[Resenha] Mudanças - L.L. Alves


O que esperar das férias: apenas sorrisos e felicidade? Não é bem isso que acontece na vida de Verônica. Em meio a corações despedaçados e crises de aborrecência, Verônica encontra Carlos, um rapaz misterioso e disposto a defendê-la. Mas será que é o acaso que os une? Decisões do passado podem trazer mudanças para o futuro? Ela precisará lidar com suas próprias ações e deverá aprender o verdadeiro valor da amizade, do amor e da confiança. Verônica não será mais a mesma, mas será ela capaz de compreender que mudanças fazem parte da vida?


Autora: L.L. Alves
Editora/Ano: Modo/2014
Categoria: romance juvenil
Nota: 3/5

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje tem resenha de Mudanças, livro juvenil nacional, que li participando de um Book Tour organizado pela própria autora. Vamos lá?



Essa é a história de uma menina que sofrera, mas que não aprendera nada com as lições que lhe foram impostas. Os passos estavam inacabados - apenas o tempo curaria tudo, e apenas ela seria capaz de resolver, se deixasse que a vida lhe indicasse o caminho.
Pág. 21

Verônica tem 15 anos e está no auge de uma crise "pré-aborrecente". Com várias mudanças acontecendo, no seu físico, emocional e psicológico, a garota está naquela fase crítica, na qual se sente incompreendia e não amada por todos, com as emoções a flor da pele, e tendo ataques de raiva ou choro. E para piorar ainda mais a situação, ela acabou de passar por sua primeira desilusão amorosa, quando seu lindo e aparentemente perfeito namorado, Jonatas, a trai e começa a humilha-la e ofende-la na frente de todos.

Quando sente que está no fundo do poço, ela conhece o misterioso Carlos, um jovem dois anos mais velho, que aparece quando ela mais precisa de ajuda, no melhor estilo Cavalheiro heroico num cavalo branco. Carlos é bem compreensivo e maduro, e começa a ajudar Vê a superar suas crises de raiva e grosseria.

Achei que a Verônica representou bem as crises adolescentes, principalmente nos clássicos embates com a mãe, tão comum para meninas, e também na dramatização de tudo (somos muito dramáticas nessa fase, rs). Porém, ela também me irritou bastante, porque tinha hora que foi chata e mimizenta demais, e ela era muito grossa e mal educada com todo mundo, o que não me pareceu apenas grosseria adolescente, e sim que ela era daquele jeito porque era mesmo. Acho que talvez por ter achado a Vê muito chatinha e grossa, acabei não me identificando tanto com ela e seu relacionamento com Carlos, e não cheguei a torcer por eles. O relacionamento que mais me cativou, foi o dela com o irmão mais novo, Pedro, de apenas 5 anos. Talvez porque ele seja uma criança super fofa e encantadora.

Outra coisa que me incomodou foram algumas questões relacionadas a idade dos personagens. Verônica tem 15 anos, Carlos tem 17, e não falaram a idade de Jonatas, porém entendi que ele é do mesmo ano que Vê, apenas um pouco mais velho, então chuto que ele tenha 16 ou 17. E mais para o final dos livro acontecem algumas coisas que teriam mais sentido se os personagens fossem mais velhos, e fiquei sem entender o desenrolar de um acontecimento específico por esse motivo.

Mudanças é um livro curtinho, fácil e rápido de ler. A narração é em terceira pessoa e autora tem uma escrita gostosa, e a leitura flui ainda melhor por causa da diagramação, com letras grande e bem espaçadas, capítulos curtos e dinâmicos. O trabalho gráfico está excelente, com detalhes no início de cada capítulo e algumas imagens florais e de borboletas ao longo do livro. Percebi alguns erros de digitação e revisão, a maioria não compromete a leitura, entretanto, houve alguns mais sérios, como trocas de palavras, por exemplo, de 'começar' por 'conhecer'.

Mudanças é um livro com foco claramente juvenil, e retrata bem uma das fases mais turbulentas e confusas da nossa vida. Creio que leitores mais jovens tenham muito com o que se identificar e aprender com o livro.

Beijos

.

42 comentários

  1. Nem fala viu, drama é comigo mesmo! Acho que me identificaria fácil com o livro, mas não com a personagem, o estilo mimada não me convence,kkk. Gostei bastante do fato de ser literatura nacional, afinal, nem só de livros internacionais vive uma pessoa, hehe!
    Ótima resenha! Beijos! :)

    ResponderExcluir
  2. Estou louca pra ler!
    Quando tinha 15 anos fui uma adolescente beeeem calma então não entendo pq tem muito mimimi rs
    O livro parece ser bem legal e eu adoro um livro juvenil u.u

    ResponderExcluir
  3. Olha, não fiquei com vontade de ler esse livro, a personagem principal pelo que deu a entender é que ela rude e simplesmente não tenho paciência pra personagens que que são muito chatas e cheias de mimimi, até porque não acho que vou me identificar com a história já que não foi assim pela adolescência, foi ate muito calma kkkk. Então já deixei bem clara que não ler o livro né kkk

    ResponderExcluir
  4. adoro livros juvenis e fiquei b curiosa para ler, adorei a resenha,
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Bom, a sinopse me pareceu interessante. Mas o lance de 'Cavalheiro heroico', me incomodou um pouco... Acho que a personagem irritar um pouco o leitor é normal, considerando a fase em que ela se encontra, a leitura tem que provocar sensações, ao menos são as que mais gosto. Preciso ler esse livro e tirar minhas próprias conclusões.
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não me interessou muito no momento, quem sabe mais para frente.
    Bjs, Rose.
    Fábrica dos Convites

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Já tinha visto esse livro no facebook mas não sabia que se tratava de um livro juvenil...
    Me parece uma história gostosa de ler, e apesar do drama adolescente deve ser bom para sair de uma ressaca literária...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  8. Oi Bru!!! Já elogiei o layout novo para você? Adorei!!! Então, quanto ao livro, eu adoro juvenis mas esse nao chamou tanto a minha atenção! Acho que o jeito mimizento da Vê ia e irritar um pouco! rsss!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Querida! Já li livros nesse estilo, e inclusive tenho uma série de livros nessa pegada que é uma das minhas preferidas, só que o Gênero é meio cômico. Bem, gosto muito de ler esses livros de dramas adolescente, já não sou nenhuma adolescente (kkk), Mas é porque me lembra muito essa fase da minha vida, que pode ser meio chata mas que também é a melhor. Adorei a resenha!

    Bjussss!
    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Acho que leitores mais jovens vão se identificar muito com o livro, como você mesma falou :) Mas se eu fosse ler, acho que ia ter vontade de entrar na história só pra pedir pra personagem principal parar com o drama uhahuauha Não tenho muita paciência pra lidar com essa fase da adolescência mesmo com pessoas reais, acho que o livro seria demais pra mim huahuahuahu

    Beijosss
    Poison Books

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante da sinopse, apesar de não estar no modo juvenil. E o mercado nacional está aumentando e isso é ótimo!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna...
    Tenho muita vontade de ler este livro, mas vou esperar um pouco.
    Gosto de livros juvenis...tenho visto que muitos gostaram do livro, mas outros nem tanto.
    Apesar das ressalvas, eu leria ele.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, Bruna.
    Apesar dos pequenos problemas, o fato da escrita ser fluida e gostosa já faz querer ler o livro. E o fato da protagonista ser meio mimizenta às vezes, faz parte da idade.
    Excelente e sincera resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Acho a capa bem bonita e estou curiosa sobre a leitura, já havia ouvido falar sobre o livro algumas vezes, e o enredo é bom, parece ser uma leitura simples e gostosa.
    Ótima resenha.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Bruna!
    Gostei da capa do livro, no mais, não me chamou muito a atenção. Ainda mais pela protagonista ser um tanto quanto mimizenta. Estou um pouco saturada de protagonistas assim, tô correndo delas...rs
    Pena que você não se identificou com a personagem, é ruim quando não acontece esse entrosamento leitor/personagem.
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    E já ouvi falar sobre esse livro, mas nunca parei para saber mais sobre ele. Imagino que iria gostar de conhecer a história de Verônica, afinal já tive minha crise pré-aborrecente também, já sofri desilusão amorosa e tudo kkkkk Também acho que gostaria de acompanhar a relação de Carlos com a garota. Enfim, gostei da resenha, o livro parece tem vários pontos negativos, mas também parece ser uma leitura agradável kkkk

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Fiquei a fim de ler Mudanças pela capa e pela sinopse, que parece mesmo bem daqueles livros juvenis (e que eu adoro). Acho que muita gente não se identificaria com a personagem, talvez porque já passou da fase dela. Como eu leio, majoritariamente, e escrevo livros YA, acho que eu a compreendo melhor. Claro, há coisas que para os leitores em geral é mesmo meio exageradas e eu, definitivamente, odeio personagens mimizentas, haha. Acho que é ok se elas começam o livro sendo assim, mas, conforme a narrativa acontece, elas têm a chance de "progredir". Acho que esse não foi o caso, né? A história central - traição, novo interesse amoroso -, realmente, não tem nada de mais, mas sou muito do tipo de me interessar por esse tipo de leitura para ver se o autor trabalhou bem a relação de todos os personagens (às vezes, isso vale bem mais do que a história central). Ainda quero bastante ler Mudanças e a sua resenha serviu para eu entender melhor o livro.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Bru

    Eu tenho esse livro no Kindle mais ainda não tive tempo para ler, fase de adolescente é chato né mas ainda bem que é apenas uma fase porém no livro parece ser uma característica da personagem isso as vezes irrita mesmo.

    Que bom que a leitura é rápida !

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oii eu nao conhecia esse livro, mas gostei muito da capa e da sinopse... A sua resenha também chamou muito a atenção, parabens


    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá flor,como vai?
    Bom, não me interessei pela obra, pelo motivo da personagem. Não gosto de garotas mimadas, choronas e esse drama todo. Até porque me considero bastante calma, até mesmo quando eu estava nessa época rs.
    Gostei bastante da sua resenha e sinceridade.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  21. Não sou muito chegada a livros que tem foco juvenil. Esses livros com adolescentes dramáticos também não me chamam muita atenção pois começa a pegar raiva dos personagens mais dramáticos hahah. Fico muito feliz em ver que os livros nacionais estão cada vez ganhando mais prestigio.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Hey.
    A primeira vez que eu li a sinopse e vi a capa desse livro fiquei bem interessada a conferir a história, mas confesso que não mais.
    Essa é a primeira resenha que leio da obra e acho que lê-lo seria simplesmente ficar irritada à toa. Gosto até que bastante de tramas juvenis, mas acredito que Verônica com a personalidade que você descreveu conseguiria me irritar demais, então não é um livro que vou correr atrás para ler não.

    Beijos.
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  23. Não gostei da capa do livro... Fiquei querendo muito entender porque alguém iria ficar humilhando uma pessoa que já foi sua namorada. Ai, ai. O livro parece ser bem movimentado, com muitos conflitos e coisas para acontecer, o que é bom.

    Abs

    ResponderExcluir
  24. Adorei a capa, mas acho que a personagem me irritaria demais. Tudo bem que ela é uma "pré-aborrecente", mas eu estou dispensando personagens que me deixem com vontade de esganá-las. Ainda estou me recuperando de uma assim, na verdade. kkkkkk Talvez eu dê uma chance a ele, mas só depois.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Eu já tinha visto muitas pessoas falarem desse livro. E eu até que achava a capa bem legal, apesar da sinopse não me chamar atenção.

    Eu curto muito um drama, mas não sei se gostaria de ler esse livro que é, pelo visto, totalmente adolescente. Quem sabe depois?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  26. Apesar de não ser mais tãão jovem assim, ainda gosto de ler livros que retratam essa idade. Eu não era mimizenta nessa idade, era mais revoltada e rebelde sem causa haha, tinha muito drama, com certeza!
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  27. Nossa, eu já estou totalmente sem paciência para livros com protagonistas adolescentes. Quando são grosseiros e mimizentos então, passo longe!! hehehehe
    Obrigada pela resenha, agora já sei que esse aí não entra na minha lista! ;)

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  28. Oi, Bru!

    Concordo com você quanto à Verônica, acho que a história poderia ser mais interessante se ela não fosse tão mimada, foi o que me pareceu no concernente ao seu caráter. Eu o leria, mas acho que faltou a autora desenvolver melhor várias coisas em relação ao enredo. Particularmente, prefiro agora livros narrados em primeira pessoa, embora antes eu me desse melhor com livros que tivessem narradores independentes. Parabéns pela resenha! Beijos

    litteraturamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oiee.

    Olha não se mesmo se vou ler este livro um dia. Não curto muito personagens mimados. E este é bem o caso da Verônica né?
    Talvez um dia eu mude de ideia, mas hoje não leria

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  30. Eu li um outro livro da autora e gostei bastante, mas não gosto muito de ler livro com adolescentes cheios de birras e coisas do tipo... eu sei que nessa fase geralmente a maioria das pessoas são insuportáveis, mas pelo menos por esses dias não quero ler algo do tipo, como eu gostei do outro livro qualquer hora eu leio esse.

    ResponderExcluir
  31. Oi Bruna.
    Gosto de histórias juvenis, mas esse enredo parece um pouco confuso e mal estruturado, não senti vontade de conhecer a história de Verônica e Carlos.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  32. Ei Brunaa!
    N curti muito o enredo apesar de gostar de livros juvenis!
    Mas acho q esta personagem cheia d mimi n m agradaria kkkkk!
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  33. É uma pena que você não se identificou com os protagonistas. Realmente, de vez em quando tem um personagem que salva, por mais secundário que seja. Eu acho que tbm não me identificaria com a Vê, já que na época da minha adolescência, eu não era tão aborrescente assim hahaha Eu era amiga da minha mãe, nunca tive problemas com ela! Sorte minha, acho!
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  34. Olá... tudo bem??

    Eu adorei a premissa da história... adoro essas crises infanto juvenis.. e apesar das ressalvas com os erros de revisão ainda pretendo ler a história... Xero!

    ResponderExcluir
  35. Oiee.
    Sempre achei a capa desse livro muito bonita, mas não sabia que era uma livro juvenil, isso já me desanimou, e o fato da protagonista ser muito cheia de frescuras só me fez desistir de vez da leitura, vou deixar pra quem curte.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  36. Posso dizer que livros com protagonistas aborrescentes estão longe de serem meus preferidos. Não tenho paciência para personagens mimizentas, e, quando além de ter essa característica, ela é chata e grossa por natureza, aí é que a vaca vai pro brejo mesmo. Enfim, não fiquei com a mínima vontade de ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  37. Não sou muito fã de dramas, mas geralmente adoro histórias adolescentes. Entretanto esse foi um livro que não me chamou muita atenção, principalmente pela impressão que você teve com relação a personagem principal.
    Mas gostei muito da sua sinceridade na resenha e de ter deixado claro sua opinião.
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Gosto muito de livros que façam com que o leitor se identifique com a história, e esse com certeza é um desses. Já li muitas críticas positivas à escrita da autora, e, por mais que não conhecesse o livro, fiquei interessada na trama. Odiaria o protagonista masculino, mas acho que isso seria bom pra minha leitura rs

    ResponderExcluir
  39. Achei a capa tão linda!
    Gosto muito de romances, mas deve ser legal acompanhar uma personagem amadurecendo em seus atos e deixando o medo de ser magoada para trás... são coisas pelas quais acho que todo mundo passa, né? Então a gente deve se sentir "conectada" ao livro, rssrsrsr....

    ^^

    ResponderExcluir
  40. Achei a capa linda...Mas nossa kkk q preguiça, tenho muitos para ler u.u

    ResponderExcluir
  41. Não conhecia a história, mas já possuo o livro e estou ansiosa para ler. Gostei de ler a opinião e de saber que o livro possuí partes boas e outras que estariam melhores com os personagens mais velhos. Irei conferir e ver o que acho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  42. Oiê!!

    Não conhecia o livro nem a autora. Parece ser interessante... apesar que também me irrito demais com personagens mimizentas assim... assisti um filme estes dias (ahhh esqueci o nome huahuahua) que tinha uma história bacana, mas a adolescente era tão chatinha e fresca que acabei desgostando do filme rrsrsrs

    Beijos!!

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...