MMF ENTREVISTA #17 - FML Pepper



Oi gente, hoje tem entrevista no MMF! E dessa vez sou eu, Bruna, aqui como a interlocutora das nossa super entrevistada, FML Pepper, autora da Trilogia Não Pare, um juvenil sobrenatural de tirar o fôlego! Já li os dois primeiro volumes da série Não Pare! (resenha) e Não Olhe! (resenha), e posso dizer que são muito bons mesmo.

Então, bora lá conhecê-la melhor?



A autora
Trabalhando há quase duas décadas com jovens e adolescentes e apaixonada pela leitura e pelo mágico universo infanto-juvenil, escrever foi apenas mais um passo para não parar de sonhar ou, como a autora prefere dizer, para não deixar de sonhar acordada.

Acompanhe a autora:
Site  |   Skoob    |   Fanpage   |   Twitter






A entrevista

1 - Fale um pouco sobre você e sobre como decidiu se tornar escritora.
R: Nasci, cresci e vivo até hoje em Niterói, uma agradável cidade próxima ao Rio de Janeiro. Fora ler e escrever, amo rolar no chão e brincar com meu filhinho, meu marido e minhas duas chihuahuas, Lilly e Pitty. Sou viciada em café e chocolate, adoro cinema, dançar e Rock pesado.
Comecei a escrever quando descobri que estava grávida e meu médico informou que se tratava de uma gravidez de risco. Ele disse que eu teria que ficar os nove meses de cama caso quisesse segurar o bebê em meus braços. Workaholic assumida, de início quase entrei em depressão e, para “matar” o tempo, comecei a ler. Mas ler muito mesmo. Foram dezenas de livros em um único ano!!! Só que depois que os livros acabaram, algumas histórias continuaram martelando em minha mente, então, para não me afastar dos meus personagens queridos, resolvi escrever e fazer finais alternativos. Decidi publicar meu livro quando eu o vi em meus braços (Sim! O livro foi meu segundo bebê! rs) e percebi que estava irremediavelmente apaixonada por ele, que gostaria dividi-lo com outras pessoas, e, quem sabe, fazer dele minha ponte para novas e inesquecíveis amizades


2 - Quem são as pessoas que mais te incentivam nesse trabalho?
R: O incentivo real e incansável veio sempre de uma única pessoa, aquela que nunca duvidou de mim mesmo nas horas em que minhas certezas hesitavam: meu marido.


3 - Eu já li os dois primeiros livros da Série 'Não Pare', e são ótimos! Fale um pouco sobre como surgiu a ideia e de onde veio à inspiração para escrever a série.
R: A ideia surgiu em minha mente enquanto eu lia o livro “A menina que roubava livros”, de Markus Zusak, e que era narrado pela morte. À medida que ela ia narrando, eu ficava imaginando como seria se a própria ceifeira tivesse sentimentos. Então a ideia da morte se apaixonar pela pessoa que ela teria que matar começou a latejar em minha cabeça. A partir daí, os desdobramentos da história surgiram natural e progressivamente durante o processo de criação que começou em 2010 e dura até hoje. Como a minha imaginação ganhou asas, o texto foi crescendo e percebi que não poderia ser um único livro, pois ficaria grande demais (com mais de 230.000 – duzentos e trinta mil palavras!). Daí o motivo de virar uma trilogia.
Capa da fanpage da autora

4 - Como foi a construção das quatro dimensões, e em especial a de Zyrk?
R: Construir esse novo universo foi, sem dúvida, uma das partes mais difíceis e complexas da trilogia porque tudo tinha que encaixar perfeitamente. Não era apenas por que se tratava de um mundo mágico que eu poderia enfiar qualquer mentira maluca pela garganta adentro do leitor. Tenho profundo respeito pelos meus leitores e sei o quanto eles são inteligentes. Portanto, apesar de se tratar de uma história fantástica, queria que ela fosse crível, palpável. E acho que consegui porque recebo mensagens dizendo que a trama tem as pontas tão bem amarradas que às vezes os leitores se perguntam se não seria, de fato, verdadeira! rs
Zyrk é o plano da morte e, como tal, tinha que possuir uma atmosfera cinza e mórbida, assim como a alma de seus habitantes que, em sua maioria, desconhecem o maior de todos os sentimentos humanos: o amor. 

Esse é meu Richard! Aiaia -
Fonte
5 – Sobre a construção dos personagens, em especial Nina e Richard? Você se inspirou em alguém para criar as descrições física e de personalidade?
R: Eu costumo dizer que meus personagens são verdadeiros “Frankensteins” (rsrsrsrs) porque eles são um emaranhado de costuras, um amontoado de personalidades, características físicas e psicológicas de pessoas e personagens que encontrei no decorrer da minha vida. Quis fazer a Nina o mais “normal” possível, ou seja, queria que ela fosse imatura pela superproteção da mãe neurótica e que realmente parecesse como uma garota com 17 anos de idade,

repleta de dúvidas e medos. Não queria que ela fosse uma chorona, mas também não queria que ela se transformasse em uma heroína cheia de poderes num piscar de olhos. Teria que acontecer essa transição, esse amadurecimento naturalmente. E, graças ao fato de se tratar de uma trilogia, isso será possível. Richard, por sua vez, foi (e ainda é) o personagem mais difícil de construir pela sua dualidade, pelo seu caráter duvidoso, instável, pelo conflito interno que o consome. Ele seria o mocinho com nuances de crueldade ou o vilão com pitadas de bondade? Ainda não defini.... rsrsrs

6 – O que os leitores podem esperar do último livro da série? E quando será o lançamento?
R: Todas as perguntas respondidas, o quebra-cabeça se fechando, a Nina se fortalecendo, romance e... Mortes! rs
O terceiro livro ainda não tem data de lançamento, mas acredito que isto ocorra até o fim deste ano. Acho que já posso contar uma grande novidade para vocês! O título já foi escolhido e será Tchan... Tchan... Tchan.... -> NÃO FUJA!


7 - A trilogia 'Não Pare' já está quase no fim. Você já está trabalhando em algum novo projeto? Pode nos falar um pouco sobre isso?
R: Não sei se sabe, mas eu escrev0 nas horas vagas porque além de trabalhar o dia inteiro ( sou dentista atuante! rs) ainda tenho casa, marido, filho e cachorrinhos para cuidar. Assim o tempo que sobra é curto e eu o utilizo para finalizar o último livro da série e mergulhar de cabeça não apenas nisso como também no marketing e promoção nas mídias (Facebook, Twitter, responder entrevistas e perguntas dos leitores com o maior carinho do mundo e etc. Ufa! Fiquei cansada só de me ouvir! ). E, apesar de não ter nada escrito ainda, tenho uma ideia bem interessante (espero!) para um livro New Adult e um rabisco para uma Distopia. Mas são só ideias...

8 – Qual foi a parte mais difícil na hora de publicar os livros? Como tem sido sua experiência ao divulgar suas obras?
R: Romper a barreira do mercado editorial brasileiro e ser obrigada a lutar sozinha, investindo por conta própria e risco no meu marketing sem dúvida foi o maior desafio de todos!
Não me iludi com um caminho encantado no processo e jamais esperei o pote de ouro no final do arco-íris. Sempre fui muito “pé no chão” e ciente das mínimas oportunidades para um autor iniciante, principalmente em um país onde pouquíssimo valor se dá à leitura, como é o caso do Brasil, onde as grandes editoras estão interessadas apenas em autores nacionais reconhecidos ou Bestsellers internacionais. Tentei os meios tradicionais por apenas uns três meses e, conforme esperava, não obtive qualquer resposta. Dei de ombros e passei para o passo seguinte: a autopublicação!
Com a demora nas traduções de vários títulos estrangeiros, eu me habituei a comprar e ler livros pela Amazon americana. E comecei a reparar que alguns títulos das listas de bestsellers vinham de autores desconhecidos e independentes (“autores indies”). Comecei a me informar no assunto, li muito sobre publicação independente e eu acabei lançando digitalmente pela Amazon Brasil. E qual não foi a minha surpresa!!! NÃO PARE! entrou rapidamente para a lista dos 100 livros mais vendidos entre os 22.000 títulos disponíveis e assim continua até hoje. E NÃO OLHE! segue a mesma trajetória de sucesso. Ainda estou de queixo caído e não me contenho de felicidade!


9 - O que você tem a dizer a quem ainda não conheceu seu trabalho.
R: Rá rá rá!!! Eu sou suspeita para falar das minhas obras! Nenhuma mãe coruja acha suas corujinhas feias, né? rs
O que eu diria... Se você gosta do gênero Young-Adult paranormal/suspense com ação e romance, está perdendo a chance de ler uma obra e tanto.
E 100% nacional!!!


10 - Por favor, dê seu recado, para leitores, futuros leitores, todos.
R: Ainda é tudo surreal demais para mim, Bruna! Tem horas que preciso me beliscar para ver se é verdade. São tantas palavras de incentivo, tantas demonstrações de afeto de pessoas que nunca me viram, mas que já se tornaram íntimas por amarem os mesmos personagens que eu. E as situações mais inusitadas também, como, por exemplo, quando algum leitor vem tirar satisfação comigo porque uma atitude de um personagem o desagradou, ou me dá broncas porque eu matei o fulano ou o sicrano na história, ou diz que vai batizar o filho em homenagem ao meu protagonista, aí sou em quem surta. É uma emoção INDESCRITÍVEL esse feedback que o leitor me dá. Sinto-me realmente presenteada. E abençoada por Deus. Meu recado para os meus leitores é o de sempre: a distância entre o sonho e o sucesso depende apenas do caminho que decidir tomar. Foque nos seus objetivos e não desista dos seus sonhos porque, se você não lutar com paixão, serão os seus sonhos que desistirão de você.
Amo vocês!
Milhões de beijos no coração e até a próxima!
Pepper

 

Bom gente, é isso. Espero que tenham gostado, como eu, de conhecer melhor essa super autora, que além de talentosa, também é uma simpatia! Sério, quem nunca conversou com ela não sabe o que está perdendo, a Pepper é super acessível e simpática :). E como adorei a sua escrita, e adoro New Adults e Distopias, só posso dizer que qualquer dos gêneros que ela resolva tentar após fechar a Trilogia Não pare, será bem vindo, rs.


E agora, uma super notícia

A Trilogia Não Pare! será publicada pela Editora Valentina!
 

Pepper será pioneira no contrato híbrido! Apesar de estar lançando os livros físicos com a editora, os direitos sobre a versão digital serão sempre dela, ou seja, ela poderá continuar da mesma forma na Amazon! Ou seja, assim que Não Fuja estiver pronto, ela pode publicar!!! Preciso desse livro!

Parabéna, Pepper, você merece demais!


 E que venha Não Fuja!
O final dessa trilogia de tirar o fôlego


E se vocês ainda não viram, o MMF está participando de uma super promoção organizada pela autora valendo os ebooks Não Pare e Não olhe e um Kindle! Clique aqui e participe.


Beijos


.

31 comentários

  1. Que bacana, fiquei mto feliz em saber que serão finalmente publicados! Tenho que ler o 2º para depois poder ler o 3º! *.*

    CarinaPilar.com | Meus Livros e Minhas Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carina, é uma ótima notícia mesmo. Muita gente não curte ebooks, e agora vai poder conhecer a série
      beijos

      Excluir
  2. Awn ela é muito simpática, amei a entrevista!
    Temos alguns gostos iguais haha ( rock e chocolate u.u)
    Ainda não li Não Pare! Mas estou morrendo de vontade de ler desde que o vi!
    E agora já saindo o último, aí meu deus tenho que ler logo! Hahahah
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também to nesse grupo, do Rock e chocolate,kkkkk
      beijos

      Excluir
  3. Gostei muito da entrevista. A autora é muito simpática. Adorei a novidade. Esse é um passo muito importante para os escritores nacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, Monica
      temos grandes escritores, que merecem mais espaço
      beijos

      Excluir
  4. Oi Bru..
    Não li as obras dela, mas tenho certeza que ela merece esta conquista, de tanto que ouço falarem dessa série.
    Que demais ela ter inspiração em A menina que roubava livros.
    Gostei a entrevista.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Lê,
      e se você tiver a oportunidade, leia sim, rs
      beijos

      Excluir
  5. Oi Bruna.
    A FML é simpatia pura, e talento incomparável.
    Adorei saber que em breve vou poder ter os livros físicos na minha estante, mas esse negócio de Não Fuja! não ter previsão pra ser lançado acaba comigo rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, vai ser lançando esse ano ainda, mas deve ser mais para o final do ano.
      beijos

      Excluir
  6. Que legal conhecer um pouquinho mais sobre a FML.
    Já li suas resenhas sobre os 2 primeiros livros dela e estou morrendo de vontade de ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que minhas resenhas de deixaram curiosas, rs. A série é ótima

      Excluir
  7. Oi Bru!! Amei a entrevista, a autora é mesmo muito simpática!! Ainda não li nenhum livro da trilogia mas ja comprei o primeiro!! Só escuto elogios à obra e vibrei também com a notícia de que a história vem para o papel!! Eu adoro ver a literatura brasileira conquistando o seu lugar de direito!!! Parabéns Pepper!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fico muito feliz, Mari, com esse espaço que nossos autores vem conquistando. Eles merecem demais
      beijos

      Excluir
  8. Uau, Uau, Uau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Que demais ficou nossa entrevista, Bruna!
    Me senti uma estrela de Hollywood! rs
    Obrigada pelo convite e carinho e pode sempre contar comigo, tá?
    Beijocas mil,
    Pepper

    ResponderExcluir
  9. Adorei a entrevista. Em breve vai sair uma entrevista com a autora lá no blog também; ela é um amor. Merece todo o sucesso do mundo.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  10. Ahhh a Pepper é uma simpatia!!!! Adoro ela. E fiquei super feliz em saber da publicação do livro dela pela Valentina!!! Sem duvida alguma vou comprar e ler.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kel, agora você vai poder ler!!! A série é muito boa
      beijos

      Excluir
  11. Oi Bruna

    A entrevista ficou perfeita, a autora é muito simpática e talentosa (Richard que o diga! kkkkkkkkk)

    E que notícia hein? <3

    http://www.viajenaleitura.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aiaiai, apesar de me irritar muitas vezes, o Richard é o Richard, rs
      beijos

      Excluir
  12. Morro de vontade de ler Não Pare! Achei muito legal a entrevista, principalmente a inspiração dela e o por que dela ter escrito esse livro... Adorei! E mais ainda agora que vai ter o livro em físico.

    Um beijo,
    Lê.

    ResponderExcluir
  13. Estou doida pra ler estes livros,mais esperando o último sair pa começar a ler
    Sou muito ansiosa aí espero todos sair pra ler
    Sobrenatural adorooooo, quero muito ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em ebook, o último sai ainda esse ano \0/!
      beijos

      Excluir
  14. Eu ainda não li os livros, mas foi por pura falta de tempo mesmo. Os livros tem ótimas resenhas e a autora parece ser bem gente boa :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Amei a entrevista Bru, todas sabemos que a Pepper é super fofa e atenciosa com seus leitores, eu já sou mega fã dela ^^

    Onde você achou esta foto desse Richard? estou curiosa! A foto é mega parecida com da capa!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joi, esse é o meu amado Ian Somerhalder!
      Gato demais, rs

      Excluir
  16. Adorei essa entrevista *-*
    Nossa esse Richard as vezes mi da vontade de entrar dentro do livro e das uns murro na cara dele ai depois ele mi faz suspirar por ele
    To terminando Não Olhe! e estou amando :P

    E que venha Não Fuja

    ResponderExcluir
  17. Adorei a entrevista.
    Ainda não li Não Pare, mas vi ótimas resenhas sobre os dois livros lançados. Ainda li a ótima notícia de que os livros serão publicados como livro físico! Yay! Prefiro mil vezes ler em um livro físico do que no formato digital.
    Parece que a autopublicação é uma caminho bem usado para os novos escritores. Que bom que deu certo para a autora =)
    Já fiquei ansiosa para saber quais vão ser seus futuros lançamentos. Uma distopia e um New Adult, gêneros que amo.

    ResponderExcluir
  18. Pois é! É uma pena que autores tão talentosos como a FML Paper tem que se submeter a auto-publicação para mostra seu talento, né?!?! Mas o bom é que existe esse tipo de publicação.
    Fiquei muito feliz quando soube que ela finalmente conseguiu a tão sonhada publicação física de sua trilogia. Agora é torcer pra que esse sucesso seja ampliado.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...