[leitura comentada] Trilogia Cinquenta Tons de Cinza


Cinquenta Tons de Cinza - Um fenômeno mundial
de E. L. James


Bom, depois de muito enrolar, finalmente resolvi falar da trilogia Cinquenta Tons de Cinza, o romance erótico do momento! Por já ter meses que li a série, não vou fazer uma leitura comentada de cada um dos livros, pelo menos por enquanto (\o/). Vou tentar fazer aqui uma apresentação da série como um todo e comentar um poucos o que achei de pontos positivos e negativos.

Bem, vamos começar pelo começo. Acho que todo mundo já leu esses livros (pelo menos o primeiro), e quem não leu com certeza já ouviu falar e sabe do que se trata. Os livros abordam o relacionamento entre o ricaço Christian Grey e a recém formada Anastácia Steele, temperado com muito sexo e um quê de BDSM. (Sinopses aqui)

Definitivamente não dá pra negar que é uma boa série, bem escrita e que a autora pesquisou bem os temas abordados e locais onde se passa a narrativa (isso porque ela não conhece pessoalmente a maioria desses lugares). Mas, e com M maiúsculo, a série não é la essa coca cola toda não!

Eu li os três livros antes do lançamento no Brasil, no momento do boom mundial, rs, (vicio por leitura, conta na amazon e curiosidade fazem isso!). Mas confesso que não li 100% dos livros, porque foi ficando muito repetitivo e cansativo. O 1º eu li todo, e gostei muito, só achei as cenas de sexo exageradas em quantidade de páginas, duração, e tudo mais, mesmo pra um erótico. Do 2º livro devo ter lido uns 70%, porque já tava sem paciência com a Ana (já falei que detestei a personagem??? rs) e seus dramas interiores, mas eu realmente adorei o Christian e queria conhecer a história dele, seus traumas e tals. Já do 3º, não devo ter lido nem 50%, pulei páginas pra ca-ram-ba!!!! Achei esse livro desnecessário, porque toda a trama que surgiu no primeiro fechou no segundo. Pra mim, só precisava de um belo epílogo no final do segundo livro, e a série teria ficado bem melhor, mas, fazer o que! (acho que por isso que demorei a falar desse livro, porque tenho, tipo, muiiiitas críticas, rs).

Então, apesar de bem escrito, com uma história legalzinha, 50 Tons não foi, nem de longe, um dos melhores livros que já li, e nunca o consideraria uma obra prima ou exemplo de originalidade. Na verdade, ele se assemelha muito com os já tradicionais e conhecidos Romances de Banca (que apesar de um bom entretenimento, não são exemplos de complexidade ou sucesso). E talvez por isso até hoje eu esteja sem entender o porquê de tanto bafafa com esses livros. E, apesar de ter adorado o Grey, a Anachata entrou pro topo da minha lista de mocinhas chatas. Sério, gente, até agora não entendi como o Grey deu conta dela, ela é muito chaaaaaaaata!!!!

Pra quem não conhece a origem da trilogia, ela nasceu de uma fan fiction (1) de Crepúsculo chamada Master of the Universe, que fez o maior sucesso na internet, a ponto de atrair a atenção de uma editora. Eh mulher sortuda essa E. L. James! E acho que aí começou minha birra com o livro. Não me entendam mal, eu adooooro fanfics, e já li um monte, e inclusive algumas muito melhor do que muitos livros por aí. Mas acho que uma coisa é inspiração e influência, outra é plágio, e esse livro tem várias passagens praticamente idênticas as de Crepúsculo. Eu, no lugar da autora, teria dado uma repaginada geral na fanfic antes de lançar como livro. E no lugar de Stephenie Meyer (autora de Crepúsculo) teria entrado com um belo processo de plágio. Quem quer dar umas boas risadas com isso, recomendo que leiam o texto 50 Tons de Semelhança, de Martinha Fagundes, muito bom!

O livro aborda o polêmico tema BDSM(2), mas essa abordagem não me convenceu. Alias, essa questão pra mim foi outro ponto fraco, porque a autora se propôs a apresentar um relacionamento BDSMico (rs, não riam da minha expressão, vi em vários lugares assim, rs), mas na verdade acabou distorcendo um pouco as coisas ao considerar o tema como uma doença, transtorno sexual e perversão. A própria Ana usa palavras do tipo para definir o Grey: doente, pervertido, louco, etc.

Eu já li romances que realmente são sobre relacionamentos BDSM, assim como li relatos de algumas Submissas e simpatizantes pela internet, e a minha conclusão é que para uma pessoa ter preferencia por este estilo de vida (porque é um estilo de vida, não perversão), ela não precisa ter passado por traumas psicológicos, físicos ou sexuais. Pessoalmente, eu não encararia, mas respeito e não acho que deveria ser tratado dessa forma preconceituosa.

Mas, mesmo assim, acho que o livro, com seu estrondoso sucesso, foi um marco, por dois motivos: colocou a discussão sobre literatura erótica em pauta e pode ajudar outras autoras de fanfics a lançar seus livros.

A literatura erótica já existe faz muito tempo, e bota tempo nisso. Mas até hoje há preconceito, um tabu, e quem lê fica caladinho na sua. Eu mesma já li vários livros do gênero (alias, qual gênero eu não leio??? rs), e sempre ficava na minha, porque sei que as pessoas olham torto pra gente. Com 50 Tons isso foi exposto para o mundo todo, e inclusive pessoas que criticavam a beça esse tipo de leitura se renderam e muitos se apaixonaram pela história.

Acho que foi pelo fato do livro romantizar bastante a relação entre Grey e Ana. Digo isso porque conheço algumas pessoas que amaram 50 Tons, acharam o melhor livro do mundo, etc, etc, etc, mas se horrorizaram com Toda Sua (sinopse aqui), dizendo que o livro é vulgar, baixo e o escambau. Bom, creio que isso aconteceu justamente por 50 Tons ser mais romântico, enquanto em Toda Sua, Sylvia Day não teve medo de usar e abusar de palavras de baixo calão e literalmente rasgar o verbo, porque no mais, as histórias são bem parecidas (embora eu considere Toda Sua muito melhor e goste da Eva, rs).

Mas não pensem que por ser mais romântico, 50 tons pegue leve na linguagem não, meus amores!
Fonte da imagem: site Sobre a vida
Sério! Tem cenas que dá um calor!!! rs. E nesse quesito, tiro o chapéu pro pessoal da Editora Intrínseca, porque a edição nacional está cheia de palavrões e realmente dá nomes aos bois na hora do rala e rola dos protagonistas.

Sem falar em Christian Grey, que em minha opinião foi o ponto mais alto do livro! Apesar de aparecer como um Edward Cullen mais maduro e vivido (e olha que cronologicamente ele tem idade pra ser tipo tataraneto do nosso vampirinho), achei o personagem muito bem construído e com uma personalidade própria, que não se prendeu tanto a sua fonte de inspiração, como Ana se prendeu a Bella Swan. Com uma personalidade forte e marcante, vamos acompanhando o jovem milionário embarcar em seu primeiro relacionamento, digamos, “normal”, e a se apaixonar pela primeira vez. Ele é loucão, possessivo, ciumento, mandão, e etc, mas eu (e mais uma cambada de mulheres ensandecidas) queria um pra mim!!!! Sério, ele me fascinou, e simplesmente amei os capítulos extra que tem no final do último livro com algumas cenas sobre o ponto de vista dele, principalmente a que mostra um natal quando ele era criança #quasechorei#.

Outra questão é que esse sucesso todo de 50 Tons pode ajudar a divulgar o trabalho de outros autores de fanfics. Como leitora assídua de fanfics há uns 15 anos (Nuuuuu), eu já vi várias autoras publicando livros, mas nunca tinha visto uma fazer sucesso nessa escala. Os lançamentos eram bem limitados, mais locais, e eu mesma deixei de ler vários desses livros porque nunca chegaram ao Brasil e ainda não existia venda online de ebooks. Agora vejo outros livros surgindo no mercado nacional derivados de fanfics. Talvez isso não tenha nada a ver com 50 Tons, e sim com a força da internet, que aumenta o alcance dessas fics. Mas o fato é que recentemente vi mais de uma fic, a maioria de Crepúsculo também, rs, surgindo, crescendo e faturando. Um exemplo é O Inferno de Gabriel de Sylvain Reynard.

E descobri há poucos meses que uma das melhores fanfics que eu já li também está sendo publicada, a trilogia BDSM de Tara Sue Me: The Submissive (A Submissa), The Dominant (O Dom) e The Training (O Treinamento). Sério, quem não leu essa série, leia! Eu li já faz uns 2 ou 3 anos, quando a autora ainda tava escrevendo a fanfic (fui acompanhado em tempo real, pirando a cada capítulo e roendo as unhas quando ela demorava mais de uma semana pra postar um novo). Essa também era um fanfic de Crepúsculo, e amei. Alias, antes de conhecer 50 Tons, quando soube que uma fanfic de Crepúsculo sobre BDSM tinha virado livro e tava bombando nos EUA e Europa, pensei que fosse essa e vibrei horrores, porque a história é muito boa (e essa sim é BDSM de verdade, sorry E.L. James!).

E parece que o filme baseado no livro finalmente vai deslanchar, e já não era hora, porque ta enrolado pra caramba! Segundo notícias do Portal 50 Tons, a Universal anunciou que o filme deve ser lançado ainda esse ano! Esse eu quer ver mesmo! Porque gostei da história, só não gostei da Ana, e como o livro é em primeira pessoa, tive que engolir ela com sua Consciência freira, Deusa Interior looucona, e chiliques por tempo demais.

Mas eu me pergunto, como esse filme vai ser lançado esse ano se nem o elenco foi definido ainda??? Hein, hein??? Eu estou totalmente no time da enlouquecidas Matt Bomer pra Grey! Sério, que gato é esse? Eu acho que ele seria perfeito pro papel, e morro de raiva de quem fala que ele não serve por que é gay, #ohmentepequena!#. Outra opção aceitável seria o meu gathenho querido Ian Somerhalder, oh la em casa!!!!

Meus favoritos para Christian Grey
Fonte das imagens originais: IanMatt

Pra interpretar a Ana, desde o início quis a Alexis Bledel, que apesar de ter mais de 30 anos tem uma carinha de menina.



Minha favorita para Ana
Fonte da Imagem

Inclusive alguns fãs fizeram um trailer do filme com Alexis e Matt como protagonistas, vejam como ficou perfeito!



Agora eu vou indo, e espero (muito, muito, muito mesmo) que quando finalmente definirem o elenco, que o ator escolhido para ser o Grey esteja a altura do personagem e seja muito gato e gostoso, rs.

bjus

(1) Fan fiction - "ficção criada por fãs", também conhecida pelas abreviações fanfic ou fic. Trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial dos animes, séries, mangás, livros, filmes ou história em quadrinhos a que faz referência, ou uma história inventada por eles. (eu pretendo fazer uma postagem sobre fanfics, porque tem algumas muiiiito legais das quais gostaria de falar). (fonte Wikipédia)
(2) BDSM - BDSM é um acrónimo para a expressão "Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo" um grupo de padrões de comportamento sexual humano. O BDSM tem o intuito de trazer prazer sexual através da troca erótica de poder, que pode ou não envolver dor, submissão, tortura psicológica, cócegas e outros meios. Por padrão, a prática é provocada pelo(a) Dominador(a) e sentida pelo(a) Submisso(a). (fonte Wikipédia)

7 comentários

  1. Sobre este novo fanfic que virará livro (a trilogia BDSM de Tara Sue Me) você sabe se tem previsão para o livro em português???

    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia Mayara. Eu acho que ainda não há previsão. Pelo que vi, o livro ta sendo lançado nos EUA em formato ebook, e teria que esperar ver se faz sucesso antes de chegar aqui, triste! Mas é um ebook que eu vou comprar com certeza, até pq tem muito tempo que li a fic, e quero ver o que mudou no livro, rs. Apesar de que além de descrição física e uma ou outra coisinha de personalidade dos personagens de Crepúsculo, a autora não usou mais nada. Sei que já tem na Amazon, e pra quem curte o gênero, vale muito a pena.

      Bruna

      Excluir
    2. oi onde eu acho para ler ???se vc tem teria como me mandar? desde ja garta!!
      pam_magri@yahoo.com.br

      Excluir
    3. Oi, tudo bem? Essa fic não está mais disponível na internet. A autora, Tara Sue Me, tirou dos sites quando decidiu publicar a série. Mas o 1º livro já está a venda na Amazon, e os 2º e 3º estão em pré venda pelo mesmo site.
      esse é o link para comprar o 1º (The Submissive) http://www.amazon.com.br/The-Submissive-Trilogy-ebook/dp/B00BD387BC/ref=sr_1_1?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1362741584&sr=1-1

      abraços

      Excluir
  2. Oi Bru, estou aqui retribuindo sua visita e quero te parabenizar pelo blog. Guria, tu escreve muitooooooooooooooooooo bem!
    É professora é? hehehe
    Eu estou no terceiro livro, e confesso que apesar de gostar de ler, o livro se tornou tão repetitivo, que eu dei uma parada. E como, eu detesto passar para outro livro sem terminar o pendente, eu estou, digamos, enpacada!
    Mas você falou muito bem. Só discordo da Ana hahaha, eu gosto dela!

    Já sou sua seguidora, e aguardo você no meu blog sempre.
    Beijos.
    http://arianaviajante.blogspot.ie/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Ariana, e não sou professora não, rs, na verdade trabalho com RH.
      Eu também não consigo começar um livro e não terminar, mesmo que tenha que saltar páginas para saber o final (como fiz com 50 tons, rs). Só lembro de ter abandonado um livro em mais de dez anos, rs.

      obrigada pelo carinho, e gostei muito do seu livro também
      bjus

      Excluir
  3. Ola Bruna, estou retribuindo sua visita e também comentar sobre este post bem feito e super informativo.
    Já tinha ouvido falar muito deste livro, eu já conhecia o tema, e mesmo não sendo meu estilo de leitura fiquei curiosa, aí quando entrei em seu blog encontrei este post e resolvi lê-lo.
    Me surpreendi por sua opinião sincera e também pelo fato da autora ter escrito o livro através de um fanfic, bem interessante isso, porque amo escrever fanfics e ler também. E também escrevi um livro juntamente com meu noivo se quiser conferir este é nosso blog literário - http://admetooglobodopoder.blogspot.com.br/
    Gostei muito do post e de sua opinião, mostra que é uma leitora nata e não se deixa levar pela opinião da maioria^^
    Sinceramente eu não leria este livro, mas gostei de saber mais sobre ele e o trailer realmente foi muito bem feito^^

    bjoss

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...