[Resenha] Cowabunga! : Desventuras de um ex-surfista - Ana Paula Seixlack



Ricardo Avelar, o Zimbo, era um jovem surfista com um futuro brilhante quando um grave acidente encerrou sua carreira. Amargurado, há mais de quarenta anos vai à praia e passa o dia observando o mar. Ao longo das horas, sente o impulso de cair na água e mostrar como um verdadeiro surfista domina as ondas. Mas sempre fracassa. Além da frustração de voltar para casa sem surfar, Zimbo tem de lidar com um relacionamento conturbado com Letícia, sua jovem namorada que não abre mão de uma vida agitada com os amigos.

Resta ao surfista relembrar as aventuras de seus dias de glória enquanto cuida de sua prancha na areia. O difícil é conseguir identificar o que é realidade e o que é fantasia em suas lembranças.

Com um texto divertido e cheio de referências aos anos 1960 e 1970, Cowabunga é surpreendente desde seu título, que remete a um grito de guerra dado pelos surfistas. Ao final da leitura, você terá feito um novo amigo e talvez até descubra seu lado surfista. Prepare sua prancha e prove que sua técnica está apurada para deslizar pela vida tumultuada de Zimbo.

Editora: Benvirá
Gênero: Ficção, Drama
Ano: 2013
Páginas:160
Nota: 4/5


Cowabunga! é o primeiro romance de Ana Paula Seixlack, publicado pela editora Benvirá. O exemplar para esta resenha foi gentilmente cedido pela autora.

Confira aqui seu perfil no blog.

Encontre o melhor preço AQUI, e garanta seu exemplar.




Cowabunga!: Desventuras de um ex-surfista
Glória e decadência na jornada de um homem rumo ao fim


Zimbo é a típica representação do anti-herói. Um passado glorioso; um presente decadente; um futuro inexistente. Sua personalidade é dúbia, obscura. Ao mesmo tempo em que se mostra arrogante e cínico, demonstra, sem querer, uma fragilidade infantil, e um medo quase irracional. Ana Paula Seixlack criou um personagem extremamente complexo e bem construído. Tão bem construído que Cowabunga passaria fácil como uma biografia de uma pessoa real, e eu ainda tenho uma desconfiança que a autora se inspirou em alguém existente para criar um personagem tão verossímil. Zimbo é detestável e carismático, os dois ao mesmo tempo, e é impossível não se envolver com sua história.

O livro se passa no tempo presente, quando Zimbo já é um senhor em “idade avançada”, contudo, Ana mescla lembranças, desde a infância do protagonista até a glória como surfista profissional, a incertezas do presente de Zimbo.

A vida de Zimbo não tem sentido. Ele mantém um relacionamento que há muito chegou ao fim. Mantém uma pose de jovem surfista galanteador na qual já não se encaixa mais.



A escrita de Ana Paula e leve, inteligente, e sem deslizes. Descreve os acontecimentos de forma bem humorada, sem pender para o pastelão em momento algum. A história de Zimbo é um drama, triste, mas é contada de uma forma que consegue arrancar risadas em meio às desventuras na vida do ex-surfista.

Contudo, apesar de todas as qualidades já descritas, o que mais me impressionou na obra foi o trabalho de pesquisa implícito em suas páginas. A autora nasceu no ano de 1986, mesmo ano que eu nasci, ainda assim descreve com maestria detalhes corriqueiros passados décadas antes de seu nascimento. Além disso, fala do universo do surf com muita propriedade, reproduzindo gírias e termos técnicos do esporte que deixam a narrativa absolutamente verossímil, independente da época em que se passe cada parte do livro.

Cowabunga é um livro bem escrito. Uma história bem contada. Uma biografia instigante e uma diversão garantida.

Ana Paula Seixlack tem um grande futuro como escritora, e conseguiu me conquistar com uma obra que passa longe do tipo de leitura pela qual tenho predileção. 


Leia e tire suas próprias conclusões.

18 comentários

  1. Oiie!
    Adorei a resenha, por mais que não sei se leria.
    Vou procurar saber mais!
    Esses autores brasileiros estão ótimos, não é? Estou apaixonada!

    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Samuel, tudo bem?

    não conhecia esse livro. Gosto de histórias onde a gente percebe que houve um trabalho de pesquisa por parte do autor, acho que isso dá mais base para a história, né? O livro parece ser bem interessante.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Samuel

    Adorei a resenha....estou louquinha para ler esse livro.

    Meus amigos de sala tb já leram e falaram que é mto show. Tenho que comprar esse livro logo!

    Bjssss
    Aline

    ResponderExcluir
  4. Ola! Adorei a resenha! Ficou muito boa mesmo.

    O livro é uma delicia. Tive a felicidade de lê-lo "in loco" ou seja, em Floripa msm (onde o livro se passa) e foi uma experiencia mágica.

    Vale a pena conhecer e se encantar por todos esses personagens divertidissimos: Zimbo, Leticia, João, Vô, os pais de Leticia, o irmã, os havaianos...saudade de todos eles já *..*

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, Samuel! Ficou show! Até deu vontade de ler de novo. Fico muito feliz que tenha gostado do meu livro!

    E, na verdade, o Zimbo não foi inspirado em ninguém. Palavra da autora! Embora isso seja uma pena, pois eu adoraria conhecer alguém como ele... :)

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Apesar de ter gostado muito da resenha eu não sei se leria o livro, pois a história não me encantou muito.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Samucão, meu veio...

    Li esse livro mês passado e foi da hora! Sabe o que é um livro arrasar?! Pô, eu li numa sentada só, e nem sou chegado em livros

    O livro parece ser voltado para galera do surf mas encanta qq publico e idade. Vale a pena ler. É o livro mais imperdivel desse ano.

    Desafio ao povo que não leu que leia o primeiro capitulo e tente parar de ler a historia. Impossivel!!

    Abração, meus caros!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha, mas mesmo assim não creio que eu leia esse livro, a história dele não faz bem o meu tipo haha.
    Parabéns pela resenha!
    http://cantinhos2livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não tenho nem palavras para descrever o quão divertida é essa história. Sinceridade? A culpa é das estrelas não chega nem perto de "Cowabunga!" .me entreteu muuuuuuuuuuito mais!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi pessoal, como vai?

    COncordo plenamente com Alice Figueiredo. Apesar de os gêneros serem completamente diferentes, achei que Cowabunga! acresceu bem mais em vida, tanto pela historia quanto pela bagagem de mundo. Sem contar que consegue manter o bom humor a narrativa toda e faz voce viajar junto com ele. Nem se lembra que está sozinha em casa sentada na cama. Voce está em outro mundo, outra realidade..até saí de alma renovada dessa leitura. Vale a pena conhecer.

    Ah, samuel...uma dica: posta alguns trechinhos divertidos do livro na resenha pro pessoal ter uma ideia de como é o livro. Do jeito que falou passa a impressão que é uma biografia meio historica.. e não tem nada a ver. Está mais para um romance divertido.

    ResponderExcluir
  11. Eu li e amei ♥ estou morrendo de saudade de Zimbo!!!
    Sua resenha ficou apaixonante!! Parabéns!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro, mas nem me interessei nele, não faz meu tipo... ):
    Porém, curti a resenha, que bom que você gostou da obra! :D
    beijos
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Um livro maravilhosamente encatador. Lindo, emocionante, divertido.... impossivel ler e nao gostar! <3

    ResponderExcluir
  14. Uma historia original, criativa, de bom gosto. Leitura leve e viciante que empolga e diverte por horas. Recomendo a todo mundo!!!

    ResponderExcluir
  15. Um livro lindo que me fez rir e chorar. Cowabunga te cativa, te faz surfar, viajar, se encontrar!

    ResponderExcluir
  16. Um livro tri legal...Bah, amei de paixão! Uma aventura divertida e gostosa, que traz o mar e sol até para os dias mais chuvosos da sua vida S2

    ResponderExcluir
  17. Oi Samuel, tudo bom?
    Que livro interessante e realmente parece algo relacionado a biografia. É uma narrativa que me atrai durante a leitura. Vou salvar o nome do livro aqui no Skoob.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Mar e surfe com um protagonista que viveu tudo isso e hoje não pode mais, deve render boas risadas e momentos de reflexão, Zimbo parece mesmo ser um personagem muito real aquele tipo que podemos encontrar em qualquer praia, é sempre bom quando um autor nacional nos surpreende.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...