[Li e Recomendo] A Moreninha

 

A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo

O estudante Augusto julga-se vacinado contra a praga do amor. Aposta que, das garotas da ilha, nenhuma o prenderá por mais de quinze dias.
As meninas também não querem compromisso, só festejar e divertir-se. E a mais brincalhona é Carolina. Tão esperta, tão misteriosa! então...



Oláaa amores e amoras.

Resolvi começar essa coluna por um dos meus clássicos brasileiros favoritos! A Moreninha é o tipo de livro doce e apaixonante, que te prende do início ao fim. Publicado em 1844, o livro retrata bem a sociedade da época, e traz uma heroína corajosa, romântica e superdivertida, e um mocinho fofo, daqueles de quem é impossível não se apaixonar. É uma leitura que eu recomendo de olhos fechados.

Publicado pela primeira vez em 1844, A Moreninha , é a obra mais conhecida de Joaquim Manuel de Macedo. Tornou-se um best-seller em sua época; um dos livros mais lidos de nossa literatura no século XIX e ainda hoje continua sendo sucesso entre o público leitor interessado em divertir-se e emocionar- se com uma narrativa simples, fácil, tipicamente romântica. A Moreninha é um marco do Romantismo. Foi a primeira e bem sucedida tentativa de fazer uma literatura que traduzisse o sentimento brasileiro, situada em solo nacional , com personagens que retratavam a classe burguesa em ascensão no Brasil imperial; a mesma classe a que pertenciam os leitores desse tempo que, portanto, se identificavam com a leitura, vista como lazer e informação. (livrariaSaraiva)

A obra já é de domínio público, portanto o download da versão e-book é gratuito e legal. Você pode baixá-la pelo site DomínioPúblico. A versão que eu tenho casa (que era da minha mãe, e deve ter mais de uns 20 anos, rs) é a mesma da foto da capa que eu coloquei, publicado pela Editora Ática.

E aí, alguém mais apaixonado por esse livro???

~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~

Essa nova coluna 'Li e Recomendo', é um espaço para recomendar livros para os quais eu ainda não fiz resenha. Portanto meus comentários sempre serão curtos e mais diretos, além de possíveis informações gerais sobre a obra. Desde segunda estou tentando implementar colunas diárias no blog, tendo começado pela Frases & Citações.


Beijos!!!

6 comentários

  1. Adoro! Já perdi as contas de quantas vezes li.

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Alexis,
      esse livro é lindo mesmo,
      obrigada pela visita, bjus

      Excluir
  2. Depois de passar em vários blogs com "a resenha do momento", me senti em casa lendo algo sobre "A moreninha".
    Esse foi um dos livros que li (acho que tinha 15, ou 16 anos, não me lembro) que fez com que eu quisesse viver o livro.
    Tão lindo, tão simples, tão fofo... Adorei as coincidências do amor. E, assim como no comentário acima: já perdi as contar de quantas vezes li.

    Beijos
    Isa
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa. Eu também devo ter lido pela primeira vez com essa, e ele realmente me marcou. Lindo demais.
      bjus

      Excluir
  3. Já li a muito tempo e gostei bastante.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que não conheço uma pessoa que não goste desse livro, rs

      Excluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...