[Resenha] A Falsa Princesa - Eilis O'Neal

Princesa e herdeira do trono de Thorvaldor, Nalia leva uma vida privilegiada na Corte. Mas, logo após seu aniversário de dezesseis anos, ela descobre que é uma falsa princesa e que foi colocada no lugar da verdadeira para protegê-la. Obrigada a deixar o palácio com pouco mais do que suas roupas, a garota, agora chamada de Sinda, terá de abandonar a cidade, seu melhor amigo, Kiernan, e a única vida que ela conhecia. Enviada para viver com a tia no interior, Sinda não se mostra capaz de executar nem a mais simples tarefa. Mas, para sua surpresa, ela descobre que uma intensa e perigosa magia corre por suas veias, e que ela jamais será apenas uma humilde camponesa. Sinda retorna à cidade em busca de respostas. Reencontra o garoto que se recusou a abandoná-la e desvenda segredos que podem mudar a história de Thorvaldor para sempre. Com uma trama surpreendente e uma aventura de tirar o fôlego, A falsa princesa é um grande romance de fantasia e uma história que encantará os leitores.


Título original: The False Princess
Editora: FarolLiterário
Ano: 2013
Categoria: Fantasia / Juvenil (YA)
Nota: 4/5


Olá amores, vamos a mais uma resenha?

Estava louca para ler A Falsa Princesa, de Eilis O’Neal, desde antes de seu lançamento nacional. Então vocês já devem imaginar como fiquei quando recebi o livro pela parceria com a Editora Farol Literário. Então vamos lá.

A Falsa Princesa
Mistério, magia e romance

A Falsa Princesa conta a história de Sinda, na medieval e fictícia Thorvaldor. Nessa sociedade a magia era comum e fazia parte da vida cotidiana de todos, havendo faculdades de magia e tendo magos como conselheiros dos reis.

Sinda cresceu acreditando ser Nália, a princesa de Thorvaldor, mas sua vida desmorona pouco após seu aniversário de 16 anos, quando o Rei revela que ela na verdade era uma falsa princesa, uma medida de segurança para proteger a verdadeira. E tudo isso porque antes do nascimento da verdadeira Nalia, o Oráculo previu que esta seria assassinada antes de completar os dezesseis anos, e para evitar tal destino para a única herdeira do trono, seus pais decidiram escondê-la e trocaram-na por outro bebê, Sinda

Como o 16º aniversário da jovem chega e passa sem ameaças ou problemas, chega a hora de desfazer a troca. O encantamento que levou a todos (inclusive magos) a acreditarem que a garota era a princesa é quebrado, e ela é expulsa do palácio, tendo de ir viver com uma tia que nem sabia de sua existência, em um vilarejo pobre no fim do mundo.

Sinda, pensei na escuridão de olhos fechados. Soava duro dentro de minha cabeça, sem a fluidez do meu... do nome da princesa. Mas agora esse era meu nome, o único que eu tinha, lembrei antes de ranger os dentes e abrir os olhos.

Pág. 37

Sinda havia recebido uma completa educação real: dominava vários idiomas, sabia história, geografia e estratégia, conhecia de diplomacia e etiqueta, e também as artes femininas da nobreza como bordar e pintar. Mas não sabia nada sobre cuidar de si mesma, ou tarefas domésticas, ou qualquer tipo de trabalho remotamente manual como o simples ato de se vestir sozinha. Então dá pra imaginar como foi difícil a adaptação da jovem ex-princesa junto de sua tia, que era uma tintureira e morava num minúsculo casebre.

Depois de um tempo vivendo com a tia, sem nunca se adaptar realmente e se sentindo deslocada e infeliz, Sinda começa a sentir algo estranho em si, e se surpreende ao descobrir se tratar de magia, que havia sido reprimida pelo encantamento que a fez se passar pela princesa. Sem saber o que fazer, ela volta à capital, na esperança de se matricular na faculdade de magia, mas é recusada, já que não é nobre e nem tem dinheiro. Mas ela encontra apoio e ajuda em Philanta, uma maga que era considerada louca na faculdade, mas que se dispõe a ensinar e abrigar a garota.

Depois disso Sinda reencontra seu grande e querido amigo de infância, Kiernan, filho do Conde de Rithia, e os dois acabam embarcando numa grande aventura ao descobrirem segredos que podem comprometer a segurança de todo o reino.

Sinda é uma protagonista legal, inteligente e corajosa. Mas ela foi muito conformista na minha opinião. A forma como o rei e a rainha trataram a menina me deu uma raiva incrível, afinal, como pode alguém criar uma garota como filha por 16 anos e depois descartá-la assim, como um pano de chão velho? Bom, mas o que mais me irritou foi o conformismo de Sinda diante da situação, além da falta de diálogo em momentos cruciais, que poderiam evitar muitos problemas, coisa típica em YAs. Gostei muito da construção dos outros personagens também, em especial Kiernan, que é um fofo e foi de longe meu personagem favorito no livro.

O livro tem uma linguagem fácil e flui bem, tanto que li em três noites (praticamente duas, porque na primeira não li quase nada, rs). A tradução está muito bem feita e a diagramação da Farol está perfeita, com páginas amareladas, letras grandes e folhas espessas. Sem falar na capa que é linda, com o título em alto relevo, e a parte interna da capa é preta num material meio plastificado. O efeito final ficou ótimo.

O livro é uma gracinha, e a história rende boas aventuras, fugindo bastante da premissa que a sinopse sugere, já que não fica focado inteiramente na Sinda e seus dons mágicos, como eu imaginei à princípio. Embora a história é um pouco previsível, a trama prendeu e muito minha atenção.

Recomendo, principalmente para quem curte fantasia e um pouco de mistério.

Beijos e um ótimo final de semana.



45 comentários

  1. Oiiie, faz tempo que não passo aqui. rs
    Adoroei saber que gostou do livro, eu tenho muita curiosidade sobre ele.
    Todos falam bem, é uma série, que bom!!
    Lú Miranda
    Clicando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Lú, saudades de você
      o livro é uma gracinha. Como eu disse, nada inovador, mas é um ótimo entretenimento
      bjus

      Excluir
  2. Hey!
    Já tinha ouvido falar sobre o livro, mas nunca tinha parado para ler uma resenha. Para ser bem sincera, pelo que você falou, ele fugiu completamente do que eu esperava. Adoro YA's, mas não sei se esse é realmente meu tipo. Acho que vou deixar ele na geladeira por um tempo. :)

    xoxo,
    Bianca

    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele foi diferente do que eu esperava também, mas foi um diferente bom, rs. Quem sabe no futuro você não anima de ler, rs
      bjus

      Excluir
  3. Amei sua resenha... E tambem tenho muuuuita vontade de ler esse livro... Foi a primeira resenha que eu li sobre ele, mas foi amor a primeira vista... Hahaha acho que eu vou precisar adquiri-lo...

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    PS:desculpe que eu dei uma sumidinha... Mas é que anda bem corrido... Mas pretendo voltar ao normal ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Natasha, sem problemas, eu também estou super sumida de tudo, rs
      leia sim, acho que você vai gostar
      bjus

      Excluir
  4. Já tinha ouvido falar do livro, mas concretamente não sabia do que falava. Parece ser uma estória apaixonante. Vou adicionar a minha lista. E como você estranhei o fato dos Reis terem descartado-a assim tão facilmente. Adorei a resenha!
    Com amor,
    Sara Adelino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Sara. Realmente a atitude dos reis deu uma raiva gigante, rs
      bjus

      Excluir
  5. Menina mais que povo mais mal agradecido, tá certo que ela não era a princesa verdadeira porém não precisava enxotar ela para os confins do reino, concordo contigo nessa parte. Afinal ela salvou a filha deles :P fiquei curiosa para ler, espero não me estressar com o conformismo da mocinha e com a previsibilidade do enredo rs

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Jhey, não dá se estressar não, apenas dá uma raivinha em certas partes esse conformismo, e a previsibilidade é a típica de YAs, rs
      bjus

      Excluir
  6. Oi Bruna,
    tudo bem?
    Achei a minha cara!!! Nossa, estou falando muito isso ultimamente, o que significa que tenho livros demais na minha lista (risos...)
    Mas o que fazer? Eu quero ler!!!
    Adorei sua resenha, muito bem escrita.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://www.cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkk, Cila tenho o mesmo problema. Tem tantos livros que quero ler, e tão pouco tempo!
      bjus

      Excluir
  7. uou isso é serio ? como assim a mandam para outra casa, outra vida ??? Esse livro parece ser muito bom e coitadinha dela mudar de realidade assim tão de repente :s Gosto de livro que tem magia srsrs
    Parabéns pela resenha eu adorei ;D

    Beijos - da uma passada lá no meu blog *-*
    Gota d'explosão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, e se você gosta de magia, vai gostar do livro, pois é um dos principais elementos da trama
      bjus

      Excluir
  8. Adoro livros de fantasia, estou com uma louca vontade de ler esse livro!!!!

    Já estou seguindo o blog e irei acompanhar! Muito lindo e com ótimo conteúdo (olha eu enchendo o saco).

    Beijos, Ariane!
    www.diariodostreze.blogspot.com (visita?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que isso, Ariane, não está enchendo o saco, rs
      seja bem vinda
      bjus

      Excluir
  9. Gostei do enredo e pelos comentários positivos que li sobre o livro, acredito que vou gostar de lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele é bonitinho mesmo, leia quando tiver a oportunidade
      bjus

      Excluir
  10. Oi Bruna,
    Que gracinha parece ser esse livro. Também gosto de livros de fantasia e ficaria brava com a protagonista por ser tão conformada. Gostei da trama.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro, acho que cheguei a ver a capa dele em algum blog, mas é a primeira vez que leio algo a respeito. A historia dele parece ser legal, mas não sei se leria ^^

    Lindo seu blog, obrigada por visitar o meu! Quando tiver tempo, passa lá de novo :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pela visita Marina,
      o livro é uma gracinha, mas realmente a capa chama muito a atenção
      bjus

      Excluir
  12. Oie,
    menina eu adorei saber mais sobre o livro e estou bem curiosa. Acho que quase todos os romances são previsíveis, então não me importo muito com isso rsrsrs

    òtima dica.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Vanessa, e leia sim, quando tiver a oportunidade
      bjus

      Excluir
  13. Já vou colocar na lista
    Amo fantasia e mistério rs rs

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Que legal que curtiu o livro Bru, eu também pensei que ele focava nos dons mágicos dela rs. Por isso pedi Reiniciados, sou mais fã de distopias haha

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aiii, eu quero ler Reiniciados! Pena que moramos tão longe uma da outra, ou podíamos sempre emprestar livros, rs
      bjus

      Excluir
  15. Bru,

    Já ouvi maravilhas sobre esse livro, e coloquei ele na minha listinha de desejados, depois da sua resenha, ficou mais claro pra mim que gostaria muito de ler o livro.

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que você gostou, Patty, e espero que goste do livro também
      bjus

      Excluir
  16. Amo fantasia e adorei esse livro desde a primeira vez que ue li o nome, todo livro de princesa eu sou apaixonada ! rs
    amei sua resenha fiquei ianda mais com vontade!

    SEguindo seu blog (:

    Beijos.
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada e bem vinda!
      o livro é fofo mesmo, vale a pena ler

      Excluir
  17. Oi Bru mais uma vez lendo o mesmo livro kkk

    Sua resenha ficou ótima e realmente o comportamento da Sida meu deixou nervosa rsrs

    Beijos

    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk, nós sempre lemos o mesmo livro, quase juntas

      Excluir
  18. Muito curiosa para ler o livro, mas estou com medo da protagonista.Rs
    Ótima resenha Bruna.
    Beijos!
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tenha medo Aline,
      o conformismo dela da raiva sim, mas depois tem umas reviravoltas super legais, rs
      bjus

      Excluir
  19. OIee, adorei a resenha! Seguindo

    (segue la)
    vampleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Nossa quero muito ler esse livro adorei sua resenha e a história é muito legal,
    quando comecei a ler pensei se tratar de outro titulo sei la pirei kkkkk!
    bjkas
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk,
      a história é legal sim, vale a pena ler
      bjus

      Excluir
  21. Sua resenha despertou meu interesse, gosto de historias como essa, mais um livro para minha lista de compra, meu marido vai me matar, rsrsrs.... amei sua resenha, bjs
    http://cristina-de-azevedo.webnode.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi Bru!
    Amo fantasia e mistério! Só espero que não tenha muito romance...
    Acho que esse livro já está na minha lista de desejados esperando para ser comprado e devorado! :)

    Beijuss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele tem bastante romance, mas não exageradamente, e foca mais em outra questão que não posso falar por ser um big spoiler, rs
      bjus

      Excluir
  23. Eu sou apaixonada com romances , romances de épocas então ... estou louca para ler esse livro !

    Beijos , Anna

    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...