[Resenha] Insonia – Mari Scotti



Suzanna perde os pais com oito anos de idade é salva por alguém que ninguém acredita existir. Quando está perto de completar dezoito anos, coisas estranhas passam a acontecer. Dois rapazes surgem em sua vida, são misteriosos e parecem saber muito mais sobre ela do que deveriam. Ela precisa escolher entre um ou outro, mas não sabe que essa escolha mudará sua vida para sempre.




Série: Nefilins
Editora: Aped
Ano: 2013
Categoria: YA, fantasia
Nota: 4/5

Olá amores!

Hoje trago a segunda resenha do Desafio de Páscoa, 'Insônia', que é o primeiro livro da Série Nefilins, da super fofa Mari Scotti.

Insônia conta a história de Suzanna, uma adolescente que vive com os avós desde a morte dos pais. A jovem sofre de um sério problema de insônia e tem pesadelos perturbadores, alguns envolvendo o acidente que matou seus pais e que por pouco não a mata também. Às vésperas de completar 18 anos, alguns fatos inusitados começam a ocorrer, principalmente relacionados a entrada de dois homens misteriosos na vida de Susie: Pietro e Arthur.

Pietro é seu novo vizinho. Um homem mais velho, sedutor e sexy para caramba, que se demonstra imediatamente atraído por Susie, e por quem ela sente uma atração irresistível, que foge da lógica e de seu padrão de comportamento. Já Arthur é seu novo colega de classe, e se apresenta no melhor estilo badboy arrogante possível. É meio grosseirão em vários momentos, mas não esconde o cuidado e atenção que Susie lhe desperta.

Eu simplesmente adorei o Arthur e o Pietro. Para mim, o Pietro é sem sombra de dúvidas o meu gatíssimo Ian Somerhalder (gente, não consigo ver um personagem super sexy e sedutor, moreno de olhos claros, sem imaginar o Ian). Já a Susie me irritou em alguns momentos. Tudo bem que algumas das decisões dela não foram tão dela assim, mas mesmo assim, a forma como ela ficou pulando de Pietro para Arthur, Arthur para Pietro (mesmo que apenas em pensamento, na maioria das vezes), não me agradou muito.

Num primeiro momento a impressão é de que o livro é apenas um simples triângulo amoroso, mas não é disso que Insônia se trata. Aos poucos fica claro que a chegada de Pietro e Arthur e seu envolvimento com Suzanna não tem nada de casual ou coincidência. O motivo tem a ver com as origens da protagonista, que ela mesma desconhece, e as quais ela vai desvendando aos poucos, junto com o leitor. E Susie também não é o motivo dos dois homens se odiarem tanto (porque ele se odeiam!). Não, esses dois tem uma história juntos, que remota a anos, décadas, séculos atrás! Sim, séculos, pois o livro fala de anjos e demônios, nefilins e anjos caídos.

(...) ele encarava Arthur com os olhos escuros como quando nos vimos pela primeira esta tarde, Arthur não estava indiferente, encarava-o também com aquele tom esverdeado que vi agora a pouco.
De repente, pensei que eles podiam se conhecer, a hostilidade entre eles era palpável.
Pg. 93
E no final das contas, a grande dúvida é: quem é bom e quem é mal? Existe alguém realmente bom, ou realmente mal? Quais os lados existentes? Qual o lado a seguir? Durante toda a narrativa nos questionamos sobre quem realmente são Pietro e Arthur, qual deles é o mocinho, qual é o vilão, e ao encerrar a leitura, não temos essas perguntas claramente definidas. A dúvida que permeia o livro é o seu maior ponto forte. Adorei essa indefinição quanto à índole desses personagens, e também de alguns secundários, incluindo os avós de Suzanna. E já percebi que só teremos as respostas nos próximos livros. Mas não pensem que isso é mal ou deixou o livro com um ar de mal acabado, porque não, simplesmente deixou um gostinho de quero mais.



(...) a impressão que tinha era que ambos sabiam demais e estavam escondendo algo.
Pg. 105


O livro está bem escrito, com uma narrativa fluída e dinâmica, que prende a atenção do leitor. Gostei do trabalho da Editora Aped, a revisão está boa, com poucos erros, e a capa é muito bonita. Recomendo a leitura principalmente para quem curte livros de fantasia e juvenis (embora se preparem para algumas cenas bastante sensuais para um juvenil, rs)

A continuação de Insônia já tem título, capa e sinopse definidos (confira aqui), se chamará Sonhos, e tem previsão de lançamento para agosto deste ano.

Bom, é isso pessoal, espero que tenham gostado!

Não deixem de comentar!

Beijos


.

34 comentários

  1. Nunca tinha ouvido falar do livro nem da autora,mas ela já ganhou uma parte da minha simpatia pelo fato dela ter usado o tema anjos caídos porque no meu ver tem ser muito criativo para escrever sobre o tema e não cair na mesmice

    ResponderExcluir
  2. Conheço a autora e, aliás, ela é parceira lá no blog. Tenho muita vontade de ler a obra e a sua resenha só me deu mais vontade.
    O fato da narrativa ser fluída dá mais vontade ainda de ler. Até porque, ninguém merece ler livros arrastados.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom sim, leia quando tiver a oportunidade,

      @Julia, vale a pena conhecer, rs.

      beijos

      Excluir
  3. gosto de livros que quando eu começo a ler e a hora que vi já tinha acabado.
    Parece ser um livro muito interessante... Sua resenha mi deixou querendo lê-lo... já vi algumas resenhas é as pessoas super recomendam o livro acho que vou ler ele esse mês pelo jeito

    ResponderExcluir
  4. Não tinha ouvido falar Bru sobre este livro, mas eu sempre gosto de historias meio com um trio! E se um lembra o Ian, Chesus vou correr ler para ler este livro! hahahaha

    Obrigada pela dica, com sua resenha fiquei muiiiito interessada =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joi, na verdade não é bem o Ian que ele lembra, é o Damon mesmo!!! Bem melhor, não?
      kkkkk

      Excluir
  5. Bruna eu amei a sua resenha e os pontos que ressaltou nela! Adoro quando os resenhistas notam que não é um simples triangulo amoroso! Só mostra que consegui alcançar o meu objetivo.
    Obrigada por seu carinho comigo e com a obra!

    E as meninas que querem o livro, depois me contem o que acharam! <3

    Beijo, Mari scotti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, eu que agradeço a atenção de sempre. E digo e repito, apesar de achar que o Pietro não vale o chão que pisa, quero um pra mim, :)

      Excluir
  6. Gente, eu achei genial a forma como a Mari começa a narrativa falando que um é o vilão e depois nos faz ver que estávamos sendo enganados (junto com a Suzaninha é claro).
    A protagonista também me irritou bastante as vezes, como podia ser tão cega pelo desejo e não ver o que estava diante dela? Mas havia uma explicação para isso, e eu fui convencida pela autora.
    Não gostei do Pietro. Pronto, falei. Desde o primeiro momento achei ele perfeito demais. Ninguém é assim se não tiver segundas intenções, sério! Ou talvez seja porque eu tenha um fraco por bad boys, haha.
    Mas só posso dizer que estou louca pra que seja lançado logo o segundo livro! A forma como a Mari termina Insônia pra cruel para qualquer leitor u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ritaaaaaaaaa, já disse que te amo hoje? Te amo! haha.
      Amei seu comentário spoiler <3
      A Suzie me irrita mais ainda no 2 e vocês entenderão quando lembrarem da sigla TPM! KKK Mas tudo tem motivo e sempre me alegro em ver que as pessoas conseguiram entender.

      Obrigadaaaa!
      Beijo, Mari Scotti

      Excluir
    2. Eu gostei do Pietro, Rita, :(
      Mas sei que ele não presta, kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ah Bru adorei o livro.
    Nunca tinha visto, mas além da capa ser linda, a sinopse tem tudo a ver com o tipo de livro que gosto.
    E bate é claro aquela curiosidade em terminar o livro sem saber direito quem é quem dos personagens, adoro isso... mesmo roendo unhas..rs
    Quero muito ler agora..

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ah Bru adorei o livro.
    Nunca tinha visto, mas além da capa ser linda, a sinopse tem tudo a ver com o tipo de livro que gosto.
    E bate é claro aquela curiosidade em terminar o livro sem saber direito quem é quem dos personagens, adoro isso... mesmo roendo unhas..rs
    Quero muito ler agora..

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    Estou comentando de novo, que tinha comentado com o perfil errado..rs

    ResponderExcluir
  10. Oi! ^^
    Legal! Não conhecia esse livro. A história parece ser interessante. Fiquei com vontade de ler. Principalmente depois que você disse que a história não é apenas um triângulo amoroso. Que tem muito mais que isso. :)

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helaina, acho que você vai gostar, porque você curte muito fantasias, rs
      beijos

      Excluir
  11. Gente a Mari é uma coisa linda <3 impossível não se apaixonar por ela , e quando você passa ter contato com sua escrita então , é paixão na certa hahahah . Só digo uma coisa , quero logo os meus exemplares.
    E oh! concordo plenamente viu Pietro é pra sempre o Ian <3 hahahah

    Beijos , Anna

    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Estou curiosa para ler esse livro...
    Eu tenho muita vontade de conhecer os livros dessa autora...

    beijos!

    amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oiee

    Já li esse livro e gostei muito mas achei maldade o final é para deixar qualquer um doido pela continuação...

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Amanda, leia sim, é muito bom

      @Dressa, o final é de matar mesmo, kkkkkkkkkk, mas já está quase lançando,

      beijos

      Excluir
  14. Quando eu li vizinho sexy e bad baoy já prendeu minha atenção kkkkkkkkkkk
    Que pena que é sériem pq gosto de ler com todos eles já completos
    Mais será que consigo esperar, gostei muito da resenha!

    ResponderExcluir
  15. Essa parece ser uma história de fantasia super delicia de ler.
    E a capa realmente ficou linda!
    Parabéns a autora.

    Bjok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Ana, dois hominhos TDB sempre prendem a atenção :)

      @Raquel, obrigada, e é uma delícia mesmo, rs

      beijos

      Excluir
  16. Não me interessei muito pela trama.
    O triângulo amoroso e as dúvidas se tal personagem é bonzinho ou vilão me irritariam.
    Além disso, estou evitando novas séries.

    ResponderExcluir
  17. Bom, sempre tive vontade de ler algo da Mari, mas outro triangulo amoroso é complicado! kk! Pq? Fácil! Nunca me decido com quem quero que a protagonista termine! Sempre quero os dois! KKK
    http://mygirlyandbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, @Pamela e @Mah, triângulos também tem me irritado muito ultimamente. Mas gostei da forma como esse funcionou, rs

      beijos

      Excluir
  18. Oi, eu sou louca para ler os livros da Mari, espero poder ler Insonia em breve, parece ser um bom livro e a continuação só tem titulo por enquanto? Se sim que triste, mas pelo menos dá tempo para que eu possa adquirir, meu exemplar de Insonia hehehe adorei a resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto de livros que trazem esses anjos, demônios, nefilins e anjos caídos. Pelo jeito, a autora conseguiu criar uma boa trama, com narrativa super agradável, e um final de enlouquecer qualquer leitor. Enfim, acho que ela mandou super bem. Espero ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Oie,
    nossa só eu ainda não li?
    kkkk
    Já estou add na minha lista de desejados para não esquecer a dica

    bjos

    ResponderExcluir
  21. Olá!!
    Adoreiii!!
    Só eu adoro bad-boys literários? Ai meu Deus! Preciso começar esse livro pra já!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Nunca ouvi falar do livro e nem da autora, nefilins me faz lembrar da serie Hush-Hush, e o que dizer sobre triângulos amorosos, não é que eu os odeio, mas muitas historias apostam nos triângulos para prender o leitor e não são todos que funcionam.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...