[Resenha] A Guerra dos Mundos - H. G. Wells


Eles vieram do espaço. Eles vieram de Marte. Com tripés biomecânicos gigantes, querem conquistar a Terra e manter os humanos como escravos. Nenhuma tecnologia terrestre parece ser capaz de conter a expansão do terror pelo planeta. É o começo da guerra mais importante da história. Como a humanidade poderá resistir à investida de um potencial bélico tão superior?
Publicado pela primeira vez em 1898, A guerra dos mundos aterrorizou e divertiu muitas gerações de leitores. Esta edição especial contém as ilustrações originais criadas em 1906 por Henrique Alvim Corrêa, brasileiro radicado na Bélgica. Conta também com um prefácio escrito por Braulio Tavares, uma introdução de Brian Aldiss, membro da H. G. Wells Society, e uma entrevista com H. G. Wells e o famoso cineasta Orson Welles responsável pelo sucesso radiofônico de A guerra dos mundos em 1938, que fazem desta a edição definitiva para fãs de Wells.

Título original: The War of the Worlds
Publicação original: 1898
Editora/Ano: Suma de Letras/2016
Páginas: 296
Categoria: ficção científica

* Livro recebido em parceria com a Companhia das Letras (Suma de Letras) para resenha


A guerra dos mundos, de H. G. Wells, publicado originalmente em 1898, é um dos percursores do gênero ficção científica, e possivelmente o primeiro livro a abordar o tema 'invasão alienígena'. Em comemoração aos 150 anos de nascimento do autor, a editora Suma de Letras lançou, em julho deste ano, uma edição especial comemorativa. Com capa dura (linda e aveludada) e  as clássicas ilustrações feitas artista brasileiro, radicado na Bélgica, Henrique Alvim Corrêa (1876-1910) especialmente para uma edição de 1906 do livro, o livro ainda conta com uma entrevista com o autor e com o cineasta Orson Welles (diretor de Cidadão Kane), que fez uma famosa, mas polêmica adaptação radiofônica de A guerra dos mundos.



Eu gosto de ler clássicos às vezes, e nunca tinha lido nada de Wells, que além de A guerra dos mundos, também é o autor dos famosos A ilha do Dr. Moreau, A máquina dos tempos, e outros. Então, quando surgiu a oportunidade de conhecer a obra, e ainda em uma edição tão especial, não pude recusar. Vamos inverter a ordem que costumo seguir nas resenhas, e falar primeiro da edição: Que espetáculo! O livro é todo muito lindo, dá até dó de abrir e ler, hahahaha. A capa dura é aveludada, com auto relevo no título e nome do autor, e conta com uma das ilustrações de Henrique Alvim. As ilustrações são outra atração a parte, e foi interessante ver uma imagem de tudo que era descrito na obra. Realmente, a Suma de Letras arrasou em cada detalhe da obra! Muito lindo mesmo.

Em A guerra dos mundos, somos levados à Inglaterra do final do século XIX, momento no qual a ciência vinha ganhando cada vez mais espaço, assim como as pesquisas e teorias científicas, evolucionistas e mecânicas. É nesse momento em que se dá a chegada do primeiro Cilindro vindo de Marte. A comoção inicial foi até fraca, perto do que eu esperava. Porém, coerente. O homem se achava o dono da Terra. O superior, inigualável e mais evoluído. Não poderia conceber que outro ser, outra raça, em especial uma extraterrestre, poderia lhe ser superior de alguma forma. Isso até o primeiro massacre acontecer.

- Isso não é uma guerra. Nunca foi uma guerra, assim como nunca houve uma guerra entre o homem e as formigas.
Pág. 260

O livro é narrado em primeira pessoa por uma testemunha ocular da invasão, como um relato posterior, feito algum tempo no futuro. Tanto que era comum ele usar expressões como "naquele momento ainda não sabíamos disso ou daquilo". Nosso narrador é um homem de quem nunca chegamos a saber nem sequer o nome. Tudo que sabemos é que ele é casado, um escritor de ensaios filosóficos, e vive em um povoado próximo a Londres, onde os primeiros marcianos chegaram. E é por meio do relato deste personagem que acompanhamos toda a invasão marciana e seus motivos.

Após exaurir seu próprio planeta, os marcianos se viram na necessidade de expandir seus domínios (situação muito diferente daquela para a qual caminhamos?), e seu vizinho, a Terra foi o local escolhido. O nível tecnológico dos marcianos era muito superior aos dos humanos, e isso era visível nas suas máquinas de dominação que causavam tanta destruição e morte. Dividido em duas partes, o livro narra a chegada dos marcianos, e então sua imposição de poder e dominação. Porém, não vou entrar em detalhes sobre os fatos, para não estragar a surpresa de quem vai ler.

A Guerra dos Mundos foi um ótimo livro, e retratou bem a reação das pessoas diante do desconhecido. Da curiosidade distante ao pânico, do pânico ao desespero e fuga em massa. A loucura que domina até mesmo os homens mais fortes, nos momentos de desespero. A calma que mantém outros vivos e os tornam sobreviventes. A inversão ou simples esquecimentos de valores morais e éticos diante de uma ameaça real e letal. Tudo isso é mostrado, nas pouco mais de duzentas páginas do livro.

"Nunca antes na história das guerras a destruição fora tão indiscriminada e tão universal."
Pág. 126


A escrita e narrativa foi mais simples e nada rebuscada, considerando que é uma obra clássica, e é comum nos depararmos com uma linguagem mais formal e difícil nesse tipo de leitura. Porém, em total coerência com a época e com o perfil mais filosófico e científico do autor, o livro fala muito de teorias científicas, tecnológicas e até relacionadas a medicina. Isso não me incomodou, porque achei interessante o contexto, como quando o autor explica a anatomia dos marcianos. Porém, outras pessoas talvez não curtam. A única coisa que me incomodou no livro foi a descrição e citação constante das cidades e povoados percorridos pelos marcianos/narrador/população em fuga. Isso porque eu não conehço nada dos arredores de Londres hoje, então imagina naquela época! E o autor usou esse recurso de mostrar o deslocamento por estes lugares para contextualizar a obra, por exempolo, mostrandor o aumento do pânico com a aproximação dos marcianos de Londres. Como eu não conhecia nada desses lugares, achei meio endediante algum momentos focados exclusivamente no percurso percorrido.

Além da obra em si, o livro conta com uma entrevista feita em 1940 com o autor, H. G. Wells e o cineastra Orson Welles, que fez uma incrível adapatação radiofónica do livro, que levou os ouvintes da rádio ao pânico, ao acreditar que ele estivesse relatando uma invasão real alienígena, e isso durante a Segunda Guerra Mundial! Há também um prefácio e indrodução, que apresentam e contextualizam bem a obra. Porém, só recomendo a leituras destas partes após a conclusão do livro, pois contém spoilers.

A guerra dos mundos é um clássico da ficção científica, da escrita inglesa, das histórias sobre alienígena. Se você não curte clássicos ou livros do gênero, creio que esse livro não seja para você. Mas se gosta, ou pelo menos tem curiosidade, não deixe de conferir, pois é uma obra que vale a pena!

 Beijos

13 comentários

  1. Que inveja senti de você por ter lido esse livro.
    A Máquina dos tempos é o único livro que li do autor.
    Acredito que essa obra faça o leitor viajar muito na história. Testemunhas oculares naquela época eram fundamentais. Tô fascinada
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. ah, eu li recentemente e fiquei apaixonada pelo autor... sempre tive vontade de ler A ilha do dr. Moreau mas A guerra dos mundos caiu em minhas mãos primeiro... a edição está linda, capa dura <3
    A suma caprichou, vivo babando na minha na prateleira kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Oiii.
    Nossa que linda a capa desse livro, tambem adorei as ilustrações.
    Faz um bom tempo que não leio nada de ficção cientifica, mas achei muito interessante saber que foi o primeiro a abordar uma invasão alienígena. Deve ser um livro mara.
    Acabei de me inscrever no seu canal que ainda não era inscrita.
    Adorei o post, parabéns
    Bjs Mary.
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Bruna, como vai?
    Menina me apaixonei pela sua resenha, confesso que não conhecia o livro, então foi uma grande surpresa para mim <3 sua resenha está maravilhosa também.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Apesar de já ter lido resenhas maravilhosas sobre esse livro, ainda não li, mas pretendo.
    Excelente resenha

    ResponderExcluir
  6. Oii... Que livro lindo!
    A Edição ficou maravilhosa, não tenho, mas quero muito!
    Sua resenha ficou incrível também, parabéns! bjs

    ResponderExcluir
  7. Bruna, eu também gosto muito de ler clássicos de vez em quando.
    Mas com esse clima de ficção cientifica não me chama atenção.
    Apesar da sua resenha ter sido ótima e positiva, não consegui me animar para ler.

    ResponderExcluir
  8. Tem tempos que esse livro está na minha lista de leitura. Essa edição ficou muito linda e sua resenha ficou incrível, só me deixou com mais vontade de ler. Parabéns :D

    ResponderExcluir
  9. OI Bruna
    Nao li ainda, mas tbe quero ler
    Classico sao sempre classicos ne?
    Adorei o post
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  10. Hey Bruna, tudo bom? Adorei saber tua opinião sobre esse livro! Apesar de ficção científica não estar entre meus gêneros mais lidos eu fiquei curiosa diante dessa premissa... acho que iria gostar. Dica anotada! Sua resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
  11. OOi!
    Não conhecia o livro mas sem dúvidas parece ser um "prato recheado". Amo o gênero e a premissa é ótima. Sua resenha está maravilhosa, dica mais que anotada!

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá BRUNA.
    A edição e a gráfica desse livro parece ser maravilhosa e totalmente um capricho, já assisti o filme, e amei demais, é um dos meus filmes favoritos e não me deixou dormir a noite pela primeira vez que assisti.
    Mas mesmo você tendo mil amores sobre o livro, ele não me chamou atenção, ele parece focar um pouco na parte de ficção cientifica, que não é tão focada no filme e não é algo que eu goste. beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?

    Nunca quis ler esse livro, porque, apesar de gostar moderadamente de sci-fi, são muito poucas as narrativas que me convencem a ler. Não sou muito de alienígenas, btw. O filme com o Tom Cruise é baseado nesse livro? Pelo que me lembro do filme, a história não se assemelha tanto com essa. Estaria eu caduca? Hahaha. A capa é muito linda, beeeem atraente :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...