[Resenha] A Iliada e A Odisseia - Homero


A Ilíada
A Ilíada é um poema épico grego que narra os acontecimentos ocorridos no período de pouco mais de 50 dias durante o décimo e último ano da Guerra de Troia e cuja génese radica na cólera, de Aquiles. A ira é causada por uma disputa entre Aquiles e Agammenon, comandante dos exércitos gregos em Tróia, e consumada com a morte do herói troiano Heitor, terminando com seu funeral.

A Odisseia
A Odisseia traça a volta de Odisseu, herói da Guerra de Troia, a sua terra natal, depois de vinte anos. A narrativa se divide em três tempos principais: a situação de Penélope e do filho Telêmaco em Ítaca e a viagem de Telêmaco; a narração das suas aventuras passadas (cativo de Calipso, canto das sereias, ciclope e passagem pelo reino dos mortos); regresso de Odisseu a Ítaca e morte dos pretendentes.


Audiobook (ambos os livros)
Autor: Homero
Categoria: Clássico grego
Adaptação: Silvana Salerno
Co-produção da Livro Falante com a Editora DCL

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje temos mais uma resenha de audiolivro, e dessa vez dupla. A Ilíada e A Odisseia, de Homero, são dois clássicos da literatura grega, consideradas os persuasores do gênero 'poema épico' na literatura ocidental. Acredita-se que tenham sido escritos no século VIII a.C., sendo a autoria das epopeias atribuídas ao lendário poeta épico da Grécia Antiga, Homero, embora tal autoria seja questionada por pesquisadores modernos, que acreditam que ao menos parte dos poemas foram escritos por outras pessoas. Na verdade, há quem questione até mesmo a existência de Homero!

A Ilíada discorre sobre a longa Guerra de Troia, gerada pelo sequestro de Elena, rainha de Esparta, por Páris, príncipe de Troia. A guerra durou 10 anos, nos quais os gregos fizeram certo a Troia, e a Ilíada narra os acontecimentos dos 50 últimos dias, antes da queda dos troianos. A narrativa é rica em detalhes sobre as batalhas e estratégias de guerra. Assim como demonstram o poder e influência dos Deuses Gregos. Na verdade, a guerra não teria durante tanto, ou nem mesmo se iniciado, caso não fossem os desuses e suas disputas internas. É interessante perceber isso, como tudo que aconteceu foi reflexo e consequência da disputa de poder, vaidade e ego dos deuses. Elena de Troia, Páris, Heitor, Cassandra, Aquiles, Agamenon, são algumas das figuras mais importantes dessa história, que deu origem a mitos como “Presente de grego”, devido ao Cavalo de Troia.



A Odisseia, narra a longa jornada de Odisseu (Ulisses na cultura ocidental), um dos principais heróis gregos, em sua volta para a casa ao fim da Guerra de Troia, jornada essa que durou 10 anos, como castigo causado pela ira dos deuses. Ulisses ficou 20 anos fora de casa (10 na guerra e 10 no retorno), período no qual vários homens invadiram suas propriedades se intitulando 'pretendentes' de sua esposa Penélope. Novamente, temos uma enorme e importante participação dos deuses, em especial Atena, que toma para si a proteção de Ulisses nos meses finais de sua jornada, para garantir que ele chegasse a sua terra natal, Itaca, antes que os ditos pretendentes destruíssem por completo suas posses.

Bom, não vou entrar em detalhes sobre os acontecimentos porque são muiiiitos. Creio que a maioria das pessoas conheça pelo menos por alto a história de Troia, sobre a qual há vários filmes. Homero narra os acontecimentos com propriedade e precisão, mas sem muitas explicações adicionais. Por isso, para compreender bem as obras, é necessário ter conhecimento prévio a respeito dos deuses e mitos gregos. As obras originais são escritas em forma cantos, seguindo a estrutura rígida dos poemas épicos, por isso nunca arrisquei ler antes, já que são de difícil compreensão (e chatos de ler mesmo, rs). Minha recomendação é que os interessados busquem obras adaptadas, que focam em narrar e contar a história, sem manter essa estrutura tão formal. E foi isso que encontrei nesses áudios, que trazem a adaptação de Silvana Salerno.

Sobre o áudio, estes dois foram os melhores que ouvi até agora, pelo Ubook, porque são narrados por uma equipe talentosa, composta por vários homens e mulheres. Assim, é possível acompanhar bem a história sem confundir quem está falando, uma vez que os personagens são narrados por vozes diferente. Além disso, há todo um trabalho de sonorização, com simulação de sons do ambiente, como patas de cavalo, chuva, barulho do mar e passo. Realmente, foi um trabalho de primeira, o realizado em parceria pela Livro Falante com a Editora DCL.

Sobre Troia e a famosa Guerra de Troia não se sabe ainda o que é mito ou realidade. Porém, fato ou lenda, a questão é que é uma história fascinante!

Beijos


O autor
Homero foi um lendário poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia. Os gregos antigos geralmente acreditavam que Homero era um indivíduo histórico, mas estudiosos modernos são céticos: nenhuma informação biográfica de confiança foi transmitida a partir de antiguidade clássica,e os próprios poemas manifestamente representam o culminar de muitos séculos de história contadas oralmente e um bem desenvolvido sistema já muitas vezes usado de composição poética. De acordo com Martin West, "Homero" não é "o nome de um poeta histórico, mas um nome fictício ou construído".


Beijos

2 comentários

  1. Não li nenhum dos dois, mas ouvi comentários, sobre os livros. Quando for ler tenho que lembrar de ler a adaptada, já que a original é chatinha rs. Nossa é muito tempo guerreando e até os Deuses não escapam dessa ganância pelo poder.

    ResponderExcluir
  2. Olá Bru tudo bem, eu tenho uma certa curiosidade que instiga conhecer mais sobre essas histórias. Espero poder um dia ter essa oportunidade. Estou adorando a sua experiencias com áudio book. Vou arriscar para saber se me adapto. Bjkas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...