[Resenha] A Escolha (A Seleção#3) – Kiera Kass

A Seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer.



Título original: The One
Série: A Seleção #3
Editora: Cia da Letras / Selo Seguinte
Categoria: Romance YA, Distopia (?)
Ano: 2014
Nota: 3/5

*Resenha sem spoilers


Com três livros, dois contos e um terceiro a caminho, a trilogia A Seleção chega ao fim!

Em um futuro caótico, a fictícia Ilheia é uma monarquia governada a mãos de ferro pelo Rei Clarkson. Sua sociedade é dividida em oito castas, rígidas e intransponíveis, sendo a primeira a mais rica e a última a mais pobre. Como um clássico método de “pão e circo” para entreter e apaziguar a população, era tradição que o príncipe herdeiro escolhesse sua futura esposa em uma disputa chamada A Seleção, que reunia 35 garotas, “sorteadas” entre jovens de todas as castas.

Assim começa a série, com a escolha de nossa protagonista, America, que é uma Cinco, como uma dessas 35 jovens. Ao longo de A Seleção e A Elite, acompanhamos esse grupo ser reduzido, até chegarmos em A Escolha, o momento no qual o Príncipe Maxon deve finalmente escolher sua futura esposa.

Nesse livro, senti os personagens mais maduros. America está mais parecida com aquela menina corajosa e bondosa do primeiro livro, e não está tão chata como estava em A Elite. Ela finalmente decide de quem gosta de verdade, embora ainda mantenha sua outra opção meio que em banho maria, o que me irritou muito, e me fez torcer para que ela terminasse é sozinha, rs. Maxon e Aspen também estavam melhores, e não tanto nas mãos da America com antes, eles aprenderam a se impor, o que me agradou, e muito.

Talvez sua paciência comigo estivesse se esgotando; talvez ele já não conseguisse ver apenas o que eu tinha de melhor. Eu precisava resolver essa situação de algum jeito.
Pág. 9

Mas quem me surpreendeu mesmo, foi Celeste! A personagem teve algumas atitudes surpreendentes. Gostei muito também da forma com as últimas selecionadas se uniram nesse livro, finalmente enxergando uma a outra como possíveis amigas, e não apenas adversárias.

E ali estávamos nós, nos bastidores, nos apoiando. A perfeccionista, a queridinha, a diva.. e eu.
Pág. 231

Apesar de se classificado como distopia, volto a bater na tecla de que não é! Falo isso desde o primeiro livro, e agora que terminei a série, reforço essa ideia. A série é um romance juvenil, com nuances de distopia, mas em momento nenhum a questão política e social foi realmente o foco. Isso realmente me decepcionou, porque eu tinha esperança que A Escolha finalmente fosse abordar mais essa parte da história, e dar algumas explicações pelas quais anseio desde o primeiro livro. Não sei porque me senti assim, já que, nesse ponto, o livro foi fiel e coerente aos demais, uma vez que nenhum deles teve ação nesse sentido, mas me decepcionei. Em A Escolha temos um pouco mais de abordagem políticas, conhecemos melhor um dos grupos de rebeldes, mas ainda assim, foi pouco e superficial. Terminei o livro sem entender um monte de coisas. E parece que nas últimas páginas (nas últimas mesmo!) a autora resolveu colocar um pouco de ação, criou uns conflitos, mas tudo bem rápido, instantâneo, e não me convenceu.

A escrita da Kiera continua ótima, ela escreve com uma leveza impressionante, e sabe prender a atenção do leitor. O problema foi que ela parece ter se perdido na trama, e não soube aproveitar todos os elementos que criou, e que teriam rendido uma história espetacular.

Sobre a edição brasileira, novamente só tenho a elogiar. O trabalho da Editora Seguinte, está, mais uma vez, impecável! A capa é maravilhosa e super bem trabalhada, a revisão está perfeita, as páginas amareladas, com as lindas coroinhas no início de cada capítulo, e fontes bem espaçadas. Mais um vez, a editora se superou.

Achei A Escolha é um livro mediano a bom. É bem escrito, e acho que quem já segue a série, deve ler, para ter um fechamento.

E vocês, já leram o livro? O que acharam?

beijos


POSTAGENS RELACIONADAS
Resenha dos livros anteriores:

 

.

30 comentários

  1. Oi, Bruna
    Gostei muito de A Escolha. Na minha opinião, a autora fechou a trilogia com chave de ouro. Gostei muito do desfecho que ela deu para os personagens.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bru, tudo bom?
    Eu achei a série como um todo mediana, mas esse último livro me agradou bastante. Como você disse, a America estava bem mais agradável e eu até gostei do Aspen. O que mais me agradou foi o destaque que a Kiera colocou em alguns personagens e o fato dela não ter medo de matar personagens. Eu aceitei em meu coração que esse livro não iria explorar o caráter distópico como Jogos Vorazes e Divergente.
    A leitura foi super rápida e eu realmente curti o desfecho.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei dela não ter medo de matar, mas teve uma morte que achei pra lá de desnecessária, rs
      beijos

      Excluir
  3. Ainda não li a trilogia, mas espero gostar e não me decepcionar tanto! Beijos Bru!
    Ela Escreveu ♣

    ResponderExcluir
  4. Ainda não comecei a ler essa série e eu nem sei se vou porque eu não gosto de triângulos amorosos, mas pelas resenhas a série parece ser muito boa :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Ana, se você não gosta de triângulos, não se essa série é uma boa. A parte mais irritante foi justamente isso, kkkk
      mas os personagens são cativantes, rs
      beijos

      Excluir
    2. Tá vendo, por isso que eu acho que nem vou ler essa trilogia kkkk

      Beijos

      Excluir
  5. So li o primeiro livro até o momento e concordo com voce não vejo uma distopia nele. Faltou muita coisa ali, para ser classificado como tal e pelo jeito termina a serie e continua assim,
    mas mesmo isto tendo acontecido eu amei o primeiro e acho muito bom os dois garotos se posicionarem mais e não ficarem tão a merce da America que fica muito de mimimi rs, quero le lo logo,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro é o melhor da série. Gostei muito dele

      Excluir
  6. Olá!
    Eu estou vendo todos postando resenha de A Escolha mas estou bem longe de adiquirir meu exemplar, já até peguei spoiler. Fiquei muito irritada. Vou começar nesse mês de muito ócio que vai ser junho. Sua opinião ficou boa, obrigada pela visita.
    Beijos.
    Blog Leitura Assidua ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Bru!!! O dia dos namorados finalmente está chegando e eu vou ganhar o meu!!! Uhul!!!! Mas, pelos dois primeiros livros eu concordo com vc que não é uma distopia e sim um romance juvenil! Fiquei curiosa para saber porque a Celeste surpreendeu tanto! Contando os dias para ler!!!

    Beijos

    Mari
    Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, vamos trocar figurinhas quando você terminar, Mari. Tem uma coisa do final que quero saber sua opinião, rs
      beijos

      Excluir
  8. Bem que eu desconfiava que não parecia uma distopia! Haha, ainda não li nenhum da trilogia mas quero muito muito mesmo lê-los!
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bom???
    Ainda não li nenhum livro :( Mais quero muitoooo ler vejo todos comentando dos livros dizendo que é muito bom i eu la boiando :P Vou ler em breve espero que seja rápido msm*-*

    ResponderExcluir
  10. Bru,

    Ai que eu fiquei decepcionada com o final dessa série, eu amei A Seleção, mas esse último livro, me deixou sinceramente com muita raiva. Não engoli várias situações apresentadas pela autora.
    Mas dou o braço a torcer para a narrativa da Kiera, é perfeita.

    Bjks

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, verdade. A narrativa é perfeita! Engraçado como a história se enrola mesmo tão bem escrita

      Excluir
  11. Bru eu terminei a leitura este final de semana também e só tenho a concluir que a série é sensacional, realmente não tem como foco principal a distopia, mas a parte dos rebeldes me surpreendeu, ainda mais com os ultimo acontecimentos de A Escolha, enfim achei tudo muito digno, apesar de achar que o final poderia ter sido explorado mais.

    Enfim amei <3 sem palavras e jamais vou me esquecer de Aspen, Maxon e America.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também acho que o final poderia ser mais explorado. Mas foi um livro coerente com a série
      beijos

      Excluir
  12. Oi Bruna ! Eu li A Escolha cheia de expectativa e me decepcionei . Quer dizer , eu gostei do crescimento dos personagens , gostei da escolha da America que é claro já era obvia, gostei da união das meninas e etc . Mas eu não gostei do fim da Celeste , da rainha Amberly e muito menos do Aspen , tipo eu até gosto da (você sabe quem, que eu não vou dizer porque é spoiler) ela merecia um final feliz e tal , mas não me convenceu esse romance de um parágrafo só . E tudo bem que Maxon tinha que manter mais do que uma no páreo mas a cena do anúncio de quem era a escolhida foi exagerada a maneira que ele tratou a America , mesmo ele achando o que achava que ela tinha feito . Ufa ! Falei demais né kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nem me fale daquele fim Nissin Miojo do Aspen! kkkk
      beijos

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Oi Bruna.
    Li A escolha no mês passado e, apesar de ter gostado do desfecho, senti muita falta da distopia. Também digo para as outras pessoas que é um romance.
    Gostei muita das mudanças na Celeste =) Foi bom saber um pouco mais sobre as suas verdadeiras motivações e suas inseguranças.
    Bom, foi uma boa trilogia para se distrair. Gostei dos contos, principalmente O príncipe.
    Adorei as capas e o trabalho da editora Seguinte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, adorei a Celeste nesse livro! Acho que o melhor que teve

      Excluir
  15. Primeira resenha que vejo com uma avaliação 3. Apesar de eu já ter ouvido que a autora não soube aproveitar bem a trama. Mesmo assim quero muito ler os livros.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Lê. A série é legal. Eu sei que sou meio exigente demais as vezes, rs. Mas acho que é só ir com a mente aberta, sabendo que é um romance, e não distopia
      beijos

      Excluir
  16. Resenha com spoliers ,passei longe kkkkkkk
    Quero muito ler essa série que é super comentada
    Estava esperando sair o último livro pra iniciar a leitura só me falta o dindin :/

    ResponderExcluir
  17. O que dizer do fim de uma série? Eu estava louca pra ler A escolha (ainda bem que ganhei como prêmio de top comentarista aqui no blog... \o/), Bom, devorei o livro em apenas 2 dias, embora tenha amado toda a série, achei que A escolha teve um final muito corrido. Gostei muito de algumas coisas que aconteceram, mas acho que houve muita coisa desnecessária também. O ponto alto do livro realmente foi a melhor apresentação das meninas restantes. E adorei conhecer melhor principalmente a Celeste também.

    Bjok

    ResponderExcluir
  18. Uma pena que a parte distópica da coisa ficou à desejar. Mas, pelo menos, na trama, houve um amadurecimento nas personagens principais. Confesso que quando rolam essas dúvidas na protagonista sobre quem escolher pra ser seu par, sempre prefiro que os caras é que pulassem fora e ela ficasse sozinha. No mais estou tentando conseguir esse último volume pra completar minha coleção e começar a devorar essa trilogia.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Olá, Bruna. Vejo muitos elogios a escrita da autora. Apesar de não gostar tanto do gênero, acho que deve ser um livro para quem gosta.
    Quanto ao quesito distopia, vejo muita gente afirmando o mesmo. E pelas resenhas que li, e não foram poucas, me parece ser mais um romance mesmo.
    Para variar, gostei da sua resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...