[Resenha] Além-Mundos - Scott Westerfeld




Darcy Patel escreveu seu primeiro livro em um mês. Não muito tempo depois, se mudou para Nova York, para realizar o sonho de viver de escrever. Lizzie se prepara para mais uma viagem de avião, até terroristas invadirem o aeroporto e começarem a atirar em todos. Desesperada, Lizzie se joga no chão. Eu estou morta, eu estou morta... No fim, está tão convencida de pertencer ao lugar dos mortos que acaba atravessando a fronteira do além-mundo. Darcy criou Lizzie. A menina de Além-mundos é sua protagonista. Enquanto Lizzie se vê cada vez mais envolvida nos assuntos dos mortos e do submundo, Darcy luta para se manter no paraíso do YA, na Big Apple, e quanto mais Darcy aprende e amadurece, mais a história de Lizzie também cresce. Ou seria o contrário? Sempre atravessando as barreiras entre mundos, as duas irão se redescobrir, se reescrever e explorar os infinitos mundos dentro de si mesmas.

Título Original: Afterworlds
Editora/Ano: Galera Record/2016
564 páginas
Skoob

* Livro cedido pela Editora Record.

Um livro com um enredo diferente e contado de um jeito que nunca vi! Além-Mundos foi muito mais do que eu esperava.

No início do livro conhecemos Darcy Patel, uma jovem de 18 anos e de família hindu, que terminou o colégio recentemente e conseguiu o feito de escrever o livro Além-Mundos em apenas um mês. E o mais impressionante é que uma grande editora irá investir na sua carreira! Realizando o sonho de ser uma autora publicada, Darcy decide adiar a faculdade e se mudar para Nova York, que é onde as coisas acontecem. Mas nem tudo é fácil para uma novata e acompanhamos a sua nova vida e todo o processo do mercado editorial e é óbvio que nem tudo são flores.


Alternando os capítulos de Darcy, vamos conhecer a história de Além-Mundos e a protagonista Lizzie. Ela está no aeroporto, quando um grupo de terrorista ataca o local, ela fica em pânico ao ver as pessoas a sua volta estão sendo baleadas! Lizzie consegue ligar para emergência e a atendente sugere que ela finja de morta para escapar dessa situação. Mas seu fingimento é tão real, que ela mesmo se convence que está morta e acaba passando o limite entre a vida e a morte, ou seja, passando o além-mundos. Esse lugar novo e sem cor é um enigma ainda, mas ela se sente diferente e sabe que sua vida de agora em diante não será a mesma.

E assim acompanhamos Darcy e Lizzie em suas jornadas de descobertas e mistérios, onde viver é necessário e arriscar é essencial para sobreviver.



Eu nunca tinha lido algo assim, em que somos conduzidos ao processo de criação da história e ao mesmo tempo temos a ficção em si em outras páginas. Apesar de uma ser a realidade e outra a fantasia, ambas historias se cruzam em vários momentos e presenciamos os motivos de Darcy, a autora, decidir o destino de Lizzie de diversas formas.

Darcy é uma personagem imatura, insegura com o seu talento e sortuda demais. Por ser mais nova que a maioria dos autores, se ver ainda muito crua no mercado (primeiro emprego ne?!) e somado a isso ela ainda está na fase de autoconhecimento, novas paixões surgindo e a pressão de entregar os trabalhos nos prazos apertados. Gostei de Darcy e suas imperfeições, foi condizente com a idade e o momento, afinal quem tem certeza de alguma coisa quando lidamos com a carreira e o amor né?! 

Lizzie também é jovem e está prestes a terminar o colégio, mas diante de seus recentes poderes se ver enrolada em um mundo, onde a morte pode não ser o fim de tudo. Achei ela mais madura e destemida que sua criadora e a trama criada por Darcy foi muito envolvente. Lizzie vive cada aventura, que eu fiquei com vontade de ler um livro apenas dela. 

Cada capítulo era sobre uma personagem e eu ficava ansiosa por mais cada vez que terminava um, Scott Westerfeld foi genial ao desenvolver o enredo e nos permitir acompanhar a criação de uma ficção e a fantasia se desenrolando. Eu não tinha conhecimento do trabalho que dava para publicar uma obra, pode levar até anos, sabia?

Além-Mundos tem 546 páginas, mas não sentimos esse tamanho todo ao iniciar a leitura, pois as duas histórias te envolvem bem e as protagonistas são cativantes. O volume é único e eu fiquei com vontade de ler a continuação de Além-Mundos, mas até onde eu sei não vai ter. 

Recomendo a leitura para quem busca algo diferente, com personagens bem construídos e um enredo viciante. E edição da Galera Record está muito boa, diagramação perfeita e sem erros de digitação. As folhas são amarelas e a capa foi mantida a original, que eu gostei muito.

Espero que possam ler! Beijos.


Um comentário

  1. Suzzy linda, li toda série Feios do mesmo autor e gostei muito. Ele tem uma narrativa envolvente e costuma criar enredos que influenciam o leitor e pensar em coisas novas e possibilidades dentro do que já existe e poderia existir no mundo.
    Esse novo livro me chamou atenção pela capa e sua opinião me deixou mais curiosa ainda. Parabéns pela leitura e obrigada pela sugestão.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...