[Resenha] A Rebelde do Deserto - Alwin Hamilton


O deserto de Miraji é governado por mortais, mas criaturas míticas rondam as áreas mais selvagens e remotas, e há boatos de que, em algum lugar, os djinnis ainda praticam magia. De toda maneira, para os humanos o deserto é um lugar impiedoso, principalmente se você é pobre, órfão ou mulher.
Amani Al’Hiza é as três coisas. Apesar de ser uma atiradora talentosa, dona de uma mira perfeita, ela não consegue escapar da Vila da Poeira, uma cidadezinha isolada que lhe oferece como futuro um casamento forçado e a vida submissa que virá depois dele.
Para Amani, ir embora dali é mais do que um desejo — é uma necessidade. Mas ela nunca imaginou que fugiria galopando num cavalo mágico com o exército do sultão na sua cola, nem que um forasteiro misterioso seria responsável por revelar a ela o deserto que ela achava que conhecia e uma força que ela nem imaginava possuir.


Título Original: Rebel of the Sands
Série: Trilogia A Rebelde do Deserto #1
Editora/Ano: Seguinte/2016
288 páginas
Skoob

* Livro cedido pela Editora Seguinte, selo da Companhia das Letras.

Um dos livros mais emocionantes que já li esse ano, com aventuras, personagens surpreendentes e muitas reviravoltas, vem ver porque A Rebelde do Deserto se tornou um dos meus favoritos.

O livro nos conta sobre Amani Al’Hiza, uma garota órfã que nasceu e cresceu no deserto do Oriente Médio em uma nação denominada Miraji. De personalidade forte e teimosa, seguindo o sonho da sua falecida mãe de ir morar na capital Izman, Amani não mede esforços para escapar das garras do velho tio, que a quer como esposa, e de fugir de uma vida de submissão e miséria no deserto.

Paralelo a essa realidade, acompanhamos a celebração dos Jogos de Festim, que consiste em uma competição entre os muitooooos filhos do sultão, afinal ele tem um harém, para ser o sucesso do trono. Porém, devido a uma série de intrigas, o príncipe vencedor não consegue assumir e foge às pressas para se salvar. Mas não se dando por vencido, anos mais tarde, retorna dando início a uma rebelião para cobrar o que lhe era de direito.

A Rebelde do Deserto é uma história com muitos elementos, que fica difícil delimitar aqui. O jogo político está inserido em toda a trama e misturado a isso acompanhamos as aventuras de uma jovem que decidiu que mudaria de vida a qualquer custo! Fugiu de sua cidade roubando um cavalo mágico, enganou sua família, traiu os amigos e ainda ajudou o fora da lei, Jin, muito procurado em sua jornada. A vida nunca foi fácil para Amani, ainda mais sendo uma mulher no deserto, mas a sua trajetória que começou para fugir de um casamento e de uma vida pobre, se tornou também um meio para se conhecer. 


Amani é o tipo de protagonista que gosto, decidida, luta pelos seus ideais e contra os padrões opressores da sociedade. Mas ao tempo tem suas fraquezas e ambições que a coloca como um ser humano normal, que pode ser boa e má, ter vários defeitos e ainda sim te surpreender com as atitudes.

O livro é um dos que mais tem reviravoltas que já li esse ano, quando eu achava que ia ter aquela calmaria, acontecia alguma coisa para mudar todos os planos e colocando o leitor tenso. Eu que sou ansiosa não conseguia prever nada e a história me enganou várias vezes. Aviso que há uma pequeno romance, mas não sendo o foco do livro, mas é bom para alegrar um poucos os que gostam de um shipp (como eu hahaha).

Os personagens são um show a parte. Amani está à frente da sua realidade, uma mulher contra tudo que a sociedade machista pregava, a voz feminina não tinha vez, mas ela provou mais de uma vez que todos estavam errados, sendo guerreira e lutando pela sua vida. Jin é o cara misterioso da história, não sabemos se é vilão ou herói, mas está sempre lá para ajudar a Amani, ele me deixou intrigada em vários momentos e também apaixonada e com ódio pelos segredos que escondia. Homem difícil esse! Haha.

O livro não é apenas elogios e eu tive um pouco de dificuldades com os nomes dos seres místicos e dos lugares, é uma cultura que não tenho contato e não estou familiarizada com nada, por isso demorei um pouco para gravar as nomenclaturas e entender o contexto que se passava a história. Mas depois que pega o jeito, a leitura voa, terminei em dois dias de tão bom, para você ter uma ideia de quanto eu gostei. 

Por se tratar de uma trilogia, o final não fecha totalmente e tem um gancho para o próximo livro e claroooo que eu quero muito ler!! Mas o segundo volume está previsto para ser lançado em 2017 la fora e espero que a Editora Seguinte lance simultaneamente aqui.

Recomendo muito para quem gosta de fantasia, magia e tramas políticas, o livro te leva para um mundo novo com uma cultura rica do oriente.

Me conta se você já leu também e o que achou. Beijos.

4 comentários

  1. Parece ser incrível o livro, parabéns a resenha esta ótima. Imagino que esteja ansiosa pela continuação kkkkk beijos!
    Deixo o convite para conhecer meu blog: http://blogliterariodois.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. gostei do livro! não sabia bem do que se tratava, mas gosto de histórias com reviravoltas e que prendem o leitor
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ele está na minha lista de compras, esta sendo muito elogiado, adorei saber que tem reviravoltas uma atrás da outra, gosto de ser surpreendida rs. Deve ser muito bom saber com é outras culturas, como você disse pode estranhar um pouco no começo, mas depois vai. Gosto de personagens assim destemida e que vai atras do qe quer.

    ResponderExcluir
  4. Olá Suzzy,
    Estou louca de desejos pelo livro desde quando vi o lançamento, mas agora depois de ler essa resenha o sentimento é de que preciso dele pra ontem! Que livro mais incrível! Adoro quando são abordados temas que remetem a uma crítica social, e posso garantir que A Rebelde do Deserto será uma leitura muito prazerosa por fazer vários questionamentos sobre o valor da mulher, amo isso! Já me envolvi com a Amani, que personagem mais bem construída. Uma leitura muito boa mesmo, vou tentar comprar o livro o quanto antes.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...