[Resenha] Se eu Morrer (Revenants #3) - Amy Plum

Terceiro e último livro da série Revenants, de Amy Plum. Traz o desfecho da saga, e a consequências e repercussões de uma grande traição do segundo livro. Sinopse com spoiler. Leia por sua conta e risco Aqui.
Título original: If I Should Die
Série: Trilogia Revenants #03
Autor: Amy Plum
Editora/Ano: Farol Literário/2015
Categoria: YA Sobrenatural, juvenil
Nota: 5/5

Livro cedido pela editora Farol Literário

Olá pessoal, tudo bem?


Hoje é dia da segunda resenha do Especial de Junho Reencontrando Amores Literários. Segundo meu planejamento inicial, o livro a ser lido seria o segundo da série Outlander, mas acabei me atrasando toda esse mês, e foi impossível encaixar um livro de quase 1000 páginas nas leituras. Quando Se eu morrer chegou, eu pirei, pois estava louca para lê-lo, e como ele tem meu amado Vincent, atende bem o requisito de Reencontrando amores literários, rs.

Se eu morrer é o último livro da trilogia sobrenatural Revenants, e traz o desfecho do romance entre Vincent e Kate. E se tratando do fechamento de uma série, praticamente tudo que eu disser sobre o livro corre o risco de ser spoiler. Por isso, a resenha será mais superficial acerca dos acontecimentos, então podem ler tranquilamente. 

Leia a resenha dos livros anteriores aqui: 1 Morra por mim / 2 Até que eu morra

Vamos lá?

No primeiro livro fomos apresentados ao mundo dos Revenants (que em francês significa fantasma), uma espécie de morto-vivo que mantém a imortalidade ao salvar os humanos. Os revenants sentem uma necessidade compulsiva de salvar e se sacrificar pelos humanos, e retornam a idade que tinham na primeira morte, quando ainda eram humanos, todas as vezes que “morrem” para salvar alguém.

Nosso protagonista, Vincent, é um revenant, e sua amada, Kate, é uma humana que se muda para a casa dos avós, em Paris, após a morte dos pais. Ao londo dos dois primeiros livros, acompanhamos o nascimento e desenvolvimento do relacionamento entre os dois. E estivemos junto com Kate, enquanto ela mergulhava no mundo dos revenants e descobria seus segredos. Entre as revelações, a maior foi a identidade do grande vilão da série, no final do segundo livro, e um acontecimento bombástico, que poderia colocar todos os revenants de Paris em perigo.

O terceiro livro começa nesse ponto, com todos tendo que lidar com as consequências desesperadoras do desfecho do livro anterior. Com uma escrita gostosa e fluida, Amy Plum nos faz percorrer a bela Paris junto a seus personagens, e mais do que nunca mergulhamos nas lendas e mitologias dos revenants. O principal foco do livro é o grande enfrentamento entre os bardias (revenants do bem) e os numas (revenants to mal), e a autora conduz esse final muito bem. Há lutas, revelações e perdas, afinal, estamos em uma guerra, e sempre há baixas dos dois lados.

Eu gosto muito dos personagens dessa série, e Se eu morrer traz uma interação mais completa entre eles. Achei Kate mais centrada e menos imprudente nesse livro. Aqui temos uma participação maior de seus avós, e eu realmente adoro esse casal de velhinhos! E Georgia, a irmã louquinha de nossa protagonista, me conquistou pela lealdade que há por trás da fachada de adolescente fútil. Do lado de Vincent, temos ele, meu eterno amor, mais encantador, justo e honesto que nunca. E sua "família" de revenants é sempre um prazer de acompanhar e conhecer melhor, pois o carinho, lealdade e dedicação entre eles, de deles para com os humanos, é linda.

Cavalheirismo: uma das vantagens de namorar um adolescente que está por aí desde os velhos tempos.
Pág. 263

Gostei muito do desenvolvimento desse livro, e as revelações foram coerentes e todas as pontas soltas bem amarradas. Para um bom observador, não é difícil matar a grande charada da série, pois a autora veio nos dando pequenas pistas desde o início, a questão é conseguir prestar a atenção e juntar tudo (Eu consegui!!! Desde o segundo livro já desconfiava do que ia acontecer!). O final foi bem escrito e convincente, mas eu senti falta de um epílogo. Por mais que o final tenha sido bem fechado, ainda ficou aquela sensação de "e depois, o que aconteceu?"

A diagramação, mais uma vez, está impecável! Não vi erros de tradução ou revisão, e as folhas amareladas, junto com a letra grande e espaçada, tornam a leitura rápida e agradável. Há arabescos lindos, como os da capa, no início de cada capítulo, e a capa entra para minha lista das mais lindas que já vi, com seus detalhes em alto-relevo e cuidado gráfico em cada centímetro. Na verdade, todas as capas dessa série são lindas! Parabéns a Farol por isso.


Eu realmente adorei essa série! É um juvenil sobrenatural muito bem escrito e envolvente. A série, como um todo, entra para minha lista de favoritas. Recomendo demais!

Beijos


.

42 comentários

  1. Noossa, nunca tinha visto essa serie e parece ser muito boa ( apesar dos spoilers haha). Me interessei, principalmente por não ser tao fácil matar a grande charada da série. Esses são os tipos de livro que fica na nossa cabeça durante semanas!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bruna.
    Eu tenho curiosidade sobre essa série, apesar de às vezes achar que não vou gostar tanto. Mas a premissa é tão diferente que me chama a atenção. rs
    Fico feliz que o fechamento da obra tenha sido tão bom e satisfatório. Isso me anima ainda mais para iniciar a leitura.
    Talvez eu o faça mais para o fim do ano...

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bruna!
    Achei bem legal essa mitologia dos revenants, com certeza vou ler! Ainda mais pela trilogia se passar em Paris e também essas capas lindérrimas!! *-*
    Amei a resenha! Um abraço!!

    ResponderExcluir
  4. nao li os livros anteriores mais ja li algumas resenhas deles e pelo jeito a serie tem uma historia bem envolvente e curiosa, so as capas por si só ja chamam atençao.

    ResponderExcluir
  5. Terminar uma série é sempre bom, né? Nos deixa felizes e com uma sensação de missão cumprida - é assim que me sinto, principalmente quando a série é grande - mas também deixa saudades.

    Gosto muito de mitologia e fico feliz quando vejo um livro - no caso uma série - utilizando o assunto. Não curto muito livros sobrenaturais, mas leria se tivesse oportunidade.

    ^^

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna...
    Não tem como apressar mesmo uma leitura de quase 1.000 páginas, mas mês que vem você lê..
    Essa trilogia eu não tenho muita vontade de ler, mas fico feliz que gostou. Só não gosto de já sabe assim o que vai acontecer, gosto de ficar surpresa. Mas pelo jeito a autora desenvolveu bem e você gostou, apesar do epílogo que não veio.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Li a resenha do segundo livro hoje e assim continuo com a mesma opinião, tenho e não tenho vontade de ler a trilogia. O segundo livro como sempre parece ser bem fraco e esse parece ser melhorzinho, não sei se vou ler ainda, quem sabe mas pra frente. Mas que bom que vc curtiu :D
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Nunca tinha ouvido falar desse livro, acredita? Adoro juvenis sobrenaturais, mas realmente não estou procurando por série :/

    Beijos,
    apenasumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olhaaa, não sabia que Revenants significa fantasma em francês.
    Ahhh... você me falou bem dessa série mesmo, eu não conhecia e sua nota foi boa, 5 em 5 e olha que sei que vc é exigente.
    Bom saber que as pontas foram todas amarradas com o ultimo livro, não deixa o leitor frustrado, apesar que vc queria um epílogo. Acho que vou gostar tb da série, gosto de livros com esse tipo de estória sobrenatural, se não der medo, é claro! Pq sou medrosa.

    ResponderExcluir
  10. Que bom que a autora fechou essa trilogia com chave de ouro, não é?!?! Continuou com o ótimo nível dos volumes anteriores, e ainda amarrou todas as pontas de maneira precisa. Mas a única pena é não ter rolado esse epílogo. Também gosto muito quando eles aparecem, mas quem sabe se a autora não faz um conto e conta tudo o que rolou depois de "...e foram felizes para sempre."?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro o gênero sobrenatural, flor, então essa trilogia (é claro!) já está entre as que desejo conhecer. Confesso que tê-la completa, finalmente, me deixa ainda mais entusiasmada para comprá-la inteira. Eu acho que o enredo é interessante, mas o que mais gostei na sua resenha foi saber que o desfecho é de qualidade. Sem pontas soltas, com coerência e um final que satisfaz o leitor. Ufa! Preciso de mais? Haha. Já quero para ontem!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu já li Morra por Mim e amei, estou muito ansiosa para ler Até que eu Morra e logo depois Se eu Morrer, não tem como não se encantar com Vincent e Kate, eles são um casal fofo demais, e como amo romances adorei o primeiro livro dessa trilogia, estou super ansiosa para ler os outros 2 e descobrir o final.

    ResponderExcluir
  13. Olá... Ainda não conhecia essa série, mas após ler sua resenha, realmente me interessei.... Vou colocar os títulos para uma futura leitura...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oi. eu nunca tinha visto falar do livro, gostei de sua apresentação, mas a ideia de cavalheirismo há um tempo deixou de fazer parte de meu rol de leitura, então, vou esperar mais um pouco para tentar conhecer mais o livro, tentar procurar numa livra para entender tudo melhor.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Ainda não conhecia a série mas fiquei encantada! Muito envolvente, uma boa leitura com certeza.

    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, a série parece ser muito boa, eu não conhecia e to me perguntando como?
    Eu fiquei um pouco confusa na resenha, mas eu não li os livros anteriores, porém na resenha você explicou os anteriores e eu adorei isso! Sério!
    Vou procurar saber dos livros!
    Obrigada pela dica!
    Beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi! Nunca tinha ouvido falar dessa trilogia, mas parece interessante. Não gostei muito da capa, mas talvez desse uma chance.
    Beijo!
    www.raciocinacomigo.com

    ResponderExcluir
  18. Oi tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar da trilogia, mas parece ser bem interessante, fiquei curioso e pretendo ler.
    http://literaturaparaosaber.blogspot.com
    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Confesso que pulei a parte dos spoilers! Hehehehe
    Essa é uma trilogia que acho que tem capas magníficas! Tenho curiosidade em ler. Parece que a escrita da autora é muito boa, mas não está na minha lista de prioridades. A menos que eu ache uma promoção! :D
    Adoro como as editoras estão caprichando na diagramação! Esse parece estar lindo mesmo com os detalhes!

    ResponderExcluir
  20. Oiie
    Ja li os dois primeiros livros e adorei, bom saber que a conclusão ficou boa, estou ainda mais ansiosa para ler e espero ler em breve e gostar.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  21. Estou louuucaaaaa para ler essa trilogia, e a cada resenha que leio e sabendo que o final teve boa conclusão quero pra ontem
    bjus

    ResponderExcluir
  22. Amo tudo que seja sobrenatural! Não importa, se me falarem sobre ele eu já coloco na lista. E com esse livro foi o mesmo, pena que não li os primeiros livros da série! Mais leriei assim que possível.

    ResponderExcluir
  23. Bruna agora com o desfecho da Trilogia, vou começar a ler, pelo visto Vincent conquistou a muitos corações e sem contar o cenário perfeito : Paris . Como resistir a essa trilogia. Quem sabe pedindo a autora faça um epílogo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Bruna, eu sou apaixonada pela capa desses livros!! <3
    Infelizmente não li sua resenha toda por causa dos spoilers , pois quero muito ler essa série. O fato de ver mais uma resenha positiva me anima ainda mais para ler. Gosto de como você descreve a escrita da autora e amo romances sobrenatural!! É minha futura leitura com certeza!!! Bjus

    ResponderExcluir
  25. Oi, Bruna.
    Já tinha ouvido falar desses livros e até li algumas resenhas dos volumes anteriores, mas, depois dessa resenha, vou colocar a série na minha lista, rs. Fiquei com muita vontade de ler. Adoro romances sobrenaturais e o enredo desse foi tão original. Sabendo que o final foi bom e bem "amarrado" me deixou com mais vontade de ler, pois tenho lido alguns finais de séries que não foram tão bons assim. As capas e a diagramação são lindas. Lerei em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Esse livro e os anteriores já estão entre os meus desejados porque todo mundo fala bem deles. Sem contar que amo romances sobrenaturais, o que não me deixa dúvidas de que vou gostar bastante. E que bom saber que o final foi digno!

    ResponderExcluir
  27. Cara, a Farol sempre arrasa em capa e diagramação! o/
    Não me interesso muito pela série porque envolve sobrenatural, mas minha amiga pediu e eu solicitei pra ela certa de que vai adorar, porque não vi nenhuma resenha negativa sobre esses livros. E saber que a autora manteve a qualidade nos 3 livros dá mais vontade ainda de ler. rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  28. Bruna, eu li aqui a resenha do segundo livro e fiquei tão contente com teus comentários, pois eu jurava que essa série não tinha potencial algum. Mas vejo que estava completamente enganada. Vejo que é mais o que um livro com romance adolescente. Acho que vou solicitar a primeiro livro com a Farol.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Oi Bruna, tudo bem?

    Essa é outra série que eu conheci através do seu blog e que ainda não li, mas diferente de IAN eu não tenho medo de não conseguir ler, mas sim falta de grana mesmo kkk. Toda vez que vou comprar os livros acabo comprando outros, mas esse mês eu vou comprar nem que seja o primeiro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Não conhecia a série, mas para fugi dos spoleirs não li a resenha.
    Mas no momento estou com pilhas de leitura atrasada. Parece que lhe envolveu bastante.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem?
    Ultimamente, tenho andado meio desanimada com livros sobre sobrenaturais, mas essa série me chamou atenção. Achei um pouco incomum comparada às que já li. Gostei muito da resenha :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. As capas me desanimam um pouco, mas várias vezes já quase comecei o primeiro livro kkkkk só que eu nunca engato, depois da sua resenha vou tentar, juro!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  33. As capas me desanimam um pouco, mas várias vezes já quase comecei o primeiro livro kkkkk só que eu nunca engato, depois da sua resenha vou tentar, juro!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  34. As capas me desanimam um pouco, mas várias vezes já quase comecei o primeiro livro kkkkk só que eu nunca engato, depois da sua resenha vou tentar, juro!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  35. Oi Bru. tudo bom?
    Espero um dia ler essa série que vocês tanto falam. A premissa da série é extremamente instigante e ainda tem o Vincent que parece ser um sonho...hahaha. Além disso, a ambientação é outro ponto positivo. Tenho o primeiro livro e espero conhecer essa história em breve. Que bom que o desfecho foi legal, apesar das mortes inevitáveis na trama.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oi Bruna, tudo bem?
    Lendo sua resenha me deu vontade de largar todos os livros que estão pendentes e começar este que está pendente também, mas tem outros na frente, porque? Essa série é uma delicia e eu sou completamente apaixonada por essa série que a Farol me presenteou.... gostei muito da ideia do desfecho que você apresentou... e fiquei mais curiosa ainda... xero!

    ResponderExcluir
  37. OI! Eu vou ler este mês e estou ansiosa para saber o que vai acontecer com o casal e triste por saber que acabou, é uma série muito fofa, romântica e com um clima único.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  38. Oi Bruna, infelizmente para mim, não comecei a ler esta série ainda :(
    Sou apaixonada pelas capas, sem falar do enredo que se casa em cheio com o que eu gosto.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  39. Oi Bruna!
    Ai que delicia concluir uma série né? Ao mesmo tempo a gente fica com aquela sensação de ficar orfã do amor dos personagens. Eu amo essa série, amo Vincent e Kate e amo a escrita da Amy Plum, é mesmo apaixonante. Estou doida pra ler o desfecho, principalmente porque li aquele spin off que temos depois do segundo livro e fiquei ainda mais ansiosa. Essa capa está mesmo linda, tanto quanto as outras, espero que a Farol não demore muito pra enviar!
    Ótima resenha como sempre <3
    Beijos
    Paradise Books

    ResponderExcluir
  40. Não li essa série ainda mas estou bem curiosa para fazê-lo. Que bom que a história teve um bom final, isso é fundamental né hahaha Espero poder ler o livro em breve e gostar tanto o quanto você parece ter gostado.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  41. Oii Bruna
    Eu não conhecia essa série, fiquei conhecendo graças a vc quando li a resenha do segundo livro, amei o que disse dessa história e realmente fiquei curiosa para ler.
    Não tem o que falar da sua resenha né? Sou mega fã do seu jeito de escrever.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  42. Oi Bruna,
    Que legal que gostou tanto da trilogia, tb acho a diagramação deste livro impecável!
    Fico feliz em saber que a trilogia não decepcionou e terminou d um jeito satisfatório para os fãs!!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...