[Resenha] O Mago de Camelot - Marcelo Hipólito

De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável, invejado e temido, Merlin, é levado a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot. Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago. Na Britânia do Século V da Era Cristã – abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões –, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade. A saga de um homem determinado a erigir uma civilização de paz e justiça numa terra devastada pelo caos e a guerra em uma aventura épica e brutal que equilibra realismo duro com doses amargas de magia.


Editora: Novo Século - Novos Talentos
Gênero: Aventura
Ano: 2013
Páginas: 152
Nota: 4/5


O Mago de Camelot é o livro de estreia do autor Marcelo Hipólito, que recebi para leitura como parte de um booktour organizado pela Dani, do blog Livros, a janela da imaginação. Mais uma vez obrigada pelo convite, Dani, adorei a oportunidade.



O Mago de Camelot

A saga de Merlin para coroar um dragão



Eu adoro mitologias, sou super fã mesmo, e sempre gostei das histórias Arthurianas, sobre as quais já vi inúmeros filmes. Mas esse foi o primeiro livro 100% sobre o tema que leio, porque outros abordavam superficialmente uma ou outra temática, sem trazer todos os elementos. E esses elementos estão todos em O Mago de Camelot: a lendária Camelot, a mística Avalon, a super conhecida Excalibur, os mitos e a magia. Isso sem falar nos personagens marcantes como Merlin, Arthur, Guinevere, Lancelot, Morgana. Marcelo Hipólito conseguiu recriar uma versão da lenda Arhuriana com todos os elementos e personagens típicos, de forma bem construída e instigante, e isso em apenas 150 páginas.

O livro narra a luta da Britânia pela sobrevivência e perpetuação no poder, em um momento marcado por disputas territoriais e guerras sanguinárias. Para os fãs de uma boa cena de ação, o que não falta nesse livro são batalhas. Confesso que é foi o que menos gostei, pois não sou muito fã de cenas de guerras, mas leiam sem medo, porque apesar de bem narradas, as cenas mais brutais e violentas não foram descritas nesse nível de detalhe (Ainda bem!!!). E é nesse meio de guerras e disputa pelo poder que a trama se desenrola, e acompanhamos Merlim desde sua infância, passando pelo nascimento de Arthur e a ascensão deste como soberano, e do primeiro como um poderoso mago.

O personagem principal, como o título já antecipa, é Merlin, a quem acompanhamos desde a infância miserável , até se tornar o mago mais poderoso e temido da Britânia e também o homem mais poderoso de seu tempo, tamanha sua influência sobre o Rei Arthur, de quem foi mentor. A construção do personagem é ótima, a narração de seus passos rumo ao sucesso e a aquisição de conhecimentos e poderes, bem convincente.

Na minha opinião, antes de druida, feiticeiro, mago, o autor construiu um Merlin humano por excelência, com todas as qualidades e defeitos inerentes a todos nós. Digo isso porque enxerguei no personagem a existência, ora conflitante, ora harmoniosa, de características tão distintas, e ao mesmo tempo tão humanas, como a bondade, preocupação com o povo e suas necessidades, mas também egoísmo, arrogância e prepotência. Esse, que foi um dos homens mais poderosos de seu tempo, não esteve imune à corrupção do poder, e por mais de uma vez vemos como é capaz de manipular as pessoas e situações, assim como ser vítima de sua própria prepotência. Sem dúvida nenhuma, o ponto mais positivo do livro foi a construção desse personagem tão complexo.


- O destino é implacavél. Mas lembre, Artur, nós sempre temos escolha.

O futuro não está definido. Ele é fluido, incerto, moldado segundo nossas vontades.

Página 96


Arthur é outro personagem de grande destaque na trama, e foi descrito um rei justo e bondoso, mas durante toda a leitura não consegui perder a visão dele como um menino dependente, que necessita de guia a todo o momento. Talvez porque Merlin tenha sido um personagem tão forte, que eclipsou os outros, mas o fato é que não me identifiquei com Arthur.

Quanto a Guinevere, foi outro personagem cuja construção não me agradou. Achei que ela apareceu pouco e teve pouco destaque, e senti falta de um aprofundamento maior no relacionamento com Arthur. Mas em compensação, Morgana arrasou como vilã na história!


O livro está muito bem escrito, e conseguiu criar uma história com começo, meio e fim em poucas páginas, e a leitura é bem fluida e tranquila. E a diagramação é simples, mais bem feita. Recomendo muito o livro, não só para aqueles que curtem lendas, em especial as Arthurianas, mas para todos e qualquer um que goste de aventura e ação, pois é o que não falta.



Então é isso, pessoal.

E não deixem de falar o que acharam.

Beijos

 

17 comentários

  1. Não conhecia o livro, mas achei a história bem interessante.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito fã de histórias Arthurianas nem de fantasia medieval.
    Acho que eu não iria aproveitar muito a leitura, mas aprece ser uma ótima opção para os fãs.
    Uma história de 150 páginas é considerado curto, mas parece que foi muito bem desenvolvido.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Sou autor do livro e adorei a resenha!

    A única observação: O Mago de Camelot não é meu livro de estreia, mas sim, meu terceiro romance. Os dois anteriores são: Lúcifer - O Primeiro Anjo e Osíris - Deus do Egito, ambos da editora Marco Zero, do grupo editorial Nobel.

    Para mais informações sobre o autor e suas obras, acessem o site www.marcelohipolito.com

    Abração e sucesso! Lindo seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Marcelo, desculpa demorar a responder aqui
      Foi mal, eu não sei onde tinha visto que era sua obra de estreia, obrigada por corrigir
      beijos

      Excluir
  5. Oiii..
    Apesar de não gostar muito de mitologias, eu leria este livro.
    Até porque falam tão bem dele...
    Quem sabe um dia..
    Sua avaliação foi boa também..


    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna adorei sua resenha e seu ponto de vista, como vc tem habito de ler gêneros do tipo tem uma percepção diferente da gente, eu gosto muito, porém consegui em sua resenha voltar alguns pontos nos livros e esclarece-los!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  7. Oiii Bruninha, tudo bem? O Marcelo Hipólito é autor parceiro la do blog e eu adorei a história! Eu gosto muito de histórias medievais e ligadas à lenda do Rei Artur, então para mim o livro foi um prato cheio!!


    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Bru,
    tudo bem?
    Parabéns pela resenha!!!! Eu sei exatamente do que está falando, pois já li o livro e adorei!!!!!!! Adoro esse cenário e sou super fã do Rei Arthur, quando vi que o livro era sobre ele, fiquei super ansiosa para ler e fui surpreendida, ele escreve muito bem mesmo.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já conhecia o livro e parece ser mesmo ótimo! Adoro estórias com muita magia e aventura e esta parece ser uma ótima dica para mim, o enredo me interessou bastante e me deixou bem curiosa, quero ler também! :)
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá Bruna, tudo bem??
    Não conhecia este livro, mas achei ele bastante interessante pois nunca li nado do gênero medieval, mas tenho bastante curiosidade. Fiquei com vontade de lê-lo, pois parece ser uma leitura extremamente cativante e por ele ser fino, deve ser uma leitura mais rápida!!
    Beijocas♥

    ResponderExcluir
  11. Eu já havia lido alguns livros que se passam em um cenário medieval,e tem muito tempo que eu venho querendo ler este livro, porém nunca tive a oportunidade de lê-lo, espero que em breve ela surja.

    ResponderExcluir
  12. Eu também gosto bastante de ler esse "universo arthuriano". O legal nesse livro é que o autor deu uma "humanizada" em Merlim, uma das personagens mais marcantes e misteriosas que já existiu. Outra coisa que gosto são as cenas de batalhas, e essas não faltam nesse livro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. Oi, eu não conheço muito bem esse mundo arthuriano, mas morro de curiosidade de entrar nesse mundo, conhecer tudo dele, O mago camelot parece ser um ótimo livro e pelas barbas de Merlin, como eu ainda não li ele, adorei a sua resenha e estou super curiosa para me aprofundar nesse universo.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  14. Também sou complemente viciado em histórias lendárias e principalmente nas arthurianas, mais um livro que pretendo ler para revisitar esse universo tão rico com personagens que se recriam e continuam a nos encantar, Merlin também sempre me deixou curioso por ser um mago super poderoso e temido, só que não tendo o destaque merecido algo que acontece nesse livro, gosto mais da Morgana, se ela está como a grande vilã que deve ser na história já me conquistou!kk

    ResponderExcluir
  15. Oi Bruna, tudo bom?
    Esse foi o primeiro livro sobre a lenda do rei Arthur que eu li. Tive um pouco de dificuldade para me situar na história, mas acabou sendo uma leitura bem agradável. Acho que o autor poderia ter escrito mais sobre o assunto e gostei da Morgana (muito má).
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Já li esse livro do autor e, sem dúvida, é excelente. Acho que ele poderia desenvolver mais ainda o livro, já que é bem curtinho, mas isso não tira o mérito da obra.
    Além disso, o autor é bem simpático e receptível.
    Adorei a resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...