[RESENHA] Goddess, Josephine Angelini

Série Predestinados (Starcrossed), de Josephine Angelini
Livo 3: Goddess

Sinopse - Depois de acidentalmente libertar os Deuses de seu cativeiro no Olimpo, Helen deve encontrar uma maneira de prendê-los de volta, sem iniciar uma guerra devastadora. Mas os deuses estão zangados, e sua sede de sangue já começa a acumular corpos pelo caminho.
Para piorar a situação, o oráculo revela que um Tirano diabólico está à espreita entre eles, o que leva um distanciamento entre o grupo, outrora sólido, de amigos. Então, enquanto dos Deuses usam os descendentes uns contra os outros, a vida de Lucas corre perigo. Ainda sem ter certeza se ama a ele ou Orion, Helen é forçada a tomar uma decisão terrível, pois a guerra está cada vez mais próxima. (sinopse traduzida livremente pelo Meu Mundinho, original no Skoob)

Gênero: YA / romance juvenil sobrenatural
Lançamento EUA: maio/2013
Nota (Skoob): 5/5 + Favorito!

1º lido do Desafio Literário do Gabriel (Categoria: Livro em outro idioma)



Olá amores,

Hoje vim falar de um livro I-N-C-R-Í-V-E-L!!! Goddess, de Josephine Angelini! Esse é o último livro da trilogia Predestinados (Starcrossed), que conta a história dos descendentes de deuses gregos, e é composta pelos títulos:
Predestinados (2011) – resenha aqui
Dreamless (2012) – resenha aqui
Goddness (2013)

No Brasil o 1º livro, foi publicado pela editora Intrínseca em julho de 2012, mas ainda não há previsão para  o lançamento da sequência.


Goddess
Um fechamento de ouro para uma obra dos deuses


Goddess” significa Deusa, o que nos leva a imaginar que se trate do spoiler do século! Tipo: Como assim? A Helen vai virar deusa??? Eu já comecei a leitura cheia de noções pré concebidas (até porque a sinopse da Amazon é diferente dessa que postei, e cheia de spoilers, :) ), e bom, vamos dizer que as coisas não foram exatamente como eu imaginava, mas foi ótimo como foi. E o título e sinopse se encaixam (só não vou dizer se a Helen vira ou não uma deusa :) )

O livro começa exatamente do onde Dreamless terminou, com Helen, Lucas e Orion super feridos devido a luta contra Ares, e Ariadne e Jason desgastados pelo processo de curar Jerry. Helen passa boa parte desse processo de cura inconsciente, e durante esse sono, descobrimos junto com ela que os últimos acontecimentos tiveram mais consequências do que ela poderia imaginar, incluindo as memórias de outras mulheres da Casa de Atreus, que assim como ela, tinha o rosto de Helena de Troia. Acompanhar essas visitas da Helen ao passado é super legal! E tivemos a explicação do real motivo da Guerra de Troia (na visão da autora, claro!).

Quem é fã do tipo fanático por mitologia grega talvez não goste tanto do livro, porque a autora mistura elementos da mitologia grega com outras lendas, pegando vários personagens históricos famosos dessas lendas e períodos. Pessoalmente, eu amei isso! Adorei a versão da autora para explicar comportamentos passados e presente dos personagens, e forma com interligou os acontecimentos do presente com aqueles iniciados a mais 3.000 anos, na guerra de Troia, tão importante e presente na saga desde o primeiro livro. Aqui temos explicadas algumas questões, como: o porquê dos Descendentes sempre terem o rosto de um dos participantes da guerra de Troia, o porquê da Helen poder descer fisicamente ao Mundo Inferior, qual verdadeiro o papel de Hades nisso tudo, se existiu mesmo, quais as verdadeiras intensões de Dafne todo esse tempo, e muitas outras respostas para as dúvidas criadas nos dois primeiros livros. Ou seja, temos muita informação, ação e aventura, e confesso, pouco romance.

Esse livro tem uma dinâmica um pouco diferente dos outros, sendo mais acelerado e com muito mais ação. Eu o dividi em três partes: a primeira metade foi mais devagar, mostrando as consequências dos acontecimentos do último livro, e iniciando o desenvolvimento do que seria esse (eu li o ebook kindle, então o livro era dividido em porcentagem, não páginas, rs). Quando o livro chegou a exatamente 50%, teve uma reviravolta louca, aconteceu algo bombástico e tudo começou a virar de pernas para o ar! E vai nesse ritmo tenso até mais ou menos uns 70%, quando as coisas realmente pegam fogo!!! Eu amei isso tudo! Já estava cansada de ler YA onde tudo vai bem, segue bem e acaba bem! Aqui não foi assim, teve luta, estragos, destruição e até perdas! Afinal estamos falando de um embate envolvendo Deuses e Semideuses!

Helen, que já era muito forte desde o início, vai ficando cada vez mais forte ainda, e isso passa a amedrontar alguns dos seus amigos, a começar pela chatíssima Claire. Oh menina chata essa Claire, credo! Ela começou como uma personagem tão carismática em Predestinados, ficou chatinha em Dreamless, e insuportável em Goddess! Eu fiquei sem um pingo de paciência com ela. Os únicos que não se intimidam com a super poderosa Helen é Lucas, Orion e Heitor, e também Cassandra, que está mais fofa que nunca! Adorei ela nesse livro!

Bom, já que comecei a falar dos personagens, vamos terminar. Em primeiríssimo lugar: Helen! Fico tão feliz de terminar a série YA e falar Poxa, que mocinha legal, gostei dela do início ao fim! Isso porque nos últimos livros do gênero que eu li, as mocinhas eram tão chatinhas! Helen é forte, generosa, corajosa e faz o que for por aqueles que ama. Alguns podem achar que ela teve algumas atitudes arrogantes nesse livro (como uma cena em que ela dá uma cortada gostosa na Claire), e pode até ser que ela tenha tido mesmo. Mas isso não eclipsa a mocinha bacana que ela é, e quase todas essas atitudes dela foram pautadas em dúvidas e confusões. A diferença é que dessa vez ela não ficou guardando suas dúvidas para si, o que foi legal, já que ela desabafou e muito com Lucas e Orion. Esses dois foram outros que adorei! Me apaixonei pelo Lucas no primeiro livro, e Orion conquistou meu coração no segundo, e pela primeira vez um triângulo amoroso juvenil não me irritou. Até porque é claro de quem a Helen ama de verdade, :).

Heitor é outro caso a parte. Um personagem carismático, forte e leal. Em Goddess tivemos mais de uma prova dessas características que tanto marcam esse personagem, o nosso Herói (quem leu entende, rs)! E Cassandra parece menos perdida e a caminho do hospício nesse livro, e isso teve uma boa razão de ser, rs. Esses cinco foram de longe os meus personagens favoritos, e amei vê-los tão unidos! Outro grande destaque, novamente, foi o Deus Hades, o senhor do Mundo Inferior, que é o mais encantador e compassivo dos deuses, :).

Assim como nos livros anteriores, a autora não tentou fazer muito suspense de certas coisas que tinham tudo para nos deixar de cabelo em pé, caso fossem mais ocultadas. Ela entrega muita coisa rápido demais. E mesmo nas questões em que ela tentou fazer mistério, eu já fui adivinhando de cara, porque não estava tãoooo oculto assim, :).

O único problema do livro foi o final, que achei um pouco corrido. Aconteceram muitas coisas importantes, que poderiam (e muito provavelmente vão) gerar consequências importantes, e isso não ficou muito esclarecido ao final. O livro termina fechando todas as lacunas a que se propôs desde Predestinados, mas cria algumas novas, que podem até mesmo estimular uma continuação para a saga. Outra falha do desfecho foi um certo romance,:), cuja conclusão ficou corrida demais. Mas nada disso tira o brilhantismo desse livro, que é ótimo e realmente atendeu minhas expectativas (apesar de ter criado novas, :)).

A capa é maravilhosa, e a escolha das cores tem tudo a ver com o livro. A quebra de capítulos foi muito bem feita, sempre de forma a te deixar com aquele gostinho de quero mais. Achei super bem escrito e a narração em terceira pessoa realmente foi um ponto forte a se considerar. Quanto aos erros, não sei se há, afinal, li o livro em inglês e meu domínio do idioma não chega a esse nível, :).

Adorei este livro, e ainda estou na dúvida de qual gostei mais, se Goddess ou Dreamless, mas saibam que eles estão super em pé de igualdade! Recomendo demais. Amei, amei e amei!!! E faço votos que a Editora Intrínseca publique logo esses dois, para fechar a série!

Então, o que acharam? Não deixem de comentar!!!
Beijos





15 comentários

  1. Nossa que capa linda!!
    Não li a resenha pois esse é o terceiro volume e fiquei com vontade de ler hihihi
    Linda mesmo a capa, me apaixonei!
    Bru, deixei um meme pra vc lá no blog =)
    Beijoos
    Garota Liber
    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a série é muito boa mesmo Beta, vale a pena ler, rs
      bjus

      Excluir
  2. Oi Bruninha, amei sua resenha, não conheço livros, mas morro de vontade de ler livros assim, minha eterna resistência de ficar na zona de conforto, faz com que sempre leia livros do mesmo gênero, mas prometi a mim que vou mudar esse cenário!!!
    Adorei vc citar o projeto 12 livros em 12 meses, eu já li os meus, ainda eu brinquei dizendo assim meu projeto virou 5 livros em 12 meses kkkk
    bjs, flor!
    Livros, a Janela da Imaginação




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é ótima Dani, e super levinha. Leia quando tiver oportunidade, não vai se arrepender, rs
      E você é rápida, já leu seus livrinhos do projeto! eu ainda estou lendo, devagar e sempre, rs.
      bjus

      Excluir
  3. Adorei a resenha! :)
    Já até adicionei na listinha xD

    Anotando aqui pro resumo do desafio do mês xD

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros que envolvem mitologia.
    Eu descobri a serie através que uma colega, e quase comprei o livro recentemente rsrs mais quando soube que a editora nem cogitou a publicação da sequencia eu me desanimei =/
    Eu fico muito feliz de saber que a continuação dele é até melhor que o primeiro.. isso é raro! rs

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é super triste Dreeh, hoje mesmo perguntei no face da editora e a resposta continua sendo "sem previsão", sniff

      Excluir
  5. Ei Brubru, estou louca para ler esse livro. Mas você sabe como meu inglê e nada são quase a mesma coisa, rs.
    adorei a resenha
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ei Bia! E acho que vai demorar para você ler então, porque não há previsão, sniff

      Excluir
  6. Olha eu sinceramente não li sua resenha, porque eu ainda não li essa série e tenho uma curiosidade de ler. Mas li sua opinião e achei legal o jeito que você se expressou sobre o livro, até porque ele parece ser interessante, mas eu achei que você gostou mais dos anteriores, estou certa ? hehehe...Mas é sempre assim...tem livros que nos prendem mais do que outros.

    Mas ficou muito boa a parte que li da sua resenha.
    Parabens linda
    Senti sua falta. saudades


    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade gostei mais desse e do segundo. O primeiro é bom, mas não tanto quanto esses

      Excluir
  7. vc tem esse livro em pdf [em portugues] ja li todos so falta o ultimo!
    meu Gmail:
    emanuelesmoraes@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li o segundo, mas to doida pra ler, infelizmente ainda não tem no Brasil :(
    Se eu der o meu email você me dá um super spoiler? A Helen fica com o Lucas ou com o Orion? Email: biahammond77@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá você tem esse em pt eu to louca para ler mais não quero ler os outros e estaca no 3 se tiver e puder me enviar eu agradeço !! Loirnhasg_10@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...