Especial Dia das Bruxas - História





Hoje é 31 de outubro, data em que se comemora o Halloween!

Essa é uma festa que importamos, em especial dos Estados Unidos, e é uma comemoração que se faz muito presente na vida norte americana, e portanto na ficção. E como eu adoro ficção sobrenatural, resolvi fazer um especial Dia das Bruxas! Hoje vou falar um pouco sobre a data e sua história e amanhã teremos um Top 5 Halloween na ficção! Não percam!!!!


Um pouco de história: 31 de Outubro, Halloween


O Halloween é evento comemorado no dia 31 de Outubro de cada ano e é tipicamente celebrado com festas e vestimentas de fantasias, filmes de terror, guloseimas ou travessuras e esculturas em abóbora. Acredita-se que na passagem dessa noite, as almas saem de seus túmulos e partem pelas ruas amedrontando todos aqueles que estão por perto. 

Trata-se de um evento tradicional e cultural dos países anglo-saxônicos, como Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, e que teve origem em celebrações de povos antigos. 

A celebração do Halloween tem duas origens que se foram misturando no decorrer dos tempos: uma origem católica e outra pagã, embora ao certo ninguém saiba bem de onde veio.

A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. 

A origem católica tem a ver com o Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro. Como toda grande festa, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que preparava a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".

Na sua origem, o halloween não tinha relação com bruxas, era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, uma festa dos druidas. A relação com as bruxas teria começado na Idade Média quando das perseguições e julgamentos pela Inquisição, nos quais condenavam homens ou mulheres à morte por serem apontados como bruxos ou bruxas. Eram então queimados na fogueira.

O Halloween de hoje, pouco tem a ver com as suas origens. Na celebração atual, são usados muitos elementos em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros acessórios estão repletos de alusões a bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros.


Halloween no Brasil

O halloween no Brasil é chamado de Dia das Bruxas. 

O dia das bruxas se infiltrou em nossas comemorações de forma tímida. Apesar de sua pequena influência, pode ser vista em escolas, clubes, casas noturnas e shoppings centers de várias cidades, mas como dito anteriormente, não adquiriu força expressiva já que nem o folclore local é efetivamente comemorado. Aqui, é mais uma moda jovem, uma oportunidade de se realizar festas temáticas e se fantasiar, do que uma comemoração mais séria.

Muitos nacionalistas dão créditos à influência do imperialismo cultural americano à vinda do halloween, e alguns brasileiros localizados em São Luiz do Paraitinga cidade paulista, decretou o dia 31 de outubro como o dia oficial do Saci Pererê em protesto à inclusão do Halloween. A maioria das manifestações critica a posição dos brasileiros em importar a cultura americana já que o país tem grande diversidade folclórica que não é aproveitada e comemorada.





E para quem acha que acabou, tem mais! Estou preparando um Top 5 Dia Das Bruxas para mais tarde. Não percam.

7 comentários

  1. hey Bruna,

    Legal esse post sobre o Halloween. Como as tradições se fundem né? rsrs
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Essa moda jovem podia se tornar algo mais sério!!!
    Ia adorar viver em um país que decorasse as casas com enfeites de halloween como se fosse natal!!
    Adoro festa a fantasia, vou em todas que posso hahaha
    Eu vi seu blog, lá no grupo blogueiros literários. Resolvi seguir e curtir os blogs que estão lá na divulgação, porque acho que assim vai ser mais legal minha participação no grupo, conhecendo todo mundo e tal :D
    Beiijos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Bru! ^^
    Eu gosto do Halloween e queria que ele fosse realmente celebrado aqui no Brasil. Já pensou sair nas ruas ganhando gostosuras?? Enfeites de abóboras por todo lugar?? Seria lindo! :)

    Eu achei uma bobeira criarem o 'Dia do Saci'. Foi uma forma que eles conseguiram pra fazer as pessoas gostarem ainda menos da cultura nacional. Imposição nunca funciona.
    Eu gosto das lendas nacionais, sou apaixonada nas histórias do Monteiro Lobato exatamente por ele explorá-las bastante, mas obrigar alguém a trocar uma coisa por outra raramente traz bons resultados.

    Feliz Halloween para você!
    Beijusss;

    P.S.: Tem post novo lá no blog!
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. OMG, eu amei esse post... Sinceramente, concordo com a Helaina_One...

    Eu realmente amaria sair pelas ruas e me sentir dentro de um filme dos EUA... Sério, eu adoro esse dia, e acho que deveríamos nos esforças mais para tornar um dia marcante também na nossa cultura...

    E quanto ao dia do Saci, nada contra... Mas poxa, não podia ser em outro dia? Acho que temos que ter a mente aberta tanto para nossa cultura quanto para as estrangeiras...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com
    PS: te vejo lá no meu cantinho, né?

    ResponderExcluir
  5. Muito bem o especial Brunhinha no colégio da Bella por ser bilíngue eles fazem a festa fantasia e tudo mais, não podemos esquecer o dia do Saci nosso Brasileirinho!
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  6. oi gente, obrigada pela visita e que bom que gostaram do breve especial. Eu também adoro festas a fantasia, e ia ser bem legal mesmo uma festa típica de dia das bruxas aqui
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Bru, acho que no Brasil as pessoas estão cada vez mais comemorando essa festa.
    Acho divertida, principalmente pelas festas à fantasia.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...