Uma Questão de Gêneros #1 – YA e NA


Olá amores,

Já tem um tempo que percebi que as classificação dos livro é algo que causa um pouco de confusão. Eu mesma, que estou familiarizada com boa parte dos gêneros e categorias, muitas vezes me confundo na hora de definir um livro, afinal são tantas as formas de classificar. No Brasil, quanto a idade, ele pode ser infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto. Mas mesmos estes se distinguem como romances (no sentido romântico, rs), policial, suspense, psicológico, sobrenatural, distopias, histórico, e etc. Quando incluímos as classificações adotadas de outros países, em especial dos EUA, como New Adult, Young Adult, Chick lit e outros, aí sim a coisa vira uma salada mista. Até porque, muitas vezes os termos se confundem ou podem significar a mesma coisa. Sem falar que um livro nunca é apenas uma coisa, ou seja, há juvenis que são distopias, ou sobrenaturais ou ainda se passarem em tempos passados ou futuros, rs.

Eu não sou louca de querer me meter a tentar definir tudo, mas vou começar a falar sobre algumas das classificações literárias. Serão postagens semanais, sempre focando em um ou dois tipos. E que tal começarmos com os queridinhos do momento os Young Adults e New Adults?

Vamos lá:


Young Adult (Jovem Adulto)

Romances com foco no público adolescente. Geralmente os livros estrangeiros do gênero ganham a classificação de juvenil e/ou infanto juvenil no Brasil. A questão do público alvo é confusa, pois alguns sites americanos o colocam como sendo 13 a 18 anos, entretanto, o YALSA (The Young Adult Library Services Association), define como "Young Adults" (jovens adultos) aquela pessoa entre 15 e 29 anos. Mas, no geral prevalece a ideia de que o público do gênero teria entre 13 anos e aproximadamente 20. Aplica-se em Literatura YA, gêneros comuns de outras vertentes, tais quais: Romance, Terror, Ficção, Ficção Científica, Fantasia, Aventura, Contos, Histórias Curtas, dentre outros.

Nos YA nós temos muito forte a questão do 'primeiro': o primeiro amor, a primeira decepção, muitas vezes o primeiro beijo, e por aí vai. É muito presente a ingenuidade e empolgação da adolescência, suas emoções borbulhantes e intensas. E o cenário recorrente são os colégios de ensino médio.

Os personagens principais são adolescentes e os temas abordados incluem: Identidade, Sexualidade, Depressão, Suicídio, Abuso de Drogas, Relacionamento Familiar, Relacionamentos Amorosos, Status social, Bullying e muitos outros. É comum a presença de senso de humor (seja irônico ou simplesmente engraçado), são tramas situada tempo-espaço contemporâneo e com escrita clara, e utilização de gírias é frequente. Pode ser escrito em terceira pessoa ou primeira pessoa.

Alguns exemplos do gênero são a Saga Crepúsculo, a Série Harry Potter, a série Sussurro, e as trilogias Predestinados e A Seleção.

New Adult (Novos Adultos)

É um gênero literário relativamente novo, mas em grande ascensão entre os leitores. Seria aquele livro focado em personagens jovens, saídos da adolescência e seus percalços para começar encarrar a vida adulta. Tanto que é comum as tramas se passarem em ambientes universitários ou de recém graduados.

Segundo matéria do USA Today, o New Adult veio para preencher uma lacuna existente nos gêneros literários americanos, entre Yong Adult e Commercial Women's Fiction (seria como Romances Femininos Adulta). A classificação americana é basada na idade do público alvo, desta forma temos a literatura infantil, a Yong Adult (Jovens adultos) com foco em leitores de 13 a 18 anos, e os Romances Adultos, que visam um público acima dos vinte e poucos anos.

Os NA focam na transição da adolescência para vida adulta. É aquele momento no qual você ainda não se considera, ou é considerado, totalmente adulto, mas também não é mais um adolescente. Traz temas como a independência, a autonomia e as responsabilidades que vem com a vida universitária (lembrando que o gênero nasceu nos EUA, onde os jovens saem de casa ao terminar o colegial e ir para a faculdade, diferente do que é comum no Brasil). Convém salientar aqui que o que diferencia o New Adult do Yong Adult é a temática e forma de abordagem, geralmente mais madura, não a questão sexual. Isso porque alguns dizem que o NA é o YA com sexo!

Como tinham dificuldades de classificar tais livros, muitos autores tiveram problemas para assinar contratos editoriais, e a saída foi a auto-publicação. Foi utilizando deste meio que muitos autores do gênero se tornaram conhecidos, criando esse novo gênero e atraindo a atenção das editoras. E desde o ano passado, os NA ganhando espaço e público.

Alguns exemplos do gênero são: Belo Desastre e Desastre Iminente, Easy, Losing It, dentre outros. 

(Fonte: USA Today)


YA x NA

Se formos considera a classificação da YALSA, os NA seriam um subgênero do YA, já que os Young Adults abarcariam uma classificação etária muito grande (até os 29 anos). Porém, eu estou mais de acordo com a definição dada pelo USA Today, de que o público dos YA vai até os 18 anos, uma vez que foi baseada na opinião dos próprios autores dos gêneros e no comportamento das editoras norte americanas que rejeitavam livros com um conteúdo mais adulto, alegando que não se enquadrariam na classificação YA. 

Também já li que os NA seriam um subgênero da Literatura Erótica, porém esse tipo de livro não é erótico, embora o elemento sexual esteja muitas vezes presente. Só que as cenas seriam como em uma novela das Seis, ou seja, são leves e nada gráficas, e os relacionamentos sexuais não são o foco principal dos livros. Então não embarquem nos NA esperando mais que isso, :), ou vão se decepcionar.

Além disso, há livros difíceis de enquadrar, como Jogos Vorazes (distopia) que eu já vi classificado tanto como YA, quanto como NA (embora eu pense que se encaixa melhor como NA, porque é mais pesado e violento que os YA com os quais estamos acostumados).

Mas quanto a idade é bom reforça que é relativa ao tipo de linguagem utilizado no texto, porque eu mesma, nos meus quase 30 anos, sou viciadona em YA, e conheço adolescentes que adoram livros adultos. 


Vale lembrar que um livro nunca é uma só coisa, por exemplo, a citada série A Seleção é considerada uma Distopia, embora também seja um YA, os livos classificados como Sick Lit (gênero da semana que vem), em sua maioria, também se enquadram na definição de YA. Easy é um NA mais dramático, enquanto Losing It é uma divertida comédia romântica. E por aí vai.

Espero que tenham gostado, e esclarecido algumas dúvidas

23 comentários

  1. Oi Bruna,
    Nossa, ficou ótimo seu texto. Eu mesma me confundo muito com as classificações dos livros e você me esclareceu vários pontos. Você tem quase 30 anos?, nem parece :)
    Adoro tanto os YA como os NA.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Muito interessante e instrutivo, eu sou péssimo em classificação. E, até que enfim assumiu que tá chegando nos trinta hein!
    Abraço
    Ah!, quanto a tag que você me indicou, é muito interessante, mas não tenho 3 blogs para indicar, você é a única blogueira que eu conheço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Joyce, tenho sim, quase 28, e o sr @Samuel ta tirando o maior sarro,rs
      bjus

      Excluir
  3. Gostei muito dessa coluna! Eu sempre via NA mas não fazia ideia de qual era a diferença com YA. Acho que ainda não li nenhum YA, eu fico confusa com esses gêneros e subgêneros.

    Beijos, Milla ^^
    http://estanteaoreves.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Bru.
    Amei esse post super explicativa, eu precisava disso, agora acho que consigo diferenciar os gêneros rsrsrs.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna, amei sua postagem. Ficou bem esclarecedora.
    Obrigada e parabéns.
    Beijocas doces.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada @Milla @Patrícia e @Marli, fico feliz que gostaram, e espero que tenha ajudado a diferenciar, rs
      bjus

      Excluir
  6. Oi Bru,
    Parabéns pela inciativa, essas classificações relmente confundem um pouco.
    Gostei da sua ideia.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz.
    www.cantinhoparaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nossa Bru muito boa essa nova coluna, eu me confundo às vezes também na hora de classificar um livro. Gostei dessa ideia vai me esclarecer algumas coisas rs

    Beijos
    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem?
    coloca salada mista nisso menina...Eu sempre me confundo!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Cila, @Andressa @Val, a ideia é essa, ajudar a entender, rs. Eu sempre leio o que me dá vontade, e não ligava para classificação, até criar o blog e começar a resenhar, rs, pq gosto de classificar os livros nas resenha, rs
      bjus

      Excluir
  9. Os gêneros também me confundem, ainda mais quando cada site classifica de uma forma. Acho muito legal posts como esse que elucidam alguns pontos do universo literário.
    Beijos!


    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Sabe que eu deveria, mas não faço essa classificação. Talvez por ser algo tão complicado. Eu acabo falando do livro, o que tem nele e quem ler a resenha acaba decidindo se é do seu gênero preferido.

    Eu gostava de YA quando o exemplo eram livros como Harry Potter, mas quando a coisa toda virou um monte de livros de romance adolescente com crianças mimadas cheia de chiliques, esse gênero deixou de me agradar...

    Gostei do seu post. Como você mesmo diz essa classificação é muito complicada. Nem sempre um livro é uma coisa só. O jeito é ler algumas resenhas (com a esperança de que estejam bem escritas) e usá-las para ajudar a decidir se o livro é ou não do seu gosto, seja lá a qual gênero pertença..

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Aline, Helaina, fico feliz que gostaram. Eu comecei a classificar os livros nas resenhas, pq percebi que algumas pessoas gostam de saber o tipo antes de começar, e to apanhando feio, rs
      bjus

      Excluir
  11. Amei as definições e concordo que o YA vá até os 18
    Apesar de eu ser como você e sair por ai lendo tudo nesse mundo
    Vou acompanhar as demais postagens

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Se fosse para eu escolher um gênero, seria realmente o YA. Mas geralmente não faço muito essas definições antes de ler um livro; mas acontece que elas realmente acontecem e definem todo o rumo do mercado editorial... Adorei seu texto!
    Gostei muito do seu blog, estou seguindo!
    O meu está no início, sempre que quiser fazer uma visitinha lá, ficarei muito feliz em te receber!

    Abraços!

    Peças de Oito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Angela, somos felizes, rs. Ler de tudo é o que há, rs
      @Diego, obrigada, e vou ir lá sim para conhecer
      bjus

      Excluir
  13. Bru, dificilmente escolho um livro pelo gênero e sub-gêneros, o que vale é o livro ser bom, já passei dos 30 e adoro alguns YA, quando o livro é bom acho que idade não diz nada!

    Adorei o post!

    bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu estou me aproximando dos 30, e acho que nunca vou parar de ler YA, rs
      bjus

      Excluir
  14. Oie linda, tudo bem?
    Estou passando aqui primeiramente para agradecer pela sua visitinha em meu blog e me desculpar por não ter passado antes para ver suas novidades, pois havia viajado por causa do dia dos pais, mas agora estou de volta e com uma novidade em meu blog também sobre RESENHA. Espero que você passe lá para conferir também =]

    E olha adorei a sua postagem, mas eu acho que devemos analisar se o livro é bom ou não, até porque cada um vai ter sua opinião diferente, então não dá para classificar idade e nem nada disso. Mas lógico, sou da opinião que alguns livros deveria ter classificação de idade, até porque tem uns que são impróprias né ?! Mas seila...minha opinião mesmo.

    Se cuida querida
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post , confesso que muitas vezes fico perdidinha com essas classificações !! Algumas coisinha eu até anotei hahaha

    beijos , Anna

    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Sil, eu também não analiso um livro pelo tipo. Na verdade só classifico depois que termino de ler, rs
      @Anna, é uma loucura mesmo, e quando bate a dúvida, taco um 'Romance', cobre tudo rs

      Excluir
  16. Oii. Muito obrigada por visitar o blog e seguir *--*
    que bom que gostou da tag e achou o Lino um toque de mestre.
    ia dar confusão sim kkkk por isso escolhi eles, o programa tem que ter audiência, né?

    Enfim, adorei o post. Sinceramente eu acho essas definições meio chatas, antigamente eu chamava só de "teen" e pronto. Adoro os Young Adults, nunca li nenhum New Adult.
    bjs
    felicidadeinventada.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...