[Resenha] Escuridão total sem estrelas - Stephen King


Na ausência da luz, o mundo assume formas sombrias, distorcidas, tenebrosas. Em Escuridão total sem estrelas os crimes parecem inevitáveis; as punições, insuportáveis; as cumplicidades, misteriosas. Os personagens dos quatro contos de Stephen King passam por momentos de escuridão total, quando não existe nada — bom senso, piedade, justiça ou estrelas — para guiá-los. Suas histórias representam o modo como lidamos com o mundo e como o mundo lida conosco. São narrativas fortes e, cada uma a seu modo, profundamente chocantes.

Título original: Full Dark, No Stars
Editora/Ano: Suma de Letras/2015
Categoria: Contos, terror, suspense e mistério
+ 16

* Livro recebido em parceria com a Companhia das Letras (Selo Suma de Letras)

Oi gente, tudo bem com vocês? A resenha de hoje é de mais um livro do Stephen King. Eu acabei me tornando a dark do MMF, segundo a Bruna e a Suzzy, e diferente de Revival esse livro me fez revirar o estômago.

Escuridão total sem estrelas é um livro de quatro contos que abordam crimes cruéis que são narrados detalhadamente do início ao fim, sem cortes e sem deixar nada para a imaginação do leitor. Totalmente indicado para quem tem estômago forte e gosta do gênero, porque o livro é bem macabro. Quando o solicitei para editora, eu já tinha visto resenhas e por se tratar de contos, falar sobre eles é muito difícil por causa dos spoilers. Apesar de achar que eu estava preparada para o que iria encontrar, por já saber as premissas dos contos, a leitura foi surpreendente.

Como falei acima, os quatro contos abordam crimes terríveis, e os crimes são planejados. Você a todo o momento, imagina o que vai acontecer, mas o que ocorre depois é ainda melhor. Por que eu imaginava que o crime aconteceria por último e fim, mas o Stephen King mostra o que se passa na cabeça dos criminosos e das pessoas envolvidas, o que o ser humano é capaz de fazer, e o que aquela ação vai refletir na vida deles. 

1922 - Wilf tem orgulho de ser fazendeiro e odeia a cidade, diferente da sua mulher Arlete, que após receber 100 acres de terras logo pensa em vender tudo e se mudar. Wilf não concorda e também não aceita a separação, então ele convence seu filho Henry que matar Arlete é a única opção para que eles possam ter uma boa vida na terra que tanto gostam. Após matar a esposa, que é logo no início do conto, a história vai mostrar os efeitos que aquilo causou na personalidade de Wilf e Henry.

Só que não foram palavras que saíram de sua boca rasgada, mas o rato que andara mastigando sua língua macia. O rabo apareceu primeiro. Então o maxilar inferior dela se escancarou mais quando o animal recuou, as garras de suas patas traseiras arranhando o queixo dela para se firmarem. 
Pág. 39
Gigante do volante - Tess é escritora e está voltando de uma palestra na cidade vizinha quando seu carro estraga no meio da estrada e ela é abordada por um homem que e estupra e a deixa para morrer. Após se recuperar, Tess decide se vingar de todos envolvidos e executa seu plano a risca, um plano que mostra todos os demônios que surgiram em sua vida após ter sido violentada. O estupro é narrado pela visão da Tess e assim conseguimos perceber a evolução da personagem na história.

Aquilo estava acontecendo. O gigante a estuprava. Ele a levara para dentro da antiga loja e a estuprava enquanto grãos dourados de poeira rodopiavam preguiçosamente ao oblíquo sol da tarde. Em algum lugar, pessoas ouviam música, compravam coisas pela internet, cochilavam ou falavam ao telefone, mas ali uma mulher estava sendo estuprada, e ela era aquela mulher.
Pág. 166
Extensão Justa - George é um vendedor de extensões, ele pode vender extensões de qualquer tipo, ele vende extensão de cabelo, penianas e também de vidas, mas tudo tem um preço. Dave está fazendo químio, mas ele já não está tendo o efeito esperado e os médicos não acreditam em sua recuperação. Ele pode conseguir viver mais, só que para isso ele tem que dar algo em troca para conseguir a sua extensão.

Um bom casamento - Darcy descobre um lado do seu marido que nunca imaginou existir. Eles estão casados há mais de 20 anos e seu relacionamento é quase perfeito, mas como ela pode ter dividido tanto tempo de sua vida com um homem capaz de fazer coisas tão cruéis. Bob não é aquilo o que ela imaginava e agora que ela sabe a verdade tudo pode estar arruinado.

Os contos são curtos, os dois últimos são os mais rápidos, os dois primeiros são os meus favoritos, mas no geral todos os contos foram muito bem escritos e surpreendentes a sua maneira.  A diagramação do livro é perfeita, a capa é toda preta com a escrita fosca, a lateral também é preta o que deixa o livro ainda mais perfeito. Eu fiquei apaixonada com a arte desse livro e tenho certeza que até quem não gosta do gênero compraria o livro pela capa.

Beijos.

14 comentários

  1. Eu só li um livro desse escritor em toda a minha vida e tenho que admitir que pra um medrosa de carteirinha que eu sou este livro vai passar bem longe da minha de desejados kkk Mas que bom que você gosta mana, mas pra mim que realmente não pode ver um filme de terror que já não dormi direito de noite ler esse livro não esta na lista de prioridades. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  2. 1922 é um conto trágico, Gigante do volante mostra vingança e abuso,
    Extensão Justa parece desafiar a ciência e Um bom casamento mostra o arrependimento, 4 contos com temas incríveis, quero conhecer, nunca li nada de Stephen King

    ResponderExcluir
  3. Olá Elen, não tem nada que me encante mais que uma resenha de alguma obra do grande mestre King, gosto bastante do gênero o qual ele escreve e se tratando de contos então, nem se fale.
    Tenho esse livro já faz algum tempinho, mas ainda não tive oportunidade de ler devido a corredia com obras de parceiros, mas depois de ler suas considerações estou pensando seriamente em pega-lo para uma próxima leitura.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  4. Oii Bruna, tudo bem?
    Fiquei completamente chocada porque é a primeira resenha que leio deste livro e como todos sabem esse cara é incrível, sabe causar uma tensão maior a cada página lida, e não foi diferente dessa vez, sua resenha esclareceu algumas dúvidas que eu estava tendo e realmente me interessei pela obra.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. eu amo contos, ainda mais se forem de King hahahaha
    é certeza de colocar esse título em minha wishlist... <3
    pena que não pude solicitar, mas quem sabe eu compre numa oportunidade???
    bjs...

    ResponderExcluir
  6. Não costumo ler muitos contos, poucos foram os livros que li que seguissem esse estilo, mas fiquei curiosa com esse livro. Ouço falar muito bem do autor, mas ainda não li nada dele e preciso mudar isso logo, nunca fui muito de ver filmes de terror, então não sei ao certo se esse livro chegaria a me assustar, já que me aventurei pouco no gênero por falta de interesse, de toda forma cada conto parece ser bem interessante.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá Elen,
    Faz tempo que quero ler um livro do Stephen King, sempre tive a curiosidade de ler, pois só vejo muito comentários bons a respeito, ele é o cara. Mas acho que vou ter que escolher outra obra kkkkk com certeza não estou preparada pra ler esses contos, está muito além da minha zona de conforto, sou uma medrosa assumida. Acho que vou acabar escolhendo outro livro pra conhecer sua escrita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro do King, mas este trecho de sua resenha “Escuridão total sem estrelas é um livro de quatro contos que abordam crimes cruéis que são narrados detalhadamente do início ao fim, sem cortes e sem deixar nada para a imaginação do leitor.” Já foi suficiente para eu querer enlouquecidamente ler. Eu já gosto de contos e macabros, melhor ainda. De todos, o que mais chamou minha atenção, por sua resenha, foi Um bom casamento

    ResponderExcluir
  9. Eu também compraria o livro pela capa!!! Hahaha Já tinha visto o livro, mas sua resenha me deu uma ideia melhor do que é o livro, então agora eu to desejando muito! :D

    ResponderExcluir
  10. Eu amo livros que a lateral é colorida tambem e tudo preto combina muuito com o titulo. Quero mto ler algo king, mas apesar de amar contos nao quero começar por ai, mas vou comprar esse livro com certeza!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Quero muito ler algo do Stephen King, depois de ouvir falar tanto da escrita desse autor fiquei bem curiosa para pegar algo dele para ler e sendo esse um livro de contos fiquei ainda mais interessada pois posso ir conhecendo aos pouco para depois pegar uma historia !!

    ResponderExcluir
  12. Oi Elen.

    Amei a resenha, quero muito conferir essa obra, sou muito fã de livro do gênero, esse me parece ser muito macabro, o que já me deixou bastante animada.
    Gosto muito quando o livro é divido em contos.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  13. Adoro a gênero conto! Esses que você apresenta parece serem muito bons. Confesso que li muito pouco King, apesar de gostar muito do gênero terror. A sua resenha me deixou com vontade de conhecer os contos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ei Elen,
    Vi esse livro na livraria e queria tanto ter levado pra casa comigo, mas a grana ta curta :(
    Amo contos e amo o King e tudo que li dele até hoje foi terrivelmente bom e assustador, mesmo assim não me canso rsrs.

    Jéssica
    Coração Leitor

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...