Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.
Título original: Bird Box
Editora/Ano: Intrínseca/2015
Categoria: suspense, thriller psicológico
Nota: 4/5
Olá pessoal, tudo bem?
Hoje temos a resenha de um livro que mexeu muito comigo. Caixa de pássaros, romance de estreia do cantor e compositor Josh Malerman, é um thriller psicológico de tirar o fôlego! Daqueles que grudam na sua mente, abalam seu psicológico e afetam seu emocional, tudo ao mesmo tempo.
Intercalando capítulos no presente e no passado, acompanhamos Malorie, uma sobrevivente em um mundo pós apocalíptico e caótico. No início do livro, que se passa no presente, ela está tentando sair da casa onde vivia com os dois filhos de quatro anos, em busca de um lugar melhor e seguro, e aos poucos vamos tomando conhecimento do que aconteceu no mundo nesse período.
Há pouco mais de quatro anos, o mundo testemunhou um acontecimento sem precedentes ou explicações. As pessoas começaram a enlouquecer e se suicidar após o simples ato de olhar para fora! O que estava acontecendo? O que causava essa ação tão extrema e radical? Ninguém sabia explicar, mas aos poucos, todos começam a se isolar dentro de casa, trancar as portas, e cobrir as janelas. 'Não abra os olhos' passou a ser o lema de sobrevivência. Sair ao ar livre, só vendado, e nem olhar pela janela é permitido.
Quando o mundo começa a desabar, Malorie descobre que está grávida. Ela é cética em relação a essa crise mundial, até que uma tragédia acontece a seu lado, e ela decide procurar um lugar seguro. Toda a parte do passado é narrada durante a gravidez de Malorie, e somos apresentados a alguns personagens importantes para a trama.
No presente, além de acompanhar a jornada de Malorie e dos filhos, vemos um pouco de como foi a criação nada convencional destas crianças, por meio das lembranças da protagonista. Desde bebês, eles foram treinados para desenvolver e confiar na audição, e não na visão. Algumas pessoas podem considerar Malorie muito exigente, ou uma mãe nada carinhosa, mas se imagine no lugar dela: sozinha, com duas crianças, em um mundo no qual você não pode sair de casa de olhos abertos? Complicado, não?
Quantas vezes ela questionou seu dever como mãe enquanto treinava as crianças para se tornarem máquinas de ouvir? Para Malorie, assisitir ao desenvolvimento delas era algo horrível algumas vezes.
Pág. 133
O livro é muito bem escrito e consegue prender e envolver o leitor. A narração é em terceira pessoa, mas isso não nos dá vantagem alguma sobre os personagens, porque o autor construiu toda a narrativa utilizando verbos no presente, o que torna a história mais dinâmica e dá a impressão de que tudo está acontecendo agora, nesse exato momento! Mesmo nos capítulos narrando o passado são utilizados verbos conjugados no presente. Por nunca saber o que esperar, eu questionava tudo e todos a todo momento.
A tensão psicológica a que os personagens são submetidos é facilmente transferida aos leitores. É impossível ler o livro sem sentir o coração disparar ou até mesmo uma certa ansiedade e angústia em alguns momentos. A trama tem um ritmo de tensão crescente, sendo que a cada momento as coisas vão ficando mais misteriosas e angustiantes. Então não se enganem achando que a quebra de capítulos vai aliviar essa angústia. Logo percebi que se o capítulo do presente terminou em um momento decisivo, posso esperar algo tão ou mais tenso no próximo capítulo, que narrará o passado.
Como vocês perceberam, eu realmente gostei do livro. Eu sempre digo que não gosto de terror (principalmente os nojentos), mas amo um suspense bem construído, e Caixa de Pássaros se encaixa nessa categoria. Mas, então por que as 4 estrelas? Simples: porque o final deixou a desejar. Eu entendo que o livro pode ser visto como uma grande metáfora, que há uma mensagem filosófica por trás, mas eu sou uma pessoa prática por natureza, e queria uma explicação. O final podia ser do jeitinho que foi, mas se acrescentasse um simples parágrafo, explicando uma coisinha em especial, já teria me agradado. Ficou obvio que o final não é um furo, foi intencional, mas o fato de entender a situação, não me faz gostar, :).
Ela imagina a casa como se fosse uma grande caixa. Quer sair daquela caixa. (...) O planeta inteiro está trancado nela.
Pág. 193
O livro foi publicado no Brasil pela Intrínseca, que fez um excelente trabalho gráfico. A capa passa o ar de suspense e mistério do livro, com a mensagem "Não abra os olhos" em evidência e os capítulos iniciam com imagens de galhos de árvores. As folhas são amareladas e a letra de tamanho agradável, e não percebi erros de revisão ou tradução.
Eu adorei o livro. É realmente muito bem escrito, e creio que os amantes de suspense irão amar.
Beijos
Oi!
ResponderExcluirAdorei a resenha, nunca tinha lido nem ouvido falar desse livro, mas fiquei curioso para o ler! Eu adoro livros que consegue prender e envolver o leitor :)
Adorei! Continue assim
Beijo :)
eu ainda noa li o livro, mas pelo jeito eu to perdendo, e muito nao lendo ele, ele me chamou atençao por ser bem diferente do que eu to acostumada a ler
ResponderExcluirAaahh! Caraca! Eu estou doido pra ler esse livro e você me aparece com uma resenha perfeita dessa, Bruna!?
ResponderExcluirQue massa saber que eu vou sentir a tensão, se assim posso chamar, dos personagens *-* Espero gostar da leitura, porque eu amo terror, suspense, thriller, mistério e esse livro promete! :3
Bjs!
Jhonatan | Leitura Silenciosa
PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!
Alguns amigos falaram tanto desse livro, estou interessada na leitura.
ResponderExcluirGostei da parte da tensão psicológica, adoro quando o autor sabe trabalhar o sensorial
http://www.poesianaalma.com.br/
Ola lindona o fato de ser um Thriller que mexe com nosso psicológico já merece ser lido, gostei da protagonista ser mãe e estar sempre pensando em seu filhos, já estou com o livro para ler. Adorei sua resenha. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi, não me interessei pelo livro, não faz muito meu gênero apesar de gostar de um bom suspense, mas a história não me chamou a atenção e me deixou curiosa, infelizmente ): A sua resenha está ótima, eu é que já tinha minha opinião formada antes mesmo de ler, e também achei interessante que mesmo sendo em 3 pessoa não dá vantagem para o leitor.
ResponderExcluirBeijos
Oláá
ResponderExcluirA edição desse livro é linda, amei a capa e estou muito curiosa pela leitura pois só ouço elogios então parece ser sensacional, inclusive sua resenha me deixou ainda mais com vontade e expectativa haha adorei.
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Catharina
Beijos
Olá, Bruna.
ResponderExcluirO gênero desse livro é um dos meus favoritos e eu estou louco para ler a obra. Essa premissa meio de terror, meio distópica, me agrada imensamente. Tô achando, de verdade, que vou comprar o livro e fazê-lo furar a fila de leitura. rs
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!
Estou louco por esse livro. Amo livros que me tiram o chão. Que me deixam em estado de tensão. Não entendo alguém que não gosta de suspense e aina mais esse que traz outros gêneros juntos.
ResponderExcluirDesde que vi o lançamento que namora com ele.
Acho que vou acabar comprando logo, mesmo tendo uma pilha enorme para ler.
Beijos!
Adoro um triller e esse em especial estou mega empolgada pra ler, a sua resenha foi espetacular me deixando mais ansiosa pela leitura,
ResponderExcluirBjus
Já tinha lido uma resenha deste livro e estava achando que seria uma leitura meio cansativa, mas agora vendo tua resenha fiquei curiosa. A história parece ser muito interessante!
ResponderExcluirme empolguei!!! =D
bjus!
Pensamentos Valem Ouro
Olá!
ResponderExcluirUau!
Já tinha visto esse livro mas não sabia do que se tratava.
Fiquei curiosa com esse mistério todo, até me lembrou alguns livros do Stephen King.
Uma pena que não tenha gostado do final, eu gosto de finais metafóricos e enigmáticos, me parece que esse livro é assim.
Com certeza vou anotar essa indicação!
Oi Bru, tenho visto muitos elogios em cima do livro, a capa é linda e instigante assim como sua história, que se desenvolve no escuro. Estou mega curiosa para saber que tal doença é esta que afeta totalmente os seres humanos, leitura obrigatória!
ResponderExcluirBeijos,
Joi Cardoso
Estante Diagonal
A história do livro é diferente de tudo que já vi, e acho que por se tratar de uma mãe tentando proteger os seus filhos acredito que as emoções da personagem principal devem ser fortes e isso deve ser perceptível durante a leitura
ResponderExcluirEu vi Caixa de Pássaros na livraria com um desconto de 20% e, não deu outra, corri para comprar hahaha Irei ler essa semana! Bom, o livro me chamou atenção desde o lançamento, porque eu amo suspense, e ele me atraiu por ser um livro que parece deixar o leitor super envolvido com a história! Com esse tom sombrio de preto, a capa ficou ótima para a obra. Adorei a resenha!
ResponderExcluirOi Bruna, tudo bem?
ResponderExcluirJá faz um tempo que quero esse livro e a cada resenha me dá mais vontade de ler!
Apesar de achar que vou ter um ataque do coração lendo, rsrs
Bjs
A. Libri
Brunna! Eu simplesmente ameiiii este livro, é o meu favorito de março. Gostei de tudo.. até do final. Mas confesso que quando terminei, fiquei procurando páginas, alguma coisa que pudesse falar mais um pouco da história. Nessa hora vi, que Josh foi sensacional. Haha
ResponderExcluirbeijinhos
http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/
Eu estou com muita vontade de ler esse livro, mas você destacou uma coisa que me desanimou um pouco: a narrativa. Eu gosto de narrativa em terceira pessoa pra poder me aprofundar em todos os personagens do livro, uma pena que isso não é vantagem alguma nesse enredo. Ainda assim, gostei muito da sua resenha e quero dar uma chance.
ResponderExcluirhttp://laoliphant.com.br/
Desde que vi esse livro estou com vontade de ler, mas ainda não o comprei :( mas com certeza irei le-lo em breve
ResponderExcluirOlá tudo bem?
ResponderExcluirFiquei super interessada nesta estória, pretendo ler para saber como ela se virou grávida nessa confusão toda. Sem contar essas crianças crescendo em meio a tudo isso, deve ser suspense da primeira à ultima página rs. Bjus!!
http://lendoaestante.blogspot.com.br/
Oi Bruna, tenho um grande interesse neste livro, aliás, foio lançamento que mais me chamou atenção da editora.Na semana passada me surpreendi quando li uma resenha bem negativa dele. Felizmente esta sua apagou toda a má impressão. Como sou fã deste gênero, é um livro que tem tudo para me agradar.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Oi Bru, tudo bem? Bom, esse livro é diferente de tudo o que eu já li e, normalmente, não chamaria tanto a minha atenção, mas, não sei explicar, a capa, a sinopse, a resenha... Tudo isso Me fez querer me aventurar e sair da minha zona de conforto. Imagino a tensão psicológica que deve surgir ao longo da leitura e acredito que o autor tem qUE ser muito bom para sustentar esse tipo de enredo. Bom saber que você gostou e realmente é uma pena o final ter deixado a desejar pois parecia ter tudo para ser um cinco estrelas!!
ResponderExcluirBeijos
Mari
cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br
Oi linda, tudo bem?
ResponderExcluirEu adorei a resenha do livro! Ainda não conhecia Caixa de Pássaros, mas esse livro parece ser muito bom e eu gosto bastante do gênero!
Adorei o trabalho da intrinseca na capa, acho que além de bonita ela tem um tom bem sombrio, que combina com a atmosfera do livro.
Fiquei muito curiosa para conhecer melhor essa história!
Beijão ;*
http://www.livrosesonhos.com/
Eu amo suspense e thriller psicológico. Os comentários que li sobre esse livro até então foram todos positivos. Eu fico mega curiosa pra saber o motivo de essas pessoas não poderem sair de casa de olhos abertos. Eu só espero que essa dúvida seja esclarecida! Fiquei com medo agora de ter sido uma falta de explicação o ponto que fez você tirar uma estrela da classificação. haha E sim, imagina o drama dessa mãe, a sua luta pra proteger os filhos. Angustiante é uma palavra que define bem o livro.
ResponderExcluirEu adorei esse livro. Li num dia só porque não conseguia largar. E olha, concordo mesmo contigo a respeito daquele final. Acho que uma ou duas páginas seria o suficiente para explicar ao leitor o que todo queremos saber, mas se o autor quis assim... fazer o quê, né? Adorei o livro, a capa, diagramação... tudo. Nem esse final aberto tira os méritos do livro. Recomendo a todos.
ResponderExcluirBeijos!
Desconhecia sua existência e de cara já gostei - a capa é incrível!!! Depois quando vi que se trata de um suspense/thriller psicológico pirei. :) Sou louca por essa categoria e adoooooro livros que me deixam tensa e que me faz entrar na história.
ResponderExcluir#precisoler
;)
De uma coisa tenho certeza: Não lerei esse livro! kkkk'
ResponderExcluirAchei a capa muito bem elaborada e já tinha me conquistado. Mas esse gênero não é meu forte. Prefiro passar esse, haha.
Bruna parabéns pela organização das ideias, sua resenha ficou ótima e apontou tudo de mais importante que um leitor curioso precisa saber sobre um livro que pretende ler.
ResponderExcluirConfesso que foi a primeira resenha que li desse livro e fiquei mega curiosa, mas fiquei com medo do final. Vou analisar bem antes de decidir comprar e ler. Mas valeu demais pela dica. Estou precisando ler um suspense e esse a princípio despertou minha curiosidade.
Beijos
Leituras, vida e paixões!!!!!
Olá
ResponderExcluirTambém adorei esse livro, depois dele comecei a ler mais suspense, não gostava tanto do genero então não lia muito, mas me apaixonei por esse livro, eu sentia a mesma agonia que a personagem estava sentindo, enfim <3
A intrinseca é uma das melhores editoras pra mim, no quesito de edição de livros, a diagramação dele é muito boa mesmo!
Abraços
www.estantedepapel.com
Oi Bru...
ResponderExcluirEstou louca para ler este livro.
Tenho visto opiniões assim também. O livro é intenso e muito bom, mas o final deixa a desejar. Bom, espero gostar um pouco mais quando for ler.
Adorei a resenha.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Olá, estou louca por esta capa e diagramação. Mas não sou muito fã de suspense, ou com um toquinho de terror.Mas parece ser um livro bastante interessante, que realmente fisga o leitor. Mas não foi dessa vez. Quem sabe um dia tomo coragem ou vontade e leio.
ResponderExcluirParabéns pela resenha.
Beijos.
Ai caraca Bruna...
ResponderExcluirNão sei o que pensar realmente.... eu quero muito ler esse livro por causa do suspense e tudo mais e por ouvir só falar muito bem dele, mas minhas nossa, sou muito medrosa... o que eu faço? hahahaha
beijos
Livros & Tal
Oi Bruna!
ResponderExcluirApesar de só ter lido ótimas resenhas sobre o livro e adorar thrillers psicológicos, não sei porque, mas esse não me chamou atenção. Talvez futuramente eu dê uma chance, mas no momento não é o tipo de leitura que eu quero.
Adorei sua resenha!
Beijos
Li
Literalizando Sonhos
Oi, Bruna!
ResponderExcluirEu já li o livro, e me decepcionei um pouco justamente por esperar terror, e não tem isso, a história tem muito suspense e tensão, mas zero terror.
A história foi bem elaborada e bem escrita, mas como você mesma disse, faltou algumas explicações, o autor deixou alguns fatos sem resposta, e isso também me incomodou. Eu li o livro em um Clube do Livro e nós conseguimos realizar uma entrevista com o autor e fizemos algumas dessas perguntas, se você quiser, passa la no blog e confere a entrevista.
Beijinhos
Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.
Amo suspenses e estou louca pra ler este livro desde o lançamento! Parece ser um livro excelente, sem dizer que é lindo! Adorei sua resenha, como sempre muito detalhada. =D Beijos!
ResponderExcluirEngraçado como são as coisas. Semana passada, li uma resenha desse livro, que o achava chato e pouco explorado. De certa maneira, me fez pensar duas vezes antes de ler. Agora, li sua resenha, falando totalmente o contrário, de quanto o livro é bom e tudo mais, e a vontade veio com tudo. Adorei a resenha e também o livro *---*
ResponderExcluirOi Bru
ResponderExcluirTambém gostei muito do livro, achei muito legal a escrita e o suspense mas assim como você achei que o final pecou um pouco e a questão de ser apenas uma metáfora me irritou porque só percebi depois de ter lido alguns dias depois rsrs
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Olá, Brununha tudo bem, querooooo muito ler esse livro, no dia da Turnê tinha esgotado, amei sua resenha, nossa as poucas páginas que li me arrepiaram a cabeça, espero que ele supere minhas expectativas.
ResponderExcluirBjkas
Dani Casquet - Livros, a Janela da Imaginação
Oi Bruna! Li este livro em um Clube de leitura e foi algo muito legal, vários debates e mil teorias para explicar o que havia acontecido e no final eu fiquei querendo o mesmo que você, uma resposta concreta, por mais que tenha gostado demais da história, faltou um desfecho para mim.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Quero muito ler "Caixa de pássaros". É raro as vezes em que me interesso por um livro pela sinopse e esse me encantou em todos os sentidos. Quero muito lê-lo.
ResponderExcluirSua resenha deu um gostinho de quero mais. :( A capa tá linda e super combina com a história.
abs
Oii, Tudo bem.
ResponderExcluirPara quem gosta do gênero a premissa é bem interessante, já li e assisti várias resenhas sobre este livro e não sei se eu conseguiria lê-lo.
Só ouvi falar coisas positivas sobre ele, mas a história é muito forte, não estou acostumada a ler livros assim, quem sabe eu o leia para tirar minhas próprias conclusões.
http://leiturasdamary.blogspot.com.br/
Narração envolvente e em terceira pessoa? Já gostei, pena o final não ter agradado tanto.
ResponderExcluirOi Bru, tudo bom?
ResponderExcluirMesmo com o final, o que mais tenho visto são resenhas positivas como a sua sobre esse livro. Eu gosto muito de livros de suspense e quase comprei esse livro na Turnê Intrínseca, porém ele se esgotou rapidamente. Bom, a premissa da história é instigante e a trama é daquele tipo que faz você comprar um livro. Espero ler em breve.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oi Bru,
ResponderExcluiragora eu posso ler a resenha!!! Eu gostei do livro. Achei que faltou uma coisinha no final, mas, nossa, há tempos que um livro não me tirava o sono por não fazer ideia do que ia acontecer na página seguinte. Só Colleen faz isso comigo. Gostei muito da leitura
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Eu achei a premissa do livro bem interessante e original desde que o vi pela primeira vez, e a maioria das opiniões sobre o livro são boas. Estou querendo uma leitura intensa assim no momento :)
ResponderExcluirA editora caprichou na edição do livro, a arte dele esta linda!
Oii Bruna!
ResponderExcluirAdorei a resenha, e me interessei muito pelo livro, tenho notado que estou gostando muito dos livros da intrínseca, e estou precisando ler livros que envolvem o leitor.
Oie,
ResponderExcluirQue medo desse livro!!! Só pela sinopse já me arrepiei toda aqui, corro de livros assim rsrsrs sim, eu sou medrosa ao extremo e de verdade não leria, apesar de sua resenha estar perfeita e super convidativa, mas infelizmente não é minha praia!!
Beijo
Oie,
ResponderExcluirQue medo desse livro!!! Só pela sinopse já me arrepiei toda aqui, corro de livros assim rsrsrs sim, eu sou medrosa ao extremo e de verdade não leria, apesar de sua resenha estar perfeita e super convidativa, mas infelizmente não é minha praia!!
Beijo
Eu amo histórias assim, que te fazem entrar na pele dos personagens, sentir as coisas como se fizesse parte daquele mundinho maravilhosos que alguns escritores constroem. Simplesmente amo. E espero ler o livro em breve, já vai entrar pra listinha.
ResponderExcluirAté agora só tenho lido resenhas positivas em relação a esse livro. Adoro suspenses, e quanto mais angustiantes e tensos, melhor. Pelo que vi, isso é o que não falta nesse. Achei a premissa bem interessante e não só isso, acho que a narrativa do autor deu todo o toque especial ao livro. Enfim, quero muito ler em breve.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Oi Bruna, tudo bem?
ResponderExcluirQuando você diz que gostou muito de um livro eu já fico interessada porque temos um gosto até parecido. Estou ansiosa para ler Caixa de Pássaros. Já tenho ele aqui em casa então só falta mesmo é tempo.
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Nao tinha visto resenha desse livro ainda, e fiquei super empolgada pela sua resenha. Pelo fato de ser uma mae protegendo os filhos, imagino que seja um livro cheio de emoçoes e amo livros cheios de emoçoes, misturado com suspense entao rsrs
ResponderExcluirBeijos Bru