30 de Janeiro - Dia da não-violência


Hoje, 30 de janeiro é o dia da Não-Violência.


Proclamada pela ONU, essa data homenageia Mohandas K. Gandhi, líder indiano fundador do movimento de não-violência, assassinado em 30 de janeiro de 1948.

Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi (Mahatma significa "A Grande Alma") nasceu em 2 de outubro de 1869 e foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.

"A não violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. É uma arma para os bravos."
Mahatma Gandhi

Esse princípio do é frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", e inspirou grandes nomes na luta pela democracia e combate ao racismo, como Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela.

"Só podemos vencer o adversário com o amor,
nunca com o ódio."
Mahatma Gandhi

Estudou direito na Inglaterra, e trabalhou como advogado na África do Sul, onde começaram suas ações de protesto não-violento contra o racismo. Ao retornar a Índia iniciou a luta pela independência de seu país, que era colônia britânica, independência essa, conquistada em 1947.

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."
Mahatma Gandhi

Foi assassinado a tiros no dia 30 de janeiro de 1948, por Nathuram Godse, um hindu radical que responsabilizava Gandhi pelo enfraquecimento do novo governo ao insistir no pagamento de certas dívidas ao Paquistão.
Apesar de ter sido indicado cinco vezes entre 1937 e 1948, nunca recebeu o prêmio Nobel da Paz. Décadas depois, no entanto, o erro foi reconhecido pelo comitê organizador do Nobel.

"As gerações por vir terão dificuldade em acreditar que um homem como este realmente existiu e caminhou sobre a Terra." Albert Einstein





Fontes:

Um comentário

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...