[Resenha] Respira, Inspira e Não Pira - Lica Fiori




Laryssa era apaixonada por Matheus ha 3 anos. E, se toda loucura por amor vale a pena, um perfil falso no Facebook os aproximou. Mas o que era para ter sido a noite mais magica da vida dela se transforma num mistério: se Matheus não foi a festa, quem ela beijou? Uma historia teen cheia de amor, amizade e confusões.




Publicação independente
Ano: 2014
Categoria: teen lit, infanto-juvenil
Nota: 4/5
Skoob

Olá amores! E hoje trago a última resenha da Maratona de Páscoa: Respira, Inspira e Não pira, de Lica Fiori. Esse é um divertido teen lit (uma variação dos chick lits, mas com foco em adolescentes), o primeiro da autora no gênero, embora ela tenha outros livros, os quais assina como Liana Cupini.


Respira conta o drama existencial de Laryssa, uma adolescente do oitavo ano (antiga 7ª série), que é apaixonada por Matheus há anos, mas de quem não consegue se aproximar, devido à timidez. Então como ela resolve o problema? Simples, ela cria um perfil fake no facebook e inicia uma amizade virtual com ele. Usando esse perfil falso, ela marca um encontro com ele na festa de Halloween de uma amiga da escola, e lá finalmente ela dá seu primeiro beijo, e um rapaz mascarado que ela acreditava ser Matheus! Porém não era!

E assim começa sua divertida saga na busca de quem foi o rapaz que ela beijou, seus sonhos e suspiros por Matheus, e logo outros acontecimentos vão se desenrolando, como a chega de uma nova aluna na escola, que abala o mundinho quase perfeito de Laryssa.

Laryssa é uma personagem divertida e meio louquinha, mas também é mimada e super ciumenta. E essas características rendem cenas divertidas, mas também algumas atitudes pra lá de reprováveis. Ao longo do livro acompanhamos a protagonista cometer algumas burradas e colocar em risco preciosos laços, mas também a vemos amadurecer um pouco, aprender com os próprios erros, e rever suas atitudes.

Envolvendo problemas e questões típicas da idade da protagonista, como paixões escolares, o primeiro beijo, o eterno embate entre adultos e adolescentes, as piadinhas e chacotas dos colegas, o livro realmente prende a atenção. 

Sabe quando sua mãe nem precisa dizer que você não pode sair sozinha sem autorização, mas por ela não dizer você sai? É nesse dia que ela te pega no pulo.
pág. 42


E não pensem que a história se restringe ao mistério sobre o beijo ou a paixonite de Lari por Matheus. Respira aborda vários temas adolescentes, mas o principal, na minha opinião, foi a questão da amizade, que nessa época da vida é tão importante e essencial, mas também muito frágil. Lica mostra como muitas amizades são abaladas e mesmo acabam por problemas tão simples e bobos. 

Corta o coração ver as amizades se desfazerem por bobagem. Mas acontece.Pág. 90

Esse é um livro sem mocinhos e vilões. São apenas jovens se descobrindo, e descobrindo o mundo. Muitos podem considera os dramas e problemas apresentados bobinhos, mas eu achei super condizentes com a proposta do livro. A autora fez um trabalho excelente, pois realmente senti que estava lendo algo escrito por uma menina de 13/14 anos, e em vários momentos me senti voltando a essa idade, ao ver problemas que eu mesma já enfrentei, ou que vi acontecerem perto de mim.

Li o livro em poucas horas, porque é leve e dinâmico, e como é fininho, a leitura passa sem percebermos. Está muito bem escrito, em primeira pessoa, e com os capítulos iniciando e finalizando em forma de diário, o qual Laryssa apelidou carinhosamente de Frank (abreviatura de Frankenstein, depois do diário ter tido um encontro cara a cara com o cachorro dela). A diagramação está muito bem feita, e todos os capítulos iniciam com um desenho fofo e o 'Querida Frank', parecendo terem sido realmente escritos à mão por uma jovem caprichosa. As páginas tem pequenos desenhos aqui e ali, as letras são grandes e bem espaçadas.

Recomendo muito o livro, em especial para o público jovem. Mas se você é mais velho e resolver ler, tenha em mente que a intenção da autora era atingir esse público jovem, portanto não espere um livro mais adulto ou maduro. Digo isso porque já li outras obras da autora, e percebi que ela consegue moldar a escrita de forma a atingir o público desejado, adotando padrões diferentes de abordagem (embora todos os que li até agora tenham em comum a questão do humor).

Bom pessoal, é isso!

Espero que tenham gostado, e não deixem de comentar.

beijos

.

24 comentários

  1. Gente esse livro deve ser muito divertido de ler... Vamos começar falando da capa, eu achei simplesmente linda essa capa, só com ela já desperta nossa curiosidade... haha E eu adoro livros nesse estilo, que seja uma leitura fácil, rápida, divertida... Sua resenha ficou perfeita. *-*



    P.S.: No mês de Junho vou estar publicando declarações do dia dos namorados lá na página, caso queira participar ou conheça alguém que queira é só entrar nesse link (https://www.facebook.com/AnjoemSilencio/photos/a.530495080302961.123667.449784675040669/772440842775049/?type=1)

    Beijos
    http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, fico feliz que gostou da resenha. A capa do livro é uma fofura mesmo,r s
      beijos

      Excluir
  2. O livro parece uma delicia de ler... Eu adoro esses livros mais juvenis quando não quero uma leitura muito densa, geralmente são ótimos pra distrair um pouco.
    Adorei o título também.

    Bjok

    ResponderExcluir
  3. Nossa esse livro parece ser muito bom para ler em uma tarde que não si tem nada de fazer uma leitura leve é divertida *-*
    Essa capa é linda... sua resenha ficou muito boa *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi @Raquel e @Mirelle, o livro é super leve e uma delícia mesmo. E definitivamente, pode ser lido em uma tarde, rs

      beijos

      Excluir
  4. Oi Bru!! Adoro literatura jovem, então me interessei em ler o livro (apesar de ja ter passado da idade). Acho que esse tipo de leitura leve´muito gostosa e sempre me divirto lendo!! E aí, quem ela beijou?? rsss

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. O que mais me atrairia neste livro seria o título. Achei bem divertido.
    Apesar de nunca ter gostado mundo de livros com dramas adolescentes, nos últimos tempos tenho mudado minha opinião. Acho que é um bom livro para ler.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Mari, esse livro não tem idade, rs. Só coloquei o aviso, pq tem muita gente adulta que lê juvenis, e depois vem questionar o estilo por não ser maduro, rs

      @Lê, é um bom livro sim, vale a pena
      beijos

      Excluir
  6. Confesso que não sou muito chegado a esse gênero, mas o acho excelente para leitores jovens. Gostei da proposta do livro e vou indicá-lo para algumas primas. Tenho certeza que elas vão amar o enredo.
    De toda forma, parece ser um livro leve e divertido.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  7. Respira, Inspira e Não Pira parece ser um ótimo livro para as adolescentes, já que conseguem se identificar com a Laryssa e suas divagações.
    Não é muito o meu tipo de leitura, mas eu recomendaria para uma prima que tem 14 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Natalia e @Pamela, indiquem sim! É uma boa dica
      beijos

      Excluir
  8. Oi Bruna, tudo bom? Eu já conhecia o livro, mas não tinha lido resenha dele ainda.
    Eu adoro chick-lits adolescentes e pretendo comprar esse livro em breve.
    São sempre leituras leves e ideais para qualquer idade se a pessoa ler o livro com a mente aberta. Nessa fase a gente faz muitas loucuras por causa de um romance.
    Amei a resenha!!!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, acredita que só resenhei um dos livros da maratona? HUAHUAHUA Vergonha, né? HUAHUAHHUA. Adoro livros adolescentes, entao, com certeza eu iria curtir. Gosto da ideia do livro tratar de descobertas.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ei @Aline, acho que você vai gostar sim, é um livro super leve mesmo

      @Kel, pelo menos você concluiu a maratona. Eu inventei de participar de um desafio agora em maio, que já desisti, kkkkkkkk. Já percebi que não vou terminar é de jeito nenhum, rs

      beijos

      Excluir
  10. Amei o enredo! hahaha gosto de leituras assim bem levinhas intercalando com outras leituras. Pode ser uma leitura para adolescentes mas tenho que certeza que o gênero entretêm todas as idades ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bruna!

    Sabe que eu adoro teen lit? Leio As Mais, da Patricia Barboza e algumas outras histórias dedicadas ao público infantil, e o que mais gosto é a leveza. São livros que eu sempre pego depois de uma leitura pesada, que me deixou com ressaca e tudo mais. O enredo de Respira é muito cativante e me interessou por atingir esse público alvo.

    Beijos,
    Gabe
    www.sixdoe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Joi, é ótimo mesmo para intercalar. Eu li o livro entre duas leituras mais densas. Foi perfeito

      @Gabe, o livro é cativante mesmo, vale a pena ler

      beijos

      Excluir
  12. Oi Bruna, eu achei super interessante esse livro, ele parece ser bem divertido mesmo, gostei muito da sua resenha, mas por enquanto não pretendo ler ele, mas para frente sim, tenho muitos livros na frente, porém curti muito e acho que as vezes é gostoso mergulhar em um livro mais jovem, para descontrair um pouco.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. Só o título do livro já dá, mais ou menos, uma dica de como deve ser essa história. Acho legal quando os autores conseguem focar bem o público a que se habilita a atingir. Me parece que a autora fez um super trabalho de pesquisa pra trazer toda a atmosfera do complicado mundo adolescente. Ao nos tornar adultos, acabamos esquecendo (ainda bem) o quão imaturos éramos nessa fase, e voltar a essa fase, muitas vezes é penoso. Parabéns à autora.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Camila, é um bom livro sim, ótimo para descontrair, rs

      @Nardonio, esse é o maio ponto alto da autora, conseguir moldar a escrita aos leitores pretendidos. Nota 10!

      beijos

      Excluir
  14. Adorei a resenha! Noto que é uma tendência forte a narração em primeira pessoa nos livros. Acho até bom isso, pois torna mais fácil a entrada do leitor na história. Realmente o público alvo fica bem específico na escrita da autora, mas eu até acho interessante ler. Dá pra lembrar de quando a gente tinha essa idade e dar muitas gargalhadas!
    Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com
    @GicaTeles

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    hahaha adorei a resenha e o livro, já vou add na minha lista de desejados.

    bjos

    http://blog.vaessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  16. Adoro livros que é pro público jovem,mesmo sendo um poquinho velha kkkkkkkkkkkkkkk
    Já quero ele

    ResponderExcluir
  17. Parece ser uma leitura leve, para descontrair mesmo, e mesmo tendo passado só um pouquinho da idade esse tipo de leitura me agrada, ainda não li nada dessa autora, quem sabe este livro não seja o primeiro.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...