vou ter, terminei o primeiro livro com uma raiva desse menino e acho que precisar ainda estar de boas pra poder continuar essa série. Que bom que gostou do livro mas acho que ele ainda nao vai entrar na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem? ainda não terminei de ler o livro, apenas deixei de lado não sei bem por que.. enfim mesmo após ler os livros anteriores não conseguir ter uma opinião concreta sobre o Hardin, desde o inicio eu o odiei e nos livros seguintes seus motivos não me fizeram aceitar suas ações, vejo tanta gente que ama os livros e também o personagem e me pergunto pq não eu?

    XoXo

    http://www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tenho os livros mas ainda não comecei a ler a série...rsrsrsrsrsrs
    Parabéns pela citação do Blog!!! Sinal de reconhecimento, então parabéns pelo trabalho... você está no caminho certo!!!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruuu!
    Ai q lindo o Before! rsrs
    Eu concordo com vc sobre ser um bônus. Eu pensei exatamente isso qnd terminei. Abracei e falei: "Obrigada, Anna Todd" hahahaha. Esse livro foi um presente aos fãs!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna.

    Amei a resenha, faz tempo que quero ler essa série, me parece ser muito boa.
    É bom quando a autora pensa um pouco nos seus leitores, gostei do bônus me parece ser ótimo.
    Bjs.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Ainda não li a série After, mas ouvi tantos comentários tanto positivos quando negativos sobre essa serie que fiquei bem curiosa para poder ler, mas ainda não sei se irei ler, por agora não estou querendo começar a ler novas serie mas futuramente quero ver se leio ainda mais que todos os livros foram lançados !!

    ResponderExcluir
  11. Bruna,não li nenhum livro da série After, mas tenho muitaaaaaaaaa curiosidade.
    Sou louca para conhecer mais do Hardin e quero muito ler esse livro.
    Que bom que ele não traz nada extraordinário, mas também não é bobo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nenhum livro da série, que é tão criticada tanto positivamente quanto negativamente. E isso só aumenta minha curiosidade!

    ResponderExcluir
  13. Não li nada da série ainda, apenas as resenhas que já saíram dos livros. Apesar de ter interesse, não é algo que eu queira para já.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?

    Não li a série e não me interessa nem um pouco. Não é o meu tipo de literatura. Adoro fanfics e gosto do modo como elas, às vezes, conseguem ganhar tanta visibilidade. Fico surpresa pelo fato da autora ter conseguido desenrolar, ou enrolar tanto essa história que tem uma matriz bem estereotipada e comum.
    Gostei da resenha, apesar de não ter entendido muita coisa, porque não acompanhar os livros.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...