[Resenha] Destinado - Carina Rissi


Ian Clarke é um homem de sorte e sabe muito bem disso. Ele encontrou a felicidade que tanto almejava ao lado de sua amada (e complicada) Sofia. Não que tenha sido fácil — mas o que é simples quando o assunto é sua esposa? O destino tem sido gentil, e por essa razão Ian se esforça tanto para ser um bom marido, um bom pai, um bom irmão.
Entretanto sua felicidade começa a ruir no baile de aniversário de sua irmã, Elisa. Ian assiste, impotente, enquanto sua vida perfeita se transforma em uma terrível catástrofe. A noite é desastrosa, e Elisa, a menina que ele jurou proteger, se torna alvo de um escândalo.
Mas o pior ainda está por vir. Um assunto do passado, um pesadelo que há muito o persegue, retorna para assombrá-lo. Aterrorizado com a possibilidade de perder Sofia outra vez, Ian segue seu coração na tentativa de proteger a mulher que ama, sem se importar com as consequências. Ele só não suspeitava de que o preço a pagar seria tão alto...

Série: Perdida #3
Categoria: chick lit, romance de época, comédia romântica
Nota: 5/5


Olá pessoal, tudo bem?

Sabem aquele livro que você fica louca para ler, tão louca que sai atropelando todas as outras leituras? Bom, esse foi meu caso com Destinado, terceiro livro da série Perdida, de Carina Rissi. Após ler Perdida (resenha), e me encantar com Ian Clarke, eu fiquei super animada quando soube que o terceiro livro seria narrado por ele. Como eu ainda não havia lido o segundo livro, Encontrada (resenha), dei um jeito de correr com essa leitura, e fato de ter me decepcionado um pouco com o segundo livro da série me deixou receosa sobre o que esperar de Destinado. Mas, acho que estava escrito nas estrelas que Ian nasceu para me encantar, e o livro acabou se tornando meu favorito, até o momento.

Ian Clarke é o homem perfeito. Sem mais explicações. Um cavalheiro do século XIX, responsável e sensato, que apesar de rico, é trabalhador e não se importa de literalmente colocar a mão na massa. Ian é descendente de inglês (daí o nome e sobrenome) e teve que crescer e amadurecer muito cedo, pois a morte dos pais, ainda em sua juventude, o colocou na posição de Senhor das terras, da casa, e tutor de sua irmã mais nova, Elisa. Em Perdida, Ian conhece a irreverente Sofia, que era nada mais nada menos que uma mulher do século XXI que despencou em sua vida, e os dois se apaixonam.

- Não existe nada mais extraordinário do que encontrar alguém que nos ama da maneira que somos. E você sempre me aceitou do jeito que sou, sem jamais tentar me mudar. Eu ultrapassei obstáculos, medos e inseguranças, o mundo todo, para poder estar com vocês. E faria tudo de novo. Porque te amo.
Sofia - pág. 375

Depois de dois livros contando a história desse casal, narrados de forma bem cômica e divertida por Sofia, finalmente temos a oportunidade de conhecer o lado de Ian. Eu adorei essa inversão de narrativa, porque, além de ver como Ian enxerga a Sofia (e nossa, que homem apaixonado e fofo!), também nos permitiu ver a opinião dele sobre o comportamento dela. Confesso que ri demais quando tinha algumas cenas nas quais Sofia disparava a falar de coisas modernas, e ele só pensava algo assim “não estou entendendo nada do que ela está falando, mas ela é tão linda quando fica empolgada”.

Apesar de dar sequência cronológica aos livros anteriores, Destinado está recheado de flasbacks, que mostram desde a infância de Ian, com seus pais, até seu relacionamento com Sofia. Desta forma, foi possível ver algumas cenas dos livros anteriores reescritas do ponto de vista de Ian. E achei isso super legal, até porque, esses flashbacks não foram inseridos sem motivo ou aleatoriamente na trama. Eles se relacionam com um acontecimento muito sério, importante e perigoso, que pode mudar o curso da história do nosso casal.

Gostei da forma como a autora trabalhou os personagens secundários. Foram todos bem construídos e utilizados. Os coadjuvantes que se destacaram no livro não estavam ali levianamente, e tiveram importância ao longo da história.

Destinado é o último livro da série protagonizado por Ian e Sofia, e o próximo trará Elisa como protagonista. Desta forma, esse livro já trouxe uma prévia da história de Elisa, que acabou se metendo em uma tremenda confusão, e foi o que levou ao principal acontecimento do livro. Infelizmente eu não posso falar o que é (e esse acontecimento foi a coisa mais legal de Destinado), porque é spoiler, e não quero estragar a surpresa de ninguém.

Existem amores que foram feitos para durar a vida toda. O nosso eu sei, é assim. Porque eu também nasci para amar você, Ian.
Pág. 405

Mais uma vez, tenho que elogiar o trabalho de pesquisa da Carina, sobre os hábitos e costumes gerais da época que ela se propôs a retratar. Ela também trabalhou muito bem as diferenças entre os protagonistas e os choques culturais que quase dois séculos podem causar. Outro ponto que me agradou muito em Destinado foi a diferença na narração. Os livros narrados por Sofia focaram na comédia e eram cheios de absurdos cômicos, comuns aos chick lits. Já Destinado, embora engraçado também, tem um tom mais sério que reflete bem a personalidade de Ian, e não apresentou os tais absurdos que tanto agradam os fãs de chick lits, mas que tendem a me irritar. Acho que por isso, esse foi meu favorito na série.

A diagramação do livro é simples, e teve alguns pequenos problemas de impressão, que deixaram algumas palavras mais claras, mas não foi nada que prejudicasse a leitura. A capa é linda, e acho que combinou bem com o Ian.

Eu recomendo muito a série, e já estou morta de curiosidade pelo livro da Elisa!

E vocês, já leram?

Beijos


.

19 comentários

  1. Apesar de não ter lido os livros anteriores ainda, sua resenha me deixou empolgada e bem curiosa! Quero conhecer Ian, de tanto que falam bem desse personagem, mas pelo pouco que captei ele é mesmo um sonho. Que sorte da Sofia, não?
    A mudança de narrativa foi bem interessante, ainda mais com a inclusão de flashbacks e uma maior participação de outros personagens além dos protagonistas, todos esses elementos juntos, aliados a escrita da autora, dão a Destinado muito potencial para me agradar.
    Seus comentários quanto ao acontecimento envolvendo a irmã de Ian me deixaram curiosa demais, mas sei que só vou saber quando finalmente ler os livros da série. Até lá, acompanho resenhas e alimento minhas expectativas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oiii!
    Eu li Perdida e Encontrada, mas ainda não sei se leria Destinado. Tenho até vontade, mas acho que por enquanto não está nas minhas prioridades.
    Porém gosto bastante da escrita da Carina!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nenhum livro dessa série mas sei que ela é só elogios!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oii!! Você acredita que não li nenhum livro dessa série? Já faz muito tempo que ela está na minha lista de leitura mas nunca pego para ler, mas essa capa ta simplesmente perfeita, fiquei com muita vontade de começar a ler k
    Bjoss

    ResponderExcluir
  5. Olá, Bruna.
    Gosto quando os autores conseguem retratar os costumes com perfeição. Além disso, o fato de ter um choque cultural bem trabalhado é interessante.
    Confesso que ainda tenho dúvidas sobre ler a série, mas sua resenha positiva acrescentou para o lado positivo de uma possível leitura.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  6. Agora entendi nesse livro termina a história de Sofia e Ian, os próximos da série serão sobre outros personagens, ok!!! Adorei a notícia =)
    Que máximo que esse livro superou sua expectativa, já estava preocupada. Acabei de ler sua opinião sobre Encontrada.
    Já pedi esse livro de presente de natal, agora é só esperar =) louca para conhecer essa história pela ótica do príncipe Ian. Fiquei animada com vc dizendo que ele se tornou o seu preferido!!! Valeu pela indicação!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Como uma fã enorme da Carina estou doida pra ler esse livro.Sempre quis saber o ponto de vista e como o Ian a vê,mesmo sempre tendo uma idéia disso.E é bom essas diferenças na narrativa,se não seria como outro livro narrado pela Sofia.E também estou ansiosa para o livro da Elisa,mesmo querendo acompanhar mais da vida do Ian e da Sofia.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    A Carina é demais né? Sou super fã dela.
    Estou doida para ler Destinado, mas antes preciso ler Encontrada. Espero conseguir encaixar os dois logo na minha fila de leitura, pois estou curiosíssima para ver o ponto de vista do Ian. Aliás, ele é mesmo um sonho.
    Ótima resenha!
    Beijos.


    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  9. Ai, não é possível, Bruna! Você fala tanto da Carina Rissi que agora eu estou curiosa de verdade! Se eu visse essa série por conta própria na livraria, eu nunca pegaria pra ler. Os títulos, capas e sinopses não me atraem nem um pouco, mas acho que isso é por causa de preconceito. Aliás, tenho quase certeza de que é puro preconceito. E como recentemente eu me viciei numa série pela qual eu tinha os mesmos sentimentos, agora estou mais aberta a ler essa série da Carina, me entende? Hahaha
    Aliás, a série na qual estou viciada é Contos Napolitanos, da Elena Ferrante. O primeiro livro se chama "A Amiga Genial", e já foi publicado aqui no Brasil. BRUNA, VOCÊ PRECISA LER!!! Mesmo, de verdade, você vai gostar MUITO!
    Beijão!
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  10. Eu ja li o livro Destinado e tenho que admitir que adorei demais o livro, embora em alguns momentos o Ian me desse sono ( sim, ele me deu sono em alguns momentos) mas logo eu ficava figurada na leitura e não tinha quem fizesse eu largar o livro. Vimos que nao importava quantas vezes o conhecesse a Sofia ele sempre ia gostar dela e isso foi um doce. Estou loca ora ler o livro da irmã so Ian, espero uma ótima historia desse livro.

    ResponderExcluir
  11. Oiiie
    Sua resenha está ótima e fico feliz que tenha aproveitado a leitura, só li um da autora e amei a escrita dela, espero ler todos os outros e gostar como vocês, bela dica


    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Bruna de Deus, eu tô muito ansiosa pra ler esses livros e a culpa é sua, hahahaha. Já comprei Perdida e Encontrada na Black Friday e ainda me falta o Destinado, mas assim que eu ler esses, invisto nele na hora (comprei outros livros tb né, abafa rs). Adorei a parte que vc citou sobre ele achá-la linda toda empolgada, mesmo sem entender nada que ela fala, hahaha. Fooofo demais, já amei! Tô louca pra conhecer esse Ian que virou a cabeça da galera. Pra vc ter noção, já comprei até os marcadores dos livros kkkkkkkk sou dessas!

    ResponderExcluir
  13. Já li e ouvi muitos elogios à escrita da Carina e a essa trilogia, em particular. Confesso que ainda não li nenhum do livros, mas acho o foco da trama bem interessante. Essa mudança de ponto de vista nos dá a chance de conhecer mais a fundo os dois lados da história e eu acho isso super importante, envolve e aproxima ainda mais o leitor dos personagens. O Ian deve ser realmente o homem do sonhos, acho que muitos suspiros aguardam as leitoras nesse livro! rs

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Essa e uma das minhas series favoritas e com certeza a Carina não decepcionou adorei poder conhecer melhor o Sr. Clark e principalmente ver ele no seculo XXI vestindo jeans e descobrindo as pequenas coisas que me fez ri também adorei poder conhecer um pouquinho melhor o Rafa e adorei o final uma das coisas que mais gosto na escrita da Carina e como ela consegue nos surpreender !!

    ResponderExcluir
  15. Olá!!
    Fico feliz que suas expectativas foram superadas e depois de não te gostado tanto do segunda esse tenha lhe surpreendido e isso é bom , mas apesar de tudo ainda não fiquei convencida a ler essa serie , só está ficando mais claro que não é pra mim.
    Bjocas!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruninha, nossa preciso ler muito esses livros, vou passar na frente como voce fez, por que só assim para ler! Adoro quando os autores dão voz ao personagem masculino, muita vezes incompreendidos nas atitudes, e que só percebemos os motivos quando conhecemos o outro lado da história, amei a parte que você destacou não estou entendendo nada do que ela fala, mas ela é tão linda, ele me ganhou ai! Outra coisa importante que você destacou foi a pesquisa que a Carina fez para caracterizar um romance de época e atual, é muito importante para dar veracidade a trama. Amei sua resenha. Bjkas

    ResponderExcluir
  17. Oi Bruna, que bom que o terceiro livro te deixou tão encantada a ponto de ser favoritado. Acho muito bacana quando podemos há essa inversão de narrativa na história, dá mais clareza sobre o que cada personagem sente. Parabéns pela resenha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Bru, tudo bem??
    Ganhei Perdida de presente, mas depois que soube que teria continuação, confesso que fiquei completamente sem vontade de ler... mas lendo a sua resenha percebi que posso lê-lo sem problemas, até porque acredito que o livro um fica fechadinho... então não precisarei ler os demais livros da série.... adorei a sua resenha, porque ela refletiu todas a sua empolgação durante a leitura... e é muito bom quando um livro muito esperado, é tudo aquilo que imaginávamos... parabéns... Xero!!!

    ResponderExcluir
  19. oi, Bruna! Tô amando "Destinado", tua resenha ficou perfeita! Eu ainda não sei se é meu preferido, mas sei qual é o que menos gosto: "Encontrada". Não achei tão empolgante ou sei lá.. enfim, é isso
    .
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...