Lançamentos Editora Autêntica e Editora Gutenberg

Olá amores, vamos conferir os próximos lançamentos de agosto das Editoras Autêntica e Gutenberg, selos do Grupo Autêntica, parceiro do Meu Mundinho.





Editora Gutenberg





De volta aos quinze

Bruna Vieira



Continuação de 'Depois dos Quinze'

O que você faria se pudesse voltar no tempo?

Será que, ao fazer escolhas diferentes, você conseguiria mudar sua vida para melhor?

Anita tem 30 anos, e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao reencontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece, e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet.





Editora Autêntica



Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro

Marilena Chaui

Organizador(es): André Rocha



Mesmo em uma democracia, não é incomum observar, com olhos mais atentos, manifestações ideológicas do autoritarismo no Brasil. Elas estiveram presentes no país, entre outros momentos, na ação integralista dos anos 1930, na luta pela redemocratização cinco décadas depois, no arcaísmo fora de moda dos anos 1990 – e hoje surgem de forma mais sofisticada nas relações de poder, apesar dos quase 30 anos do fim do último regime ditatorial.

Este segundo volume da coleção Escritos de Marilena Chaui chega em hora propícia, logo quando o país se surpreende com inúmeras manifestações massivas, intimamente vinculadas ao evidente autoritarismo da política brasileira. Estão reunidos aqui artigos publicados em livros, revistas e jornais nas décadas de 1970, 1980, 1990 e 2000, que oferecem ao leitor uma consistente análise das diversas manifestações ideológicas do autoritarismo já ocorridas e ainda presentes no país, tendo como pano de fundo o contexto dessas décadas.

O leitor encontrará nestes textos motivações para investigar as origens do autoritarismo brasileiro e criticar as suas manifestações atuais. Observadora atenta das lutas sociais na sociedade de classes desde a década de 1970, Marilena Chaui oferece aqui um instrumental crítico que compreende desde a visão autoritária das elites dominantes até sua atuação na conformação do Estado.

O livro traz, portanto, questões de fundo da ideologia e do autoritarismo nativo, em um rico conjunto de textos de cunho eminentemente político e que reforçam o fortalecimento, ainda necessário, da democracia brasileira.





Contra a servidão voluntária

Marilena Chaui

Organizador(es): Homero Santiago



A influência e o reconhecimento de Marilena Chaui como uma das mais importantes intelectuais do país estão relacionados não somente aos seus escritos estritamente filosóficos, mas, sobretudo, à sua contribuição para o pensamento social e político brasileiro nas últimas décadas.

A coleção Escritos de Marilena Chaui, criada para facilitar o acesso aos textos publicados em diferentes veículos e oferecer aos leitores volumes que reúnem temas específicos abordados pela filósofa, traz compilações especiais de ensaios, artigos e intervenções – entre já publicados e inéditos, todos revistos pela autora.

Neste primeiro volume, Marilena acompanha a reflexão política do francês Étienne de La Boétie e enfrenta o desafio de compreender a paradoxal experiência humana de uma servidão voluntária, analisando seus meandros e suas implicações. Em oito textos que contemplam três décadas de intensa produção sobre o tema (de 1982 a 2013), Chaui mostra como a servidão voluntária está presente por toda parte: muitos vivem sob o domínio de um que se destaca de seus pares, ergue-se acima da sociedade e a sujeita, comandando-a, enquanto os outros servem, voluntariamente. Fecha o volume uma entrevista especialmente concedida para esta publicação. Nela a autora realiza um balanço da coletânea e de seu encontro com La Boétie.




Autêntica convida para o lançamento da coleção "Escritos de Marilena Chaui"



E se você é de São Paulo, ou estará na cidade no dia 27 de agosto, não perca o lançamento da coleção "Escritos de Marilena Chaui", com os dois livros da autora. Confira os dados no convite:




4 comentários

  1. Oi Bru,
    tudo bem?
    "De volta aos quinze" lembra muito aquele filme "De repente 30", só que ao contrário. Parece ser interessante.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz.
    http://www.cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótimos lançamentos, estou bem curiosa pelo "De volta aos Quinze".

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Puxa, que legal o De volta aos quinze! Eu vi que a Bruna iria lançar um novo livro, mas não sabia que já havia lançado... Fiquei bem curiosa e animada, quando puder (não sei se será logo), quero lê-lo!
    Beijos.

    Foreverbia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. oi gente, obrigada pela visita
    Realmente, De volta aos quinze está sendo super aguardado, rs
    bjsu

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...