E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.
Título Original: Hate List
Editora/Ano: Gutenberg/2012
Categoria: romance
Nota: 5/5
* Recebido como cortesia da Gutenberg
Valerie criou a Lista Negra junto com o seu namorado Nick, no começo a lista servia para colocar tudo aquilo que chateava Valerie, mas a medida que o seu relacionamento com Nick vai crescendo eles começam a escrever nela juntos, colocando o nome de todas as pessoas que faziam bullying com eles ou com qualquer outra pessoa na escola. Para Valerie a Lista Negra era só um meio de extravasar, mas para Nick a Lista era mais que isso.
Cansado de tudo aquilo Nick leva uma arma para escola e começa a atirar em todas as pessoas que estavam na lista e também eu inocentes que estavam em seu caminho, Valerie que até então estava perdida sem saber o que fazer tenta proteger Jessica e acaba sendo baleada, depois disso acorda em hospital pensando que tudo aquilo foi um sonho ruim e que ela vai acordar e tudo vai voltar ao normal.
O livro é intercalado entre o massacre e a volta da Valerie para a escola, tudo está diferente as pessoas estão confusas algumas estão a culpando, outras agem como se o bullying nunca tivesse existido ali e todas agindo como se nada tivesse acontecido. Valerie está totalmente perdida, seu namorado além de assassino está morto, seus amigos a ignoram como se ela fosse a única culpada e até mesmo seu pai não acredita nela.
- Muita gente está querendo saber por que você voltou ao Garvin.- Porque este é o meu colégio... Eu não tinha que sair da escola mais do que qualquer outro. A escola disse que eu poderia voltar.- Você tem razão. Não atirou em ninguém.Pág. 62
Em alguns capítulos são colocados trechos do jornal da cidade onde a repórter faz o massacre parecer ainda pior, fazendo parecer que nada de errado acontecia na escola e que Nick e Valerie agiram sem motivos, como se tudo tivesse sido criado pela imaginação dele, todos querem declarar a verdade, mas nem mesmo Valerie sabe até que ponto ela sabe o que é verdade. Como seu namorado, seu único porto seguro, a única pessoa que realmente a conhecia pode ter feito algo tão horrível e o pior de tudo, como ela não desconfiou que ele faria isso.
Era bom fazer parte de um ‘nós’, com os mesmos pensamentos, os mesmo sentimentos, os mesmos problemas. Mas, agora, a outra metade desse ‘nós’ tinha ido embora e, deitada no meu quarto escuro, percebi que não sabia como me tornar eu mesmo de novo.Pág. 29
Quando eu comecei a ler o livro eu já sabia do que ele se tratava, já tinha visto a resenha da Pam e os inúmeros elogios que ela faz a ele. Mesmo sabendo pelo que esperar a leitura é bem angustiante, os medos e os seus dilemas fazem com que o leitor se prenda ao livro do inicio ao fim. O que realmente aconteceu a gente vai conhecendo no decorrer da história, eu acabei fazendo várias suposições até descobrir toda a verdade.
A capa do livro é maravilhosa o título e alguns desenhos possuem uma textura diferente, as folhas são um pouco mais grossas que o normal, o que fazer parecer que o livro possui mais páginas. Cada inicio de capitulo possui um desenho diferente, alguns se repetem. A história do livro já é incrível e todo o trabalho que a editora teve com a diagramação torna o livro ainda mais perfeito.
Acredito que todos vão gostar de ler A lista Negra, o livro é bem escrito e nunca vi nenhum outro livro que aborde o tema do jeito que a Jennifer abordou, o livro trás uma grande reflexão no final dele, que só quem leu e acompanhou todo o sofrimento da Valerie vai conseguir entender, se antes da leitura eu achava que o livro era bom, após terminar tenho certeza que o livro merece casa elogio que ele recebeu.
Beijos,
Caramba! Desde a sinopse esse livro me chama atenção. Gosto bastante de ler e assistir histórias sobre bullying, mas essa, pelo que você disse, é diferente. Super bem construída e instigante *-*
ResponderExcluirSem dúvida, eu lerei \o/
Bjs!
Jhonatan | Leitura Silenciosa
gostei muito da resenha e ainda mais do livro,bem interessante ja que eu nao costumo ler esse tipo de livro.Eu acho que já assistir um filme bem parecido com esse livro, a garota escrevia no diario que queria que tal pessoa morresse de tal modo e se concretizava.
ResponderExcluirOi, Elen!
ResponderExcluirTambém vi a Pam elogiando bastante esse livro, e estou louca pra lê-lo! Achei muito interessante, por ele tratar do bullying e trazer reflexões.
Louca pra ver essa diagramação, e a capa é mesmo maravilhosa!
Gostei muito da resenha! Bjos <3
Woooow são poucos os autores que tem a coragem de abordar um tema tão polêmico, e com certeza me cativou, sem dúvidas esse é um livro que pretendo ler ainda esse ano! Gostei da resenha e a forma com que vc desenvolveu deixando um gostinho de quero mais!
ResponderExcluirParabéns !
Livros & Tal
Woooow são poucos os autores que tem a coragem de abordar um tema tão polêmico, e com certeza me cativou, sem dúvidas esse é um livro que pretendo ler ainda esse ano! Gostei da resenha e a forma com que vc desenvolveu deixando um gostinho de quero mais!
ResponderExcluirParabéns !
Livros & Tal
Ai gente, já estava louco para ler esse livro, lendo a sua resenha fiquei com mais vontade ainda. Bom saber que o livro é tão bom assim..
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirA cada resenha que leio deste livro, mais tenho vontade de lê-lo. E eu adoro finais bons e surpreendentes.
Ah, eu também o conheci através da Pâm :3
Beijo.
Tá rolando sorteio no blog, vem participar --> Choque Literário
Uau, esse sim parece ser um livro para comprar! Sempre prefiro narrativas com temas complicados, que me façam sentir muitas emoções e aprender muito. A vida não é cheia de finais felizes, afinal.
ResponderExcluirParabéns pela resenha!
Abraços!
Oi Elen, tudo bem?
ResponderExcluirTenho vontade de ler esse livro por causa do tema abordado e o extremo a que o personagem chegou.
É uma leitura que acho que todos deveriam fazer.
Bjs
A. Libri
Olá, querida!
ResponderExcluirPelo título, esse não é um livro que eu leria, questões ideológicas mesmo.
Fico feliz que a leitura tenha funcionado com você e como sempre uma resenha perfeita! Espero não ter sido grosseira com minha colocação, pois seu blog não merece, sempre um trabalho exempla... <3
http://www.poesianaalma.com.br
Eu gostei bastante desse livro. As cenas do massacre são beem tensas. Me prendeu bastante também. E nossa, como o pai dela me irritou kkk
ResponderExcluirOlá, eu também me interessei por esse livro por causa da Pam, ela fala maravilhas dele e me deixou louca para ler. Eu achei a resenha perfeita, você não esqueceu de nenhum detalhe, e pela sua descrição a edição dele é impecável, quero muito comprar o meu e ler logo!
ResponderExcluirAbraços
www.estantedepapel.com
Oie!!!!
ResponderExcluirsou tão afim de ler esse livro, vejo o pessoal falando maravilhas dele, está na minha meta com certeza ;) beijão*...*
http://notinhasderodape.blogspot.com.br
Elen lindona que premissa de livro instigante hein, a capa está linda , e pelo visto com um tema muito bem desenvolvido pela autora. Já estou indo comprar o livro, imagino a situação dessa protagonista, totalmente perdida sem chão. amei a dica e a resenha. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Olaa
ResponderExcluirEu amooo esse livro, de paixão, a mensagem que ele passa é essencial e é impossível nao gostar da leitura, amei cada pagina.
Reality of Books
Beijos
Fiquei muito interessada em saber mais sobre os eventos de Lista Negra, é uma história tensa, que acredito que o leitor vai refletir sobre muita coisa, quero saber qual será o destino final da personagem principal e compreender mais a atitude do namorado em matar os colegas de classe.
ResponderExcluirwww.daimaginacaoaescrita.com
Olá, Elen.
ResponderExcluirEu tenho muita vontade de ler o livro, principalmente por se tratar do bullying , um assunto tão importante e atual. E se ainda gera uma reflexão, melhor ainda. Faz com que o livro seja ainda melhor.
Excelente resenha.
Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!
Já vi comentários positivos sobre esse livro, porque além do tema ser muito delicado, ele parece ser tratado de forma a fazer o leitor refletir. A leitura deve ser imperdível, ainda mais se tratando de algo que acontece com muito mais frequência do que imaginamos e nos mais variados lugares. Adorei a resenha. Espero ler em breve.
ResponderExcluirBeijos.
O livro parece ser muito bom mesmo e fiquei com muita vontade de ler. Gosto de ler esses livros com temas mais sérios porque eles sempre trazem uma mensagem que nos fazem refletir.
ResponderExcluirA capa é realmente linda, adorei!
beijinhos :*
Sou louca por esse livro, todos falam super bem dele, ainda vou me dar a oportunidade de ler, adorei a resenha,
ResponderExcluirBjus
Oie! Este é bem um gênero que eu gosto. Já conhecia o livro, mas não tive oportunidade de ler, o que é uma pena. Que bom que mesmo sabendo um pouco do enredo, ainda assim se viu presa na trama.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirEsse livro tem uma premissa instigante e importante. O bullying é um tema cada vez mais recorrente nos livros e merece ser debatido. Eu sempre tive vontade de ler o livro por causa da Pam também e acredito que quando ler, pensarei bastante na narrativa e em tudo que acontece com os personagens.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oie , ja tinha ouvido falar do livro , mais nao tinha ficado muito interessada , pois nao sabia muito do que se tratava em si , mais agora ja tenho uma ideia do que se trata e fiquei bastante interessada !, creio que o livro tem uma premissa bem forte e importante , pois vemos muitos casos de Bullyng em escola e etc , creio que é um tema que vale muito a pena ler ! e o tema faz o leitor refletir bastante sobre o assunto ! quero ler concerteza !
ResponderExcluirEita!! Livro tenso! Mas só de ler a sinopse eu gostei viu?!
ResponderExcluirCompraria com certeza, me interessei bem!
E você falando bem e dando nota 5 aí que deu vontade de ler...
Vou ler mais resenhas sobre ele pra ver se rola de comprar.
Bjus...
Achei a capa um tanto adorável para o tema do livro. O livro deve ter um clima bem pesado, o que eu não gostaria muito de ler, mas mesmo assim tô bem curiosa para saber como isso desenrola e as consequências para o futuro de todos. Vou ver se encontro outras resenhas para ter uma opinião mais ampla!
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirFaz um bom tempo que eu quero ler esse livro, pois a premissa chamou muito a minha atenção e o tema abordado é muito importante de ser lido e entendido, né? Não sabia que o livro era intercalado e gostei muito disso, acredito que a Valerie deve ser uma personagem muito forte e cativante, daquelas que dá vontade de abraçar, né? Enfim, gostei bastante da resenha e espero ter a oportunidade de ler esse livro em breve o/
Beijos :*
Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com
Nossa, já ouvi tanta super recomendações desse livro que cada vez que vejo essa capa perfeita a vontade de lê-lo aumenta .. A única parte que não sou muito fã é a intercalação , mas isso não me faz deixar de querer conhecê-lo..
ResponderExcluirOi Bru, tudo bem?
ResponderExcluirMorro de curiosidade de ler esse livro. Livro de suspense tem mesmo que ser bem escrito e que bom que Lista Negra é um exemplo disso.
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Oi Bru! Nossa, todo mundo que le este livro recomenda, sei que é um livor tenso e profundo e pretendo ler assim que puder adquiri! Tenho certeza que uma história incrível me aguarda!
ResponderExcluirBeijos,
Joi Cardoso
Estante Diagonal
Esta é a primeira resenha que li sobre o livro e eu pensava que se tratava de um romance mimimi, sabe desses melosos? (nada contra).
ResponderExcluirAmeeeeiiii e com certeza vou querer ler.
^^
Oi Elen
ResponderExcluirEu adoro quando fico formulando suspeitas em um livro e já havia visto diversos elogios dele também. Quero muito ler ainda e adorei a resenha positiva!
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Ooi,
ResponderExcluirEstou louca para ler esse livro, já vi muitos elogios, que me deixaram mais curiosa ainda em relação á ele.
Adorei a resenha.
Bjs
Oi Elen!
ResponderExcluirEu fico aqui imaginando o que mais há na história além desse ataque do namorado dela, sei lá, parece que os motivos são meio óbvios lendo a resenha mas eu sei que tem mais nesse meio e to super curiosa pra descobrir. Com certeza esse é um livro que eu gostaria de ler.
beijos
Olá... tudo bem?
ResponderExcluirTaí um livro que sou completamente apaixonada pela capa e que venho desejando a cada resenha que leio dele... mas estou evitando comprar livros pq estou lotada aqui em casa e tem chegado bastante livros de parceria... mas eu espero conseguir ler pelo menos a metade deles para comprar outros kkkkk eu gostei muito de sua resenha... fico imaginando o que levou Nick a cometer esse ato tão horripilante... elo fato dele ter se matado fica difícil indagar as possíveis situações que o levou a isso... preciso saber de seus sentimentos e se isso é bem narrado no livro... xero!
Ta aí um livro que quero muito ler desde a primeira resenha que vi.
ResponderExcluirCom o bullying sendo algo muito discutido, é difícil encontrar um autor que consiga por algo novo no modo de abordar o assunto. No caso de A Lista Negra é encarado de um jeito bem mais pesado, mas tenho certeza que é uma ótima opção de leitura.
Livro muito bom, já estou curiosa para saber o final. Esse vai para minha lista de aquisição. Gostei muito!
ResponderExcluira temática Bullying é sempre uma ótima pedida, e dá muito pano pra manga, mas o autor tem que saber desenvolvê-lo bem. Pela sua resenha, deu pra perceber que a Jennifer Brown dominou e conduziu muito bem sua trama. Acho que esses trechos com reportagens jornalísticas tendenciosas também devem ter dado outra dinâmica na trama. Enfim, fiquei bem curioso pra ler.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
A Lista Negra é um livro que já me chama atenção pela capa e pelo título, que eu acho muito sugestivo. O enredo dele tem muitos elementos que eu gosto, e que juntos tem tudo pra dar uma boa trama. Já ouvi muitas críticas positivas, e estou esperando uma oportunidade para conferir por mim mesma!
ResponderExcluirOi Elen,
ResponderExcluirParabéns pela resenha, me cativou e me chamou muita atenção. O livro já esta na minha lista.
Beijoo
Olá
ResponderExcluirA Lista Negra me conquistou logo de cara pela capa, depois de ler sobre ele fiquei encantada com a historia.
Achei muito triste tudo que a personagem sofre sozinha, pois até a família é distante.
O tema abordado no livro é real infelizmente, e podemos ver as consequencias desses atos, como faz mal à pessoa.
Este livro está na minha meta de leitura.
Ansiosa pra ler.
Ótima resenha
Beijos
Oi!
ResponderExcluirAinda não conhecia o livro a capa me chamou atenção gostei bastante e a historia me surpreendeu gostei bastante do tema trabalha no livro e fiquei curiosa sobre o mistério que envolve o livro !!