[Resenha] Dominic - L.A. Casey


Depois de um acidente de carro que matou seus pais quando ela era uma criança, Bronagh Murphy escolheu a isolar-se das pessoas num esforço para manter seu futuro longe de sofrimentos. Se ela não se aproximar de pessoas, falar com elas ou conhecê-las de qualquer forma, ela conseguirá ficar sozinha, do jeito que ela quer.
Quando Dominic Slater entra em sua vida, ignorá-lo é tudo o que ela tem que fazer para chamar sua atenção. Dominic está acostumado a chamar atenção, quando ele e seus irmãos se mudam para Dublin, na Irlanda, para cuidar do negócio da família, ele ganha a atenção de todos. Todos, exceto da bela morena com uma língua afiada.
Dominic quer Bronagh e a única maneira que ele tem de chegar até ela, é arrancá-la do seu isolamento voluntário, e ele vai fazê-lo da única maneira que sabe… pela força.
Dominic a quer, e o que Dominic quer, Dominic pega!

Título original: Dominic
Série: Irmãos Slater, #1
Editora/Ano: Bezz/2015
Categoria: romance, new adult, adulto
+ 16 anos



Decepção define essa leitura!

Como vocês já devem ter percebido, eu adooooro livros New Adults e Eróticos (que não são a mesma coisa!), e comecei a ler Dominic com a promessa de um excelente NA, com protagonistas que vivem como gato e rato a princípio, sendo a mocinha nada sonsa. Já a capa me fez pensar em um livro mais adulto, com um lutador preferencialmente, o que eu curto bastante. Entretanto, o livro é não é exatamente um NA, porque não tem a carga dramática que caracteriza o gênero, se tornando apenas um livro protagonizado por adolescentes de 18 anos, que se comportam como crianças de 12! Esse livro é ótimo para fazer aqueles memes de Expectativas x Realidade. Bom, vamos esclarecer beeem o porque de eu não ter gostado do livro.

Dominic Slater é um americano de 18 anos que acabou de se mudar para a Irlanda com seus 4 irmão (o gêmeo Damian, e os mais velhos Alec, Kane e Ryder). Já em seu primeiro dia de aula ele consegue criar uma antipatia mútua com Bronagh, que era "a garota invisível" da escola. Bronagh é uma jovem com problemas de socialização, e que tem medo de criar laços com qualquer pessoa, além da irmã, Branna, desde a morte dos pais, nove anos atrás.

O que segue então é Dominic virando um verdadeiro bullyier na vida da menina. Sabem aquele babaca dos filmes adolescentes, que humilham as pessoas? Esse é Dominic com Bronagh. O cara é um babaca, ridículo, faz bullying e se acha o irresistível. E eu tenho que gostar de um personagem assim? Não, não sou Obrigada! E olha só a premissa do livro, que está na sinopse e na capa: “Dominic a quer, e o que Dominic quer, Dominic pega!” Não, não sou Obrigada [2]!

Bronagh começa bem, respondendo as ofensas a altura, e não levando desaforo pra casa. No início, ainda gostei disso, mas esses dois se ofendem demais, gratuitamente! E ele literalmente a assedia dentro da escola (chegou a passar a mão na bunda dela no corredor) e NINGUÉM faz nada! Bom, o fato é, se essa fosse uma história sobre bullying e negligência do sistema, mostrando como o assédio é ignorado pelos que deferiam ser os primeiros a puni-lo, eu teria amado o livro. Mas não foi. Dominic é o protagonista, lembram-se disso? E foi quando ele e Bronagh começam a namorar que as coisas realmente me incomodaram, porque eles estavam literalmente se matando numa cena, para na seguinte começar a namorar, e já no dia seguinte trocar juras de amor eterno. Coerência mandou lembranças.

Tinha medo de voltar lá. Precisava ficar longe de Dominic, ele era perigoso. Eu não gostava de coisas perigosas. 

Quando os dois "se entendem", eles sofrem um verdadeiro transplante de personalidade. Essa é a única explicação para o comportamento futuro deles. O fato é que esses dois jovens de 18 anos, quase adultos, passam metade do livro se comportando como se tivesse 12. Metade das coisas que eles dizem e fazem Não tem lógica! Mesmo depois de juntos, eles continuam trocando farpas e ofensas. Tem bastante palavrão no livro, o que geralmente não me incomoda, mas aqui me irritaram um pouco, porque demonstraram uma total falta de respeito do casal. Mesmo quanto estão juntos, ele ficava chamando ela de Vadia o tempo todo. Se fosse comigo, enfiava a mão na cara e dava um pé na bunda!

Bom, realmente odiei esses dois! O lado bom do livro: os irmãos. Tanto os irmãos de Dominic, quanto a irmã de Bronagh são ótimos. Gostei muito deles. A série se chama Irmãos Slater porque cada livro será protagonizado por um dos irmãos. Entre os livros há um conto, que leva como título o nome da protagonista, assim temos o livro 1,5 que chama Bronagh (e que não estou com a menor vontade de ler!). O livro é integralmente narrado em primeira pessoa, por Bronagh, e creio que esse 1,5 o seja por Dominic (não sei, pois não olhei naaaaada dele!).

Aos poucos vamos conhecendo a história dos irmãos Slaters e sua "ocupação" bem peculiar e perigosa. Isso rende uma cena final cheia de ação, que já dá o tom para as continuações da série. Mesmo não tendo gostado de Dominic, confesso que estou curiosa sobre os livros dos irmãos, em especial de Damien. A escrita da autora é gostosa, e flui bem, mas isso não apaga o fato de a história ter tido muitos furos e situações bem incoerentes, que me irritaram.

Como eu disse, o livro tem bastante palavrão (mas, menos do que pensei, pelos avisos) e algumas cenas de violência mais para o final. Há cenas de sexo e algumas mais sensuais, mas foram leve e poucas, por isso acho que uma classificação de 16 anos é o suficiente.

O livro foi lançado no Brasil pela Editora Bezz, na versão física e digital. Eu li o ebook, e no início dos capítulo tinha uma ilustração, bem bonitinha. A tradução e revisão deixaram a desejar, com muitos erros bobos, como 'aquila' (aquela), e outras palavras faltando letras. E me disseram que no livro físico há parágrafos duplicados. Acho que um cuidado maior na próxima edição é uma necessidade urgente. Gostei da capa, mas ela me passou a ideia de um livro mais adulto, e não protagonizado por adolescentes que passam boa parte do tempo na escola.

Esse é aquele livro Ame ou Odeie. Eu to no grupo dos que não gostaram, e só não abandonei a leitura porque esse foi o livro escolhido para a discussão de um grupo de leituras que faço parte. Mas, muitas pessoas amaram (incluindo os amigos que me indicaram), por isso o ideal é você ler e tirar suas próprias conclusões.

Beijos
.


.

16 comentários

  1. Oi Bru!!
    Então, foi um livro estranho, rs. Eu nunca tinha lido nada assim e achei muito louco o casal se xingar o tempo todo (qual a necessidade disso?) e até se agredir. A Bronagh jogava coisas nele, como copo, prato, uma loucura! Mas eu adorei os outros personagens e a trama criada envolvendo os irmãos. Li muito rápido, então tb gostei mto da escrita da autora pq achei viciante. Bom, como eu não pego birra de personagem facilmente, acabei rindo várias vezes dessas cenas toscas deles e, no fim das contas, gostei do livro. Sobre o conto da Bronagh, eu li em seguida e é ela quem narra novamente (passam uns 3 anos a frente eu acho e eles continuam juntos) Ela está chata pra cacete, mto agressiva e o Dominic com uma visão um pouco melhor da vida e do futuro deles. Ele dá uma bela chamada nela sobre parar com as birras pq não é mais o ensino médio e só isso pra mim valeu a leitura pq ela ta insuportável nesse hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Pela resenha, acho que não gostaria do livro. Bronagh sofre bullyng do cara e ainda fica com ele, esta apaixonada e ele continua chamando ela por certos nomes, gosto de personagens fortes e destemidas que não levam desaforo pra casa rs. Não essas que deixa os outros fazerem o que quer delas.

    ResponderExcluir
  3. Eeeeee é por essas e outras que passo longe desses livros ultimamente. Já vi umas resenhas dele bem legais, mas o que me proponho a ler é isso: resenha. Não consigo pegar esse tipo de livro mais. Se for mais NA e com graça ainda vai, só não sei se iria gostar desse. Parece tão coisa de criança assim esses dois? Irritante, não? Mas, apesar dos pesares...talvez, com algumas pancadas na cabeça ou crise de curiosidade lesse. Só que acho que iria odiar mais do que amar. É, complicado....

    ResponderExcluir
  4. Não senti a menor vontade de ler esse livro. Esse Dominic parece um tosco, e a menina uma sonsa. E os erros de revisão mencionados só me desanimam mais

    ResponderExcluir
  5. Conversamos bastante sobre esse livro né? Apesar de ser de um gênero que amamos, tive a mesma opinião que você, fiquei decepcionada!
    Que livro estranho, que casal estranho. Eu me senti num mundo paralelo, e nem mesmo era fantasia! AHAHAHAH não consegui me identificar com os personagens, achei as atitudes dos dois despreziveis e muita coisa foi total Non sense, apesar da escrita da autora ser muito envolvente não curti mesmo a trama.
    Resenha excelente como sempre, bem detalhada, com um panorama ótimo da história, personagens, envolvimento. Gostei muito Bruninha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa que tenso hein, acharmos que teremos uma leitura mara e ai o livro se torna uma decepção, eu não conhecia o livro, e já nem quero ler, sem contar que estou dando um tempo no gênero e eu detesto, protagonistas de 18 anos que agem como de 12 como você citou.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  7. Nunca li esse gênero, não tenho contato e nunca me interessou, mas você ter se decepcionado, deve ter sido uma leitura frustante e tanto. E erros ortográficos acabam broxando a leitura, ou pelo menos, dificultando. E sobre a capa, realmente parece algo mais adulto e não de adolescente. Enfim, pelo menos você conseguiu terminar, talvez eu não conseguisse.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Entre o ame ou odeie, com certeza eu iria odiar. O livro não me interessou. Tomara que a editora tome mais cuidado na revisão, erros ortográficos são horríveis.

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nenhum NA e com certeza não será por esse que vou começar rs. Odeio casais protagonistas que se amam num dia e no outro se odeiam (e vise-versa). Pela sua resenha, esse livro parece filme de sessão da tarde clichê da pior qualidade! Só pela sinopse do livro e principalmente pela frase que você citou, da pra perceber que esse livro é muito ruim. Bjo

    ResponderExcluir
  10. Tchê, que livro estranho! Eu nunca li nada do gênero, seja new adult ou erótico, pois ele em nada chamam a minha atenção. Só pela sinopse e capa eu pude ter certeza de que não é o meu tipo de livro, mas resolvi dar uma chance e conhecer um pouco mais sobre o enredo. Resultado: achei a história bem fraca e sem muito planejamento. Eu não gosto de casais tipo gato e rato que quase se matam e depois estão em um relacionamento, mas, pelo que li em sua resenha, o casal desse livro conseguiu ser muito pior. Acredito no seu comentários que diz que cada um tem que ler para tirar as próprias conclusões, mas como não tive boas primeiras impressões e o gênero não me atrai, provavelmente não lerei futuramente. Pena que a leitura não foi nada do que você esperava :(

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bruna
    Nossa, já não gostei desse livro, só de ler a resenha. Acho que odiaria esse protagonista e igualmente a mocinha. Que relação mais doida essa! Sem contar que detesto esses machões que se acham os donos do pedaço. Essa frase na capa do livro é até machista.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Li Dominic com uma ideia totalmente diferente do queria o livro e com certeza a leitura foi decepcionante, o Dominic me irritou muito ao longo do livro, com certeza ele se torna um babaca e também tive esse sentimento de incoerência ao longo da leitura !!

    ResponderExcluir
  13. O que falar desse personagem que nem conheço e já detesto? Que desnecessário ele ter essa postura, porque isso já me fez perder qualquer vontade que eu pudesse ter de fazer essa leitura. Esse livro eu estou passando.

    ResponderExcluir
  14. NA não é nem de longe meu gênero favorito, e com personagens assim então, acho que eu nem chegaria perto do livro. Algo que me irrita muito em protagonista, principalmente, é o fato de eles mudarem de personalidade radicalmente no decorrer de pouco tempo dentro da narrativa, e pelo visto é exatamente o que acontece neste exemplar. E eu jamais conseguiria me conectar a esse cara idiota e preconceituoso que me parece ser Dominic.

    ResponderExcluir
  15. Pela capa eu já não leria, lendo a sinopse e sua resenha então... não vou ler mesmo.
    Como assim pegar a força? Ese protagonista é tudo o que eu não gosto. Sabendo que é uma série então... olha, vou passar longe.
    Não gosto de palavrões, um ou outro até leio tranquila agora toda hora? Não dá.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir
  16. Oie Bru, tudo bom?
    Eu acompanhei seu martírio lendo esse livro e imagino como tenha sido decepcionante, pois conheço seu gosto. Não curto personagens imaturos demais, mesmo que sejam jovens e isso com certeza me incomodaria. Não é um livro que tenha chamado minha atenção, ainda mais depois de ler sua opinião sobre ele.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...