[Resenha] Filha da Floresta - Juliet Marillier

O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos... Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que somente Sorcha é capaz de quebrar. Em sua difícil tarefa, imposta pelos Seres da Floresta, a jovem se vê dividida entre o dever, que significa a quebra do encantamento que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção.

Título original: Daughter of the Forest
Série: Trilogia Sevenwaters – vol. 1
Autor: Juliet Marillier
Ano: 2000 (original) / 2012 (Brasil)
Categoria: Fantasia, ficção
Nota: 5/5 + Favorito


Olá amores,
A resenha de hoje é do livro Filha da Floresta, volume 1 da trilogia Sevenwaters, da autora neozelandesa Juliet Marillie. Recebi o livro como cortesia pela parceria com a Editora Butterfly, e só tenho a agradecer pela oportunidade de conhecer essa incrível obra.

O que falar de Filha da Floresta, a não ser que é um livro lindíssimo? Uma obra complexa que mistura contos e lendas antigas? Que me envolvi profundamente com a trama, sofrendo junto com a nossa heroína em sua longa e triste jornada? Bom, é difícil falar sobre esse livro sem dizer isso tudo, até porque ainda estou profundamente envolvida com a história, que não saiu da minha cabeça.

Ambientado em Sevenwaters, na antiga Irlanda medieval, um lugar onde a magia ainda existe e é de conhecimento comum entre seus habitantes, o livro conta a história de Sorcha, uma jovem super inteligente e de uma força admirável. Ela é a sétima filha de um sétimo filho, e segundo as lendas celtas, o sétimo filho (quando homem) é dotado de magia e uma profunda ligação com a floresta, mas não se esperava isso da jovem, por ser mulher. Entretanto Sorcha carrega sim ela ligação, sendo capaz de conversar com os seres da floresta e ganhando destes o nome de Filha da Floresta. Ela nunca conheceu o amor paterno, uma vez que a morte de sua mãe, durante seu parto, tornou o pai distante e frio. Assim a garota cresce livre e solta, junto a seus seis irmãos.

"Estava furiosa com meu pai. Mas ao mesmo temo queria que me amasse, que me desse atenção. Não conseguia apagar esse  desejo dentro de mim."
Pag. 28
A relação entre os irmãos é linda e seu amor incondicional. Liam, Diardmid, Cormack, Conor, Finbar e Padriac são os melhores irmãos e protetores que essa jovem poderia desejar, e cada um possui características e habilidades que os tornam especiais e incomuns. Há, inclusive, alguns irmãos que conseguem se comunicar mentalmente.

Mas tudo muda quando seu pai se casa novamente e sua nova e jovem esposa se revela muito mais do uma simples e educada dama. Socha, Finbar e Conor, os mais sensíveis dos irmãos, percebem logo a ameaça e sua natureza mística, mas os outros também não ficam atrás e percebem o perigo. Porém, não são capazes de evitar a maldição que abateu os seis irmãos, e também não puderam evitar o longo, sofrido e doloroso caminho percorrido por Sorcha no cumprimento das tarefas a ela delegadas para salvar seus irmãos.

Lady OOnagh. Senti sua presença antes mesmo de conhecê-la (...) Senti sua energia sombria em meu coração durante todo o percurso. Ela estava nos esperando e eu sabia que sua mão pousaria sobre todos nós. Sentia nitidamente o perigo. Mas senti-lo não era suficiente para eu me preparar.
Pág. 119
O livro que inicia como um lindo e místico conto de fadas toma ares mais tensos e pesados, e a narração incrível da autora nos leva a sofrer junto com Sorcha cada uma de suas dores, sacrifícios e provações. E no meio de tudo isso entra em cena um corajoso e maravilhoso guerreiro, que começa aos poucos a conquistar a confiança de nossa sofrida heroína.

Eu sempre adorei mitologia, mas não conhecia muito da mitologia celta, e foi um prazer mergulhar nessa leitura. Baseado no conto Os Seis Cisnes dos Irmãos Grimm, Filha da Floresta nos leva a um mundo mágico e misterioso, narrado por Sorcha. A capa é maravilhosa, com tons bem fortes e marcantes. A diagramação da Editora Butterfly não fica atrás, e o livro é marcado por símbolos celtas nas quebras de capítulos. Percebi a presença de alguns erros de digitação ao longo da história, mas nada que comprometesse o entendimento.

O livro começa lento, e nas primeiras 60 a 70 páginas a história é bem arrastada, mas depois disso toma um fôlego incrível, e fica tão envolvente que esse início lento não comprometeu minha nota, que foi 5 e mais o coraçãozinho de favorito.  Recomendo muito a leitura, e já estou super ansiosa para poder ler o segundo livro da trilogia: Filho das Sombras.

Um grande abraço e uma ótima semana para todos!

12 comentários

  1. Bru, Filha da Floresta com certeza entrará na minha listinha de "Melhores livros lidos em 2013", ele é perfeito, amei a história, amei a diagramação, sou louca pelo símbolo celta que esta presente em cada página, escolhi esse símbolo a muito tempo pra fazer uma tatuagem, só não fiz ainda por puro medo.
    Amiga, só posso dizer uma coisa, o segundo livro é muito bom, o começo também é meio arrastado, os capítulos longos, mas a trama começa bem mais cedo, e eu estou me apaixonando por Filho das Sombras também, acredito que ainda essa semana consiga postar a resenha!
    Adorei relembrar um pouquinho do encanto de Filha da Floresta lendo sua resenha.
    Bjks

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Agora fiquei com vontade de ler, fora que a capa ficou bem legal!
    Já tinha ouvido falar dessa "lenda"/mitologia do 7 filho do 7 filho, mas foi no filme Seis signos de Luz (só não sei se é a mesma mitologia em ambos)

    Bjo

    pah - Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas adorei! Adoro livros de fantasia *--*

    Seu blog está lindo, viu? Estou seguindo e pretendo voltar sempre.

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    menina tb adorei esse livro, achei mto bom e agora tb estou querendo o volume dois rsrsrs
    O único problema dele é ser gigante rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga tudo bem eu adorei esse livro, eu vi a resenha do Gabriel em video e logo me interessei quando a editora me mandou nao sabia que era tao bonito, e ao ler me deparo com uma obra muito linda simplesmente adorei, apesar de todo sofrimento o livro deixa uma lição!
    Agora vor ler Filho da sombra ;)
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  6. Oi Bru!!
    Adorei a resenha! Já tinha visto a capa do livro, mas não tinha parado para ler nada sobre ele. Adorei! Vai para minha lista de leituras! :)
    Eu já tinha ouvido isso sobre o 7º filho à respeito da Ginny Weasley, ela é a sétima filha do casal, e a primeira menina nascida na família Weasley em sete gerações. Isso explica porque ela é tão incrível!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não tenho costume de ler livros assim, mas adorei a premissa de A Filha da Floresta.
    Quem sabe eu leia um dia? Vou esperar o lançamento de toda a série por aqui para começar a leitura.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi gente, obrigada pela visita e pelo carinho. Vocês viram que eu não menti, o livro é mesmo especial, e as meninas que leram corroboraram isso! rs.
    Eu nunca tinha ouvido falar dessa lenda do sétimo filho, e confesso que não lembrava dessa questão da Gina de HP, obrigada pela observação Helaina, rs
    bjus

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, agora que fiquei mais curiosa ainda <3

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, agora que fiquei mais curiosa ainda <3

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, agora que fiquei mais curiosa ainda <3

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...