[Resenha] Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven


Dois jovens prestes a escolher a morte, despertam um no outro a vontade de viver. Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Título original: All the Bright Places
Editora/Ano: Seguinte/2015 
Páginas: 336 
Categoria: Romance, drama 
Skoob

* Livro cedido em cortesia pela Editora Seguinte, selo da Companhia das Letras.


Olá gente!

Essa vai ser uma das minhas resenhas mais difíceis de escrever. Terminei de ler o livro chorando muito, já sou chorona, mas esse livro me fez sentir tantas coisas, nada me preparou para a história de Violet e Finch.

Por Lugares Incríveis nos apresenta a história de Violet e Finch, ambos estudam no mesmo colégio, mas não são do mesmo círculo de amigo, nunca conversaram na vida, resumindo, eles são totalmente os opostos. Um nem mesmo existe para o outro, até que, o destino os unem de uma forma inesperada.

Violet Markey era uma garota com uma família feliz, aluna brilhante, e namorava um dos caras mais populares do colégio. Isso tudo era antes de sofrer um acidente de carro junto com a sua irmã Eleanor, ao qual esta veio a falecer. Não superando essa perda, Violet não via mais sentido na vida, e não tinha ânimo de realizar a mais simples das tarefas do dia a dia. Ia sobrevivendo como podia, contando os dias para a sua formatura, para depois sair da cidade, fugindo dos seus fantasmas.

Theodore Finch é um garoto peculiar, foi apelidado de “aberração” no colégio, após confessar a um amigo que se sentia diferente, com isso diariamente sofria bullying na escola. Ao longo do livro percebemos o seu sofrimento constante, a depressão está bem presente e Finch precisa lidar com a doença sozinho, sua família não enxerga o problema e acha que é apenas uma fase. Filho de pais divorciados, sua mãe sobrevive a uma traição e o pai é um homem violento, ou seja, sua base familiar já era desestruturada. 

Um dia, na torre da escola, Violet sobe no ponto mais alto pronta para saltar e acabar com o seu sofrimento. O que ela não esperava, quando estava tomando coragem para se suicidar, que Finch estava na torre pensando como seria sua morte se pulasse de um lugar tão alto. Ele a salva no dia, mas como várias pessoas os viram lá em cima entenderam que devido a sua fama de ser a “aberração”, o suicida era ele e que Violet o ajudou convencendo a não se pular.

Após esse episódio, Finch tenta se aproximar de Violet e encontra a oportunidade quando o prof. de geografia passa um trabalho para fazer em dupla de visitar os lugares incríveis do estado onde moram, Indiana. Claro que ele dá um jeitinho e consegue ser a dupla de Violet e ela a contra gosto começa a ter mais contato com o “esquisito” do colégio. Com a aproximação, pouca a pouco Violet descobre o verdadeiro Theodore Finch por trás da aberração e Finch pode finalmente ser ele mesmo, com suas dúvidas e medos.

Jennifer Niven foi muito além das minhas expectativas. A autora escreveu um enredo perfeito, cheio de reviravoltas e nada clichê. Em seu livro de estréia, os temas abordados são intensos: suicídio, depressão, bullying, a omissão das pessoas próximas e como uma mente perturbada trabalha preferindo a morte. Apesar de tudo, o livro tem um romance gostoso de ler, a descoberta do amor jovem, e a maneira como Finch conquista Violet com seu jeito único é muito lindo de acompanhar. Por Lugares Incríveis me fez rir, chorar, imaginar como seria os cenários de cada lugar visitado, suspirar de alívio, foi um misto tão grande de sentimentos que mexeu comigo profundamente.

Com a narrativa alteradas entre os protagonista em cada capítulo, a história de Violet e Finch foi uma grande surpresa, mas também melancólica. O livro vai deixar seu coração apertado, ele mostra como o amor pode surgir de um jeito inesperado e que mesmo sendo forte ainda sim pode ser insuficiente para salvar uma mente perturbada. Foi uma história que mexeu muito comigo, fiquei extremamente emocionada e abalada, chorei por um tempo ao terminar e a sensação de perda era grande, senti que tudo era real, que compartilhava dos sentimentos dos protagonistas e eu queria poder tirar aquela tristeza toda de dentro deles.

A edição da Editora Seguinte está perfeita, a capa está com uma arte linda, com páginas amarelas e fonte confortável para leitura, no final temos o mapa de Indiana com os lugares visitados e notas da autora explicando um pouco sobre o tema. 

Já deu para ver que eu gostei muito né?! Realmente recomendo muito a leitura, para aqueles que não tem medo de sentir emoções fortes e se arrebatado por uma história de amor e de superação.

20 comentários

  1. Sua resenha só me deixou ainda mais ansiosa por esse livro, mas um bom tempo que só vejo resenhas que falam de como ele consegue ser emocionante e isso me fez criar expectativas bem altas sobre ele, o que talvez seja meio arriscado. Os temas que ele aborda são bem delicados e estou tentando me preparar psicologicamente para a emoção que esse livro pode causar, ainda mais sabendo como a depressão é por tê-la vivenciado. Violet e Finch aparentam ser dois personagens que tem muito potencial para me conquistar, e se a história por si só é emocionante, acho que pode ser difícil me despedir deles no fim da leitura. Por Lugares Incríveis é um livro que pretendo ler ainda esse ano, se tudo der certo, ainda mais após a sua resenha que simplesmente adorei.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Uma história linda de duas pessoas que precisam de ajuda se ajudando, o começo para ser triste, mas percebo pela resenha que a história tem um desenrolar interessante, falando de temas cotidianos, deve ser um livro sensacional mesmo, quero muito ler

    ResponderExcluir
  3. Oiii, tudo bem????
    Eu já tinha muita vontade de ler este livro. Com a sua resenha, a vontade cresceu ainda mais =D
    Com certeza, vou procurar ler o mais rápido possível. Adoro ser envolvida por esse tipo de história :)
    Claro, que as vezes fico triste um tempão, mas acho que esse tipo de história, também nos ajuda a entender um pouco da nossa vida :3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, deu pra sentir a emoção em sua resenha! Parece ser um livro que marca o leitor mesmo depois de ter terminado a leitura, fiquei interessadíssimo em ler, a capa é mesmo linda. Muita gente fala bem e a premissa me instiga bastante, estou bem curioso com esse livro. Abraços :)

    ResponderExcluir
  5. Oi!!
    A capa desse livro é incrível, tenho muita vontade de ler ele.
    Eu também sou muito chorona e se for ler esse livro já sei que tenho que comprar lencinhos.
    Nossa os personagens são fortes e pelo visto os dois sofrem, por motivos diferentes, mas os dois tem uma vida dramática, já gostei do personagem Finch e quero conhecer toda a história.
    A autora juntou temas pesados, mas pelo visto ela soube trabalhar bem esses temas e conquistar o leitor, agora que li a tua resenha sei que preciso ler esse livro o mais rápido possível.
    Pelo visto o livro te fez ter diversas reações, mesmo sabendo que é uma leitura que faz a gente se emocionar muito e sei que eu vou me emocionar bastante ainda assim quero ler.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Suzzy, eu sabia que a história mexia com quem lia, mas ver que ela te proporcionou tantos sentimentos intensos me deixou bem curiosa para ler.
    Eu jurava que os dois pensavam se suicidar, mas agora quero saber como ficou a aproximação de Finch com Violet.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. oi ^^
    vejo muita gente falando super bem desse livro e morro de vontade de ler, mas ainda não tive tempo de dar uma lida.
    gostei muito da sua opiniões, pelo visto o livro tocou muito você e eu adoro ler livros que nos marcam de alguma forma! Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  8. Nossa, a historia parece ser bem profunda, mostrando quão importantes são as pessoas nas vidas das outras e imagino quão sentimento se tem ao ler a obra. Quero leeer! <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu acho o enredo desse livro maravilhoso, mas eu ainda não consegui achar tempo pra colocar essa leitura em dia. Adoro histórias nesse estilo!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie
    li o livro assim que lançou e lembro de ter adorado mas infelizmente me recordo bem pouco da leitura, espero conseguir ler novamente em breve, a história é maravilhosa e o final apesar de triste é bem marcante, bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Só leio elogios desse livro. Tenho vontade de ler, pois os temas são interessante e muito reais na vida dos adolescentes, mas ainda não tive oportunidade.
    Sua resenha é uma das que mais apresenta o livro de forma muito clara e direta. Legal!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Todo mundo ama esse livro, e eu infelizmente ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Mas pode ter certeza que assim que eu tiver irei ler, pois tenho certeza de que vou amar assim como geral.
    Adorei a resenha!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá, sou doida pra ler esse livro...sempre vejo ótimas resenhas e críticas. Gostei bastante da sua!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  14. Sabe que eu tenho que ler esse livro antes do dia 24 porque vai ter um evento sobre ele na minha cidade e precisa ler esse livro, mas eu não tinha prestado tanta atenção no enredo até ver a sua resenha e ver que o livro tem muito mais a oferecer do que eu imaginava foi uma agradável surpresa para a futura leitora do conteúdo, adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  15. Olá Sussy,
    Esse é um dos livros que mais desejo ler no momento. Desde o ano passado quero ler Por Lugares Incríveis, e agora com essa resenha que já me deixou envolvida com os personagens e com a drama criada pela autora, fez com que eu adicionasse como a próxima leitura, não vou resistir de ansiedade. Adoro livros que trazem histórias cheias de emoção, e esses temas abordados são bem intensos mesmo, tenho certeza que também vou ter misto grande de sentimentos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Esse é um livro difícil de descrever mesmo. Mas você conseguiu passar a ideia do que se sente ao ler. É um história tão bonita e delicada, intensa e que faz você sentir. Fiquei de coração apertado com o final, chorei como uma boba. É um desses livros que você fica arrasado com os acontecimentos e sente uma angustia... como se fosse tudo de verdade. É lindo, vale a pena a leitura e mexe mesmo com a pessoa. Muito bom.

    ResponderExcluir
  17. Esse livro é maravilhoso. Li no ano passado durante minha viagem para Buenos Aires. Como chorei! História linda demais. A autora é muito sensível. Nem acredito que ela vai vir para a Bienal.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi! Parece ser um livro muito lindo, tocante e emocional. Vou deixar pra comprar na bienal de sp pra autora poder autografar(uhuuul). To bem ansiosa! e a capa é muito linda e diferente, gostei :D

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Assim que esse livro lançou fiquei bem interessada na historia mas acabou que não li e lendo a resenha voltei a ficar interessada em ler Por Lugares Incríveis, gostei muito do livro que parece lindo e emocionante por essa amizade que se forma entre a Violet e Finch, se tiver oportunidade quero muito ler !!

    ResponderExcluir
  20. Oi Sussy.

    Minha amiga está me infernizando, para ler esse livro, mas confesso que nem cogitei ja que o último livro que ela me indicou foi, por Proibido da Tabita Suzuma,o que por sinal me destruiu.
    Fiquei muito curiosa para saber como vai ser o desenrolar dessa trama, é triste saber as consequências de fazer algo sem pensar.
    Irei ler com toda certeza.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...