[Resenha] The King, J.R. Ward

The King
12º livro da Série Irmandade da Adaga Negra

Autora: J. R. Ward
Sem título definido no Brasil (Provavelmente será O Rei, mesmo)
Lançamento: Abril/14 EUA - Previsão para Ago/14 - Brasil
Gênero: Fantasia urbana, sobrenatural
Nota: 5/5 + Favorito
Skoob
+ 18 anos

Oi gente! Hoje trago a resenha de um livro que eu amei: The King, o 12º da minha série do coração Irmandade da Adaga Negra. Essa resenha será dividida em duas partes: a 1ª sem spoilers (na medida do possível para um 12º livro) e que todos podem ler. A 2ª parte conterá spoilers sobre os livros anteriores, então recomendo a leitura apenas para quem já lê a série, e esteja pelo menos no 10° livro, mas fiquem tranquilos que não conterá spoilers de The King em si.

Assim, se você não leu a série ainda, leia só a primeira parte da resenha. E se você já a acompanha, pode saltar direto para a segunda parte, se quiser.

Então, bora lá?



The King
1ª parte da resenha Sem Spoilers (Todos podem ler)

Nossa, o que falar de um livro que você esperou por um ano inteirinho, e quando finalmente leu, ele era tudo o que você esperava e mais? Eu sou super viciada na série IAN, mas mesmo os fãs viciados conseguem pegar os problemas, falhas e erros de uma série. E, ao longo de 12 livros, IAN acumulou alguns. Então, provavelmente percebendo a insatisfação dos leitores com algumas coisas, a autora anunciou que o 12º seria protagonizado pelo Rei dos vampiros e sua companheira, o casal que estrelou o primeiro livro da série, e prometeu, com isso, uma volta às origens e dar mais foco para os primeiros, e mais queridos, personagens da série.

O resultado disso?

Um livro perfeito, com diálogos bem construídos, interação real entre os personagens (o que foi uma falha dos livros anteriores), e todos os elementos que fizeram dessa, uma das minhas séries favorita. O livro tem de tudo: humor, tensão, tristeza, alegria, drama, sexo, suspense, surpresas, tiradas irônicas, tudo na medida certa e bem dosado.

A história dá sequência aos acontecimentos dos livros anteriores, e que estão virando o mundo dos vampiros de ponta cabeça. Não tivemos muitas cenas de ação, mas estas nem fizeram tanta falta assim.

Esse livro está isento de erros de continuidade ou pontas soltas? Não, não está. Teve alguns probleminhas (uma coisa mal explicada, em especial, me irritou bastante), mas nada que comprometesse a trama, e muitas das pontas deixadas ao longo da série foram finalmente aparadas. Há aquelas típicas e chatas tramas paralelas que a autora tanto ama? Há, duas para ser exato! Mas não sofram por isso, e façam como eu: salte todos os capítulos relativos a elas, pois estavam completamente desconectada da trama principal. Você não vai perder nada com isso, só ganhar. Depois, quando terminar o livro, volte lendo essas duas tramas como se fossem contos isolados. Isso funcionou perfeitamente pra mim, rs. Mas o livro (tudo relacionado a trama principal) foi tão perfeito, os acontecimentos tão incríveis e surpreendentes, que ele merecia muito mais do que 5 estrelas e meu coração de favorito.

Ela nunca foi uma daquelas meninas bobas que ficava sonhando com o Príncipe Encantado ou com um casamento de conto de fadas ou qualquer dessas bobeiras dos musicais da Disney. Mas, mesmo para alguém que não tinha ilusões e nenhuma intenção de se casar, se ela se imaginasse com alguém, nunca seria com um homem como Wrath, filho de Wrath, o Rei de uma raça que, até a poucos anos atrás, não passava de um mito de Halloween para ela.
No entanto, aqui estava ela, de quatro por um assassino mandão, que tinha o vocabulário de um caminhoneiro, vindo de uma linhagem real tão longa quanto seu braço, e com atitude suficiente para fazer Kanye West parece um coelhinho.
Capítulo 1

Recomendo demais, muito mesmo, quem ainda não conhece a série, comece o mais rápido possível!

Bom, gente, vou parando por aqui, e vocês devem ter percebido que eu nem sequer mencionei nenhum personagem específico. Isso porque é quase impossível falar deles sem mencionar acontecimentos dos livros anteriores. Agora inicia a segunda parte da resenha, que contém spoilers dos livros anteriores, mas NÃO de The King.


2ª parte da resenha
Contém spoiler dos livros anteriores

Bom, agora sim, deixem eu surtar direitinho:

MEU DEUS, OMG, OH SHIT, OH, OH, OH!
Que livro foi esse?
Gente, tá perfeito, incrível!

O livro incia de onde o anterior, Amante Finalmente, terminou. Ou seja, com Xcor se unindo a Glymera para tentar destronar meu Wrath, e o pior de tudo, usando nossa rainha mestiça como motivo, com base em leis arcaicas e preconceituosas.

Enquanto isso, na mansão da Irmandade, Wrath está sufocando com o peso do reinado, as demandas ridículas e irritantes da aristocracia e sua frustração por não poder mais lutar. Ao mesmo tempo, nossa rainha, Beth, está mais determinada do que nunca a ter um filho, não um herdeiro para o trono! Ela quer uma criança que seja um pedacinho de seu amado Wrath, porque está absolutamente apavorada, com medo de perder seu hellren, ainda mais depois daquela emboscada que Xcor armou para o rei no livro 10.

"Eu não sei como meu pai fazia isso. Noite após noite. Ano após ano."
Capítulo 1

E isso tudo é apenas o começo, os primeiros capítulos do livro!

Esse foi um livro praticamente sem cenas de ação ou lutas. A luta aqui foi muito mais intelectual, política, e tão ou mais tensa de acompanhar. Eu quase tive uns dez mini-infartos acompanhando o desenrolar dos acontecimentos, sempre tensa e me perguntando: E agora, o que vai acontecer? Como vão resolver isso?

Sério, gente. Surtei geral!

"Eu não sou o governante de todos? Não posso decretar vida ou morte?" (...) "Então eu posso determinar o que é e o que não é tradição."
Frases ditas pelo Rei Wrath, mas detalhe: não é o atual Rei Wrath!!!

The King trouxe alguns elementos e acontecimentos que os fãs aguardavam a muito: o aprofundamento da relação entre Beth e John (afinal, ele não voltou por causa dela?); cenas ou menções do cotidiano da mansão, mostrando a interação, amor e amizade entre seus moradores; e algumas explicações necessárias. Embora não todas que desejávamos ou precisávamos, e ainda criou algumas novas perguntas (que eu espero que sejam respondidas nos livros posteriores).

A relação entre o casal principal, seus dramas e problemas, foi super bem desenvolvida. E para coroar tudo, teve alguns capítulos que trouxeram flashbacks dos pais de Wrath, desde quando eles se conheceram. E Nossa! O rei tem muito mais em comum com com o pai, do que ele pode imaginar! Foi incrível acompanhar o início do reinado dos dois, os problemas enfrentados, e as atitudes que os dois Wraths, pai e filho, tiveram que tomar, separadas por três séculos no tempo, mas tão interligadas quanto possível.


A luta foi a sua primeira e melhor vocação, não governar em um trono.
O pai tinha sido um homem da caneta; o filho era da espada.
Capítulo 1


Todos os Irmãos marcaram presença nesse livro, mesmo que alguns em cenas pequenas, e corriqueiras. E teve direito a duas cenas lindas e emocionantes, uma com o Z e outra com o Thor. Teve Revhenge, Lassiter (no momento mais engraçado do livro), iAm (o super fofo da história), Doutora Jane (pra variar), Payne (impecável!) e uma grande e importante participação de Saxton! Meu advogado loiro, lindo e sexy merece mesmo ser feliz, e encontrar alguém que o ame!

The King fechou algumas das pontas soltas deixadas ao longo da série, mas não todas, e infelizmente trouxe algumas novas. Houve uma questão envolvendo a Rainha que foi muito mal explicada, e essa é minha única reclamação em relação à trama principal. Porém nada disso comprometeu o livro aos meus olhos, pois esse nos trouxe a escrita de WARDen em seu melhor estilo e grandeza, conduzindo a trama de forma lógica, para um final surpreendente e bombástico! Esse livro definitivamente foi um marco, um divisor de águas na série. É uma obra a altura dos três primeiros (os melhores até agora), e tão bom quanto Amante Vingado, que até o momento, era o melhor livro da série, depois do trio inicial.

Agora um pouco sobre outros personagens:

Xcor e Layla? Ele continua intragável, e ela continua sendo a Escolhia Piriguete de sempre, mesmo grávida! Mas pelo menos, eles apareceram bem menos do que eu imaginava e temia. Estou até torcendo para que a Ward faça logo o livro dos dois, para eu poder ficar livre deles, rs.

E as tramas paralelas? Bom, tivemos a continuação das histórias iniciadas em Amante Finalmente, de Assail e Sola, e Trez e Selena. Duas tramas completamente independentes da principal, até parecia outro livro dentro do livro! Isso é uma coisa que tem me irritado muito nos últimos livros da série, essas tramas paralelas, desconectadas da Irmandade, e ocupando tantos capítulos.

Eu saltei as duas na cara dura, e só depois de terminar o livro, voltei para lê-las, e se elas fossem mesmo contos, como eu as considerei, não ganhariam 5 estrelas nunca! Talvez nem três (fico revoltada com as interrupções que elas causam, rs). Eu adorava o Trez até o livro 10, depois ele virou um idiota. E o Assail? Nunca gostei muito, principalmente porque é óbvio que a Ward colocou ele na história tentando imitar meu amado Rehv. Nesse livro, a trama do Assail foi melhor que a de Trez, teve mais ação, alguns momentos bem violentos, mas gostei da narração. Já a parte do Trez achei bem chatinha mesmo, deu preguiça de ler.

Recomento demais a leitura do MEU Rei, porque o rei é meu, e tá acabada a discussão! Recomento muito mesmo!

E para fechar a resenha, vamos com aquela que foi a primeira e uma das mais importantes frases do livro:

Long live the King!
Longa vida ao Rei!

Bom, é isso pessoal, espero que tenham gostado.

Beijos

OBS - Os trechos citados foram traduzidos do ebook em inglês, e não pude citar as páginas no meu kindle aparece porcentagem, não páginas (parece que na versão mais nova do aparelho tem como ver a página, rs).

P.S. Até hoje, só resenhei aqui no blog os dois últimos livros (11 e esse), e a partir da leitura dos originais em inglês. Mas vou começar a resenhar a série agora, desde o primeiro livro. Não prometo terminar até o lançamento brasileiro de The King, previsto para agosto, mas garanto que termino até o lançamento do próximo livro inédito da série, em março ou abril do ano que vem.

Postagens relacionadas:


.

20 comentários

  1. 12º livro ? como assim 'o' kkkk
    não me interessei pela serie não, gata :(
    desculpa, mas as vezes a gnt não gosta mesmo, sem nem saber o porque, né ?!
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  2. Primeiro eu tenho que dizer o quanto o novo layout ficou lindo.

    E agora falando sobre o livro, eu vou ter que começar a ler essa série kkk Eu não queria, mas depois de pegar tantas informações picadas eu estou morrendo de curiosidade para entender tudo rs.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, obrigada!!!
      E leia sim! Essa série é viciante. Eu mesma comecei quando estava lançado o 10º nos EUA, e me atualizei na série toda rapidinho, rs
      beijos

      Excluir
  3. OMG OMG OMG OMG!!!!!
    Veeei to morrendo pra poder ler logo The King e não aguentei li os spoilers mas nada mto grave e nada que faça minha espera ser menor *-*
    Eu chorei de rir com a Laya Escolhida Piriguete xDD
    Nunca tinha pensado nela assim xDD
    A Ward me irrita mto tbm com as pontas soltas e paralelos que dão sono ><'
    Nos primeiros livros eram os capítulos dos Restrictors ><''
    Aiiin sonhando em ter esse livro em mãos *____*
    Achei o máximo sua resenha \O/
    Bjoos <33
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Lih, que bom que gostou.
      Eu sou super viciada na série, e entendo o seu drama, também não estava me aguentando de desespero para ler logo esse livro, rs
      beijos

      Excluir
  4. Oi, Bruna.
    Adorei a sua resenha. Gosto muito dessa série, estou doida para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela Resenha. Amei. Você fez um bom trabalho. A série é demais e acho que o The King vem justamente para atar algumas pontas e dar um impulso novo na série.

    ResponderExcluir
  7. Não li a série e, sinceramente, não tenho planos de ler no futuro. Acho que a quantidade de livros da série me intimida. Mas é impossível não ficar minimamente curiosa com tantos fãs falando tão bem dos livros.
    Mas ainda assim, a preguiça é maior que a curiosidade.

    ResponderExcluir
  8. oi gente, obrigada pela visita!
    Para quem ainda não leu a série, recomendo demais! Não se deixem abater pela quantidade de livros, passa rápido,rs, e logo vocês estarão tão desesperadas por um novo lançamento quanto eu, rs

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi gata
    Nao tinha ouvido falar da serie , Mais estou evitando series agora kkkk , e o numero de livros nessa serie , me deixa um pouco assustada kkkk ! que serie enorme !

    ResponderExcluir
  10. Ainda não conhecia esta série, mas depois de ler seu post, fiquei curiosa para ler também. :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Ahhh IAN <3
    pretendo ler todos novamente até o lançamento já que li muito mal a ultima vez e agora que comprei os livros disse a mim mesma que leria TODAS as páginas... =)
    Li só a 1ª parte, mesmo que a 2ª me deixou morrendo de curiosidade!!
    beeijos
    www.minhasegundaface.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. não resisti... rsrsrs li a parte 2... e fiquei boquiaberta com algumas coisas já que tinha parado no livro do meu Hellren lindo do Rehvenge.
    a Ward consegue fazer a gente ficar louca enquanto lê.
    Craque para dizer a verdade... =)
    Chega logo edição Nacional!!
    beijos
    minhasegundaface.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Como eu disse em uma outra postagem sua da série, a saga não me cativa muito, não me chama a atenção.
    Histórias paralelas tão distintas são comuns em alguns livros que leio, então não me incomodo.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
  14. Essa sensação de ter todas as suas altas expectativas superadas é algo sem tamanho, né?!?!
    Nunca cheguei a ler a série, li apenas resenhas. Gostei da capa. Já em relação ao título, acho que não foi legal, pois se em 11 volumes tinha sempre o "Amante" nele, esse 12º fugiu completamente (lembrando que não sou fã, e só estou dando uma opinião de fora).

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, faltou o "Amante" no titulo do livro, sai do padrão :/

      Excluir
  15. "com atitude suficiente para fazer Kanye West parece um coelhinho" Ok! Eu preciso voltar a ler IAN, versão 2.0 do Rei Wrath :). Fiquei tentada a ler a 2ª resenha só para saber mais do livro, mas me segurei. Tenho alguns livros para ler até chegar ao 12º, mas não desistirei!

    ResponderExcluir
  16. estava evitando ler a resenha enquanto meu livro não chegasse, mas tá demorando muito que vim ler rs resultado: preciso desse livro p ontem!

    bjos
    Pah
    dicalivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Sinto falta dos combates, que era um dos elementos que mais me atraía na série. Estão sendo substituídos pelas intrigas políticas entre os os que querem destronar o rei. E, cá pra nós, é um desperdício aqueles guerreiros tão vigorosos desperdiçando sua testosterona jogando sinuca na mansão. Mas achei bacana a mudança no padrão no título e na capa. Acho que a série pode atrair um público masculino maior com essa alteração.
    Em meu blog cito Wrath em uma lista de "super" heróis da literatura. Se quiser conferir. Te seguindo.
    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/2014/09/sete-verdadeiros-super-herois-da.html

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...