MMF ENTREVISTA #14 - Tatiane Durães



Bom dia pessoas. Hoje, no dia do trabalho, estou aqui trabalhando para trazer mais uma entrevista super especial.
Hoje conversaremos com Tatiane Durães, autora do livro As Faces da Luz, atualmente em processo de arrecadação através do Catarse para sua publicação.
Vamos conhecer a autora e contribuir para esse projeto formidável.


Tatiane Durães nasceu em Monte Mor, onde mora até hoje. Tem 27 anos, é assistente administrativo e formada em Administração de Empresas na Unip-Universidade Paulista.

Com quinze anos leu O Alquimista do Paulo Coelho e se apaixonou pela literatura, e não parou mais de ler.

Em 2013 começou a escrever sua primeira história depois de ficar imaginando vários finais diferentes para livros e filmes que lia e assistia.

Um ano depois seu mundo ganhava vida no nome de Arcantatys.


O Livro

As Faces da Luz


Issuu  - Leia agora os dois primeiros capítulos!





                                              


ENTREVISTA

1. Você se lembra do primeiro livro que leu na vida? Que idade tinha?
R.: Lembro-me dos livros que somos obrigados a ler no colégio, esses eu não gostava. Mas lembro-me do primeiro livro que li com gosto, esse foi O Alquimista do Paulo Coelho, li por indicação de um amigo, foi com 15 anos. 
2.  Além da trilogia Arcantatys, você tem algum livro não publicado que esconde a sete chaves? Se sim, um dia teremos a chance de lê-lo?

R.: Além da trilogia Arcantatys, tenho mais dois projetos, mas não estão prontos.
3. Qual o seu maior ídolo na literatura?
R. Difícil..rs.. gosto muito do Paulo Coelho, é um dos poucos atores que posso lhe dizer que li quase todos os livros. Têm outros que gosto, mas não são ídolos. De alguma forma me inspiro neles, ou na história de vida pessoal como a Carolina Munhoz. 
4. Como funciona seu processo criativo?

R.: Não faço ideia...rsrsrssrsrs... O livro As Faces da Luz foi se formando em minha mente sem eu mesma ter noção. Quando a história estava pronta eu precisava colocá-la no papel ou ia enlouquecer de tanto pensar nela. Vocês podem achar engraçado quando dizemos que os personagens tem vida própria, mas é exatamente isso, as coisas se criam em nossa mente e nós as colocamos no papel e às vezes novas histórias surgem no meio do processo daquele outro livro.
5. Qual o seu livro de cabeceira neste exato momento?
R.: Livro de cabeceira, posso entender que seja aquele que estou lendo no momento? Então é Assassin’s Creed – Irmandade. 
6. Fale um pouco sobre o que os leitores encontrarão em “As Faces da Luz”.
R.: Um mundo mágico, repleto de seres encantados. Criei Arcantatys como um refugio para a magia, para as fadas, elfos, duendes, dragões e tantos outros seres de histórias que lemos e somos apaixonados.
7. “As Faces da Luz” está em fase de pré-publicação, e seu financiamento está sendo abalroado através de crowdfunding, pelo site Catarse. Como surgiu essa ideia, e como tem sido a receptividade do público?
R.: A ideia partiu da editora Wish. A editora se encantou com a história, mas como acontece muito, nós autores é quem temos que investir na publicação. Então ela me deu essa opção, para que os leitores pudessem adquirir o livro, nós pudéssemos publica-lo e todos participariam de um projeto da literatura fantástica nacional.
Os leitores estão receosos..... rsrsrs... eu esperava que não fosse fácil, afinal é um livro desconhecido de uma autora desconhecida. Mas eu sei que vale a pena. Teve blogueiros que leram como leitores betas e gostaram muito mais do que eu poderia imaginar que fossem gostar. 
8. As Faces da Luz é uma história de fantasia, com inúmeros elementos já conhecidos pelos amantes do gênero. A literatura fantástica é seu gênero predileto para a escrita ou tem a intenção de se aventurar em outros gêneros literários?
R.: Com certeza a literatura fantástica é meu gênero favorito até para leitura. Adoro. Tenho outros dois projetos, um romance adulto e outro pós-apocalíptico que não deixa de ser fantasia, só não é de bruxas e fadas, por exemplo.

9. Muitas vezes os autores carregam seus protagonistas com características próprias. Tayara têm muito de você? Algum personagem é inspirado em pessoas reais?
R.: Tayara tem muito de mim sim, nossos personagens sempre têm. Uma característica, uma atitude, uma personalidade, algo sempre sai como nós somos, nos personagens. Nenhum personagem foi inspirado em alguém real, talvez alguma característica física.

10. Você costuma ler obras de novos autores brasileiros? Poderia indicar alguma(s) que merecem destaque?
R.: Eu criei esse habito há três anos. Comprei sem querer um livro pela capa na livraria, por que não queria ler os que estavam sendo lido por todos, e quando cheguei no final descobri ser de uma autora brasileira. Carolina Munhoz, A Fada. E como por brincadeira do destino comprei o Dragões de Éter do mesmo jeito, pela capa e descobri ser brasileiro e do marido da Carol, Raphael Draccon. Depois disso me apaixonei pela literatura fantástica brasileira. Li O Código Élfico do Leonel Caldela, O Senhor da Luz da Graciele Ruiz, estou lendo A Fada e o Bruxo do F. Medina, tenho aqui comigo para ler ainda O Outro Lado da Memória da Beatriz Cortes, Os Segredos de Landara da Bruna Camporezi, Os Mistérios de Warthia da Denise Flaibam, Cores de Outono da Keila Gon, e tem tantos outros que estou doida para ler como A Guardiã da Ane Viz, Hibrida da Mari Scotti, Apimentando da Janaina Rico, A Arma Escarlate da Renata Ventura.
11. Qual obra você gostaria de ter escrito?
R.: Trono de Vidro da Sarah J. Mass 
12. Pode deixar um trecho de seus preferidos de As Faces da Luz?
R.: “ Eu nunca fui de fugir dos problemas e não ia fazer isso agora. Era lá que eu tinha descoberto quem eu era realmente, em Arcantatys  eu me sentia completa.”
13. O que você pode nos dizer sobre os próximos volumes da trilogia? E a quantas anda a produção?
R.: Posso dizer que virão muitas aventuras, muitas descobertas e muitos novos seres entrarão na história, para completar o destino da Tayara.
O As Faces das Sombras que é o segundo já está escrito. Só precisa de algumas revisões na história, o terceiro que se chamará A Ultima Face, estou escrevendo e decidindo o rumo da história.
14. Você é formada em Administração. Como concilia sua atividade profissional com a escrita, e em que ponto as duas se ajudam e/ou atrapalham?
R.: Essa paixão pela escrita começou há mais ou menos três anos, antes eu apenas era uma leitora. Hoje posso lhe dizer que não se atrapalham em nada, pois tenho o melhor chefe do mundo, meu pai... rsrsrss...
15.  Como e quando surgiu seu interesse pela escrita?
R.: Há mais ou menos três anos a história de Arcantatys se formava em minha mente. Eu já tinha a personagem central, os elfos, as bruxas, fadas e chegou num ponto em que eu pensava o tempo todo na história, então decidi que para conseguir organizar melhor os pensamentos eu deveria coloca-la no papel. Foi ai que percebi que era um livro.
16.   Qual é o seu personagem preferido em sua obra publicada?
R.: Em As Faces da Luz minha personagem favorita é a Tayara com certeza, mas amo tanto os outros, é muito difícil decidir isso.
17.  O que você tem a dizer a quem ainda conheceu seu trabalho
R.: Conheçam! Rsrsrs... ajudem no projeto, comprem o livro na pré-venda pelo Catarse. Façam parte da literatura fantástica nacional.
18.  Por favor, dê seu recado. Diga o que quiser para seus leitores, futuros leitores, inimigos. Divulgue as informações que achar importantes, fique a vontade, esse espaço é seu, e sem limite de caracteres.
Inimigos?? Hahahahaha... espero que não!
Eu quero agradecer a oportunidade que vocês estão me dando, para divulgar meu trabalho e o projeto de publicação. O apoio dos blog’s é muito importante, pois vocês levam a informação a muitos leitores. Fico muito grata por ter essa oportunidade e espero de coração que os leitores se interessem pelo livro e façam parte desse projeto maravilhoso da nossa literatura fantástica nacional.

Obrigado Tatiane, por essa entrevista, e sucesso na publicação de As Faces da Luz, estamos ansiosos para lêlo.
Se você é autor e também quer conversar com o MMF, mande um email para mmundinhof@yahoo.com.br, que teremos o maior prazer de bater um papo sobre o árduo mundo da literatura independente.

25 comentários

  1. Oi, Samuel
    Adorei a entrevista. É tão bom conhecer novos escritores brasileiros. Acho wue a Tatiane vai fazer muito sucesso com o livro As faces da luz.

    ResponderExcluir
  2. Olá, A entrevista ficou otima, já conhecia o livro As Faces da Luz dela, mas não conhecia muito sobre ela...

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  3. Oie. tudo bom?
    Esse livro não faz parte de um gênero que eu leia, mas depois da entrevista fiquei tentada a conhecer essa história. Acho que essa ideia de arrecadar R$ por sites é muito inteligente e inovadora.
    Desejo muito sucesso pra autora!
    Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista. Acho que não leria o livro dela, até porque não é um assunto que me prenda muito, mas torço que ela tenha todo sucesso e consiga publicar o livro. Afinal, a literatura brasileira precisa crescer mais e mais.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  5. Oi Samuel, tudo bem?
    Achei a entrevista super legal, eu não conhecia a autora, e nem tinha ouvido sequer mencionar o livro dela, achei a capa linda e a historia parece ser super interessante, irei procurar saber mais sobre o livro.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Oiii...
    Ainda não conhecia a autora, mas gostei de conhecer um pouco mais.
    Amei a capa do livro e fico na torcida para que consiga publicá-lo.
    Eu leria ele com certeza..

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da entrevista, mais uma vez minha amiga Tati arrasou! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ooi Samuel tudo bom???
    Ja tinha visto esse livro no skoob a capa mi chamou atenção, e ja esta na minha listinha... nem fazia ideia que era de uma autora brasileira que eu fiquei super contente com isso, eu acho que sera um livro muitooo bom e espero que esteja logo nas livrarias de todo o brasil para eu comprar :D

    ResponderExcluir
  9. Hey Samuel,
    Ai que linda! Adorei. E estou super ansiosa para ver o livro dela por aí. Com certeza irei comprar, porque, assim como ela falou, eu também sou apaixonada por seres sobrenaturais como fadas e anjos. Nossa, eu adorei a história do livro. Tenho certeza que serei fã da série.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Assassians Creed! Já me encantei pela autora!
    Não sei se leria o livro. Não to numa fase em que esteja curtindo muito romances sobrenaturais ou coisa do tipo. Mas adorei conhecer mais essa autora, que ao parece, é bastante talentosa por ser elogiada por suas betas.

    Ritelle - Amantes da Literatura

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    não curto Paulo Coelho, mas apesar do péssimo gosto dela, vou dar uma chance para a autora rsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  12. Hey, muito legal a entrevista e a iniciativa de ajudar a autora na publicação. Espero que ela consiga arrecadar o suficiente porque parece uma história realmente muito boa. E a capa é linda *.* Não leria no momento porque não curto muito esse tipo de fantasia, mas desejo muito sucesso para ela e sua obra. E ela é muito simpática :)

    Bjs
    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu curti pra caramba a entrevista. Já tinha visto a página do livro no Catarse e fiquei tentada a contribuir, me segurando um pouco por já estar com muitos livros comprados esperando por leitura. No entanto, depois de ler a entrevista, fiquei decidida a contribuir XD Terminando o comentário aqui, já troco de aba no navegador pra isso... Hehehe!

    Desejo boa sorte à autora, para que consiga arrecadar o necessário para ver suas ideias viajando pelo país e caindo nas mãos de muitos leitores ^_^

    http://amberbladesbibliotecadospovos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Bruna, a Tatiane me pareceu uma pessoa muito divertida, adorei a entrevista, ter uma pai como chefe deve ajudar bastante na hora que bate a inspiração não é verdade?
    Amei a capa do livro, gosto de livros de magia, elfos e fadas o enredo do livro parece ser bem bacana, espero que ela tenha sorte e consiga publicar em breve o livro.

    Patty Santos Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  15. Adorei a entrevista achei interessante o método que ela usou para publicar o livro

    ResponderExcluir
  16. já tinha lido resenhas sobre o livro e o achei bom. Conhecendo a autora agora, fico com mais vontade de prestigiar o seu trabalho.
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Nao conhecia a autora mas amei conhece-la melhor.
    Aguardando ansiosa pela resenha do book! Amo livros com esta tematica sem contar o quanto que a capa é linda né?!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela entrevista! Não conhecia a autora nem o livro. Fiquei bem interessada em ler As Faces da Luz, adoro fantasia! A capa é lindíssima!
    Desejo muito sucesso para a autora.

    ResponderExcluir
  20. Olha, uma administradora como eu! Que bom que seu chefe é legal, rs, as vezes vemos casos de pais/chefes piores que muitos chefes desconhecidos por aí, rs, porque a exploração rola solta, rs

    Obrigada pela visita de todos!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Olha amei as perguntas muito legais e bastante inteligentes adorei conhecer mais da autora e fiquei com vontade de ler o livro sim !

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  22. Muito bom entrevistar autores que dá vida ao nossos personagens que amamos
    Não sou muito desse tipo de leitura,mais adorei a entrevista me deu vontade de ler o livro

    ResponderExcluir
  23. Que bacana a entrevista, adoei conhecer um pouco mais da Tatiane.
    Eu nem conhecia essa forma de publicação. Sei que sempre é bem oneroso pros autores as publicações.
    Boa sorte pra ela.
    Bjok

    ResponderExcluir
  24. Parabéns por mais uma bela entrevista, Samuel!
    Gosto muito de conhecer um pouco mais dos nosso autores. O que estou gostando bastante é saber que os autores nacionais estão se jogando em todos os gêneros literários. Essa saga da Tatiane tem tudo pra dar certo. Gostei muito da capa, e estou torcendo pra que dê tudo certo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  25. A capa de As Faces da Luz é linda, quero muito ler Assassin’s Creed , apesar de saber pouco sobre a historia o que eu sei me deixou muito curiosa. Parabéns pela entrevista, espero que autora consiga publicar o livro, nossos autores nacionais também ter que ser reconhecidos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...