7 de Janeiro - Dia do Leitor


Hoje é 7 de janeiro
Hoje é dia do Leitor

Ler um livro é para o bom leitor conhecer a pessoa e o modo de pensar de alguém que lhe é estranho. É procurar compreendê-lo e, sempre que possível, fazer dele um amigo.”
Hermann Hesse

O leitor, na teoria literária, é uma das três entidades da história, sendo as outras o narrador e o autor. O leitor e o autor habitam o mundo real. É função do autor criar um mundo alternativo, com personagens e cenários e eventos que formem a história. É função do leitor entender e interpretar a história. Já o narrador existe no mundo da história (e apenas nele) e aparece de uma forma que o leitor possa compreendê-lo. (Wikipedia


[A Coisa]
A gente pensa uma coisa, acaba escrevendo outra e o leitor entende uma terceira coisa... e, enquanto se passa tudo isso, a coisa propriamente dita começa a desconfiar que não foi propriamente dita.
Caderno H, Mário Quintana


Para nós leitores não há nada melhor que interpretar a nossa maneira o que lemos. Muitas vezes, ao ler uma entrevista ou comentários de um autor percebo que a forma que interpretei seus escritos é diferente daquilo que ele desejava dizer. Essa é a grandeza que a leitura nos proporciona, a possibilidade de múltiplas percepções, o diálogo entre o escrito e diversos leitores, e o enriquecimento e conhecimento que estes escritos nos trás.




A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.
Carlos Drummond de Andrade


Somos leitores, somos sonhadores, somos viajantes do mundo literário. Alguns mais compulsivos e viciados do que outros, mas todos felizes por sermos assim.




Bom ótimo Dia do Leitor para todos nós!





Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...