[Resenha] A Cidade Murada - Ryan Graudin


A Cidade Murada é um terreno com ruas estreitas e sujas, onde vivem traficantes, assassinos e prostitutas. É também onde mora Dai, um garoto com um passado que o assombra. Para alcançar sua liberdade, ele terá de se envolver com a principal gangue e formar uma dupla com alguém que consiga fazer entregas de drogas muito rápido. Alguém como Jin, uma garota ágil e esperta que finge ser um menino para permanecer em segurança e procurar sua irmã. Mei Yee está mais perto do que ela imagina: presa num bordel, sonhando em fugir… até que Dai cruza seu caminho.
Inspirado num lugar que existiu, este romance cheio de adrenalina acompanha três jovens unidos pelo destino numa tentativa desesperada de escapar desse labirinto.

Título original: The Walled City
Editora/Ano: Seguinte/2015
Categoria: juvenil 

* Recebido como cortesia do Grupo Companhia das Letras (selo Seguinte)



Olá pessoal, tudo bem?

Hora de conferir mais uma resenha, a minha primeira do ano, da minha primeira leitura do ano! A Cidade Murada foi um dos lançamentos de 2015 da Editora Seguinte, e foi inspirado na extinta Cidade Murada de Kowloon, localizada em Hong Kong, e que habitava 33 mil pessoas em um pequeno espaço de apenas 0,3 km²! Essa área já foi a mais densamente povoada da Terra e era um antro de crimialidade e miséria, governado pelo crime organizado, onde a polícia não atuava. Leia mais sobre a Cidade Murada de Kowloon aqui.

A extinta Cidade Murada de Kowloon

a Cidade Murada de Hak Nam. Uma mistura dos ingredientes mais sombrios da humanidade - ladrões, prostitutas, assassinos, viciados - em dois hectares e meio. O inferno na terra, ele dizia. Um lugar tão implacável, que nem mesmo a luz do sol tinha coragem de entrar.
Págs. 15-16

Em A Cidade Murada, Ryan Graudin nos apresenta a Cidade Murada de Hak Nam, uma aérea dominada pela pobreza, miséria e os mais hediondos crimes. O livro traz três protagonistas narradores, Jin, Dai e Mei Yee, e é através dos olhos destes adolescentes que vamos descobrindo os segredos e tramas da história. Jin Lin é uma menina forte e corajosa, que se finge de menino, a única forma de evitar se capturada por um bordel, e sobrevive nas ruas de Hak Nam, em uma busca desesperada por sua irmã. Mei Yee é uma das jovens prostitutas de Longwai, o líder da Irmandade do Dragão, a facção criminosa que governa Hak Nam, e, assim como a maioria das meninas na mesma situação, foi vendida pela própria família. E Dai é um jovem misterioso, que está em uma busca desesperada, a qual tem apenas 18 para concluir. Ao longo do livro vemos como a história destes jovens se interliga e entrelaça, e assim vamos descobrindo os segredos que os rodeiam e o que essa contagem regressiva de 18 dias significa.

A construção de todos os personagens foi muito bem feita, a autora soube explora diferentes tipos de personalidades, além de mostrar como aquela realidade reflete e influencia muitos comportamentos. Assim, além dos protagonistas, vários outros personagens nos são apresentados - os membros da irmandade, outras meninas do bordel de Longwai, os pivetes que vivem pelas ruas de Hak Nam, importantes membros da sociedade (de fora da Cidade Murada) - todos contribuindo para a dinâmica da trama e sua veracidade.

A gente faz o que pode. Segue em frente. Sobrevive
Pág. 92

Dividido em várias partes, que fazem a contagem regressiva dos 18 dias, cada parte composta por capítulos narrados por cada um dos protagonistas, a autora nos leva a esse ambiente dominado pela dor, sofrimento e medo. A cidade murada é um juvenil, sim, mas nem por isso deixa de ser brutalmente real e perturbador. O que há de pior na natureza humana, é isso que se encontra entre os becos, grades e sujeira de Hak Nam. O livro é muito forte, real, e por isso mesmo não é aquele tipo de livro para o qual um final feliz seja algo garantido ou mesmo previsível. Muito pelo contrário! Logo nas primeiras páginas já percebi que um final nada feliz poderia ser extremamente coerente e possível. Isso foi legal pois me fez duvidar o tempo todo do que aconteceria, de como certas situações se resolveriam, e me fez torcer, loucamente, ardentemente, pelo melhor.

"Existem três regras para sobreviver na Cidade Murada. Corra muito. Não confie em ninguém. Ande sempre com uma faca."
Pág. 11

O trabalho gráfico da Editora Seguinte está impecável. As páginas que marcam a contagem regressiva e o início de cada página são pretas, com os dias em branco. A capa, aparentemente simples, tem um emaranhado de traços, representando um mapa de Hak Nam, a fonte do título e nome do autor está em alto-relevo e as letras são de um tamanho agradável para leitura. Além disso, não percebi erros de revisão ou tradução.

A cidade murada é um ótimo livro, bem construído e convincente, que foge do padrão e esteriótipos dos juvenis, e tem tudo para agradar leitores de várias idades.

Ryan Graudin com a maquete da Cidade Murada de Kowloon



13 comentários

  1. Olá, tudo bem?

    Olá, tudo bem?

    Comprei este livro ano passado e é minha meta de leitura para este ano. Fiquei muito curiosa pela sinopse. E sua resenha só me faz pensar, por que ainda não li. Fiquei com mais vontade de ler.E estou muito ansiosa para ver como é a vida destes jovens de pertinho. Ótima resenha.

    beijos
    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Alguns livros juvenis colorem demais a realidade, ler um livro com esse conteúdo é até bom, para lembrarmos que nem tudo são flores. Fiquei embasbacada com a foto dessa cidade, deve ser um ambiente bem insalubre esse e propenso a criminalidade. Afeiçoei-me a história da menina que se veste de menino para não ser vendida para um bordel, achei muito triste isso.

    "A Cidade Murada" com certeza entrou para a minha lista de leitura, é o tipo de leitura que eu gosto bastante, pois aproxima-se da nossa realidade. Amei a sua resenha (sério mesmo) <3

    Abraços,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a obra e realmente me chamou muita atenção ainda mais pelo enredo não ser aqueles típicos juvenis. Espero ler em breve, adorei a resenha

    ResponderExcluir
  4. Já vi esse livro em alguns lugares, mas nunca li nenhuma resenha, simplesmente não chamou minha atenção, mas pelo o que eu li agora parece ser bem legal mesmo. Apesar de eu já estar um pouco cansada desse tipo de livro.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Espero ter a oportunidade de ler esse livro por tudo que você disse em relação a ele, pois até então, não tinha sequer conhecimento da obra, que parece ser uma excelente pedida pra esse comecinho de ano ;)

    http://booksimaginary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna, eu achei a história muito interessante e fiquei curiosa, a trama me pareceu muito bem estruturada eu com certeza vou ler obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oii,

    Ouvi muitas coisas boas sobre esse livro e estou bem curiosa em conhecer o livro. Ainda mais depois da sua resenha. Com certeza vou colocá-lo em minha lista de leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna. Que livro interessante... Não conhecia o livro mas sua resenha me deixou bastante curiosa. Achei a premissa do livro bem diferente e me lembrou um pouco Legend Mais um pra lista, hehehe.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro e nem sabia dessa cidade, deve ser uma historia muito triste e comovente, além de revoltante coitada da garota se passar por menino. Retratar a vida das pessoas que vivem em um ambiente fechado e sem escrúpulos, onde tudo pode acontecer deve ser uma historia muito interessante para sabermos até que ponto um ser humano é capaz de ir.

    ResponderExcluir
  10. oIE
    Parece ser um livro bem legal, acho que leria para fugir da rotina e por ver elogios, a história é curiosa e diferente, gostei da resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Bruna,
    Esse livro está na minha meta de leitura desse ano, faz tempo que quero ler ele. Gosto de livros que nos fazem refletir e lembrar que nem tudo são flores e, A Cidade Murada com certeza é desses! Garanto que vai ser uma leitura bem impactante, pois a história é bem forte e real. Sua resenha me deixou ainda mais interessada a ler logo esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Ante SDE mais nada, parabéns pela resenha, me deixou curiosa sobre oe enredo do livro. O livro parece trazer uma história um pouco pesada, mas entrou para minha lista de seja dos, de fato!Essa possibilidade de final trsites me instigou

    Beio!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Ante SDE mais nada, parabéns pela resenha, me deixou curiosa sobre oe enredo do livro. O livro parece trazer uma história um pouco pesada, mas entrou para minha lista de seja dos, de fato!Essa possibilidade de final trsites me instigou

    Beio!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...