Uma Questão de Gêneros #2 – Distopias e Steampunk



Olá pessoinhas do meu coração!

Dando continuidade a nossa coluna temporária sobre gêneros e categorias literárias, hoje vamos falar de Distopia e Steampunk.

Vamos lá

Distopia



Histórias distópicas são aquelas opostas as utópicas #DarrrNãoMeDiga?# e abordam uma realidade, geralmente futura, onde as coisas realmente deram errado, :). Retratam a Terra destruída por doenças ou guerras globais, ou uma sociedade sob um regime totalitarismo e opressivo.

“As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, "caem as cortinas", e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações.
Distopias são frequentemente criadas como avisos ou como sátiras, mostrando as atuais convenções sociais e limites extrapolados ao máximo. Nesse aspecto, diferem fundamentalmente do conceito de utopia, pois as utopias são sistemas sociais idealizados e não têm raízes na nossa sociedade atual, figurando em outra época ou tempo ou após uma grande descontinuidade histórica.
A maioria das distopias tem alguma conexão com o nosso mundo, mas frequentemente se refere a um futuro imaginado ou a um mundo paralelo no qual a distopia foi engendrada pela ação ou falta de ação humana, por um mau comportamento ou por ignorância.
A literatura distópica costuma apresentar pelo menos alguns dos seguintes traços:
·        Tem conteúdo moral, projetando o modo como os nossos dilemas morais presentes figurariam no futuro.
·        Oferecem crítica social e apresentam as simpatias políticas do autor.
·        Exploram a estupidez coletiva.
·        O poder é mantido por uma elite, mediante a somatização e consequente alívio de certas carências e privações do indivíduo.
·        Discurso pessimista, raramente "flertando" com a esperança.
  • Violência banalizada e generalizada.” (Wikipedia)

Alguns clássicos do gênero são 1984 de George Orwell, e Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley. No momento, uma das histórias mais famosas sobre o tema, tanto nos livros como no cinema, é a Saga Jogos Vorazes, de Suzanne Collins. Mas também podemos citar nos livros, as séries Feios (Scott Westerfeld), Divergente (Veronica Roth) e A Seleção (Kiera Cass), assim como os filmes Eu Sou a Lenda, V de Vingança, Ensaio sobre a Cegueira, Minority Report, Aeon Flux, e muitos outros.

  


Steampunk

Steampunk é um subgênero da ficção científica. Trata-se de tramas ambientadas no passado, ou num universo semelhante a uma época anterior da história humana, no qual a tecnologia é muito avançada em relação a realidade da época, e a ciência já está desenvolvida, e tem-se o motor a vapor como base principal dos avanços da humanidade (steam significa vapor). Alguns exemplos é a existência computadores de madeira, aviões movidos a vapor, meios de comunicação semelhantes a telefone, décadas ou mesmo séculos antes da sua criação real.

Surgiu como uma variante do cyberpunk, que é “uma ramificação da ficção científica que engloba universos paralelos futuristas e uma tecnologia muito mais avançada do que a encontrada na época em que se passam as histórias” (TecMundo)

As primeiras obras do gênero surgiram nas décadas de 1960/70, mas o termo só foi criado na década de 80. Entretanto, um dos principais precursores do estilo foi Julio Verne, no século XIX, com obras como 20.000 Léguas Submarinas, Volta ao Mundo em 80 Dias e Viagem ao Centro da Terra.

Alguns exemplos do gênero são:
Série: O Mundo Perdido.
Filmes: James West, De Volta Para o Futuro III, Van helsing, Sherlock  Holme e A Liga Extraordinária.
Animes: Steamboy e Full Metal Alchemist
E claro, na literatura: Alma? (Gail Carriger), Steampunk: Histórias de um Passado Extraordinário (vários autores), A trilogia A bússola de ouro (Philip Pullman), dentre outros.

(Fonte: Wikipedia e TecMundo)


Distopias e Steampunks

Esse dois que tem uma origem semelhante, uma vez que as histórias cyberpunk (gênero do qual originou os steampunk) usam de padrões distópicos. Quanto a questão espaço-temporal geralmente estão em lados opostos, uma vez que as Distopias geralmente se passam em um tempo futuro, enquanto os Steampunk são ambientalizadas no passado.
Eu adoro distopias, já li várias e vi vários filmes. Mas nunca li nada Steampunk, e na verdade nem conhecia o termo até uns dois meses atrás, quando a Editora Valentina anunciou o lançamento de Alma?, dizendo que era um dos steampunk mais cultuados do mundo, e então tive que pesquisar o que vem a ser isso, :). Mas já vi vários filmes do gênero, incluindo todos citados a cima, :).

Então é isso, espero que tenham gostado, e na semana que vem continuamos a tentar desvendar e definir um pouco esses gêneros que tanto nos confundem.


Beijos

24 comentários

  1. Hum...gostei bastante! Das distopias eu já sabia porque outro dia pesquisei bastante sobre, mas do outro gênero não. Aii...li 1984 e amei. A seleção também é muitooo bom.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Amoo distopias!! Depois que li Jogos Vorazes, me apaixonei pelo tema.
    Não fazia ideia do que era Steampunks..rsrs..Mas esclareceu tudo ^^
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Paloma e @Dryh, acho que é geral, ninguém sabe o que é Steampunk, rs. Eu só descobri faz uns dois meses, rs
      bjus

      Excluir
  3. A postagem ficou demais. Se quiser conhecer mais sobre steampunk, o melhor filme que eu já vi é um curta(não tão curta)"As Misteriosas Explorações Geográficas de Jasper Morello"
    http://www.dailymotion.com/video/xkhfb6_the-mysterious-geographic-explorations-of-jasper-morello-legendado-portugues_creation

    ResponderExcluir
  4. OMG, AMO essa coluna... É mega esclarecedora, e eu particularmente, não conhecia nenhum desses gêneros por nome hahaha

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olha que máximo! Essa coluna e maravilhosa!!
    bjos

    http://valmedrado16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que eu saiba não li nenhum Steampuck até agora, só que Starters e A Seleção estão como minhas distopias favoritas!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Linda, tudo bem ?
    Estava vendo sua postagem e achei super interessante os livros, mas ainda não cheguei a ler nenhum. Principalmente A SELEÇÃO que todos comentam tão bem. Mas enfim...ainda pretendo pegar e quem sabe gostar como a maioria.

    Passando para ver as novidades e espero que esteja bem
    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do post.
    Sempre que alguém me pergunta o que é Distopia me enrolo um pouco para explicar, acho que agora podem me perguntar e eu vou saber responder, haha.
    Beijos,
    Loucamente Leitores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada @Sil e @Aline, que bom que gostaram
      bjus

      Excluir
  9. Oi Bruna,
    tudo bem?
    Parabéns pelo post!!!!! Estou acompanhando.
    Ainda não li nada do gênero, mas já está na minha lista a séria Divergente.
    beijos.
    Cila- Leitora Voraz

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Bruna,
    Eu adoro distopias, já li Jogos Vorazes e amei, agora quero ler divergente e a seleção. Dos filmes eu amo minory report e eu sou a lenda.
    Os steampunk eu não sabia o que era até pouco tempo também e nunca li um livro nesse gênero, mas já vi o mundo perdido e sherlock holmes.
    Adorei o post.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Cila, obrigada. Eu também estou louca para ler Divergente, rs
      @Joyce, ainda não li Jogos vorazes, rs. mas dos Steampunk só vi filmes até agora,
      bjus

      Excluir
  11. Minha primeira distopia foi Feios e a última foi Legend, um livro que gostei bastante. É sempre uma realidade muito distinta da nossa.
    Não conhecia o gênero Steampunk, mas achei muito interessante o post sobre o assunto.

    Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sabia o que era distopia e as adoro, mas não tinha a mínima ideia do que era steampunk, vivendo e aprendendo. Adorei seu blog e já estou seguindo.

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/
    (Segue de Volta?)

    ResponderExcluir
  13. Steampunks eu não conhecia até já ouvi falar de algumas obras que você citou mas não sabia que era desse gênero e não curto muito o estilo mas distopias são bem legais

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Aline, @Jonathan e @Taty, acho que poucos conhecem os Steampunk, pq parece que não é muito divulgado, eu descobrir o termo por acaso, faz uns dois meses, mas já tinha visto vários filmes do gênero que eu nem sabia que era um gênero, rs
      bjus

      Excluir
  14. Oi Bru.
    Postagem super completa, parabéns.
    Foi divulgado no Portal Teia, divulgue em suas redes sociais que apareceu no Portal Teia, quanto mais pessoas conhecerem o Portal mais poderemos ajudar nas divulgações, conto com você!
    Volte sempre que quiser.
    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela divulgação!!!
      Já divulguei no face e twitter!
      bjus

      Excluir
  15. Oi Bru!
    Gostei bastante do post!
    Já tinha ouvido falar de distopias, mas não conhecia o gênero Steampunk, apesar de já ter visto filmes do gênero.

    Os dois gêneros são bem legais e depois de ler seu post fiquei com uma vontade de ler Júlio Verne. Escrever hoje sobre nossas tecnologias presentes no tempo passado nem é tão difícil, mas imagino na época dele onde tudo o que ele podia fazer era imaginar.

    Beijusss;
    http://tinyurl.com/mentehipercriativa

    ResponderExcluir
  16. Olá.

    Interessante! Não conhecia esse termo. Estou lendo o livro "Inferno" de " Dan Brown e ele trata uma possível situação de distopia. Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  17. O livro Dearly, Departed tem os dois: distopia e steampunk. Estou muito ansiosa pra ler! XD

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...