[Resenha] Vamos Juntas? – Babi Souza


Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas? Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado. Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.

Hoje o post é especial! 

Em março temos no dia 08 o Dia Internacional da Mulher, a data foi resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações de mulheres por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos. Nessa data, além de nos lembrarmos da importância da mulher na sociedade, em vários países realizam-se conferências e debates para tentar diminuir e, quem sabe um dia acabar, com o preconceito e a desvalorização da mulher! Sim, ainda existe e muito! 

Babi Souza um dia voltando tarde da noite do trabalho percebeu o tanto que estava com medo de atravessar a praça deserta para pegar o ônibus. Pensando em chegar segura e rápido, saiu correndo segurando a bolsa e nem olhou para os lados. Quando chegou no ponto percebeu em volta, que havia ali várias outras na mesma situação, então se perguntou: “Por que não fomos juntas?” e esse foi o sinal para iniciar o #MovimentoVamosJuntas.


O livro Vamos Juntas? nos guia por meio de fatos, estatísticas e relatos o que as mulheres passam diariamente: assédios, insultos, preconceitos e entre outros crimes. Através do livro aprendemos o significado de uma palavra que tem muito poder: SORORIDADE. Nunca ouviu falar? Eu também não conhecia até ler, mas saiba que é a base do feminismo.

Para entender melhor, a Sororidade incentiva a união e aliança entre mulheres, em que apoiamos umas as outras, parar com essa ideia de competição e de ficar julgando a vida sexual, o corpo, estilo de vida… Se queremos eliminar de uma vez por todas com o desrespeito e a misoginia (ódio ou aversão às mulheres), o primeiro passo é estarmos unidas, certo?


A proposta do livro é quebrar toda essa visão machista, que mulher nasceu para cuidar da casa e dos filhos, que não serve para trabalhar fora, mulher “decente” não usa mini saia ou vai para balada, entre outros absurdos!

E de forma clara e sutil, mostrar a força que temos quando nos unimos e que podemos e devemos olhar nossas “irmãs” como amigas, que se apoiam e ajudam em momentos difíceis. E para sabermos quais as conquistas femininas até hoje, no final do livro podemos acompanhar a linha do tempo com essas vitórias, nos mostrando os direitos que adquirimos com muita luta ao longo da história, isso tudo para te inspirar a continuá-las.


Recomendo muito a leitura do Vamos Juntas?, com sua mensagem clara e direta foi um chamado para mim, que com certeza me convenceu a aderir e divulgar o #MovimentoVamosJuntas. O livro em si chama muita atenção, repleto de informações sobre empoderamento e feminismo, com uma arte colorida e jovem para trair mais pessoas a causa, conta também com ilustrações belíssimas e a diagramação está de babar de tão lindo!

Todas deveriam ler e entender sobre os assuntos, esse guia é para toda e qualquer mulher que quer e acredita que com a união teremos mais força para construir uma história mais digna e mudar o mundo!

Resenha feita por mim e publicada também no blog Livros e Sushi.

7 comentários

  1. Estou looouca para ler esse livro, sério, parece ótimo!
    Esse assunto é muito importante, e como infelizmente muitos não dão a mínima é muito bom ver autores colocando isso na página.

    Amei o blog!
    Beijoos - http://estantemineira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Suzzy sua linda, confesso que já tinha visto esse livro pela blogsfera mas só agora parei para dar atenção ao conteúdo e achei muito interessante e importante. Já tinha visto algo semelhante na TV, sobre um aplicativo que segue os mesmos passos desse livro. Instruindo as mulheres a andarem juntas para se protegerem. Amei a dica de leitura e vou correr atrás. Parabéns pela leitura e iniciativa!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante esse livro e achei a ideia que a autora teve de ir junto com uma mulher que esta indo na mesma direção muito boa, assim fica mais difícil ser incomodada quando tem mais de uma pessoa.

    ResponderExcluir
  4. Acho esses conceitos muito legais, não conhecia esse sororidade até bem pouco tempo, quando explodiu nas páginas sobre feminismo do facebook

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei a proposta desse livro, com certeza essa campanha aliviou um pouco o medo de todas nós, por que a melhor forma de se ajudar é se unindo. A capa desse livro é muito fofa. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Suzzy,
    Já tinha ouvido falar desse movimento, devido a grande repercussão que teve nas mídias sociais. Adorei a ideia do livro Vamos Juntas?, por nos permitir compreender o real significado de sororidade e mostrar a grande necessidade da luta por uma sociedade com igualdade de direitos. Fico pasma de que em pleno século XXI vivemos nessa sociedade machista, onde nós mulheres ainda somos vistas como inferiores. Quero muito adquirir esse livro, adorei a proposta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Tenho bastante vontade de ler esse livro! Parece ser bem importante para a luta a favor do feminismo e para mostrar que todas as mulheres devem se unir para alcançar esse objetivo comum! Realmente, é um livro que trata de um assunto super atual e que sem dúvidas vale a pena ser lido!
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...