MMF ENTREVISTA #1 - Taís Cortez


A partir desta semana, o Meu Mundinho vai conversar com os novos talentos da nossa literatura, em entrevistas semanais onde saberemos algumas curiosidades sobre esses maravilhosos escritores e um pouco mais sobre suas obras e sobre a luta de ser um(a) escritor(a) em um país que valoriza a massificação da opinião e detrimento da cultura do povo.

E para iniciar esse coluna com chave de ouro, vamos conversar com a Tais Cortez, autora dos livro “Golfinhos e Tubarões” e “ O Último Homem do mundo” (resenha aqui).

Vamos saber um pouco mais sobre ela?


Tais nasceu em Campinas, interior de São Paulo.
Formou-se em Relações Internacionais e fez bidiplomação em Economia na FACAMP.
Fascinada desde criança por histórias de romance, mistério e poderes sobrenaturais, foi natural que, propondo a si mesma escrever o livro que gostaria de ler, esses elementos estivessem presentes em sua primeira obra, "Golfinhos e Tubarões - O Outro Mundo", lançada em agosto de 2013 pela editora Chiado e vendida pela livraria Cultura.
Em dezembro desse mesmo ano, lançou seu segundo livro em E-book pela Amazon: "O último homem do mundo", uma deliciosa comédia romântica. Durante o período de 5 dias o livro esteve em promoção para ser baixado gratuitamente, alcançando a primeira posição no ranking dos 100 mais baixados grátis.

Saiba mais nos links

Golfinhos e Tubarões:


O Último Homem do Mundo
Comprar na Amazon è SÓ R$ 4,99 !!!


Agora que você já sabe quem é essa talentosa escritora, vamos conhecê-la melhor.

 ENTREVISTA
 
1. Você se lembra do primeiro livro que leu na vida? Que idade tinha?
R.: Não lembro do primeiro...mas um livro que li aos sete ou oito anos que lembro até hoje e que eu costumava ler muitas vezes é “Frida e a hora do jantar” rs...


2. Golfinhos e Tubarões é sua primeira publicação. Você tem guardado algum outro livro, anteriormente escrito, que ainda não mostrou ao mundo?
R.: Sim! Tenho algumas folhas do meu caderno da quarta série com uma história que nunca cheguei a terminar. Também escrevi outro livro quando tinha quatorze anos. Não pretendo terminá-los/publicá-los.

3.  Qual o seu maior ídolo na literatura?
R. Não tenho nenhum ídolo da literatura, mas admiro a Jane Austen e a J.K Rowling.
Jane Austen
J.K Rowling









4.  Como funciona seu processo criativo?
R.: Primeiramente surge a ideia central. Depois vem cena por cena. Às vezes demora meses para ter algo mais concreto. Ouvir música ajuda a pensar e a sentir as emoções que marcarão a história. Só começo a escrever depois que tenho as principais partes definidas: começo, meio e fim. Claro que, durante o processo de redigi-la, algumas coisas mudam. Também gosto de ouvir música quando estou escrevendo.

5.  Qual o seu livro de cabeceira neste exato momento?
R.: No momento estou lendo o livro “Easy”, que ganhei de presente da mãe de uma amiga.


6. Fale um pouco sobre o que os leitores encontrarão em “Golfinhos e Tubarões” e “O último homem do mundo”.
R.: No caso de “Golfinhos e tubarões – O outro mundo”, os leitores encontrarão muita fantasia, romance, ação e mistério. Recebi muitos feedbacks positivos que me emocionaram bastante. O livro apareceu em várias listas dos “melhores do ano” de blogueiros que leram e isso foi sensacional!  No caso de “O último homem do mundo”, os leitores encontrarão algo leve e divertido, pois é uma comédia romântica que lembra os filmes de sessão da tarde. Achei muito legal quando várias pessoas disseram que riram em algumas partes e choraram em outras, pois é incrível provocar essas emoções!
  
7.  Hoje vemos dúzias de novos autores independentes. Se destacar nessa enorme seara é uma missão tortuosa e longa. Como tem sido sua experiência ao divulgar sua obra de forma independente? E quais as maiores dificuldades?
R.: Realmente não é fácil ser escritor em um país onde as editoras ainda privilegiam (e muito!) os autores estrangeiros. Eu fiz divulgação principalmente com a ajuda de parcerias com blogueiros, que recebem um exemplar e fazem resenha. Atualmente tenho feito apenas parceria para Book Tour, o que ajuda a “economizar” exemplares e acaba sendo melhor em termos de prazo para a leitura. Também consegui contato com alguns jornais (Caderno de Educação, O Liberal...) e participo de vários grupos de leitores no face, onde divulgo meus dois livros. A maior dificuldade é o acesso aos livros pelos leitores. Golfinhos e Tubarões pode ser encontrado na livraria Cultura (pedido pelo site ou encomendado na loja) e O último homem do mundo pode ser encontrado em e-book na Amazon ou encomendado o físico no site da Create Space (chega super rápido).

8.  Com tem sido a resposta dos leitores?
R.: No caso de “Golfinhos e Tubarões”, fiquei surpresa ao ver o livro na lista das melhores leituras de 2013 de alguns leitores. Ele realmente tem agradado bastante e tenho ficado muito feliz! Existem resenhas maravilhosas no skoob! No caso de “O último homem do mundo”, recebi vários elogios, e também algumas críticas. Acredito que por ser uma comédia romântica mais leve talvez não agrade a todos. Eu o escrevi em um momento que queria relaxar e me divertir, pois escrever GET me consumiu bastante. De qualquer forma, muitos disseram que riram e choraram, e saber que o livro provocou esse tipo de emoção é sensacional. Além disso, ele tem sido baixado diariamente na Amazon (mais de 600 pessoas jah baixaram!) e está com boa avaliação lá e no skoob. Enfim, estou muito feliz com meus dois “bebês”! Rss...

9.  Como você vê o papel dos blogs literários na jornada do autor independente.
R.: E-S-S-E-N-C-I-A-L!!! Sou extremamente grata aos meus amigos e parceiros blogueiros. Além de aceitarem e proporem parceria, eles têm ajudado com divulgação e promoções. Tenho um carinho especial por alguns deles! Obrigada a todos os blogueiros que têm dado espaço para os autores nacionais!

10.  Se Golfinhos e Tubarões fosse adaptado para o cinema, o que, na sua opinião, não poderia faltar? Que atores gostaria de ver nos papeis principais?
R.: Seria um verdadeiro sonho ver um filme de Golfinhos e Tubarões! Não poderiam faltar as cenas das aulas (mente, força, premonições, sentidos e combate), com os poderes e efeitos especiais e, claro, as principais cenas de romance! Os atores que imagino para os atores principais são Emily Browning ou Danielle Panabaker (Victoria) e Logan Lerman (Alex).
Danielle Panabaker
Emily Browning
Logan Lerman

11. Uma das grandes dificuldades do autor independente é conseguir oferecer seu livro por um preço mais módico. Por outro lado, os e-books são bem mais baratos que os oferecidos por grandes editoras. Como você tem percebido as preferências de seus leitores? Eles ainda preferem a versão física, mesmo com a diferença considerável no custo?
R.: Os e-books têm a vantagem de serem facilmente adquiridos e lidos. No entanto, percebi que os leitores preferem ainda a versão física, mesmo com a diferença considerável no custo.

12. Você tem o costume de ler livros em formato digital?
R.: Não. Já li alguns, mas a maioria que leio são físicos.

13. Suas obras, ainda que de gêneros diferentes, visam o público jovem. Esse é um estilo que predomina em sua escrita ou você também gosta de escrever outros gêneros?
R.: Gosto de escrever para o público jovem, porém meu terceiro e quarto livro serão voltados a um público jovem um pouco mais adulto do que os dois primeiros.

14. Estou ansioso para poder ler uma nova obra escrita por você. Podemos esperar novos projetos em breve?
R.: Obrigada! Com certeza! Estou terminando um terceiro livro (romance com drama) e já tenho o primeiro capítulo do quarto pronto (história de época). Também pretendo escrever a continuação de Golfinhos e Tubarões, que já está pronta na minha mente e promete muitas emoções!

15.  Qual foi o tempo de produção de cada um e seus livros, desde o surgimento da idéia até ter em mãos o livro pronto?
R.: “Golfinhos e Tubarões” levou de 2 a 3 anos porque eu estava na faculdade e não conseguia escrever muito durante as aulas. “O último homem do mundo” levou menos de um ano. Às vezes fico semanas ou meses sem escrever e, então, escrevo vários capítulos em poucos dias.

16.   Dizem que o protagonista de um livro, muitas vezes, representa um alter-ego do autor. Amanda e/ou Victória têm muito da sua personalidade? Há algum outro personagem no qual você enxergue características suas?
R.: Hahaha...sim! Victoria é decidida, corajosa, romântica e valoriza seus amigos. Amanda fala o que pensa, não aceita desaforo, tem temperamento forte e é desconfiada dos homens. 

17.   Como surgiu a vontade se tornar uma escritora?
R.: Eu nunca pensei “quero me tornar uma escritora”, embora tenha gostado de ler e escrever desde criança. Depois de ler “Crepúsculo” fiquei com muita vontade de escrever um romance. Conforme fui escrevendo, o livro acabou sendo muito mais do que isso. Acabei me propondo a escrever o livro que eu gostaria de ler, o meu livro perfeito, com elementos que sempre amei, como poderes paranormais, mistério, romance e ação.

18.   Algum de seus personagens é inspirado em uma pessoa real?
R.: Não, mas a Maíra de “O último homem do mundo” lembra muito uma amiga minha. 

19.  Você estudou economia, uma área bem distante da literatura de ficção. Como você transita nessas duas áreas? Há alguma influência de sua formação na forma como escreve?
R.: Se pudesse voltar atrás, acredito que faria jornalismo. Amo escrever e adoraria produzir conteúdo em alguma revista feminina (capricho, todateen, atrevida...). Gostei bastante do meu curso de economia e na época que escolhi cursá-lo ainda não tinha “nascido” meu lado escritora. 

20.  O que você diria aos futuros escritores, que desejam mostrar ao mundo as histórias que povoam suas mentes?
R.: Acreditem em vocês! Escrevam por amor e se divirtam com suas histórias. Assim, independente do resultado, já terá valido a pena por terem se apaixonado por elas! 

21. Qual é o seu personagem preferido em suas obras?
R.: Hummm...de tudo que já escrevi, meu personagem preferido é o Rafael, do terceiro livro (que estou terminando). Ele é um personagem cheio de falhas e, ao mesmo tempo, encantador! Terão que esperar um tempinho para conhecê-lo! rs

22.  O que você tem a dizer a quem ainda não leu seus livros?
R.: Gostaria de incentivá-los a dar uma olhadinha na sinopse e nas resenhas de “Golfinhos e Tubarões” e “O último homem do mundo”, que estão no skoob e, se gostarem, que leiam e depois venham me contar o que acharam :D

23. Você é evangélica. Em O último homem do mundo há passagens que passam belos preceitos de sua religião, mas sem tornar o livro segmentado para esta. Hoje existem muitas obras de ficção essencialmente religiosas. Você tem vontade de escrever algo do tipo?
Não só tenho como já estou fazendo isso! Rs...Meu terceiro livro é um romance/drama cristão. Estou adorando! O casal é tão diferente um do outro e, ao mesmo tempo, se completam de maneira incrível!

Dê seu recado, fale o que quiser, pra quem quiser:
Obrigada por lerem essa entrevista! Espero que tenham gostado! :D Agradeço a Deus por tudo!


Por hoje é só, pessoal!
Agradeço a Tais por responder a essa entrevista e pela simpatia e disponibilidade em todos os contatos que tive com ela.
Se você é autor e também quer conversar com o mundinho, mande um email para mmundinhof@yahoo.com.br, que teremos o maior prazer de bater um papo sobre o árduo mundo da literatura independente.

5 comentários

  1. Gostei da dica do CreateSpace - e também busquei saber mais sobre o Caderno da Educação. Muito bacana a entrevista, desejo muito sucesso para a autora! =D

    ResponderExcluir
  2. Oi Samuel, tudo bem?

    adorei a entrevista. Não conhecia a autora.Tia Jane Austen e JK são divas demais. Tb sou fã das duas.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoreiiiiiiii!
    Obrigadaaaa, Samuel!
    eu dei risada com a foto da J.K com meu livro! kkkk ficou sensacional!
    e tbm achei ótimo ter colocado a foto dos atores que imaginei como protagonistas!
    Adorei msm!
    Obrigada e sucesso ao blog!!!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Eu também adorei a entrevistas, estou adorando conhecer melhor os autores, e as perguntas do Samuel são ótimas

    Obrigada pela visita, gente, e obrigada pela entrevista ao blog, Tais
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista.
    Não tenho muito interesse em ler mas é bom saber um pouco mais sobre o livro. E ela tá lendo Easy <3

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...