[Resenha] Conta mais, vô! - Manolo Quesada


Sabe aquelas perguntas que as crianças fazem e a gente fica pensando o que responder? CONTA MAIS, VÔ! traz perguntas que três netinhas “antenadas” com as novidades do dia a dia fazem ao avô. Questões sobre laços de família, desigualdade social, mediunidade, sofrimento, reencarnação etc. são respondidas de forma simples, porém verdadeiras e com naturalidade. É para ser lido pela família toda, pois, por meio das perguntas aparentemente ingênuas o autor, Manolo Quesada, toca em pontos delicados da vida.

Editora: Petit Editora
Ano: 2014
Categoria: Reflexão, literatura espírita
Nota: 4/5

* Livro cedido como cortesia pela Editora Petit


Olá, pessoal, tudo bem?

Hoje trago a resenha de Conta mais, vô!, um livro que retrata os diálogos entre o vô, autor/narrador, e suas três netinhas. Em cada capítulo, temos uma conversa do avô com uma de suas netas, e nessas conversas são passados alguns dos fundamentos do espiritismo, de uma forma simples e bem compreensível. 

Com capítulos curtos e diretos, o autor conseguiu abordar vários temas, como ressurreição, solidariedade, a importância do coletivismo sobre o individualismo. Além disso, também deu algumas valiosas lições às netas, a respeito de temas como trabalho em equipe, memórias e família. Ao final de cada capítulo, era apresentado uma breve definição do tema abordado, segundo a filosofia espírita.

Minha única ressalva em relação ao livro, foi devido a uma breve passagem, na qual, ao criticar os males feitos no passado por outras religiões, o avô diz que o mundo se tornou melhor depois de abraçar a crença espírita. Não gostei disso, porque enxerguei nessa passagem um pouco de fundamentalismo religioso, com aquela ideia de que a nossa religião é a correta e a melhor para o mundo. Mas, como eu disse, foi apenas uma breve passagem, e essa posição não voltou a se repetir no livro.

Conta mais, vô! é um livro fino e fácil de ler. Os capítulos curtos e recheados de diálogos dão fluidez a leitura. O autor soube retratar bem o diálogo com uma criança, que são sempre cheias de perguntas e não aceitam respostas simplistas, como "porque sim" ou "porque não".

A primeira coisa que me chamou a atenção no livro foi a capa, super fofa. A diagramação está muito bem feita, com detalhes ao final de cada capítulo. As páginas são brancas, mas a fonte é grande e espaçada.

Para quem tem interesse em conhecer a doutrina espírita, é uma boa dica, por ser bem didático. Beijos



18 comentários

  1. Oi Bruna
    Tbm gostei da capa e da sinopse! Achei a idéia bacana para crianças/familia... Mas fora isso não leria o livro... Achei chato tbm o autor puxar sardinha para o lado da religião dele... Mas é assim mesmo. Deve ser um bom livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. O livro me chamou atenção, até a hora em que você disse que o "avô" falou que o mundo ficou melhor por causa do espiritismo. Eu não curto essas paradas, e acho que coragem para ler, também me falta. Mas para quem gosta, é uma boa indicação.

    Blog

    ResponderExcluir
  3. Mas que fofinho o enredo, sobre as netinhas e tudo mais.
    Não curti muito também essa "breve" passagem de espiritualismo e de religião "certa". Os diálogos parecem bem interessantes, com as netas fazendo várias
    perguntas e sanando e curiosidade sobre diversos assuntos.
    A capa é fofa mesmo.
    Abraços Bruna,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar, mas agora despertou minha curiosidade! Parabéns, você resenha muito bem! :)
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  5. Bruna, livros com bastante diálogos tem seu valor, mas confesso que tenho um pouco de medinho, porque o autor tem que saber levar, atualmente li Twittando o Amor que tem muito dialogo e foi bem entediante...

    Mas como a mensagem desse livro é outra espero gostar e me surpreender!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Prefiro não ler esses livros espíritas, por ser de outra religião, então eu não vou concordar com as coisas ditas neles, entende?
    Boa resenha! Bjs, Bruna <3

    ResponderExcluir
  7. Eu não tenho nada contra livros espíritas, mas não são muito a minha primeira escolha de leitura. Apesar disto, gostei muito da resenha e o livro parece ser bem fofo.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bruna.

    Essa é a segunda resenha que li deste livro, mas eu te falo de coração que não tenho vontade de ler ele. Na outra resenha dizia que ele era um livro espírita e eu sou um pouco receosa com essas coisas. >.< Mas que bom que tu curtiu.

    Paradise Books BR

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Não conhecia esse livro, mas não fiquei com vontade de ler *-* Não leio livros espíritas *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que gostoso lições de avô para netas! Só não gosto quando tem fundamentalismo religioso.
    Já li um livro espirita uma vez e não curti muito a experiencia.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Achei super interessante, e o bom é que serve pra todas as idades, eu acho que eu não curtiria o livro, por ser um pouco didático, mas não custa tentar né.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Gosto de livros com fantasia e tudo mais, só não aprecio muito estes livros com concelhos além de ser fundamental para nossa mente.

    ResponderExcluir
  13. Parece ser um livro fofo mas não gostei dele falar que o mundo melhorou com uma religião e apesar de parecer bonito não é um livro que eu leria.

    ResponderExcluir
  14. Oie,
    Não gostei de saber do fundamentalismo religioso :( mesmo tendo essa caps fofa, sendo curto e acredito que várias passagens proveitosas, não é ums leitura que eu queira fazer.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  15. Apesar de não gostar de alguns assuntos retratados no livro, como, por exemplo: religião, espiritismo, reencarnação... a leitura parece ser bem leve e gostosa.
    Concordo com você. Não gosto dessa ideia que o livro passa de que: "A minha religião é a melhor, a mais correta." Enfim, não acho que seria um livro que me agradaria.
    De qualquer forma, bela resenha. Bastante pontual e direta. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  16. Apesar de não gostar de histórias religiosas já li um livro espírita a alguns anos atrás e gostei.
    Esse parece ser bem fofo, se surgisse a oportunidade talvez leria.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  17. Hey, Bruna!
    Achei TÃO FOFINHA a capa desse livro!!!! Hmmmm, gostei do livro retratar sobre ressurreição, acho um tema super interessante.

    Abs

    ResponderExcluir
  18. Este livro me chamou atenção, parece daqueles perfeitos pra ler de tardinha. Vou procurar comprar

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...