Amazônia - Um caminho para o sonho - M. C. Jachnkee

Um sonho em comum. Uma viagem para a misteriosa e irresistível Amazônia. Em Amazônia – Um Caminho para o Sonho, o leitor conhecerá Rafaela, Camila, Ana Carolina, Joana e Daniel, que embarcam em uma viagem em busca de conhecimento, não só dos cenários amazônicos, mas também deles mesmos. O que estará escondido na incrível Amazônia? Que mistérios nela se ocultam? Em uma viagem que começa em Manaus, passa pelo maravilhoso encontro das águas do Rio Negro e Solimões, por Parintins, pela misteriosa Fordlândia e pela incrível Belém, o leitor descobrirá segredos e sentimentos que o levarão à conscientização sobre a preservação da Amazônia, a conhecer os mitos e o folclore da região, a experimentar uma pitada de romance e aventura que o deixarão atento do começo ao fim. Amazônia – Um Caminho para o Sonho, um convite para refletir sobre a vida, sobre a ecologia e sobre seus próprios sonhos e desejos.

Autora: M. C. Jachnkee
Ano: 2013
Editora: Independente
Categoria: Aventura
Nota: 4/5


Olá amores!

Hoje trago a minha primeira resenha de um Book Tour, do livro Amazônia, uma caminho para o sonho, de MC Jachnkee, organizado pela Susana blog Noites Malditas. Obrigada, Marli, pelo convite, e Susana pela organização do book tour! 

Um caminho para o sonho foi o subtítulo perfeito para Amazônia, que além de ser um livro lindo, é uma verdadeira lição de vida, que nos faz refletir e mostra o quanto desconhecemos de nosso país e cultura.

O livro narra a viagem de cinco amigos pela Amazônia brasileira. E o grupo não poderia ser mais eclético, os cinco personagens principais são bem diferentes e têm, cada um a sua maneira, uma personalidade bem marcante e própria. Rafaela é uma jovem doce e meiga, sonha em ser escritora, mas para alcançar seu sonho precisa superar seus próprios medos, causadas pela insegurança, timidez, baixa autoestima. Camila é uma batalhadora, e aquela pessoas que apesar de todos os problemas e obstáculos nunca perde o bom humor, é a mais animada e extrovertida do grupo, e foi sem dúvida minha personagem favorita, rs. Ana Carolina é uma jovem de uma sabedoria impressionante, realmente um ser iluminado, aquela que sempre tem uma palavra de conforto e que sabe apontar algumas verdades dolorosas de forma sutil e doce. Joana é super responsável e sensata, embora às vezes bem afobada, além de conhecer muito de história em geral. E Daniel, ahh Daniel, que encanto! O inteligente e sábio professor de história, tio de Joana, que foi a melhor companhia possível para essas jovens. Adorei acompanhar o crescimento pessoal e amadurecimento destes personagens ao longo da trama.

Os personagens secundários, aqueles que cruzaram o caminho de nosso grupo de viajante e os marcaram tão profundamente, também foram muito bem construídos, e ajudaram a derrubar alguns dos muitos estereótipos que nos vem à mente ao pensar no norte do país.

Manaus surpreendeu-me. Eu tinha aquela tola ilusão de que só veria índios e mato.
Pág. 61

E também teve um clima de romance no ar, que ainda não foi totalmente trabalhado. Digo Ainda porque a aventura não terminou, e a autora está atualmente nos Andes peruanos fazendo a pesquisa de campo para seu segundo livro.

Quando comecei a ler o livro, esperava uma aventura cheia de ação, talvez alguns mistérios, mas ele foi, na verdade, uma espécie de diário de viagem. Mas essa construção ficou bem legal, pois demonstrou o nível de pesquisa da autora para escrever o livro, que foi grande e muito cuidadoso. Aprendi tantas coisas sobre o norte brasileiro, seu povo e cultura que fiquei impressionada. A autora conseguiu conduzir a trama e dar uma ótima aula de história e atualidades, contando as lendas e mistérios que permeiam a Amazônia, e também falando sobre temas tão em pauta atualmente, como a biopirataria, sustentabilidade e degradação ambiental.

Achei a capa do livro uma gracinha e super condizente com a trama, já que o barco é o principal meio de transporte no norte brasileiro, foi nele que nossos viajantes cruzaram aquelas fronteiras naturais. E não tem como não mencionar principal mensagem do livro, que como o próprio título já indica, é a importância de se buscar e lutar por nossos sonhos, pois no final sempre vale a pena.

... todo sonhador, um dia, precisa bater suas asas e voar. Voar em direção a sua grande meta, aquela que irá transformar sua vida para sempre, pois só sonhar não é o suficiente, é preciso também, coragem para lutar.
Pag. 134

Recomendo muito a leitura, que me fez refletir sobre muitas coisas, mas, principalmente o pouco que realmente conhecemos do nosso país.
  
Ninguém nasceu para morrer sem percorrer caminhos além daqueles que estão em sua própria cidade. Há um mundo que pertence a todos e que está à espera daqueles que se aventuram a conhecê-lo!

Pag. 184



Blog da autora (Compre o livro pelo blog, aqui)

Encontre o livro:
Skoob  -   Orelha de Livro  -   Facebook




11 comentários

  1. Faz parcerias ?
    http://dduapl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já vi varias resenhas mas ainda não me interessou sabe? ;D

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga tudo bem, adoreia a sua resenha , tbm estou lendo aó não terminei ainda por que essa semana foi bem corrida, mas estou gostando bastante o modo de como ela fala sobre o nosso Brasil!
    bjkas

    ResponderExcluir
  4. Oi querida. Vi apenas agora a sua resenha e me encantei. Legal quando o livro nos surpreende e vai para um caminho nao esperado. Fico imensamente feliz que vc tenha gostado.
    Um beijinho de agradecimento.
    Amei, amei, amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Marli, fico feliz que gostou. O livro é fofo, e aguardo ansiosa a continuação
      bjus

      Excluir
  5. Oie, não conhecia o livro mas adorei essa ideia do diário de viagem.
    Ainda mais porque fala sobre um patrimônio brasileiro como a Amazônia.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Eu já li o livro e gostei muito por retratar um lugar pouco conhecido dos brasileiros. Tive uma forte ligação porque já fui para a Amazônia e relembrei vários fatos ocorridos por lá *.*
    Estou bem ansiosa para ler a continuação.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Bru,

    Sua resenha está ótima, e o livro parece ir além do mero entretenimento,mas acredito que não seja meu tipo de leitura, não sei o motivo, mas ainda não conseguir gostar de nenhum livro no estilo roteiro de viagem.

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente, o livro vai além do mero entretenimento, e ele não é escrito como um roteiro de viagens, mas narra passo a passo da viagem como um, então imagino que você possa gostar,rs
      bjus

      Excluir
  8. Oi Bru!
    Acho que não é mistério pra ninguém que meu gênero é fantasia, mas às vezes eu me aventuro por outros gêneros desde que a história seja interessante. Esse livro chamou minha atenção, não consigo explicar o porque. Talvez a curiosidade de conhecer melhor a Amazônia.

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. oi gente, obrigada pela visita e pelo carinho. Li todos os comentários com atenção e já estou retribuindo as visitas
    bjus

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...