[Resenha] Perdida - Carina Rissi



Sofia vive em uma metrópole e está acostumada com a modernidade e as facilidades que ela traz. Ela é independente e tem pavor à mera menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são aqueles que os livros proporcionam. Após comprar um celular novo, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século dezenove, sem ter ideia de como voltar para casa – ou se isso sequer é possível. Enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de retornar ao tempo presente, ela é acolhida pela família Clarke. Com a ajuda do prestativo – e lindo – Ian Clarke, Sofia embarca numa busca frenética e acaba encontrando pistas que talvez possam ajudá-la a resolver esse mistério e voltar para sua tão amada vida moderna. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos...

Série: Perdida #1
Editora/Ano: Verus/2011
Categoria: romance, chick lit
Nota: 4/5


Olá pessoal, tudo bem?

Hoje temos a resenha de um livro top nacional, Perdida de Carina Rissi. Sabem aquele livro que todo mundo elogia, mas você tem medo de ler e se decepcionar? Era o meu caso com Perdida, porque o único livro que eu tinha lido da autora havia sido Procura-se um marido, que apesar de ter gostado, eu não amei como todo mundo. Então iniciei Perdida com expectativas moderadas, e um pouco de preocupação. Resultado: fui surpreendida positivamente, porque o livro é encantador, e muito divertido.

Vamos conferir um pouco da obra?

Sofia é uma jovem de 24 anos que reflete bem a imagem de alguém do sec. XIX: ela trabalha muito, está sempre na correria, é movida a música, e super ligada a tecnologia. Em uma noite de balada com os amigos, ela deixa seu celular cair na privada do bar, e obviamente, se desespera para conseguir outro pra ontem, e sai para comprar um novo assim que acorda no dia seguinte. Logo na sequência, já percebemos algumas coisas estranhas, mas em sua ressaca brava, Sofia não capta bem as dicas do ambiente: a cidade está atipicamente vazia para um domingo no final de manhã, a loja de celulares também está vazia, sem ninguém além da vendedora (estranha demais!), que parece decepcionada com o amor eterno amor de Sofia por aparelhinhos mega tecnológicos, e parece resistente ao vender um aparelho único e raro, que ela mesma ofereceu!

Está na hora de começar a crer que existem mais coisas no universo além daquelas que os seus olhos podem ver. E finalmente começar a viver sua vida! Você sempre a deixou para depois, esperando que ela acontecesse, mas nunca fez nenhum esforço para isso.
Pág. 41


Resultado: Esse aparelhinho leva nossa mocinha para o ano de 1850!

Sim, um celular que funciona com máquina do tempo, e que tem o pequeno probleminha de não funcionar quando sua dona deseja, e nem como ela deseja, ou seja, a levando de volta a seu amado século XIX. Aí começam os problemas (e soluções?) de nossa mocinha, e nossas risadas são garantidas. Eu fiquei me imaginando no lugar da Sofia, e cheguei a conclusão que amo demais nossa época, e que teria pirado no passado, rs.

No séc. XVIII, Sofia é acolhida por Ian Clarke, um jovem e rico fazendeiro local. E não pensem que ela foi levada para Europa ou outro país, devido ao nome do mocinho. Ela continua no Brasil, e o nome e sobrenome de nosso mocinho se deve ao fato de ele ser descente de um inglês. Vocês não tem ideia da quantidade enorme de pontos que a Carina ganhou comigo por manter a história no Brasil! Mesmo que ela tenha feito algumas alterações na história do nosso país (liberdade poética, amores), ficou perfeito!

Ian é um perfeito cavalheiro, gentil, atencioso, trabalhador, encantador! Impossível não se apaixonar. Eu suspirei muito por eles, e entendi porque a mulherada baba no personagem. Ele se encanta de imediato por Sofia e seu comportamento atípico, mesmo que se choque por seus trajes nada convencionais e o sapato estranho (sim, o All Star vermelho da capa).

A história de Sofia e Ian é fofa, e vai se desenrolando com naturalidade. E enquanto isso acompanhamos Sofia na luta para descobrir porque foi enviada ao passado, e como voltar para seu próprio tempo. Tudo tem um porquê, que fica bem explicado.

O livro é bem divertido, fofo e tem algumas cenas cômicas. Gostei dessa mistura de chick lit e romance de época, até porque amo o último gênero, e tenho uma tendência a me irritar com o primeiro. Só teve uma coisa que me incomodou no livro, que foi o comportamento de Sofia ao chegar no passado, pois ela não tinha cuidado com o que falava, em vários momentos ela pensava "preciso medir minhas palavras, para não chamar a atenção", aí na cena seguinte estava discorrendo sobre coisas que não deviam ser ditas naquela época. Acho que algumas expressões como "legal, beleza, valeu" são tão automáticas e presentes no nosso cotidiano, que é difícil não falar, mas as coisas que ela contava para quem quisesse ouvir, não tinham sentido.

A narração é feita em primeira pessoa pela Sofia, e a escrita dinâmica e fluída garantem uma leitura rápida. A história é bem leve e divertida, e um tanto quanto previsível, mas isso não desmerece em nada a obra. Gostei do trabalho de pesquisa da autora, que retratou bem alguns hábitos e costumes da época, que deixam o constate entre o passado e o presente ainda mais gritante. Foi show!

A diagramação está boa, com páginas amareladas e letra num tamanho confortável para leitura. Não percebi a presença de erros de revisão, porém, alguns diálogos não tinham o travessão no começo. A capa é fofa, e super coerente com a história.

E agora, um pequeno desabafo, pois conclui que eu sou a Sofia! Sério gente, eu sou extremamente ligada a tenontalgia, tenho como exigência pessoal ter um celular que só falte dar cambalhota, e sempre brinco que meu telefone é uma extensão do meu braço, pois SEMPRE está comigo! E eu amo romances de época, mas nem por isso que ir para o passado. Então, vendedora estranha, fique longe de mim! Mas se quiser, pode me trazer um Ian que eu aceito, rs.

Como as pessoas conseguiram viver sem o computador por tanto tempo? — pensei. Levaria dias para que eu conseguisse colocar em ordem os meus e-mails, minha conta no Facebook e, bem provável, não conseguiria ler todas as postagens no Twitter. Teria que fazer isso assim que chegasse em casa. Ficar sem internet era como se eu deixasse de existir, não fizesse mais parte do mundo. Completamente isolada virtualmente.
Pág. 12


Apesar de ser o primeiro livro de uma série, o livro tem um final fechado e lindo. Amei isso! To cansada de finais abertos. Recomendo muito o livro. São algumas horinhas de diversão garantidas!

Beijos


Obs - livro lido na maratona literária de inverno, categoria Livro que virou ou vai virar filme.


.

32 comentários

  1. Estou querendo muito ler esse livro, principalmente pelos elogios e porque me chama a atenção o fato de a autora fazer os acontecimentos se passarem no século 19, já que amo essa época, entre século 18 e 19, além de que tem um romance bem fofo e divertido. Com certeza vou ler. Bjus.

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Esse livro é simplesmente perfeito. Li por uma indicação de uma amiga e me apaixonei completamente por Sofia e Ian. O livro é engraçado, com uma escrita leve, bem gostosa de ler e dá para ler rapidinho. Ele te prende do inicio ao fim ! E ainda é de uma autora nacional . Amei ver a resenha dele aqui .
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Já li esse livro antes de ser lançado pela editora Verus e posso que até hoje pego quando preciso dar umas risadas com a Sofia,já li o segundo volume e estou na espera do terceiro, e gente eu entendo essa menina porque só os romances de época tornam os séculos 18 e 19 atraentes, to muito bem aqui mesmo com toda essa tecnologia ^^ Mas como você eu to aceitando um Ian kkk

    ResponderExcluir
  4. Essa resenha só aumentou minha vontade de ler. Eu infelizmente ainda não consegui ler o livro, mas a história e os personagens realmente parecem cativantes! Bem que eu estava procurando esses dias um livro assim: leve, romântico e divertido. Já está em minha lista de leitura.
    Bjs Bruna!

    ResponderExcluir
  5. Amei essa resenha, uma das melhores que já li sobre esse livro, essa autora ultimamente em sido muito bem falada, mas eu ainda nao tive a oportunidade de ler os livro dela, e acho que depois dessa resenha pretendo começar por esse, que parece divertido. Goste da capa.

    ResponderExcluir
  6. Realmente Bruna, todos parecem amar este livro. Dá medo mesmo de nossas expectativas. Mas enfim, que bom que gostou. Eu acho super válidas leituras divertidas.
    Finais abertos são bons para nos deixarem mais empolgadas com o próximo livro, mas nada como um final fechado mesmo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna,
    Tudo bem?
    Já faz um tempão que tenho vontade de ler esse livro. Saber que ele tem um final fechado me animou bastante. Assim como você estou cansada de livros sem final. Deixar um gancho para o próximo livro é uma coisa, deixar tudo sem resposta é outra completamente diferente. Me irrita.
    Vou procurar pra ler! ;)

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Nunca li nada da autora, apesar de ter No Mundo da Luna qui em casa, não tive tempo de lê-lo ainda.
    Adorei sua resenha, fiquei verdadeiramente interessada nesse livro. E que bom que tem um final fechadinho, não curto finais em aberto, já deu, rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. A leitura deve ter sido muito divertida! Ler algo que acontece no presente e, de uma hora para outra, tudo volta ao passado, deve ser incrível! Sem falar que a história aparenta ter um ótimo conteúdo. Adorei a resenha!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Bruna.
    O livro não faz muito o mesmo estilo, principalmente porque me pareceu mais juvenil e voltada para o riso. No momento busco obras mais densas.
    Porém, não descarto uma possível leitura, principalmente porque você a indicou.
    Excelente resenha, como sempre.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  11. Já tinha visto esse livro, mas não tinha lido nenhuma resenha ainda, achei super interessante o contexto da história, e claro como adoro romances fiquei interessada pelo livro, adicionei em minha lista de leitura e pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Esse livro entrou há pouco tempo na lista de desejados. Parece ser muito bom! Espero lê-lo logo haha Adorei a resenha!
    Beijos, Nathália

    ResponderExcluir
  13. Ola lindona acredita que ainda não li nada da Carina menina, estou com todos os livros preciso correr, amo livros que nos garante sorrisos soltos. Gostei de saber que o livro tem um final bem fechado. beijos
    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não li esse livro, mas tenho ele na minha estante. Dizem que a história é muito boa e eu estou bastante empolgada com essa leitura. Espero mesmo que a autora não me decepcione.

    laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Bruna!
    Quero muito ler essa série, ainda não li o primeiro livro, mas já vi muitas opiniões a respeito e a sua me chamou ainda mais a atenção, tenho certeza que o enredo vai me conquistar facilmente, e gostei de saber que você se identificou com a personagem! Pretendo ler brevemente :)

    Beijos,
    Luan | http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li não. Achava a história muito doida, mas era tanta gente elogiando que botei ele na minha lista de leitura. Eu tb só tinha lido Procura-se um Marido, mas ao contrário de vc eu AMEI MEGA!!! hahahaha eu curto os chick lits, não me irrito não rsrs. Vou ler o Perdida com certeza, e depois ainda tem o Encontrada e vai sair um terceiro livro tb que eu soube recentemente. Ou seja, sucesso!!! rsrs

    ResponderExcluir
  17. Oi Brufia (mistura de Bruna com Sofia).
    É meio redundante falar desse livro porque eu adoro essa história. A mistura de chick-lit com romance de época me encanta. A Sofia é muito engraçada e o desenvolvimento desse romance ficou muito interessante. Adoro a escrita da Carina e quero ler mais livros dela.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olaaa
    Ótima resenha, eu tenho curiosidade ha tempos sobre o livro mas só li No Mundo da Luna e amei, espero que esse seja tão bom quanto. Linda dica.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  19. Oi Bruna, tudo bem?
    Que bom que o livro te surpreendeu positivamente!
    Eu amo Perdida e em Encontrada também não me decepcionei.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oiee.

    Eu li esse livro e adorei, mas não li as continuações por achá-las desnecessárias rs.
    Afinal o livro é bem fechado

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Lembro que me apaixonei pela capa do livro, por motivos de all star kkkk
    Dai eu adquiri o livro e demorei para ler, mais qdo li, me deparei com uma leitura cansativa e chata. mas do nada a história pegou ritmo e amei,achei fofo e que aparelhinho né? Falai eu quero kkkkk
    Porém não li a continuação e na verdade nem sei se quero ler.
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Demorei também um bom tempo também para ler Perdida mas quando comecei não parei adorei a narrativa da Carina, o Ian e totalmente apaixonante sempre que ouço alguém falar senhorita lembro dele e a Sofia me conquistou ri e chorei com ela !!!

    ResponderExcluir
  23. Eu acho que também posso ser a Sofia hahaha
    Sério, também amo romances de época mas não quero ir pro passado e ainda não li o livro mas quero um Ian. Gostei da resenha, ficou beeem divertida.
    Como já falei, ainda não li nada dela (queria começar por Procura-se um marido tbm rs) mas já tenho Perdida e logo irei ler.

    ResponderExcluir
  24. Preciso muito ler essa série da Carina, ainda mais agora que vai ter destinado huahuahau pelo menos o primeiro eu preciso ler. Espero que eu goste, mas como é romance de época e eu simplesmente AMO romance de época, grandes chances de me apaixonar pelo Ian

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  25. Com certeza algumas palavras estão tão presente que não conseguiríamos viver sem dize-las. É cômico o fato de Sofia já ter ido para o passado com seu celular e imagina ela causando com seu all star. Estou mega ansiosa para ler este livro.

    ResponderExcluir
  26. Tô desejando esse livro! Como vc, eu também não me daria nada bem há um tempo atrás porque o meu celular é quase uma parte de mim kkkkk Sofia nos representa!

    ResponderExcluir
  27. Para com isso, Bruna! Eu sou Sofia! Rs
    Sem comentários para esse livro. Me apaixonei já na sinopse e quando peguei pra ler nunca mais larguei. Sem brincadeira, li esse livro umas 3 vezes. Me identifiquei demais com a personagem (até demais!). Agora só falta o Ian na minha vida! Rs
    Enfim, a escrita da Carina Rissi me cativou e desde então leio a todos os livros escritos por ela. Perdida me arrancou muitas gargalhadas, lágrimas, além de uma empatia sem tamanho pelos personagens e, principalmente, por Sofia. Ops! Por mim. Rs
    Excelente resenha!

    ResponderExcluir
  28. Oi Bruna, tudo bem?

    Eu adorei ler este livro. Ian é perfeito e a história é tão linda. Ainda não li Encontrada, mas estou doida para ler :D

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Embora esse livro esteja na minha estante, ainda não o li. E a sua queixa é a mesma de uma amiga minha, o fato da Sofia falar algumas coisas nada a ver em determinados momentos. Ela ficou brava para caramba com isso e acho até que por conta desse detalhe estou adiando tanto a leitura. kkkkk Mas pretendo fazer isso em breve!

    ResponderExcluir
  30. Oie
    Eu adoro esse livro,acho a escrita da Carina super empolgante.Li Perdida e encontrada logo na sequencia por que amei demais a histórias.Só alguns draminhas da Sofia me irritaram certas vezes mas tirando isso gostei de tudo.E também quero um Ian pra mim.

    ResponderExcluir
  31. Quero muito começar minhas leituras da Carina Rissi. Os livros dela parecem ser bem humorados, cheios de aventura e romance. Adorei sua resenha, ansioso para ler.
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  32. Amo romances históricos!Amei o fato de as obras da Jane Austen serem citadas no livro, pois é uma autora que amo desde a adolescência. Gostei bastante de enxergar o século XIX pelos olhos de uma contemporânea, o livro é leve, cativante. Sofia é muito indepedente, forte e espontânea. Gosto <3. Só há uma coisa que não aprovo muito no livro: Acho os personagens Sofia e Ian muito a flor da pele, as vezes fica cansativo, tantos trechos com teor sexual, achei exagerado... Porém, há quem goste. Fora isso a leitura é extremamente deliciosa!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...