Da ordem ao caos - Elizabeth Laban





 Duncan é o aluno terceiranista do Colégio Irving que ficou justo no quarto do ex-aluno albino da escola, Tim – o garoto que se envolveu em um episódio obscuro para o qual havia muitas perguntas e poucas respostas. Ao entrar em seu novo quarto, encontra uma pilha de CDs que o ex-aluno lhe deixou com revelações do passado nebuloso e que o levará para uma jornada em seus próprios conflitos, fazendo diversas relações com o tradicional trabalho de conclusão do ensino médio do colégio, o ensaio sobre a tragédia.


Título Original: The Tragedy Paper
Autora: Elizabeth Laban
Editora/Ano: Farol Literário/2015
Categoria: Young Adults
Nota: 4,5/5 

* Livro cedido em parceria com a Editora Farol Literário 


Hello gente! =)

Hoje vim falar de um livro que acho que não é muito conhecido, mas que para mim foi uma das melhores leituras do ano. Me surpreendi muito com a história e como tudo foi apresentado.

Da ordem ao caos é o livro de estreia da autora Elizabeth Laban na literatura YA e é apresentado a história do último ano de Duncan no colégio Irving. Por estar no 3º ano, ele tem o privilégio de ter um quarto somente seu no alojamento da escola e seguindo a tradição ele recebe um presente do morador anterior do quarto, que são chamados de "tesouros".

Duncan fica com o quarto do Tim, que é considerado o pior quarto dos terceiranistas, é o último do corredor, é pequeno, escuro e claustrofóbico, ou seja, nada de bom. Mas Tim deixa uma carta explicando as vantagens do quarto e o “tesouro” foi uma pilha de CDs que Tim gravou narrando os acontecimentos desde o dia que foi transferido para Irving, como conheceu Vanessa e tudo que desenrolou até o tal episódio misterioso que envolve os personagens (fiquei com coração na mão pelo Tim, aiai!)

Além de ficar muito envolvido com os CDs para entender o mistério, Duncan ainda precisa encarar o seu ensaio sobre a tragédia, que eu entendi como a nossa monografia de conclusão do curso, então quem já fez sabe a pressão que é ne?! Sobre os personagens me senti muito mais atraída pelo Tim, filho único e albino, devido a sua condição nunca se aceitou bem e se mantém afastado de outras pessoas.

No livro temos duas narrativas, uma sob a perspectiva de Duncan e é feita em terceira pessoa, já a de Tim é em primeira pessoa, pois "escutamos" os CDs. Eu não conseguia parar de ler, precisava saber mais de tudo e a escrita da Elizabeth é muito boa, a gente lê com prazer! No final ainda bem que tudo é explicado e entendemos que a ligação entre Duncan e Tim não é apenas o quarto.

História é diferente do que costumo ler e fiquei bem feliz e surpresa com tudo.
Super recomento a leitura, gente! Não vi nenhum errinho de português, as páginas são amarelas e uma fonte boa para leitura.

A capa publicada no Brasil é até legal, mas as outras que encontrei são bem mais bonitas!




Alguém já conhecia?



 

24 comentários

  1. Ainda não tinha ouvido falar desse livro mas tem uma premissa legal, e apesar de tudo que você falou gostei da capa, é simples mas muito bem feita!!!
    #JáQuero

    ResponderExcluir
  2. Também achei as capas dos outros países mais bonitas que a capa do Brasil.
    Sua resenha está muito boa e fiquei bem interessada por esse livro, adicionei em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  3. Gostei, vou adicionar na minha lista de leitura!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Suzzy.
    Já tinha lido uma outra resenha sobre a obra e ficado interessado. Lendo a sua, tive certeza que a obra é uma excelente pedida.
    Fiquei curioso para saber qual é a relação dos protagonistas além do quarto. Além disso, preciso conferir essa escrita que você gostou tanto.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  5. Achei a premissa bastante parecida com a de Os 13 Porquês e a Playlist de Hayden, mas mesmo assim me interessei muitoooooooo! Cheio de suspense, com muitas revelações e intrigas. Estou louco para ler ^-^

    ResponderExcluir
  6. Pelo visto foi um livro que derrubou o seu forninho ^^ Tenho que admitir que pela capa do livro eu não sabia o que esperar direito desse livro mas pela resenha vejo que é um livro com um conteúdo muito interessante e darei uma chance a esse leitura, adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  7. Oi Suzzy,
    Já tinha lido uma resenha e não tinha me convencido a ler esse livro, agora estou na dúvida, ele vai entrar para a lista interminável de desejados haha, quero saber qual é a ligação entre Tim e Duncan, já que não é apenas o quarto.
    P.S.:Gostei mais das outras capas.

    ResponderExcluir
  8. Oi Suzzy!
    Parabéns, fiquei curiosa em saber que mistério é esse do livro hahahaha bela resenha!
    Eu nem conhecia o livro, mas vc dizer que foi uma das melhores leituras do ano, já me fez ler a resenha com total atenção e carinho rsrs. Eu tb gostei mais das outras capas ;)

    ResponderExcluir
  9. Oi, Suzzy. Também não conhecia, mas achei uma estória muito boa. Envolvendo o leitor desde o inicio com desfavorecimento do protagonista por pegar o pior quarto e segue com os mistérios propostos pela autora. Gostei!

    ResponderExcluir
  10. OI Suzzy,
    Adorei saber mais do livro. Eu já tinha ouvido falar dele, mas vagamente.
    Gostei de saber que gosta tanto. Realmente ele é pouco conhecido, creio eu.
    Gostei dos elogios e da trama. Ótima resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Suzzy.
    Já vi o livro logo em pots de lançamentos, agora essa é a 2ª resenha lida. E para confirmar o que já tinha certeza, esse será um livro que irei apreciar muito; gostei das 2 resenhas lidas e me apaixonei mais agora. Agora é só ter meu exemplar e saborear a leitura.


    Bjsss

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante da história do livro, achei bem legal ser narrado por duas perspectivas diferentes, e me deixou curiosa saber o que havia nos CDs, pela capa não daria nada pelo livro, mas a sinopse já me ganhou, mesmo que a resenha fosse negativa acho que leria!

    ResponderExcluir
  13. Oi Suzzy!
    Eu já conhecia o livro e até tenho curiosidade sobre a história, principalmente porque nunca li nada parecido, nas o livro não está na minha lista de prioridades... Gosto dessa capa, mas agora fiquei curiosa sobre as outras, vou procurar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. não conhecia esse livro até agora e até que achei legal o tema apesar de não ser tao interessante, as capas estrangeiras são mais bonitas mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Nossas as capas de fora são bem mais bonitas a do brasil ta tão sem graça,achei linda a que tem a menina. O livro não me interessou muito não e eu não entendi muito bem sobre o que é o livro e qual seria o gênero dele.

    ResponderExcluir
  16. já tinha vontade de ler o livro e fiquei feliz por ter lido sua resenha <3
    hahahaha já fiquei com dó de duncan logo de cara, não por ter ficado no quarto de tim, mas pela forma como o quarto foi descrito.
    como assim "não é apenas o quarto"??? fiquei curiosa para saber qual o outro tipo de ligação q eles podem ter!
    fico feliz que eu não tenha me enganado com o livro. esperava muito dele, mas pela sua resenha, ele é bem mais do que esperava.
    e eu gostei bastante da capa.

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Oie
    Eu vi esse livro algumas vezes mas esperava algo diferente e não um YA.A história parece cativar mesmo o leitor e mesmo também não sendo algo com que estou acostumada fiquei interessada.Esses audios que o Tim deixou devem ser recheados de mistério.E a capa bem que podia ser um pouco mais chamativa.

    ResponderExcluir
  18. Nunca tinha visto esse livro. Já to louca para ler! SOS

    ResponderExcluir
  19. Eu acho uma combinação perfeita: livro e musica !! E essa capa? Achei maravilhosaaaa !! Ao ler a resenha lembrei muito do livro A playlist de Hayden ( que super amei ) por envolver musica e tals !! Ficou muito instigada !! Espero lê-lo um dia !!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Ainda não conhecia esse livo mas a historia me surpreendeu fiquei muito curiosa sobre o Tim e porque essa historia e tão importante também achei muito legal a ideia das musicas !!!
    Adorei as outras capas !!

    ResponderExcluir
  21. Já ouvi muito falar desse livro. Nos últimos tempos andou surgindo vários com esse tema, né? Acho válido porque é algo recorrente que, apesar de receber certa atenção, ainda acontece com uma intensidade enorme. Já tenho esse livro, só não consegui ainda fazer a leitura. Fico feliz por você ter gostado e espero que me agrade também!

    ResponderExcluir
  22. Eu nunca tinha escutado falar desse livro e poxa, que historia legal! acho que é o tipo de young adult que me prende e que eu acho incrivel a leitura!
    Realmente eu nao leria o livro por conta dessa capa e lindissimas as outras capas *-*

    ResponderExcluir
  23. Desde seu lançamento estou querendo ler ele! Amei a capa, e a história mais ainda, parece ser superinstigante, bem tramado e inteligente!!!
    As duas narrativas também ajuda a ficar ainda melhor na compreensão e enriquece a obra.
    bjos

    ResponderExcluir
  24. Oi Suzzy, eu não conhecia a história apesar de já ter visto a capa por ai. Confesso que não sei se a história é tão boa assim, não sei, acho que a sua resenha apesar de ter me ajudado um pouco a saber mais sobre o livro, não despertou a minha curiosidade em ler e ter este livro. Agora, mesmo tendo essa opinião, achei as diferentes formas narrativas em um mesmo livro bem interessante e diferente. Curti isso.

    bju

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...