[Resenha] 826 notas de amor para Emma - Garth Callaghan


Uma história de amor comovente de um pai por uma filha. Pouco depois de Emma completar 12 anos, seu pai, Garth Callaghan, descobriu que tinha câncer de rim. Determinado a fazer do tempo que lhe restava relevante, ele compilou diversos valores para auxiliar sua filha até a formatura do Ensino Médio.
Garth começou a escrever seus recados em guardanapos quando Emma ainda estava nos primeiros anos de escola. À medida que a filha foi crescendo, suas notas tornaram-se mais significativas.
826 notas de amor para Emma é um relato familiar inspirador, repleto de amor e sabedoria. No início de cada capítulo, Garth apresenta um dos recados de guardanapo para, em seguida, compartilhar uma história ligada àquela mensagem e à sua própria vida. Com olhar sensível e sábio, Garth consegue confortar os corações e tocar as almas dos leitores.
Partilho este livro porque nenhum de nós sabe quanto tempo ainda nos resta. Sim, nós caminhamos pelo planeta com a esperança de sermos invencíveis, mas todos nós sabemos que a vida pode ser tirada em qualquer instante. Eu tenho a dádiva de perceber que o fim está se aproximando. Posso reservar um tempo para fazer um balanço e dizer às pessoas que amo o quanto elas significam para mim. É a única coisa que importa. Sua casa, sua conta bancária, suas habilidades, sua profissão - nada disso importa. Tudo se resume aos relacionamentos duradouros que construímos. É isso. É tudo isso.

Título original: Napkin Notes
Editora: LeYa
Ano: 2014 
Categoria: biografia, reflexão
Nota: 5/5

- Ebook cedido pela Editora Leya


Olá pessoal, tudo bem?

A resenha de hoje é de um livro que conta uma história real, que apesar de triste, é bem emocionante e inspiradora: 826 Notas de amor para Emma.

Em 2011, Garth Callaghan foi diagnosticado com câncer de rins, e de lá para cá, teve mais diagnósticos nada animadores, e a previsão de que tinha 8% de chances de sobreviver 5 anos.

Devido a correria do dia a dia, e a vida agitada e tumultuada com o trabalho, Garth criou o hábito fazer o almoço da filha todos os dias pela manhã, como uma forma de estar presente na vida dela, e sempre deixava um recados no guardanapo. E essa prática foi muito importante para unir pai e filha quando ela era pequena, e se tornou ainda mais especial depois do primeiro diagnóstico da doença do pai, quando Emma tinha 12 anos.

Não sei quanto tempo eu ainda tenho. Mas descobri uma forma de fazê-la saber todos os dias o quão amada é, o quanto eu a apoio e o quanto eu me importo com a pessoa que ela se tornou. Eu escrevo bilhetes de guardanapo pra ela, e coloco dentro da sua lancheira todas as manhãs.

Com o péssimo prognóstico, e sabendo o quando aquelas mensagens eram importantes para Emma, Garth prometeu a si mesmo que a filha teria um guardanapo com mensagem em seu almoço até se formar no ensino médio. E seus cálculos é de que ele precisaria deixar 826 mensagens para cumprir essa meta. Além dessas mensagens, ele também começa a escrever algumas lições de vida para a filha, como uma forma de aconselha-la quando não estiver mais aqui.

A história de Garth, a importância e significado dessas mensagens como uma forma de expressar seu amor, acabou ganhando notoriedade. Garth e Emma apareceram em programas de TV, deram entrevistas e contaram sua história. Hoje ele possui um site, uma página no facebook e um perfil no twitter, nos quais procura incentivar as pessoas a fazerem o mesmo, ou seja, tirar um pedacinho do seu dia para demonstrar as pessoas que ama, o quanto elas são importantes para você, seja com uma nota no guardanapo, um recadinho em um post it, ou outros meios.

O foco do Bilhetes de Guardanapo não era a minha pessoa ou até mesmo o fato de eu estar morrendo. Era o fato de que qualquer um poderia ser um pai de Bilhetes de Guardanapo. Todo mundo poderia reservar cinco minutos do seu dia e fazer algo especial para as pessoas que amam. Preparar o almoço deles. Escrever uma mensagem. Conectar-se. Isso era importante. Não eu.

Com uma narrativa gostosa e emocionante, Garth nos conta sua história, intercalando a narração do presente, desde seu diagnóstico, com histórias do seu passado e sua família. Fala sobre sua infância, seus pais e irmã, como conheceu e se casou com a esposa, Lisa, o medo e desafio de se tornar pai, e o amor incondicional por sua filha. Os capítulos sempre iniciam com uma das mensagens que ele deixou em um guardanapo da filha, e termina com uma pequena lição de vida.

Eu realmente me emocionei com esse livro e sua mensagem. Eu não gosto de biografias, geralmente não leio, mas a história de Garth me conquistou. E devo admitir que se soubesse que o livro era uma história real, talvez não tivesse lido, porque antes de começar, pensei que seria um romance fictício, e a Emma a amada do autor. Então fica a dica, pessoal: saiam de sua zona de conforto de vez em quando, você pode se surpreender.

Recomendo muito esse livro, é uma linda mensagem, que merece ser lida.

Beijos

OBS – Acompanhe Garth e seus bilhetes: Site / Fanpage / Twitter


.

22 comentários

  1. Oi Bru

    Logo que saiu o livro fiquei mega ansiosa para ler tanto que adiantei ele na leitura e não me arrependi uma lição de vida e um livro que merece demais ser lido e praticado claro.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii...
    Que lindo lindo, tanto a capa quanto a história, comovente!
    Fiquei com muita vontade de ler.
    Parabéns pela resenha.
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada parecido com esse livro, mesmo sendo uma história real. Quero muito lê-lo, tenho certeza que irei me emocionar bastante.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Bru...
    Eu já adoro histórias reais. E essa deve ser bem emocionante mesmo. Parece até um pouco aquele filme ''As sete regras do amor'' já assistiu? Se não, assista, muito bom.
    Ainda não conhecia o livro, fiquei curiosa.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Achei super emocionante a história, do tanto de carinho que o pai tem com a Emma. E ainda recebi um spoiler de alguém que disse que o final não é triste... infelizmente acabou com a graça um pouco.
    Mas ainda quero ler, para conhecer a batalha do dia a dia do Garth, muito mais que lição de vida, emocionante. Também não curto muito biografias, mas essa vale a pena até demais.
    Abraços Bruna,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    nossa não conhecia o livro e acho que nunca li um livro neste estilo. Bem diferente!!!

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Já li outras resenhas sobre esse livro e todas foram muito boas! Surpreendeu tbm aos outros resenhistas saberem que quem escreve as notas era o pai da Emma e que a história é verídica! Eu tbm estou com o ebook, mas ainda não consegui tempo para lê-lo. Tem vários quotes lindos que vi andando pela net. Realmente um livro emocionante e unico.
    Bjão

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bruna.

    Fiquei sabendo desse livro,mas não tive grande interesse na leitura. Tenho lido dramas demais e as vezes eu acabo ficando um pouco depressiva. Acho que ler esse livro me deixaria muito pra baixo, mas imagino como deve ser uma história linda. Quem sabe em uma outra fase minha não arrisque.

    Paradise Books BR

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Realmente temos que sair da nossa zona de conforto para nos surpreendermos com obras tão boas como essa.
    Achei muito legal isso do pai deixar bilhetes em guardanapos para sua filha todos os dias, e hoje incentivar as pessoas a fazerem isso.
    Ótima resenha! Abraços Bruna!

    ResponderExcluir
  10. Oi Bruna!
    Eu também nao gosto de ler autobografias, mas fiquei curiosa com essa história.
    Parece ser um livro emocionante, fiquei curiosa pra saber o que ele escreve em todos os guardanapos.
    Beijos

    >>Tem promoção de Natal e Final de Ano lá no blog. São livros, marcadores e vale presente. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  11. Nossa que história emocionante, bem comovente, dá pra ver quanto amor o pai tem pela filha, eu li um livro um pouco parecido com esse que foi O Diário de Suzana para Nicholas, de James Patersson, a cada página do diário, é de partir o coração, e o final é surpreendente, eu recomendo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Ja li uma resenha no blog da Andressa e fiquei mega curiosa com esse livro, tem uma mensagem de tocar o coração espero ler esse livro em breve *-* Amei a sua resenha
    *-*

    ResponderExcluir
  13. Oi Bru!
    Acho super linda a atitude desse pai, querendo sempre estar presente na vida da filha mesmo depois que se for. É triste mas muito bonito.

    ResponderExcluir
  14. Vi eles em uma entrevista no Fantástico, e eu chorei com as palavras de Garth. Não sabia que tinha o livro, mas já coloquei na wishlist.
    Se todos nós tirássemos um tempinho do nosso dia, para fazer coisas simples, mas que mudam o dia de qualquer pessoa, o mundo seria melhor!

    Blog

    ResponderExcluir
  15. Bru, estou com o livro aqui em casa mas como está em e-book não tive a oportunidade de ler ainda, mas tenho que correr! meu tempo está acabando! Mas desde a divulgação do livro eu amei toda a premissa e a profundidade da história tenho certeza que vou amar!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruna, tudo bem?

    Eu ainda não li este livro, mas acho a história dele linda por causas das resenhas que li. Espero poder ler em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Certo! Muito emocionante! Quase que chorei aqui mesmo lendo esta resenha, é uma pena essas doenças de hoje em dia o câncer faz perder tanta gente.

    ResponderExcluir
  18. Oi Bruna,
    Não sou acostumada a ler muitas biografias, mas esse livro merece ser lido, amei a forma como ele passa as mensagens, quero muuuito poder aprender essas lições para praticá-las.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  19. Que lindo!
    Me emocionei só lendo a resenha.
    Parece ser mesmo emocionante.
    Eu adorooo biografias. Minha preferida é O Sobrevivente.
    Fiquei com muita vontade de ler.
    Eu acho a relação entre pai e filha algo fascinante.
    Ótima resenha! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  20. A capa desse livro é muito fofo.
    Acredito que a história deve ser linda e emocionante, ainda mais por se tratar de um história real.

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  21. Hey, Bruna!
    Fiquei comovente com a sinopse, de verdade. Comecei a ler e não consegui mais parar. Depois de ler sua resenha e ter acesso a alguns pensamentos do pai, fiquei muito sensível com a história. Este livro nos mostra que pessoas boas e incríveis não ficam só em livros, mesmo sendo dificilmente encontradas na vida real.

    Abs

    ResponderExcluir
  22. Adorei a ideia do livro, estava procurando um deste tipo para dar de presente, acho que ja sei qual comprar rs, adorei a resenha! Parabéns

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...