MMF ENTREVISTA #11 - Aurélio Simões








Chegamos a mais uma esplendorosa manhã de quinta-feira, e hoje começamos o dia com uma super entrevista concedida pelo autor Aurélio Simões.
Vamos conhecê-lo!

Nascido em 1980 no Rio de Janeiro onde mora até hoje. Formado em Letras e Literatura. 

Autor do livro “Sede de Vingança”, obra vencedora do I Prêmio do Clube de Autores de Literatura Contemporânea, e do recente romance “Depois da Meia-Noite”.




SUA OBRA

SEDE DE VINGANÇA

DEPOIS DA MEIA-NOITE




ENTREVISTA

1. Você se lembra do primeiro livro que leu na vida? Que idade tinha?
R.: Não lembro o primeiro, mas já me interessava por livros desde pequeno.
2. Você tem algum livro não publicado que esconde a sete chaves? Se sim, um dia teremos a chance de lê-lo?

R.: Sim, eu tenho, mas irei publicá-lo em breve. É nas mesmas linhas de Sede de Vingança e Depois da Meia-Noite.
3. Qual o seu maior ídolo na literatura?
R. Sidney Sheldon.

4. Como funciona seu processo criativo?

R.: Primeiro vem a ideia da história. Depois penso nos personagens principais. Reflito no que eu quero passar para os leitores. Formalizado isso, escrevo o roteiro do livro do início ao fim. Finalizado, aí sim começo a escrever a obra.
5. Qual o seu livro de cabeceira neste exato momento?
R.: Misto-Quente de Charles Bukowski.

6. Fale um pouco sobre o que os leitores encontrarão em suas obras.
R.: O meu principal intuito ao escrever é fazer as pessoas refletirem. Nos meus dois livros, abordo temas como prostituição, crimes, religião, política e sexo. Outra coisa que posso apontar que os leitores encontrarão são personagens não estereotipados. Em meus livros não há mocinhos nem vilões ao extremo. Costumo dizer que eles são mais voltados para a realidade. Ou seja, possuem o lado bom e ruim ao mesmo tempo.
7. Suas obras tem a temática mais voltada para o thriller e suspense, envolvendo crimes, etc. Esse é seu gênero preferido para ler e escrever ou tem projetos para histórias em outro estilo?
R.: Os meus gêneros preferidos são suspense e drama. Embora eu tenha publicado dois livros voltados para a temática do suspense, o meu próximo romance será um drama.
8. Como tem sido as respostas dos leitores?
R.: Melhor do que eu esperava. Recebo muitos elogios em relação à qualidade narrativa da história. Eles dizem que minhas histórias os prendem do início ao fim. E isso é ótimo. Claro que já recebi críticas negativas, mas isso só ajuda a melhorar o meu trabalho, pois presto muita atenção no que os leitores apontam como melhorias.
9. Hoje vemos (centenas de) dúzias de novos autores independentes. Se destacar nessa enorme seara é uma missão tortuosa e longa. Como tem sido sua experiência ao divulgar sua obra de forma independente?E quais as maiores dificuldades?
R.: Para começar, ser escritor no Brasil é complicado. O brasileiro, infelizmente, no geral, não curte ler. Devido a esse motivo não só as editoras acabam não valorizando o autor brasileiro como também são obrigadas a cobrar alto pelo valor dos livros. Ser publicado por uma editora comercial, com certeza, é o sonho de todo escritor. Mas enquanto o sonho não é realizado, muitos autores recorrem à publicação independente. Para os escritores que estão pensando em começar dessa forma, posso encorajá-los lembrando de exemplos como André Vianco e Eduardo Spohr.  Eu acredito que dificuldades todo autor enfrentará sendo independente ou não. Mas o primordial é jamais desistir, estudar sempre e aproveitar todas as oportunidades que surgirem.
10.     Uma das grandes dificuldades do autor independente é conseguir oferecer seu livro por um preço mais módico. Por outro lado, os e-books são bem mais baratos que os oferecidos por grandes editoras. Como você tem percebido as preferências de seus leitores? Eles ainda preferem a versão física, mesmo com a diferença considerável no custo?

R.: Eu acredito que as pessoas ainda preferem os livros físicos. No entanto, os livros virtuais ajudam e muito na divulgação de um autor iniciante. Um leitor, com certeza, irá torcer o nariz para pagar R$ 30,00 de um autor desconhecido, mas se o mesmo livro de forma digital custar muito mais barato, o leitor, provavelmente, comprará e conhecerá o seu trabalho.
11.      Você tem o costume de ler livros em formato digital?
R.: Dificilmente. Prefiro os livros físicos.

12. Muitas vezes os autores carregam seus protagonistas com características próprias. Seus personagens têm muito de você? Algum personagem é inspirado em pessoas reais?

R.: Não acredito que um autor consiga criar um personagem que fuja completamente do que ele é. Alguma característica, mesmo que ele não perceba ou na consiga identificar, está presente no personagem. Em Sede de Vingança, por exemplo, através das personagens Yara e Yasmin, com certeza, demonstro meu lado bom e sombrio.

13. Você costuma ler obras de novos autores? Poderia indicar alguma(s) que merecem destaque?
R.: Sim, claro. Vou indicar nomes de autores que admiro muito: Bianca Carvalho, Maurício Gomyde, Marco de Moraes, Renata Ventura, Adriana Brazil.





14. Qual obra você gostaria de ter escrito?
R.: Se Houver Amanhã de Sidney Sheldon.


15. Pode deixar um trecho de seus preferidos de algum de seus livros?
R.: Trecho de Depois da Meia-Noite: “Era noite. A floresta, sombria. Natasha sentia que o mal estava próximo e corria desesperadamente. Não conseguia enxergar quase nada. Os galhos das árvores machucavam seu corpo. Uma pedra grande no caminho fez com que ela caísse. Tentou se levantar, mas era tarde demais. O inimigo a alcançara. Agarrou as pernas dela e começou a arrastá-la. Ele começou a rir. Era um riso diabólico.”
16. Por favor, conte-nos sobre seus projetos futuros?
R.: Tenho dois livros a serem publicados. Um é um suspense o outro um drama. O drama já está sendo escrito e acredito que até o ano que vem já esteja publicado. Esse drama narra a história de um cantor iniciante que na busca do sucesso faz um pacto com o mal. Este entretanto exige que o cantor provoque sofrimento nas pessoas que ele ama. O que será mais importante para o cantor? Sua carreira ou o amor pela família? Em breve, saberão.

17. Se “Sede de Vingança”  for para os cinemas, quem gostaria de ver como diretor? E quem seria a atriz perfeita para interpretar as gêmeas?
R.: Com certeza, Paul Verhoeven, o que dirigiu Instinto Selvagem. Agora a atriz pode ser a minha favorita que é a Dakota Fanning.



18. Como e quando surgiu seu interesse pela escrita?
R.: Sempre amei ler, mas escrever surgiu na adolescência. Comecei escrevendo letras de música, no entanto, nunca mostrei para ninguém. No romance que estou escrevendo que narra a história de um cantor, pela primeira vez, eu irei torná-las públicas.
19.    O que você diria aos futuros escritores, que desejam mostrar ao mundo as histórias que povoam suas mentes?
R.: Primeira coisa: acreditar que é possível. Segundo: estudar muito. Ler o máximo de livros que ensinem técnicas narrativas. Terceiro: ter perseverança pois é uma luta e tanto.
20.  Qual é o seu personagem preferido em sua obra publicada?
R.: Silas, o mascarado de Depois da Meia-Noite.
21.  O que você tem a dizer a quem ainda conheceu seu trabalho
R.: Eu recomendo os meus livros para as pessoas que gostam de suspense ou drama. Como apontam os meus leitores, minha narrativa é simples que prende a atenção do início ao fim da trama. Minhas histórias sempre abordam temas polêmicos com a intenção de provocar reflexão. Se você leitor curte essas características, por favor, sinta-se à vontade para conhecer minhas obras.
Por favor, dê seu recado. Diga o que quiser para seus leitores, futuros leitores, inimigos... Todos.
Vou citar uma frase que um professor de Literatura uma vez disse em sala de aula quando eu cursava faculdade: “A pessoa que não lê, vive somente uma vida. A pessoa que lê, vive infinitas vidas.”


Agradeço ao autor pela disponibilidade e rapidez em responder a essa entrevista. Muito sucesso é o que desejamos a Aurélio Simões.

Se você é autor e também quer conversar com o MMF, mande um email para mmundinhof@yahoo.com.br, que teremos o maior prazer de bater um papo sobre o árduo mundo da literatura independente.




15 comentários

  1. Eu tenho precisamente essa versão de "de não houver amanhã". É um livro muito bom, assim como a entrevista. Fiquei curioso quanto ao "sede de vingança" :-)

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Adorei a entrevista. Também gosto muito de Sidney Sheldon. Fiquei muito curiosa com os dois livros do autor. Assim que tiver uma chance, vou ler.

    ResponderExcluir
  3. não conhecia o autor nem os livros. Mas me identifiquei logo com ele por causa dos gêneros que ele gosta. Próximo livro dele quero resenha aqui, hein ?!
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  4. A coisa que mais amei na entrevista: ELE GOSTA DE BUCKOVSKI *------------*
    já amo ele demais <3 <3 kkkkkkkkk
    mas enfim, nossa, os livros dele tem capas lindas, não o conhecia até agora e mais do que óbvio que despertou meu interesse. Vou pesquisar mais sobre os livros dele :D

    Beijos,
    Larissa

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Nossa a capa dos livros dele sao lindas , quero conhecer os livros dele , e se eu gostar , vou ver se acho perdido na livraria daki da cidade , ou quem sabe eu leio em ebook !! adprei a entrevista !!
    Bjos Da Quel !!

    ResponderExcluir
  7. Já conhecia Sede de Vingança e fiquei muito interessada no livro! Adorei saber mais um pouco sobre o autor também, através da entrevista! :)

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?

    Eu não conhecia o autor nem os livros, mas gostei muitos dos livros dele. Vou procurar ler.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna!!! Não tinha visto o layout novo e amei! Lindo, PARABÉNS!
    Adoro as entrevistas e gostei bastante de conhecer um pouco mais sobre esse autor que eu não conhecia. Realmente a vida de um autor brasileiro não é fácil!
    Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão Aline! O lay ainda não está exatamente como eu quero, mas tá chegando lá, rs

      Excluir
  10. Cara, Se houvesse amanhã é meu livro favorito do Sidney Sheldon!
    Adorei a entrevista e amei conhecer esse autor que não conhecia. Vou conferir os livros dele, pois fiquei interessada. Gosto de dramas, então se eu gostar dos livros dele, sei que vou esperar ansiosamente pelo seu novo projeto.

    ResponderExcluir
  11. oi gente, super obrigada pelas visitas e comentários :)
    Eu também adoro essa coluna do Samuel, e sempre me divirto. E adorei saber que o autor adoro o Sidney Sheldon! ele é um dos meu favoritos, e Se houver amanhã foi um dos melhores livros que já li
    beijos para todos

    ResponderExcluir
  12. Os livros do autor parecem excelentes e o fato dele gostar das obras do Sidney Sheldon já são um diferencial enorme para eu querer comprar as obras. Imagine ler um autor que é fã de um dos seus autores favoritos. *O*

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
  13. Sidney Sheldon não é meu autor preferido, mas é um dos que mais gosto. E o que falar dessa frase do professor do Aurélio?!?! Fechou essa entrevista com chave de ouro!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Gostei da capa dos dois livros do autor, mas não senti vontade de ler os livros. O livro que me deu vontade de ler foi Invernos de Cinzas da Adriana Brazil. Gostei muita da entrevista :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...