[Resenha] A Lista - Cecelia Ahern


Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.
Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.
Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.

Título original: One Hundred Names
Editora/ano: Novo Conceito/2015
Categoria: Drama, romance contemporâneo
Nota: 5/5

Resenha originalmente publicada no blog Livros y Viagens. Livro cedido pela Novo Conceito.


Olá pessoal, tudo bem?

Bora lá conferir a resenha do lindo A lista, de Cecilia Ahern!!!

Kitty Logan é uma jornalista ambiciosa, que acabou cometendo um grave erro em rede nacional, e por isso está respondendo a um processo judicial. Kitty iniciou a carreira na revista Etcetera, de sua grande amiga e mentora, Constance. Constance é uma grande jornalista, que está hospital, com câncer terminal, e, antes de morrer, deixa uma última matéria para Kitty, numa tentativa de resgatar a jornalista sensível que a amiga era.

Com o processo, a suspensão na emissora de TV, a reputação em frangalhos, e a carreira indo para o buraco, e a decepção de seu melhor amigo, Kitty vê sua vida desmoronar diante de seus olhos. Assim, a Etcetera é sua única e última esperança. E a consciência pesada, e a dor da perda da amiga, levam Kitty a mergulhar de cabeça nessa última matéria de Constance, como uma homenagem a sua mentora.

Porém, as coisas não são tão fáceis assim, porque a única coisa que Constance deixa para Kitty é uma lista com 100 nomes, sem nenhuma anotação ou direção para encontra-las. Quem são essas pessoas? Qual a ligação entre elas? O que Constance pretendia ao colocar estes nomes na lista? Essas são algumas perguntas que dominam a mente de Kitty durante a produção da matéria, e sua tentativa de encontrar essas pessoas.

A cada nova pessoa que Kitty encontrava, éramos brindados com uma história única e profunda, e eu me perguntava qual a ligação entre elas. Criei algumas teorias, assim como Kitty, e quando a verdadeira conexão foi revelada, tudo que eu pensei foi: Constance, você é demais!

Essa é a premissa inicial de A lista, que foi meu primeiro contato com a escrita de Cecilia Aherm, e não poderia ter sido mais prazerosa. O livro é leve, divertido, mas passa uma mensagem linda e muito profunda. Mas você espera romance, esse não é seu livro. Há alguns casais na trama, mas o romance não é o foco, e é tratado de forma bem superficial. E sinceramente, não fez falta. Um livro não precisa de um casal lindo e meloso para ser ótimo, e A lista prova isso muito bem!

Kitty foi uma personagem que me conquistou aos poucos. Sua atitude defensiva e ambiciosa me incomodou muito no início. Ela cometeu um erro, uma grande burrada mesmo, e só se preocupava consigo e sua reputação. Não conseguia enxergar o quanto prejudicou outras pessoas. Mas, ao longo do livro, ela vai amadurecendo, e acompanhar essa evolução, e a forma como sua experiência com essa nova matéria, e como o contato com as pessoas da lista a modificaram, foi ótimo.

“Apesar de, depois, ter refletido e chegado à conclusão de que o abraço fora, sim, um comportamento antiprofissional, Kitty pensou que, às vezes, quando há pessoas envolvidas, um negócio tem de deixar de ser um negócio e o ser humano deve vencer.”
Pág. 184

A diagramação da Novo Conceito está impecável e cheia de cuidado. As páginas são amareladas, há desenhos no início de cada capítulo. A capa é linda, com detalhes em alto-relevo, e a orelha do livro é maior e roxa. Se havia erros de revisão ou tradução, realmente não percebi.

A lista é um livro sensível, que consegue emocionar e comover, mesmo quando recheado de cenas cômicas e divertidas. Recomendo muito.

Beijos


* Livro lido na maratona literária de inverno, na categoria: Um livro que ganhei de presente.

.

21 comentários

  1. Adoro os livros da Cecilia Ahern. São todos divertidos e emocionantes ao mesmo tempo, além de super bem escritos. Eu não sou muito fã de romance, mas os livros dela sempre me conquistam. E como esse não tem nenhum casal, provavelmente também vou gostar kk Ainda não li A lista, mas com certeza tá na minha wishlist. Essa capa é linda mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Não tinha dado muita importância para esse livro na época do lançamento, mas ele parece ser incrível. Todo mundo está falando bem, pelo o que vi até agora. Gosto de acompanhar o crescimento dos personagens e de narrativas emocionantes, então acho que esse tem tudo para me agradar. Sem contar que curto a escrita da Cecelia. Amei a resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bruna!
    Lembro que logo que foi lançado, li a sinopse e já fiquei interessada. Ainda não li nada da Cecelia, mas estou com Simplesmente Acontece aqui. Se eu gostar da escrita dela, acrescentarei A Lista na hora, uhuuu. Gostei bastante do enredo, bem diferente. E principalmente de conseguir ser tocante sem precisar focar em romance.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Tenho visto varias resenhas e comentarios positivos sobre esse livro, mas eu não consigo me interessar, essa dica eu passo, mesmo assim obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?

    Eu já estava muito interessada em ler este livro e agora depois de ler as resenhas eu quero ainda mais. Esse livro parece ter uma história linda e eu quero conhecer.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esse livro me encantou de todas as formas possíveis. Achei que os personagens foram muito bem construidos e eu realmente gostei da narrativa da autora. Tinha me decepcionado demais com a Cecelia, mas ela me ganhou nesse livro.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resenha, to querendo muito ler A Lista, adoro livros de investigação, e sem contar a capa, que está linda demais, o livro já esta na minha lista de leitura e pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  8. Já conhecia o livro, mas ainda não li. Ele já ta na minha lista há algum tempo, mas essa foi a melhor resenha que já li dele, com mais detalhes. Já tô muito curiosa pra saber que conexão é essa entre as pessoas... rsrs

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna...
    Eu queria muito ler, mas alguns resenhas me desanimaram. Mas fico feliz agora de saber que o livro realmente é bom, e que está cheio de mensagens. O romance não ser o foco já é bom também, muda um pouco. Muito boa a resenha!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oii
    Eu amo os livros da Cecelia Ahern, e eu adorei a capa desse mas não tinha ficado com vontade de ler até agora rs
    É bom saber que a personagem amadurece ao longo do livro e espero ter a oportunidade de ler!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Bruna.
    Ainda não li nenhum livro da autora, mas já li algumas resenhas bem positivas, o que me deixou com vontade de ler essa obra, é claro.
    Quero conhecer mais sobre a protagonista, descobrir como ela aprenderá com o seu erro.

    Excelente resenha!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?

    Já li algumas resenhas desse livro, e a sua me fez querer conferir a história. Fiquei intrigada e curiosa para saber a ligação das pessoas que a Kitty vai atrás. Senti uma ligação imediata com a personagem pelo fato de sua profissão ser Jornalista (eu sou estudante), então ficaria feliz de ler algo que "rodeie" esse tema. Fiquei pensando, agora, que essa lista de pessoas pode ser uma grande matéria que a amiga dela deixou pra ela fazer, rs. Teorias... Hahaha. Bem, quero ler! Adorei sua resenha, muito boa e bem escrita!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Estou querendo muito ler esse livro. Estou louca para saber de cada história dessas pessoas, e o que a ligará à história de Kitty. Adoro livros que tragam alguma lição. e esse com certeza traz.

    ResponderExcluir
  14. Hey!

    Já li muitas resenhas deste livro, e a vontade de ler só vai aumentando. Sua resenha só me deixou mais "aguada". hahahahahahahah

    Um grande beijo!

    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  15. Acho Cecelia Ahern uma super escritora, sou super fã dos livros dela. Ainda não li A Lista mais pretendo.Adorei sua resenha e sei que vou adorar a leitura, ainda vou comprar esse lindo!
    Beijo
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  16. Acho que li apenas um livro da autora, e foi justamente o que muita gente não gostou...
    gostei bastante da proposta desde livro e já entrou p lista, ainda mais depois de ler sobre as teorias e como a autora te surpreendeu
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  17. Eu adorei ler esse livro. A premissa e tão simples, mas também tão envolvente. Acho que pelo foto dos personagens serem pessoas simples os torna reais.
    Foi o primeiro livro da Cecelia que li. Acho que agora serie leitora dela.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Bruna.
    Eu ainda não conheço nada da autora; este foi o 1º livro visto.
    Sua resenha foi a 1ª lida por mim, e confesso que imaginava esta lista envolvendo mistérios de romances escondidos; foi um surpresa lnda descobrir o real motivo dessa lista. Estou bemmmmmmm curiosa, afinal não é toda dia que a gente vê uma melhor amiga, tentando salvar a outra com uma simples lista a fim mudar o rumo de sua carreira novamente.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  19. Ola Bruna lindona eu amo essa capa, somente por ela já leria o livro, mas gosto da premissa do livro essa lista com 100 pessoas, acredito que cada uma delas irá contribuir com algo para nossa protagonista o que torna a história linda. Já está em minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  20. Oii Bruna!!
    Sou fanzaça das suas resenhas e vc sabe disso já né?
    Sou fã da Cecelia desde PS Eu te amo, mas ainda não tive a oportunidade de ler esse livro e eu quero muito. Gosto demais do jeito que ela escreve de forma leve e descontraída e concordo em relação a Novo Conceito, o cuidado que eles estão tendo nas edições são demais.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  21. Oi Bru, obrigada por ter lido esse livro para o blog. Fiquei morrendo de curiosidade porque só li um livro dessa autora até hoje. Além disso, fiquei curiosa para saber sobre as pessoas dessa lista e qual a ligação da história.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...