[leitura comentada] Dreamless, Josephine Angelini

Série Starcrossed, de Josephine Angelini
Livo 2: Dreamless


Sinopse: Como a única descendente que pode entrar em Hades fisicamente, Helen desce ao Mundo Inferior em busca de uma maneira de derrotar as Fúrias e terminar com o ciclo de vingança que amaldiçoou os descentes. Mas ela está correndo contra o tempo. Cada descida enfraquece tanto sua mente quanto seu espírito. Um estranho misterioso pode ser sua única salvação, mas o preço pode ser o seu amor por Lucas Delos.
Quando um inesquecível triângulo amoroso surge saga de Josephine Angelini torna-se cada vez mais complexa e fascinante. A tão esperada sequencia do best-seller internacional Starcrossed, Dreamless chega com um enorme impacto emocional que vai deixar os leitores satisfeitos e ansiosos por mais.
(sinopse traduzida livremente pelo Mundinho, original no Skoob)




Gênero: YA / Ficção
Lançamento EUA: 29 de maio de 2012
Nota (Skoob): 5/5  + Favorito!


O livro é o segundo da trilogia Starcrossed. A saga conta a história dos descendentes de deuses gregos e o ódio entre os 4 clãs existentes que já dura séculos, e é composta pelos livros: Starcrossed (2011),  Dreamless (2012) e Goddness (previsto para lançamento nos EUA em maio de 2013).
No Brasil o 1º livro, Predestinados (Starcrossed), foi publicado pela editora Intrínseca em julho de 2012 (para ler a Leitura Comentada de Predestinados, clique aqui). Dreamless, entretanto, ainda não tem previsão no país ou título em português definido. 


Leitura Comentada - Minhas opiniões sobre o livro

Demorei, mas finalmente vim falar de Dreamless,que inclusive foi o primeiro livro que eu li esse ano, e esperava ter tido tempo de falar dele aqui antes, rs.

Gostei muito deste livro. Acho que segue bem o estilo e ritmo do primeiro, com ação, suspense, drama, romance. Mas é muiiiiiito melhor que o primeiro, sério, não é exagero.

Dreamless significa 'sem sonhos' em português, o que realmente tem tudo a ver com o que vem acontecendo com a Helen. O livro continua exatamente do final do primeiro. Com Helen descendo ao Mundo Inferior todas as noites durante seu sono, em busca das Fúrias, numa tentativa de terminar com o ciclo de sangue e vingança que persegue os Descendentes, e lutando contra seu amor e atração por Lucas.

Deu muita dó do Lucas e da Helen, porque além de apaixonados, eles eram como pilares emocionais um do outros, e se viram obrigados a se afastarem, em uma tentativa de reprimir seus sentimentos. Uma das consequências do afastamento dos dois foi aumentar ainda mais o estresse, cansaço e peso sobre a Helen, porque ele era a única coisa que fazia ela se sentir um pouco melhor após uma noite de sofrimento eterno no Mundo Inferior.

Um olhar de Lucas e ela se sentiu mais forte. Viva novamente. Ela podia ouvi-lo rindo para si mesmo enquanto caminhava, quase presunçoso, como se soubesse exatamente o quanto ele a afetava. Ela riu, também, sacudindo a cabeça para si mesma. Então ela viu Jason.
Andando alguns passos atrás Lucas com Claire ao seu lado, Jason tinha visto a troca toda. Sua boca era uma linha de preocupado, e seus olhos estavam tristes. Ele balançou a cabeça para Helen em desaprovação e ela olhou para baixo, sentindo o rosto queimar de vergonha.
Eles eram primos, Helen sabia disso. Flertar era errado. Mas isso a fazia se sentir melhor quando nada mais podia. Ela tinha que passar por tudo isso, sem nem sequer o conforto de um sorriso de Lucas?
Dreamless (traduzido do ebook pelo Mundinho)

Esse afastamento também teve repercussões negativas sobre Lucas, trazendo a tona um lado mais sombrio dele, tornando-o mais irritadiço, violento e mesmo cruel, mas também muito, muito mais poderoso.

Eu já tinha gostado da Helen no primeiro livro, e nesse livro esse sentimento se reforçou e cresceu, porque ela não faz o tipo vítima que deve ser protegida e resgatada, apesar de que em vários momentos realmente precisou de ajuda e muita! Tadinha! Sério, ela sofre demais, e passa por muitas coisas. Então minha admiração por ela cresceu muito, mesmo quando ela tomava certas atitudes que não foram as mais acertadas, porque a missão dela nesse livro era quase impossível e potencialmente suicida, e em na maioria das vezes ela só podia contar com ela mesma.

E por causa da Helen, tive muita raiva de várias atitudes dos seus amigos. No primeiro livro vemos ela sempre muito próxima da Claire e Matt, e criando uma relação bacana com os Delos, mas em Dreamless, quando ela mais precisava de apoio, senti que ela estava sozinha. O Lucas foi obrigado a se afastar dela para ajudar que ela o esquecesse. O Matt estava sempre com a Ariadne. A Claire como o Jason, mesmo quando era visível que que a amiga precisava mais dela do que o novo namorado. Por falar em Jason, ele ficava sempre tratando a Helen mal sem motivo (porque o motivo dado no livro depois não justifica as atitudes dele, pelo menos pra mim). E quanto a Cassandra, bem, essa era outra que está ficando cada vez mais perdida em sua própria mente e não é uma boa opção de ombro amigo, já que ela mesma precisava desse ombro. A única pessoa que realmente permaneceu ao lado da Helen foi o Hector, e olha que é o que está física e geograficamente mais afastado!

Em meio a isso, quanto a Helen já está quase desistindo de estafa, solidão e desespero, aparece Orion! Um descendente poderoso, herdeiro de duas casa que conseguiu meios de descer fisicamente ao Mundo Inferior e ajudar Helen em seu missão.

Apesar de eu estar cansada de triângulos amorosos nos livros YA, eu confesso que curti o Lucas/Helen/Orion, porque achei justificável. Isso porque a Helen e o Lucas realmente acreditavam que não poderiam ficar juntos, tipo, em hipótese alguma, por serem primos. Então não vi como traição quando ela começou a se sentir atraída pelo Orion, até porque o Orion é um fofo, super corajoso, engraçado e que apesar de ter tido uma vida miserável e sofrida, não se tornou amargo. O impedimento desse relacionamento seria, como colocou Hector, o fato de Orion ser herdeiro de duas casas, e Helen de uma terceira, e essa relação uniria 3 das 4 casas. Mas considerando a barra pesada que ela tava enfrentando no Mundo Inferior, a solidão que sentia durante o dia junto aos amigos, e o desespero e culpa por tentar esquecer seu amor por Lucas e não conseguir, não condeno a Helen por ter se permitido aproximar um pouco do Orion.

As questões mitológicas estão mais fortes e presentes nesse livro. Aqui temos contato com vários deuses (tipo, deuses de verdade!!!), o que não há no primeiro livro, que apenas mencionava esses deuses. Adorei a forma como foi descrito Hades, o Mundo Inferior, porque foi bem fiel as lendas gregas, nas quais o Mundo Inferior aparece como um lugar com vários faces, como terrenos distintos, com funções distintas. E fomos conhecendo estes lugares junto com a Helen. (preciso ler o livro em português logo, porque acho que acabei perdendo algumas coisa por causa de nomes que não consegui reconhecer, rs). E confesso que adorei o deus Hades, não o imaginava assim, um cara até gentil, rs.

Assim como no primeiro livro, muitos dos problemas e perigos poderiam ter sido evitados com uma coisinha simples chamada diálogo! Sério, um monte de coisa não teria acontecido se as personagens conversassem mais, se abrisse e expusessem o que andava acontecendo. Mas essa ausência de diálogos cruciais é o que permite o enredo correr da forma como correu, e o final do livro foi espetacular! Conseguiu me deixar enlouquecidamente enlouquecida pelo próximo livro. O terceiro e último livro da saga, Goddness, será lançado nos EUA em maio deste ano, e já está na minha listinha de aquisições na versão kindle, da Amazon, porque não vou conseguir esperar o livro impresso ou traduções, rs.

Recomendo muito essa série!


Agora, ATENÇÃO: SPOILERS!!!!!!


Bom, isso é mais um desabafo do que comentários sobre o livro, rs. Qual é a da mãe da Helen???? Eu acho que ela é má, e que será a grande vilã da história. Vamos ver se não estou viajando muito:

Os fatos:
- Ela mentiu ao dizer que a Helen é filha de Ajax, e consequentemente prima de Lucas. Pra quem tinha alguma dúvida sobre isso após ler predestinados, isso ficou claro em Dreamless.
- Ela manipulou Creon para ele matasse Pandora, em Predestinados.
- Ela é a líder dos Vadios (filhos de descontentes de duas casas distintas) e dos banidos, ou seja, tem poder e influência pra caramba, além de um monte de leais seguidores!
- E foi ela quem aproximou Helen de Orion.

Que Dafne realmente amou Ajax e quer matar Tantalus (????????) não ha dúvida. Ela inclusive alega ter feito uma promessa de sangue, que significa que se ela não matar Tantalus, é ela quem vai morrer. Será então que essas são as verdadeiras razões para as atitudes dela?

Minhas teorias:

Desde Predestinados que venho desconfiando dela, e não sou só eu, a Helen também não confia na mamãezinha!!!

Acho que a Dafne queria que o pacto entre as casas fosse quebrado e os Deuses do Olimpo, libertos. Só não consegui pensar no porquê ainda.

Então por que ela mentiu dizendo que Helen e Lucas são primos, sabendo que eles se amavam profundamente? Acho que foi para aproximar Helen de Orion. Ela sabia que Helen não olharia pro lado, nem mesmo pra um gato de abalar o quarteirão, como Orion, se ela estivesse em um relacionamento com Lucas. E ela conhece tanto a Helen quanto o Orion, sabe que além de lindos de morrer, os dois são almas perdidas e solitárias. O Orion pela criação que teve, e Helen por tudo que veio passando, por estar afastada do Lucas, o que também a afastou um pouco da família dele. Era algo esperado que Orion e Helen se aproximassem e desenvolvessem sentimentos um pelo outro depois de passarem longas horas lutando no Mundo Inferior.

Mas para conseguir quebrar o pacto entre as casas era preciso uni-las, as quatro. Bom, Helen e Lucas são herdeiros de um casa, cada, e Orion é herdeiro das outras duas. Os dois se apaixonaram por ela, fariam qualquer coisa para protege-la caso necessário, inclusive se unirem. "As quatro casas em três herdeiros", como previu a profecia da Cassandra. E no final do livro a própria Helen teve a sensação de que a mãe pareceu feliz com o que aconteceu (a libertação dos deuses do Olimpo).

Li a sinopse do próximo livro, Goddness, na qual fala que Cassandra irá ver que há um traidor entre eles, e os Delos desconfiarão de Orion, mas eu aposto na Dafne. To louca por esse livro, e quero ver como o pessoal vai conseguir se virar tendo vários deuses poderosos com acesso livre à Terra, rs. E vocês repararam o quanto a Helen, Lucas e Orion são e estão ficando poderosos??? Acho que essa é a chave para enfrentar os deuses do Olimpo, e to louca pra ver a guerra que será travada!

Bom era isso, espero que tenham gostado e não se entediado pelo tamanho do texto, rs. Acho que me empolguei um pouco, mas é que realmente gostei do livro.



16 comentários

  1. Meu Deus, já li tantas resenhas e to ficando louca de curiosidade para ler e a sua acabou de completar a minha ansiedade. E realmente ODEIO triângulos amorosos porque eu sempre fico com raiva do cara que eu não quero que a mocinha fique, mais pelo jeito esse vai ser bom mesmo!
    Ou se você puder me enviar o livro em inglês mesmo para eu ler ficaria grata, obrigado desde já.
    E-mail: nathalia-bueno_@hotmail.com
    PS: Sucesso pra você sua resenha foi mais do que ótima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathalia, eu também to cansada de triângulos, mas o desse livro realmente funciona legal, e vou ser sincera que eu estou até indecisa entre qual dos dois prefiros, porque tanto Lucas quanto Orion são ótimos, rs.

      Quanto ao livro, o meu está no meu aparelho kindle. E eu também prefiro não repassar livros, porque pretendo conseguir parcerias com editoras futuramente, e não fica legal. Mas quando eu souber, posso indicar algum grupo de tradução, o que infelizmente não sei no caso de Dreamless. Desculpa por isso, mas espero que entenda.

      bjus

      Excluir
    2. Sem problemas, entendo a sua parte e fico feliz por ter respondido. Obrigada mesmo assim!
      Bjs.

      Excluir
  2. Muito obg!! Adorei oque voce escreveu. Estou louca pelo livro, sabe quando o segundo livro vai chegar no brasil? Voce acha que ainda e nesse ano?

    ResponderExcluir
  3. Verdade, não tem nenhum data prevista para chegar aqui? To louca por uma continuação desde ano passado hahahaha

    ResponderExcluir
  4. não há previsão de lançamento dos livro 2 e 3 no Brasil, mas a editora Intrínseca já disse que está negociando os direitos, :)

    ResponderExcluir
  5. Você tem o e-book em ingles tb? Sua resenha foi otima.... estou querendo ler ele .... Se tiver poderia mandar em arethacarandina@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, tudo bem?
      é contra a política do blog disponibilizar ebooks. O meu comprei na amazon, ta super em conta, mas só em ingles por enquanto

      Excluir
  6. alla fine Helen chi sceglie tra Lucas e Creon? urgente

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro e estou louca pra ler o próximo, o que me deixou curiosa nesse livro foi o fato dos deuses gostarem da Helen e a Perséfone falou que talvez era ela que tinha que fazer reverencia e fica chamando ela de princesa e o Hades chamou ela de sobrinha então quem realmente é a Helen?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligia, o próximo é muito bom! Agora sobre sua pergunta, vou falar só a segunda, pq não é exatamente um spoiler. Não fala claramente, mas creio o Hades a chama de sobrinha porque ela é descendente de Zeus, seu irmão, e portanto seria como uma sobrinha para ele.

      Excluir
  8. ola.. gostaria muito de ler este livro.... Mesmo sendo em inglês, mas de preferência em português, rs.
    Se não for muito incomodo, gostaria de lhes pedirem que me mandassem por email o meu e aninhaszurlan@hotmail.com ou hiorhanaszurlan@gmail.com.
    desde ja obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Ana, tudo bem?
      Não poderei atender seu pedido do livro, o meu é a versão kindle, que comprei na Amazon e está no meu aparelho. E em todo caso, é contra a política do blog repassar ebooks de livros, devido a questão de direitos autorais. Com certeza esse livro deve estar disponível na internet, mas eu não posso repassar. Espero que compreenda
      abraços

      Excluir
  9. Quando vai sair o 2 livro no brasil?

    ResponderExcluir
  10. Meus Deus!!! Quero muito ler a continuaçao do primeiro livro,to ficando louca pq nao encontro

    ResponderExcluir
  11. Eu queria saber aonde eu compro esse livro em português?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...